Tipos de tijolos: o guia sobre o assunto + perguntas respondidas!

Tipos de tijolos

Você conhece quais são os tipos de tijolos? Conhecer a variedade desse material tão comum nas obras é fundamental para garantir uma obra de qualidade e mais ágil.

Afinal, os tijolos não são todos iguais e, mesmo que não fiquem expostos, a escolha não pode ser feita de forma aleatória ou apenas pelo custo.

Isso porque eles fazem parte da estrutura da casa, ou seja, são essenciais para a durabilidade e segurança da construção.

Quer se tornar um expert em tipos de tijolos e fazer boas escolhas em sua obra? Confira nossas dicas e respostas para as perguntas mais frequentes!

Confira tudo em materiais de construção para sua obra não parar!

Principais tipos de tijolos

Principais tipos de tijolos

Uma característica importante da indústria da construção civil é a sua capacidade de inovar em tecnologias para oferecer produtos mais duráveis, ecológicos, econômicos e de fácil instalação.

O tijolo, por exemplo, é um exemplo básico de material usado nas construções, mas muitas pessoas nem imaginam a variedade de tipos de tijolos disponíveis.

De modo geral, como veremos, os tipos de tijolos são classificados de acordo com a função e com o material. A escolha certa garante mais conforto e segurança para a obra.

Veja abaixo quais são os principais tipos de tijolos, suas medidas e as características de cada um:

Tijolo de cerâmica

Os tijolos cerâmicos, também conhecidos como tijolos de cerâmica, são um dos mais tradicionais na construção civil, especialmente nas obras no Brasil.

Ele é feito a partir da argila e sua cor pode ser mais clara ou escura, dependendo do processo de fabricação.

Por conta da abundância de matéria-prima (barro), o custo relativamente baixo e o bom desempenho térmico, acaba sendo uma das opções mais utilizadas.

Atualmente, é possível encontrar uma variedade de tipos de tijolo de cerâmica, alguns até mesmo feitos artesanalmente.

Embora seja uma opção com bom custo-benefício, dependendo do fornecedor, os tijolos podem vir com peças não padronizadas, o que pode gerar desalinhamento de paredes ou alto índice de quebra.

Ou seja, acaba gerando desperdício e muito entulho, o que torna a obra menos sustentável.

Por isso, é importante avaliar a qualidade do tijolo e da empresa fornecedora. Na Obramax, você pode avaliar opções de tijolos de cerâmica e comparar os preços.

Abaixo, resumimos os tipos de tijolo cerâmico, que variam de acordo com quantidade de furos, medidas e outros fatores:

Tijolo furado

O tijolo furado de cerâmica é o modelo mais comum. Dentre esse tipo, existem vários modelos que variam na quantidade de furos.

Esse modelo é indicado para diversas aplicações, mas, assim como o tijolo maciço, não é considerado um tijolo estrutural.

Por isso, também não é indicado para sustentação de lajes ou cobertura das construções.

Tijolo maciço

O tijolo maciço é semelhante ao tijolo furado, mas com a diferença de ser menos leve e com um custo um pouco maior.

Esse tipo pode ser utilizado tanto em paredes aparentes ou divididos ao meio, como revestimento de parede.

Tijolo laminado

O tijolo laminado, também conhecido por tijolo de 21 furos, é um dos modelos de tijolos cerâmicos mais bonitos, muito usado na construção de churrasqueiras ou com o lado mais liso aparente, formando as famosas paredes de tijolinho.

Muitas pessoas optam por esse tipo de tijolo em cozinhas, áreas gourmet e varandas.

Tijolo refratário

Por ser um tipo bem resistente ao calor, impacto e produtos químicos, é considerado o tijolo cerâmico mais indicado para fornos à lenha e churrasqueiras.

Tijolo baiano

Também conhecido por bloco cerâmico, o tijolo baiano é um modelo com ranhuras na superfícies e furos. Tais características facilitam a instalação das peças pela boa aderência da argamassa.

Os furos no tijolo também tornam o modelo mais leve e com bom isolamento térmico.

Tijolo de concreto

tijolo de concreto é produzido a partir da mistura de cimento, agregado, aditivos, areia e água. De modo geral, costumam apresentar uma boa resistência, superior aos tijolos cerâmicos.

Por conta disso, é bastante usado em construções maiores, como prédios.

Entre os tijolos de concreto, existem também opções de blocos estruturais de concreto, usados em vigas e pilares.

Outro tipo são os tijolos de concreto tipo canaleta, que possuem um furo mais largo ao centro, que permite o preenchimento de concreto ou ferragens, usado em fundações.

Tijolo de concreto celular

tijolo de concreto celular é um tipo de tijolo leve, com aparência comparada a espuma endurecida.

Esse modelo pode ser usado em áreas internas ou externas, mas costuma ser indicado para áreas no qual se busca evitar sobrecarga da estrutura.

Diferente dos modelos de tijolo cerâmica, esse aqui não usado aparente.

Em comparação com os outros tipos, esse tem como desvantagem maior absorção de água e um menor efeito de isolamento acústico.

Tijolos decorativos

Os tijolos decorativos são os modelos de tijolo com design personalizado. São peças criativas usadas com a finalidade de personalizar uma parede ou área interna da casa.

Esse tipo é bem versátil, disponível em cores, formatos e estampas diferentes e são usados na construção de cobogós, por isso são também tijolos vazados.

Além da estética, esses modelos são usados para melhorar o aproveitamento da luminosidade natural e aumentar o conforto térmico em regiões muito quentes, já que permite maior ventilação entre os espaços.

Tijolo de vidro

O tijolo de vidro é usado mais por uma opção estética e também para aproveitar a luminosidade natural. Não é um tijolo estrutural, por isso é usado normalmente para a divisão de pacientes.

Nos ambientes, o tijolo de vidro é geralmente usado em uma única parede ou faixa de parede, como um detalhe a mais na decoração.

Por ter um custo mais alto que os outros tipos, é a opção que acaba deixando o orçamento da obra mais elevado.

Como escolher o tijolo ideal?

Como escolher tijolos

Para escolher o tijolo certo para a sua obra é importante conhecer os diferentes tipos de tijolos para assim avaliar as principais características, vantagens e desvantagens de cada modelo e material.

Ao fazer essa comparação, é importante saber identificar qual o tipo que melhor se adapta ao projeto.

O custo-benefício está na escolha de um tijolo que consegue reunir vantagens como durabilidade, resistência e um bom preço.

O tijolo ou bloco escolhido precisa ser bom o suficiente para garantir que a estrutura ficará firme, alinhada e com boa aderência aos materiais de fixação.

Além disso, vale a pena considerar a escolha do tipo de tijolo que melhor oferece isolamento térmico e isolamento acústico de acordo com o tipo de edificação, o estilo do projeto e a necessidade do cliente.

Tijolo ou bloco: qual a diferença?

Normalmente, as pessoas usam o termo tijolo para se referir aos tijolos de cerâmica e utilizam o termo bloco para falar dos blocos de concreto.

Além dessa diferenciação no nome, como podemos ver, tijolo e bloco se diferem pelo material no qual são produzidos.

Os blocos de concreto são feitos em fábrica com o uso de cimento, agregados, água e aditivos. Assim como os tijolos, também são utilizados na construção de paredes e muros.

Em comparação com outros materiais, é considerado mais resistente, reduzindo a taxa de quebra e desperdício de material na obra.

Por conta de ser mais resistente, dependendo do projeto o bloco de concreto costuma ter um melhor custo-benefício, pois utiliza-se um número menor de blocos por metro quadrado. Isso impacta no custo de materiais e mão de obra.

Em comparação com o tijolo, a escolha pelo bloco de concreto ajuda a economizar na quantidade de material de acabamento e revestimento, evitando várias demãos de argamassa ou gesso.

Uma desvantagem do bloco em relação ao tijolo é que o concreto não oferece um conforto térmico e acústico tão bom quanto o tijolo de cerâmica.

Por isso, em áreas de temperaturas instáveis e de alto ruído, o tijolo apresenta melhor desempenho.

Como desvantagem, o tijolo acaba apresentando maior taxa de quebra, gerando desperdício, maior uso de revestimento e mão de obra. Em contrapartida, o material tem um valor acessível.

Tipos de tijolos: perguntas respondidas!

Confira algumas das dúvidas mais frequentes sobre tipos de tijolos:

Qual o tijolo mais utilizado?

Por conta das altas temperaturas em estações como verão, no Brasil é muito comum o uso do tijolo baiano, que é um tipo de tijolo de cerâmica.

No entanto, o bloco de concreto também é uma opção cada vez mais utilizada por conta de ajudar a reduzir a quantidade de material por metro quadrado.

Existe algum tijolo que não precisa de reboco?

Sim, os tijolos aparentes (ou de acabamento) e os tijolos decorativos não são usados com reboco.

Os tijolos aparentes, como o tijolo laminado ou refratário, costumam ser usados como parte da decoração, para deixar o ambiente com um ar mais rústico.

É muito utilizado em projetos de cozinhas, áreas gourmet e churrasqueiras.

Já os tijolos decorativos, como o nome já diz, são feitos para ficarem à mostra, como parte do estilo da parede.

Nesse nicho, incluem-se os tijolos com design personalizado usados em cobogós.

Qual o melhor tijolo para alvenaria?

Depende do projeto e das condições de cada obra. De modo geral, os tijolos de cerâmica e de bloco são os mais usados em paredes de alvenaria por conta da durabilidade e resistência.

No entanto, os tijolos decorativos e de vidros também são boas escolhas se a ideia for aproveitar a luminosidade natural de determinado ambiente.

Qual o melhor tipo de tijolo?

Não existe uma única resposta para essa pergunta. Se o trabalho for bem feito e o material bem utilizado, é possível obter um resultado de qualidade com os diferentes tipos de tijolos.

Contudo, é preciso ter um bom entendimento sobre as necessidades do cliente e prioridades na construção.

Por exemplo, se o conforto térmico e acústico são fundamentais para o cliente, os tijolos que reduzem o calor e os ruídos são os melhores. Nesse caso, os tijolos de cerâmica são boas escolhas.

Se a ideia é pensar em custo-benefício, resistência e economia na obra, os blocos de concreto são ótimas opções. Ou seja, tudo depende da obra.

Qual o melhor tipo de tijolo para muros?

Tanto os tijolos de cerâmica quanto os de concreto são resistentes e fortes, por isso, são usados na construção de muros. O melhor depende da intenção de cada cliente.

Se a ideia é reduzir o custo e tempo de mão de obra, o bloco de concreto pode ser mais vantajoso.

O tijolo de cerâmica também pode ser uma opção se a ideia for usar o tijolinho aparente como parte da decoração da casa.

Qual o tijolo mais leve e resistente?

Considerando resistência e leveza, entre os tipos de tijolo o que mais se destaca com essas características são os tijolos de cerâmica furado e o tijolo de concreto celular.

Os tijolos que são maciços também são resistentes, mas são mais pesados que as opções com furos.

Conclusão

O cuidado na escolha de cada material é o que faz a diferença em um projeto impecável. Apresentamos nesse conteúdo os principais tipos de tijolo e as características de cada um.

Como vimos, existem várias opções e cada uma delas apresenta um bom desempenho de acordo com a proposta da obra.

Além de escolher o tipo de tijolo certo, é importante contar com mão de obra especializada para que o uso de um material de melhor qualidade faça valer ainda mais a pena!

Para encontrar os melhores materiais para a sua obra, confira tudo que a Obramax disponibiliza para você!

Autores

  • Ricardo Cícero

    Com uma ampla carreira no setor de materiais de construção e varejo, se destaca como um estrategista experiente e inovador. Com mais de 20 anos de atuação, liderou diversas mudanças onde atuou. Atualmente, como Gerente de Compras e Produtos na Obramax desde abril de 2016, Ricardo tem sido peça fundamental na construção e consolidação de um novo modelo de negócios de revenda de materiais para construção.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.