Você conhece quais são os tipos de tijolos? 

Conhecer a variedade de tijolos é essencial para assegurar qualidade e eficiência na obra. Saiba mais! 

Principais tipos 

A indústria da construção civil se destaca pela inovação em tecnologias para produtos duráveis, ecológicos, econômicos e de fácil instalação, como o tijolo. Conheça os tipos: 

1. Tijolo de cerâmica 

Os tijolos cerâmicos são tradicionais na construção civil e são feitos de argila. Com custo relativamente baixo e bom desempenho térmico, são amplamente usados. 

2. Tijolo furado 

O tijolo furado de cerâmica é comum, com variações na quantidade de furos. Não é estrutural e não é recomendado para sustentar lajes ou coberturas. 

O tijolo maciço é similar ao furado, mas mais pesado e um pouco mais caro. Pode ser usado em paredes aparentes ou dividido ao meio para revestimento. 

3. Tijolo maciço 

4. Tijolo laminado 

O tijolo laminado, também chamado de tijolo de 21 furos, é popular em construções de churrasqueiras e em paredes de tijolinho aparente, devido ao seu visual atrativo. 

5. Tijolo refratário 

Devido à sua alta resistência ao calor, impacto e produtos químicos, o tijolo laminado é recomendado para construção de fornos à lenha e churrasqueiras. 

6. Tijolo baiano 

O tijolo baiano possui ranhuras e furos que facilitam a instalação com argamassa. Essas características tornam o bloco mais leve e com um bom isolamento térmico. 

7. Tijolo de concreto 

O tijolo de concreto, feito de cimento, agregado e outros materiais, é conhecido pela sua resistência superior. São usados em construções maiores, como prédios. 

8. Tijolo de concreto celular 

O tijolo de concreto celular é leve e tem aparência de uma espuma endurecida. É indicado para áreas internas ou externas onde se busca evitar sobrecarga estrutural.  

9. Tijolos decorativos 

Os tijolos decorativos são peças personalizadas usadas para personalizar paredes internas. Versáteis, estão disponíveis em cores, formatos e estampas variadas. 

10. Tijolo de vidro 

O tijolo de vidro é escolhido principalmente por razões estéticas e para aproveitar a luz natural. Não é estrutural, sendo utilizado para divisões internas. 

Como escolher o tijolo ideal? 

Escolha o tijolo certo considerando durabilidade, resistência, preço e adequação ao projeto. Priorize também isolamento térmico e acústico conforme necessário.  

Quer entender melhor sobre os tipos de tijolos?