Se você está buscando por um modelo de porta versátil, elegante e capaz de otimizar diferentes espaços, precisa conhecer os diferentes tipos de porta camarão.
A sua principal característica é o tipo de abertura que, diferentemente das esquadrias tradicionais, ocorre em um movimento lateral pelos trilhos que são instalados no chão. Ou seja, é uma excelente alternativa para valorizar a área útil do imóvel, principalmente em ambientes compactos.
No entanto, devido a variedade de modelos de porta camarão, ela não se limita apenas a ambientes pequenos, podendo ser usada facilmente em diferentes espaços como um importante elemento decorativo e funcional.
Você pode encontrar, por exemplo, porta camarão de madeira, vidro e muitos outros materiais e designs variados, permitindo uma composição cheia de personalidade e que seja a sua cara.
Quer conhecer os principais tipos, como instalar e onde usá-las? Continue o artigo!
O que é porta camarão e como funciona
Assim como os outros tipos de portas, a porta camarão é usada para dividir ambientes e pode ser encontrada em vários materiais de fabricação, como madeira, vidro, alumínio e muito mais.
Como destacamos acima, a característica mais marcante desta esquadria é sua abertura dobrável, que acontece lateralmente por meio de dobradiças posicionadas no meio da porta. Além disso, o trilho na base da porta também é essencial para o seu deslizamento.
Vale destacar que os cortes no centro da porta (onde ficam as dobradiças) fazem com que a porta camarão tenha duas ou mais folhas.
Nesse caso, ao abri-la, uma folha fica paralela à outra, recolhendo-se na lateral e possibilitando a passagem de pessoas, luz e corrente de ar.
Por que utilizar a porta camarão
Falta de espaço: esse modelo de porta é perfeito para quem tem pouco espaço, e onde uma porta de abertura tradicional poderia comprometer ainda mais o espaço disponível. Entre as ideias e indicações de uso, a porta camarão é ótima para corredores, lavabos e banheiros, mas é coringa para qualquer outro ambiente.
Integração dos ambientes: como é uma porta onde as lâminas (folhas) se acumulam nas laterais, esse tipo de porta tem a vantagem de ficar aberta sem a necessidade de um peso que a segure. Diante disso, a porta articulada é ideal para integrar salas e ambientes quando aberta.
Estilo: o modo de abertura também é um agregador, já que pode adicionar mais estilo ao projeto. Neste caso, cada design vai combinar com uma proposta decorativa.
Leia também: Reforma de banheiro pequeno [+ Dicas de decoração e organização]
Tipos de porta camarão
Se procura por versatilidade na hora de escolher uma porta, saiba que é possível encontrar muitos tipos de porta camarão.
Você pode escolher variados materiais de fabricação e até mesmo combinar esses elementos para montar uma esquadria com um visual marcante.
Entre as opções de materiais, destacam-se os seguintes:
Alumínio
A porta camarão de alumínio, no geral, é um modelo mais básico e simples.
Ela conta com uma instalação prática e rápida, além de estar disponível em preços mais acessíveis em relação a outros materiais.
Recomendamos o seu uso em cômodos pequenos, como banheiros, despensas e lavabos.
Informação importante: dependendo da qualidade do alumínio, o seu uso em áreas externas é limitado. Isso porque, a porta pode sofrer com oxidação, umidade e outras intempéries.
Madeira
Já a porta camarão de madeira, por outro lado, tem como principal característica o seu visual elegante e clássico, além claro, da facilidade de compor diferentes tipos de decoração.
É possível encontrar esse tipo de porta fabricado com madeiras mais rústicas, polidas e nobres.
Combina bastante com pisos amadeirados, deixando todo o ambiente com um clima mais aconchegante e sofisticado.
Plástico ou PVC
Outra opção com bom custo-benefício é a porta camarão de plástico ou sanfonada.
Devido ao seu material de fabricação, o seu uso é mais indicado para banheiros, lavabos e áreas externas, como lavanderia.
Embora o aspecto visual não seja o seu destaque, esse tipo de porta torna-se uma boa solução para determinados ambientes com a finalidade de economizar um pouco mais nos gastos.
Vidro
Por fim, você também pode escolher uma porta camarão de vidro, uma das versões mais elegantes desta esquadria.
Ela é ideal para valorizar alguma paisagem, sendo usada frequentemente como divisória para sala de estar e varanda, por exemplo.
Aqui, temos uma dica: aposte na porta juntamente com uma cortina para controlar a entrada de luz.
Além disso, é contra indicado o uso da porta camarão de vidro em passagem de corredores, banheiros e quartos, justamente pela “falta de privacidade”.
Onde utilizar porta camarão
Lembra que falamos sobre a versatilidade da porta camarão? Por conta disso, ela tem se tornado cada vez mais presente em diferentes projetos arquitetônicos, seja para integrar ambientes ou para valorizar a fachada.
No quesito de integração de cômodos, ela divide perfeitamente ambientes em apartamentos, sem comprometer a funcionalidade do espaço ou na circulação das pessoas.
Veja abaixo dicas de locais em que você pode apostar na porta camarão sem medo:
Banheiros
A porta camarão para banheiro é um dos usos mais comuns dessa esquadria, isso porque, geralmente trata-se de um cômodo com menos espaço.
Então, se você quer valorizar a área útil do banheiro ou lavabo e garantir uma peça decorativa valiosa, invista nos mais variados tipos de porta camarão.
Nesse caso, os melhores materiais são de plástico ou alumínio. Em contrapartida, não recomendamos o uso da porta camarão de vidro nesse ambiente.
Quartos
Seguindo a mesma linha de raciocínio, a porta camarão para quarto é uma excelente pedida para otimizar o espaço deste cômodo, principalmente quando ele é mais compacto.
Além disso, se o seu quarto tiver uma sacada ou varanda, ela também pode ser usada para realizar a integração entre o ambiente interno e externo.
Armários
Você sabia que a porta camarão pode ser usada como fechamento para armários?
Armários projetados com porta camarão são ideais para quartos ou cômodos pequenos, mas também conferem elegância para grandes ambientes.
Pode ter a opção de recolher as portas para os dois lados, como se fosse abertura de uma cortina, por exemplo.
Como instalar a porta de camarão
O passo a passo de como instalar a porta camarão é mais complicado do que a de uma porta convencional, sendo assim, recomendamos contratar um profissional especializado para executar o serviço.
De qualquer forma, montamos uma relação de materiais necessários para a instalação e um guia de instalação para você conseguir acompanhar o trabalho.
Produtos necessários
- Fita métrica ou trena;
- Formão;
- Lápis;
- Martelo;
- Pivôs;
- Parafusadeira.
Confira o nosso vasto catálogo de ferramentas elétricas e manuais para a sua obra!
Passo a passo
- Meça o vão antes de adquirir a sua porta camarão;
- Posicione a porta levemente acima do chão para encaixe no trilho;
- Instale o trilho no batente com o uso de uma parafusadeira para garantir uma boa fixação;
- Faça marcações onde as dobradiças serão fixadas;
- Utilize um formão e um martelo para talhar onde a dobradiça será instalada;
- Fixe as dobradiças utilizando a parafusadeira;
- Marque com um lápis onde os pivôs serão instalados e fure com uma broca de madeira;
- Fixe a porta com os pivôs;
- Não se esqueça de instalar o suporte da porta.
Conclusão
Ao longo deste conteúdo, você conheceu melhor a porta camarão, uma esquadria bastante versátil e capaz de transformar ambientes de maneira prática e eficiente.
Na hora de realizar a sua compra, lembre-se de checar as necessidades de cada ambiente, para assim, selecionar o modelo que melhor atende ao seu projeto.
O apoio de um profissional especializado também se faz necessário para evitar problemas durante a instalação.
Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!