Converter medidas elétricas, como BTU e watt pode parecer algo muito complexo, mas é um processo que pode ser simplificado. Confira o que significa cada um e como lidar com eles na instalação elétrica.
Primeiro, vamos identificar o que significa cada unidade:
-
- BTU: Unidade Térmica Britânica – unidade que mede a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura. Determina a potência de refrigeração de aparelhos como o ar-condicionado.
- Watt: é uma medida de potência elétrica, calculada multiplicando a tensão pela corrente.
A potência elétrica multiplicada pelo tempo de uso gera o que chamamos de consumo. Quanto mais watts um aparelho tiver, mais energia elétrica ele consumirá.
Como converter BTU para Watt
Os aparelhos de ar-condicionado, geralmente, trazem sua potência em BTUs. No entanto, no Brasil, é mais usual saber a potência em watt. Daí a importância de aprender a converter facilmente as duas unidades em X passos:
-
- Verifique a capacidade de resfriamento em BTU e em Watts que constam na etiqueta ou manual do aparelho de ar-condicionado;
- Divida o valor em BTU pelo de Watt;
- Verifique, também no manual, o fator de eficiência do aparelho, definido pelas siglas EER ou COP;
- Multiplique: BTU x constante e divida o valor pelo COP;
- O resultado é a potência elétrica em watts.
Para converter BTU para Watts, utilize a fórmula: 1 BTU = 0,2931 Watts. Basta multiplicar o número de BTUs pelo valor 0,2931 para obter o equivalente em Watts. Por exemplo, 10.000 BTUs correspondem a 10.000 × 0,2931 = 2.931 Watts.
Confira no vídeo abaixo como fazer a conversão na prática: