Como fazer grafiato e outras texturas na parede

Como fazer grafiato

Quer renovar a decoração da sua casa sem gastar muito? Então, você precisa saber como fazer grafiato corretamente!

Essa técnica confere ao ambiente um visual mais sofisticado com ranhuras que se destacam em qualquer parede, seja na sala de estar, escritório ou quartos.

Diferentemente de outras técnicas, o grafiato pode ser realizado até mesmo sem o suporte profissional, sendo um bom exemplo de bricolagem. Além disso, o valor do material é mais em conta quando comparado aos outros métodos decorativos.

O grafiato pode ser aplicado em variadas superfícies, como drywall, blocos pré-moldados e alvenaria. Contudo, para conseguir um resultado satisfatório, saiba que será necessária muita paciência e algumas tentativas para alcançar o objetivo final.

Em geral, a textura grafiato proporciona uma decoração rústica com o efeito de ranhuras. Quer saber mais sobre essa técnica? Então, confira todas as nossas dicas no artigo e veja como fazer grafiato, as suas vantagens e muito mais!

O que é grafiato

textura grafiato é uma técnica cada vez mais popular na construção, principalmente em reformas de casas, apartamentos e estabelecimentos comerciais.

Ela é encontrada em diferentes cores, mas todas apresentam o mesmo efeito: ranhuras.

Entre os seus principais diferenciais, destacamos a durabilidade, resistência à variação de temperatura e de umidade. Ademais, o grafiato também ajuda a afastar mofos e a incidência de raios solares que deixam o ambiente mais quente.

Sendo assim, se você procura uma parede com uma estética cheia de personalidade, descubra no nosso conteúdo como fazer grafiato e transforme o seu ambiente!

Pisos e Revestimentos

Diferenças entre grafiato e textura

Antes de explicarmos como aplicar grafiato, é importante comentar sobre quais são as diferenças entre grafiato e textura.

Essencialmente, o grafiato é um revestimento em massa à base de polímeros acrílicos, cargas minerais, pigmentos orgânicos e inorgânicos, além de água.

Trata-se de um revestimento lavável com boa durabilidade, fácil aplicação, baixo odor e que pode ser aplicado tanto em ambientes internos quanto externos.

O uso dessa técnica, como vimos anteriormente, cria um efeito rústico com ranhuras. Esse efeito varia de acordo com o tipo de desempenadeira para grafiato utilizada na aplicação – que pode ser de aço ou PVC.

A textura, por sua vez, também é um revestimento em massa e a sua composição apresenta similaridades com o grafiato.

Esse revestimento é lavável e resiste bem às chuvas, podendo ser aproveitada em ambientes internos e externos.

Apresenta uma diversidade de efeitos que variam conforme a experiência e habilidade de quem realiza a aplicação e também da ferramenta usada, que pode ser rolo, espátula, pincel, etc.

Quando comparamos as duas opções, a diferença consiste no fato de que o grafiato é um tipo de textura, mas nem toda textura é, necessariamente, grafiato.

Ou seja, enquanto o grafiato é representado por um aspecto de ranhura, a textura conta com mais variações de estilo, inclusive com ranhuras.

Leia também: Como retirar Papel de Parede de maneira rápida e fácil

Quais são as vantagens do grafiato e da textura

Tanto a textura quanto o grafiato trazem uma série de vantagens para os ambientes em que são aplicados. Conheça as principais abaixo:

  • Decoraçãoa principal vantagem, sem dúvidas, é a valorização da decoração do imóvel. Quando bem trabalhado, essas técnicas melhoram o visual do ambiente. O grafiato, aliás, é bastante usado em fachadas, por exemplo.Ainda sobre esse benefício, devemos ressaltar o contraste que o grafiato e a textura podem oferecer para os imóveis, especialmente quando pintado de uma cor diferente e complementar à aplicada nas outras paredes.
  • Controle de umidade: embora o grafiato e a textura não sejam revestimentos protetores, eles podem contribuir para a resistência da parede à umidade. Contudo, reforçamos que para evitar problemas de infiltração, a melhor opção é investir em produtos específicos para isso.Saiba mais sobre o assunto em nosso outro artigo: Infiltração: causas, como descobrir, como evitar e muito mais!
  • Lavável: por fim, o grafiato e a textura são laváveis, o que facilita bastante a hora da limpeza e na manutenção do visual impecável.

Outros tipos de textura

Como fazer grafiato e outros tipos de textura

Além do grafiato, existem outros tipos de texturas que podem ser aplicados em casas, apartamentos e comércios, para garantir um visual incrível.

Veja abaixo outras 3 texturas que vão renovar o seu ambiente!

Efeito chapiscado

O efeito chapiscado é conhecido pelo visual despojado, baixo custo de investimento e praticidade na aplicação.

Aqui, é preciso utilizar o chapisco (argamassa usada para revestir tetos e paredes) para criar a aderência do emboço (camada de regularização da superfície), evitando assim, que ele solte.

Esse efeito é a primeira etapa da cobertura da parede e, sem ele, as outras partes podem descolar ou até cair.

No geral, todas as paredes e tetos precisam receber uma camada de chapisco, independentemente do acabamento. Aliás, em alguns casos, como em muros, trata-se do único método de revestimento.

O efeito do chapisco proporciona à parede um visual “salpicado”, devido a combinação de cimento, areia e água.

Essa técnica é comumente usada para evidenciar jardins e áreas externas, principalmente por seu visual mais rústico e natural.

Durante a cobertura com cores, a recomendação é aplicar uma camada que crie os “gominhos”, deixar secar bem e depois reaplicar a cor para chegar ao tom desejado.

Efeito riscado

Outra opção bacana e que não sai de moda é o efeito riscado na parede.

Para executá-lo, é preciso do auxílio de uma escova ou uma vassoura para realizar movimentos verticais na parede com a massa ainda fresca.

O movimento deve ser feito com força, mas devagar.

Efeito quadriculado

Por fim, temos o efeito quadriculado que demanda uma massa específica para textura. Na sua aplicação, é importante limpar a parede e passar a massa de maneira uniforme.

Na sequência, passe a espátula nas direções desejadas até conseguir o efeito da textura desejado. Quando a massa secar, pinte a parede com a cor desejada.

Leia também: Aprenda como fazer o efeito marmorato na parede

Onde utilizar texturas

A técnica de grafiato e os outros tipos de texturas podem ser aplicados em vários cômodos de uma casa, apartamento ou comércio.

Para definir o ambiente, o mais importante é checar se a textura atende às suas necessidades.

Salas

Em salas, por exemplo, o grafiato vai muito bem na parede que fica por trás da televisão, criando assim, um visual marcante.

Também pode ser aplicado na parede atrás do sofá, principalmente para criar uma composição bacana com esse móvel.

Quartos

Nos quartos, a recomendação é apostar no grafiato com riscos mais finos e suaves.

Dessa maneira, você deixa o ambiente com um aspecto mais aconchegante, especialmente quando usar cores mais suaves em tons pastel.

Na maioria das vezes, a parede escolhida para receber a textura é a que fica atrás da cabeceira da cama para destacar o ambiente.

Ambientes externos

Outro espaço interessante para usar o grafiato são as áreas externas que ficam mais modernas e marcantes.

Em geral, a textura é aplicada em fachadas ou varandas. Contudo, é importante reforçar que o aplicar grafiato em ambientes externos exige um tratamento diferente que pode elevar o seu preço quando comparado aos outros cômodos.

Como fazer grafiato e outras texturas

Como fazer grafiato em casa

Destacamos no decorrer do artigo que o grafiato e outros texturas são soluções práticas e mais em conta para quem desejar renovar o visual de um ambiente, certo?

Abaixo, preparamos um material para te ajudar a entender como fazer grafiato corretamente, não deixe de conferir!

Materiais necessários

Passo a passo para aplicar grafiato

  1. Utilize a lona plástica para proteger o chão e os móveis;
  2. Proteja as molduras com a fita crepe ;
  3. Aplique massa corrida se houver alguma trincas ou rachadura;
  4. Utilize uma espátula ou lixa se necessário para remover excesso de tintas;
  5. Limpe a poeira;
  6. No balde, ou em uma bandeja, coloque água, dilua o primer e mexa bem;
  7. Com a trincha ou rolo, aplique o primer e aguarde de 4 a 6h para secar;
  8. Pegue um balde e dilua a massa para grafiato com 5 a 10% de água;
  9. Coloque uma camada da massa na desempenadeira e aplique na vertical ;
  10. Passe a desempenadeira levemente para remover o excesso de massa.

Outras texturas

Em outros tipos de textura, a principal diferença é a direção na hora de aplicar o efeito e, às vezes, o tipo de produto usado no processo.

Para ilustrar, confira um vídeo do nosso canal Obra é Compromisso sobre como fazer textura com massa corrida:

Dúvidas frequentes

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer grafiato? Então, veja as principais dúvidas frequentes sobre essa técnica:

Quanto custa a barrica de grafiato?

Os valores variam de R$ 64,00 a R$ 130,00. Confira as opções disponíveis aqui na Obramax!

Como é a durabilidade da textura?

O segredo para o grafiato durar mais tempo é aplicá-lo em um fundo branco, neutro ou da mesma cor do próprio grafiato, por meio de um selador de qualidade.

Por que o grafiato solta da parede?

Os problemas relacionados ao grafiato soltando da parede estão relacionados, geralmente, à umidade interna nas paredes. Nesse caso, é preciso investir em uma solução específica para infiltrações.

Como tirar grafiato da parede?

O grafiato é uma textura de baixo relevo, por isso, basta aplicar massa corrida sobre ela. Vale destacar que a massa não aumenta a espessura da parede de forma expressiva, ou seja, é possível cobrir a textura com um efeito bonito e delicado.

Caso a textura da parede seja de alto relevo, será necessário aplicar várias demãos de massa corrida, o que pode comprometer a estética da parede e o seu nivelamento.

Encontre tintas e acessórios com o melhor preço na Obramax

Conclusão

Ao longo desse conteúdo explicamos como fazer grafiato e quais são as suas vantagens na decoração dos mais variados tipos de ambientes.

Se procura por uma solução prática, eficiente e que cria um efeito bonito para os cômodos, as texturas são exatamente o que você busca!

Aproveite as nossas dicas e deixe a sua casa impecável e incrível!

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!

Autores

  • José Flávio

    Mais de 30 anos de experiência na área de gestão comercial em renomadas empresas do mercado. Atua na Obramax como líder de produto no departamento de Tintas e Acessórios.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.