Tinta para madeira: dicas de como utilizar, material e técnicas

tinta para madeira

Uma boa tinta para madeira pode ser a solução mais fácil e econômica para restaurar um móvel, para criar novas peças de artesanato na marcenaria ou até mesmo na pintura de portas, janelas, decks e cercas de madeira.

A preferência pela madeira na hora da escolha dos móveis de decoração e esquadrias pode dar um ar mais rústico à decoração.

Mas a aplicação de cor nesse tipo de material pode dar um ar mais moderno à residência ou até mesmo ser a solução para restaurar um móvel antigo de madeira que ainda está em ótimas condições de uso.

Por isso, antes de fazer uma reforma de móveis e esquadrias de madeira, ou durante a construção de um projeto novo, é importante escolher qual tipo de tinta para madeira aplicar em cada superfície de acordo com as características da tinta e de uso.

Afinal, algumas tintas são mais recomendadas para áreas externas e outras para áreas internas. Tudo isso deve ser levado em conta na hora de pesquisar sobre qual o tipo de tinta para pintar madeira ou qual melhor tinta para pintar móveis de madeira.

No artigo abaixo, explicamos quais são os principais tipos de tinta para madeira para você não errar na compra e aplicação. Confira.

Leia também: saiba quais são ferramentas de marceneiro e checklist do que não pode faltar

Tipos de tinta para madeira

Para acompanhar a variedade de aglomerados, compensados, MDF e outros tipos de superfícies de madeiras, há uma infinidade de produtos para tratamento e acabamento desse tipo de material.

E se a ideia for realizar a pintura dos móveis e esquadrias de madeira para a obra, é fundamental entender qual o tipo de tinta para madeira mais indicado de acordo com o acabamento que se deseja obter.

Abaixo, apresentamos as vantagens da tinta para madeira em látex, tinta sintética e tinta acrílica. Confira:

Tinta para madeira látex

A melhor opção de pintura de madeira é a tinta látex, também conhecida como tinta látex PVA.

O nome PVA vem da substância usada na fabricação do látex, o acetato de polivinila.

Essa tinta é feita à base de água, permitindo uma fácil aplicação tanto com rolos, trinchas e pincéis.

Por conta dessas características, acaba sendo uma opção bastante utilizada para pinturas realizadas em casa de forma artesanal, por ser uma tinta de fácil aplicação.

Por isso, pode ser usada para a restauração de móveis antigos e objetos de madeira de ambientes internos em que se queira dar uma nova cara.

A tinta para madeira látex, pela base em água, também se torna fácil de limpar. Respingos no chão e outras superfícies podem ser removidos com o uso de um pano umedecido com água.

Essa característica também é um grande atrativo para pessoas que querem arriscar a pintura artesanal, pois o risco do ambiente ao redor ficar manchado é menor.

A tinta para madeira látex também tem secagem rápida e odor discreto.

Embora tenha muitas vantagens, a tinta látex é uma opção melhor apenas para ambientes internos. Em áreas externas, esse tipo de tinta acaba não tendo uma boa resistência à umidade, sol e outras intempéries.

Tinta para madeira sintética

A tinta para madeira sintética, também conhecida como tinta esmalte, é uma das alternativas mais interessantes para o acabamento de móveis e esquadrias de madeira.

Além do uso na madeira, as tintas esmaltes também são indicadas para acabamento e cobertura de materiais como metal e alumínio, tanto em áreas internas quanto externas.

Pode ser aplicada em estruturas como portas, janelas, chapas, mesas, portões, forro de telhado, prateleiras etc.

Uma vantagem desse tipo de tinta é que, além do acabamento com a finalidade de decoração, a tinta esmalte também ajuda a criar uma película protetora no material, protegendo a superfície de fatores como sol, chuva, umidade e poeira.

Por conta disso, acaba sendo uma opção bastante vantajosa, por ajudar a prolongar a vida útil de materiais e superfícies de madeira.

Na hora da compra, é possível escolher entre dois tipos de tinta esmalte, a que é feita a base de água e a que é produzida a partir de uma base de solvente.

Os dois tipos podem ser aplicados em áreas internas e externas, contudo, a solução à base de água é a mais indicada para ambientes internos, por não precisar ser diluída com nenhum tipo de solvente, não possuir cheiro forte e ser ecologicamente correto.

A tinta para madeira esmalte à base de solvente é a opção mais indicada para a repintura de superfícies, por ser uma opção que não reage com a tinta antiga e também não causa descascamento.

Na hora da escolha, também é importante observar qual o tipo de acabamento desejado. Existem opções de tinta para madeira sintética na opção de acabamento fosco, acetinado e alto brilho.

Uma dica interessante para ter uma pintura com acabamento perfeito é entender o que cada opção oferece como vantagem.

O acabamento fosco, por exemplo, é a alternativa mais indicada para disfarçar pequenas imperfeições na superfície da madeira.

Para superfícies regulares, sem pequenas imperfeições, o acabamento acetinado e alto brilho são mais indicados.

Tinta para madeira acrílica

tinta para madeira acrílica

A tinta para madeira acrílica, assim como a tinta PVA, também é uma ótima opção para pintura de móveis e esquadrias de madeira, tanto objetos novos ou para reparos, mas a diferença é que essa opção tem um ótimo desempenho tanto em ambientes internos como em ambientes externos.

A tinta acrílica, por ter em sua composição resinas acrílicas, oferece uma garantia maior de impermeabilidade da superfície, fazendo com que a madeira e o acabamento da pintura tenham uma boa durabilidade mesmo expostos ao sol, chuva e umidade.

Contudo, apesar da ótima qualidade e desempenho em ambientes externos, a tinta acrílica não é garantia de uma boa durabilidade em alguns tipos de madeira, como o MDF.

Móveis e outros materiais em MDF podem receber a tinta como acabamento, mas por ser um material mais sensível, não deve ser exposto à umidade e outras variações de tempo.

A aplicação da tinta acrílica na madeira é simples, podendo ser feita com pincel, rolo ou trincha, não precisando do uso de uma pistola e compressor de pintura.

Por resistir a umidade, no dia a dia, a limpeza das superfícies em madeira com tinta acrílica pode ser feita com um pano úmido.

A manutenção da pintura da tinta acrílica em superfícies de madeira pode variar de acordo com o uso e cuidados no dia a dia, mas pode ser necessário o retoque de forma periódica a cada 3 anos.

Para fazer uma nova pintura, basta lixar a superfície de madeira, para melhorar a aderência da nova camada de tinta.

Lixar a superfície é importante para garantir um acabamento uniforme. Pode ser necessário uma ou duas demãos de tinta na madeira.

O uso da tinta acrílica em madeira é indicada para áreas externas como pergolados em áreas gourmet, cercas, janelas e portas, além de móveis que ficam expostos em áreas externas.

Leia também: Sonha com um deck de madeira no seu projeto? Chegou a hora!

Tinta spray para madeira

A tinta spray é uma opção prática e eficiente para pintar madeira em projetos DIY (faça você mesmo). Com uma ampla variedade de cores, permite personalizar e renovar móveis e objetos de forma rápida e fácil. A aplicação é rápida e a tinta pode ser utilizada tanto em ambientes internos quanto externos. Além disso, oferece um brilho intenso e reduz respingos e gotejamentos.

Ao usar tinta spray na pintura de madeira, é importante tomar precauções, como usar máscaras e luvas, trabalhar em ambientes ventilados e proteger superfícies próximas. Siga as instruções do fabricante e, em caso de contato com os olhos, lave com água corrente e procure assistência médica.

Pisos e Revestimentos

Como preparar a superfície antes de pintar? Passo a passo

Antes de aplicar a tinta na madeira, é necessário realizar a preparação da superfície, para garantir um excelente acabamento. Após a pintura, também existem algumas dicas que são de ouro para garantir uma durabilidade ainda maior. Confira os principais passos:

Faça a remoção da pintura antiga

Antes de lixar e pintar, é necessário levar em conta o estado de conservação da madeira. Se for a pintura de um móvel que já tinha uma pintura antiga, é necessário removê-la.

Se ela estiver descascando ou com algumas partes levantadas, é possível retirar o excesso com uma espátula e depois lixar a superfície até que fique uniforme e com uma boa aderência para receber a nova demão de tinta.

Caso seja necessário, coloque massa para madeira para preencher imperfeições ou rachaduras. Dessa forma, a pintura ficará mais uniforme e o móvel, ou qualquer objeto de madeira, ficará com uma aparência nova.

Lixe a madeira e passe um pano úmido

 Como aplicar tinta para madeira

Com uma lixa para uso em superfícies em madeira, prepare a superfície realizando movimentos para retirar possíveis imperfeições, excesso de tintas ou sujeiras presentes.

O objetivo dessa etapa é melhorar a aderência da superfície para receber a tinta, deixando a madeira mais lisa.

Depois de lixar, passe um pano úmido para retirar todo o pó. Se for necessário, passe também o aspirador de pó.

Aplicação da tinta

Antes de começar a aplicação da tinta, proteja o chão do ambiente e todas as partes em que você não deseja passar a tinta, para evitar respingos e manchas. Para você, você pode usar fita crepe ou adesiva, além do uso de lonas e jornais no chão.

Na sequência, aplique a tinta com o rolo ou trincha nas áreas maiores e sempre no mesmo sentido.

Nas partes menores e mais estreitas, use o pincel. Espere o tempo indicado na embalagem da tinta para secagem e reaplique uma outra demão.

No vídeo abaixo, você confere um passo a passo detalhado de como preparar a tinta:

Verniz

Após a tinta secar, você pode aplicar o verniz para garantir proteção e brilho extra. Além do acabamento estético, o verniz ajudará a prolongar a vida útil da madeira, protegendo-a da ação do sol e pragas.

Existem várias opções de verniz com acabamento brilhante, acetinado, fosco e semibrilho, além das opções incolor, que não interferem na tonalidade da tinta da madeira.

Técnicas de pintura em madeira

Além da forma padrão de pintura, existem tratamentos especiais para dar efeitos e acabamentos diferenciados à madeira. Essas técnicas normalmente são utilizadas em móveis ou produtos derivados de reciclagens, entre as mais comuns estão a pintura esponjada, manchada e satinê.

Tinta para madeira: materiais e equipamentos para pintura

Cada tipo de tinta para madeira possui diferentes características de aplicação, muitas vezes exigindo o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos e materiais para preparação da tinta e da superfície, como lixas, rolos, pincel e máquinas mais modernas para pintura spray.

  • Lixas: as lixas são usadas para preparar a superfície de madeira para receber a tinta, normalmente para remover imperfeições e tornar a madeira mais regular. Ela também ajuda a remover tinta e verniz de pinturas antigas. O uso deve ser feito no sentido dos veios da madeira, para manter a qualidade do acabamento;
  • Trinchas e pincéis: a trincha, assim como os pincéis, é a ferramenta mais usada no processo de pintura de móveis e esquadrias. Além de ser usada para aplicação da tinta, também é usada para passar verniz e selador.
  • Rolos: os rolos de pintura são os materiais mais comuns para pintura de superfícies, sendo bastante usado para pintura de alvenarias. Contudo, ele também pode ser usado para pintura de madeira;
  • Máquina de pintura (pulverizador): as máquinas de pintura são utilizadas em alguns casos, especialmente para pintura de grandes áreas externas, como fachadas e muros. Na madeira, o uso pode ser feito, mas em muitos casos não é necessário, por conta dos outros materiais darem conta de um bom acabamento. De qualquer forma, é uma opção extra para os pintores que desejam automatizar a pintura para um acabamento específico.
  • Máquinas de tinta para madeira

Leia mais: Encontre tintas para madeira para decorar sua obra. Confira!

Onde comprar tinta para madeira?

onde comprar tinta para madeira

É possível comprar tinta para madeira látex, sintética ou acrílica em diversas lojas de materiais de construção e de marcas especializadas em tintas e escolher o melhor tipo para a sua obra e com um leque enorme de opções de cores, além da possibilidade de fazer uma cor personalizada em algumas lojas.

Para encontrar os melhores preços de tinta para madeira e acessórios para pintura, você pode acessar o site da Obramax e encontrar opções a pronta entrega para a sua obra.

Conclusão

Existem várias opções de tinta para madeira no mercado. Cada opção de produto possui características distintas e indicações de uso diferentes.

Por isso, é importante ler o que diz o fabricante, para ter um acabamento de qualidade e durabilidade.

Nesse artigo, a ideia foi mostrar o quanto pode ser simples restaurar uma peça de madeira ou um móvel antigo somente com o uso de uma tinta de qualidade e a técnica correta.

Além do uso para recuperar móveis de madeira antigos, a tinta para madeira é uma opção com ótimo custo-benefício para dar um ar mais moderno a portas, janelas e outras peças de madeira de um projeto.

Se você gostou desse conteúdo, confira o vídeo abaixo com um super bônus de dicas para pinturas.

Respondemos as principais dúvidas sobre a técnica e uso dos materiais: o que se passa na madeira antes de pintar?

Qual o melhor rolo para pintura? Qual massa utilizar antes do marmorato? Qual gramatura de lixa utilizar entre as camadas de tinta e outras dicas.

Autores

  • José Flávio

    Mais de 30 anos de experiência na área de gestão comercial em renomadas empresas do mercado. Atua na Obramax como líder de produto no departamento de Tintas e Acessórios.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.