Saiba o que causa o mofo na parede, os locais onde ele pode aparecer, como identificar e evitá-lo.
O mofo na parte superior da parede, próximo ao telhado, pode indicar problemas de inflitração. Já próximo ao chão, pode ser umidade e má impermeabilização.
Podemos começar com o mofo no azulejo, que pode ocorrer devido à forte presença de umidade nos locais onde esse revestimento é utilizado.
Esse tipo de mofo pode aparecer em obras em que o alicerce do imóvel não está impermeabilizado. A umidade presente na terra sobe pela parede ou chão, gerando esse mofo.
Nesse caso, esse mofo ocorre por problemas estruturais ou por falhas no processo de construção. Dependendo da causa, o mofo do teto pode afetar também as paredes.
O mofo apresenta colorações e tem um cheiro característico. Para confirmar, borrife água sanitária na mancha na parede; se clarear e soltar, é mofo!
A principal maneira de evitar o mofo na parede é através de um planejamento correto da obra. Também é importante o uso de impermeabilizantes.
Uma boa ventilação, tintas antimofo, manter o local limpo e evitar toalhas molhadas ajudam a prevenir o mofo nas paredes.