Janela Pivotante: como funciona e dicas para escolher

Janela pivotante

Na reta final da construção ou reforma de um imóvel, uma pauta muito importante ganha destaque: entre todos os tipos de janelas, qual é o melhor modelo para a sua casa?

As esquadrias são essenciais para um imóvel, afinal, promovem a ventilação e iluminação natural.

Existem inúmeras opções no mercado, mas o foco desse artigo é um modelo cada vez mais presente em nosso dia a dia: a janela pivotante.

Tem interesse em investir nesse tipo de janela, contudo não sabe ao certo para quais ambientes ela é indicada?

Continue a leitura, pois explicamos melhor como é o funcionamento das janelas pivotantes, variações deste modelo, como escolher, vantagens e muito mais!

O que é a janela pivotante

Também chamada de janela capelinha, a janela pivotante é o modelo que abre a partir de um movimento giratório contrário ao basculante.

Ela é ideal para áreas de convivência em casas, como salas de estar ou jantar, conferindo um detalhe mais marcante à decoração, principalmente quando combinadas a outros elementos decorativos, como portas de madeira.

Além disso, a janela pivotante é bastante usada em ambientes que necessitam de mais claridade.

Como funciona a janela pivotante

Como destacamos anteriormente, esse tipo de janela conta com um sistema de abertura diferente com base em um pivô. Esse modelo de abertura é encontrado também nas portas pivotantes.

Ou seja, na janela pivotante, a folha de vidro rotaciona sobre o seu próprio eixo (pivô).

Confira também: Janela basculante: saiba o que é e como escolher a melhor opção

Tipos de janela pivotante

Se está pensando em uma janela pivotante para a sua casa ou escritório, saiba que é possível escolher entre dois modelos: a pivotante vertical e a horizontal.

Vertical

A janela pivotante vertical é o tipo mais comum e frequentemente encontrado em residências, por conta disso, muitas pessoas pensam que só existe essa opção no mercado.

De maneira geral, nesse tipo de janela, o giro acontece na orientação vertical.

Horizontal

Como o nome indica, na janela pivotante horizontal o giro ocorre na horizontal.

Esse tipo de janela pivotante, na verdade, é chamado de basculante. Também é um modelo bastante popular, mas mais conhecido por este outro nome.

Como comprar janelas pivotantes

Os critérios para saber como comprar janelas pivotantes é o mesmo que para outros tipos de janelas: depende do orçamento, necessidade do ambiente e materiais disponíveis.

Leve em conta o ambiente

Antes de definir o tipo de janela pivotante que você deseja investir, é importante entender a necessidade do ambiente em questão. Áreas como a cozinha e banheiro, por exemplo, apresentam características diferentes do que a sala e o quarto.

Então, avalie se o cômodo precisa de mais iluminação e ventilação, qual é a área útil para a instalação da janela, entre outros pontos para definir qual a melhor esquadria para este lugar.

Escolha o material

Material janela pivotante

(Créditos: Blog da decoração). 

Entre as principais opções de material para janela pivotante, destacamos os seguintes:

  • Blindex: trata-se de um tipo de vidro temperado que confere mais resistência à janela, sendo capaz de suportar variadas temperaturas e maiores impactos, aumentando assim, a segurança do ambiente.Com essas vantagens, é um dos materiais mais indicados para janelas pivotantes, principalmente para os modelos com dimensões maiores.
  • Vidro: a principal vantagem do vidro comum em janelas pivotantes é o preço mais acessível, por isso, é um dos materiais mais buscados no mercado. Em geral, recomendamos o vidro para esquadrias pivotantes pequenas, como as usadas em banheiros e lavabos.
  • Madeira: sinônimo de elegância e conforto, as janelas pivotantes de madeira são atemporais e combinam bem com diversos estilos de decoração. Entre as principais vantagens, temos a boa durabilidade e versatilidade. Contudo, vale a pena destacar a importância de envernizar a peça para evitar problemas comuns nesse tipo de material, como o ataque de cupins.

Encontre janelas de madeira com os melhores preços na Obramax

Medidas

A medida padrão da janela pivotante é 110 cm de altura e 30 cm de largura. Contudo, o modelo pode ser fabricado de acordo com as exigências do cliente, ou seja, é possível solicitar esquadrias com o tamanho exato para o seu projeto.

Vantagens das janelas pivotantes

Vantagens da janela pivotante

(Créditos: Blog da decoração).

Entre as principais vantagens das janelas pivotantes, destacamos:

  • Design personalizadocomo trata-se de um tipo de janela pouco usado, quando ela é instalada em um ambiente chama bastante atenção por ser diferente das opções tradicionais, conferindo um visual marcante para o cômodo.
  • Possibilidade de controlar o fluxo de ar que vem da área externa: a abertura da janela pivotante é diferente, por isso, você consegue usar a esquadria para regular a circulação de ar no ambiente.
  • Praticidade na limpeza: por ser uma peça inteira e não ter partes que dividem a janela, a limpeza e manutenção são facilitadas.

Desvantagens das janelas pivotantes

Contudo, quando o assunto são janelas pivotantes, também existem alguns pontos de atenção:

  • Dependendo da qualidade da esquadria, ela pode apresentar problemas no sistema de rotação. Então, quando for comprar a sua, pergunte ao vendedor sobre esse ponto em questão.
  • A segurança da janela pivotante também deve ser pensada, afinal, a sua abertura é maior e se houver problemas no fechamento, ela pode ser invadida. Portanto, verifique periodicamente se o mecanismo de tranca está funcionando corretamente.
  • Outro detalhe sobre a abertura da janela é que ela acaba ocupando uma área maior do ambiente, em compensação, aumenta a entrada de ar no cômodo.
  • Por fim, não é possível instalar grades ou telas na janela pivotante, especialmente se a abertura for muito grande. Além disso, o uso de cortinas também não é muito apropriado.

Conclusão

Ao longo desse conteúdo, você conheceu melhor a janela pivotante, uma esquadria que não é tão comum em nosso dia a dia, mas que é capaz de agregar muito valor em projetos residenciais e comerciais.

Se tiver interesse em investir nesse tipo de janela, siga as nossas dicas atentamente para garantir uma compra mais assertiva.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!

Autores

  • Paulo Manuel de Rossi
  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.