Descubra os principais tipos de solda e suas características! Aprenda sobre máquinas e suas aplicações, e escolha a melhor para seu projeto.
É o processo de união de materiais através da mistura multifásica. Normalmente é feito com o aquecimento dos materiais e, por vezes, utiliza metal de enchimento para formar uma junção.
Quando o assunto são os tipos de solda, existem 3 mais conhecidos. Veja quais são
É a forma mais comum de solda. Usa um eletrodo consumível revestido que derrete e fornece metal de adição, criando uma camada protetora que estabiliza o arco e a solda.
A soldagem TIG (Tungsten Inert Gas) usa um eletrodo de tungstênio não consumível e um gás inerte para proteger a solda. Proporciona alta precisão e qualidade, ideal para metais finos.
Utiliza um fio de aço consumível e um gás de proteção para criar a solda. É eficiente, rápida e versátil, ideal para uma variedade de metais e espessuras.
Veja os tipos mais usados de máquina de solda, suas características e funções.
São modelos maiores, mais utilizadas em metalúrgicas e oficinas. Em geral, são mais antigas e com maior consumo de energia.
Máquinas menores, mais leves e um pouco mais modernas que as transformadoras. São usadas em espaços pequenos e de difícil acesso, como, por exemplo, a manutenção de telhados.
Avaliar potência, a corrente e o tipo de solda são passos essenciais dessa escolha. Confira algumas dicas:
Para soldagem acima de 250A, use máquinas de corrente alternada. Considere a dissipação de calor, pois a corrente alta pode ser necessária para materiais com zonas de solda grandes.
A penetração da solda influencia a polaridade e a tensão. Além disso, uma corrente maior resulta em maior penetração, e impacta a qualidade da soldagem.