Piso vinílico: tipos, vantagens, instalação e mais! [GUIA]

Piso vinílico

O piso vinílico é uma excelente opção para as pessoas que sempre sonharam em ter um piso de madeira, mas que precisam de uma opção mais em conta.

Além de ter um ótimo custo-benefício, trata-se de um material leve, prático de limpar e rápido de instalar.

Fora todas essas vantagens, esse tipo de revestimento também se destaca por ser muito versátil.

Atualmente, existem diversas opções de vinílico que simulam madeira nos mais variados tons, além das opções em outras cores e texturas para inovar na decoração dos cômodos, seja nos ambientes secos ou molhados da residência.

Quer saber tudo sobre piso vinílico: os diferentes tipos de vinílico, vantagens e preço? Continue a leitura!

Vai construir ou reformar? Encontre as melhores opções de revestimentos para sua obra!

O que é piso vinílico?

O que é piso vinílico?

O piso vinílico é um tipo de revestimento fabricado em PVC e uma mistura com outros elementos como pigmentos, aditivos, plastificantes e cargas minerais. É um produto muito resistente a riscos e manchas, possui componentes que minimizam reações alérgicas e é capaz de absorver o ruído. Além disso, tem uma ótima durabilidade e resistência à água.

Dependendo da combinação dos componentes, é possível obter uma variedade de tipos de piso vinílico que apresentam características diferentes como: mais flexibilidade, resistência, bom isolamento acústico, conforto térmico etc.

Os pisos vinílicos são conhecidos por serem produtos leves, flexíveis e fáceis de serem instalados, por isso são amplamente utilizados em residências e comércios.

Para confirmar a especificação de uso, basta visualizar a indicação atrás do produto ou no rótulo de compra disponibilizado pelo fabricante.

Embora seja leve e com espessura menor do que outros tipos de revestimento, o piso vinílico não deixa de ser uma opção resistente e com durabilidade.

O piso vinílico é muito conhecido por ser um tipo de piso que imita a madeira, por isso é bastante confundido também com o piso laminado.

No entanto, além do piso vinílico tipo madeira, existem vários outros modelos, cores e texturas, como o vinílico tipo cimento queimado, cerâmico e mármore.

Ou seja, trata-se de um material bastante versátil e com um ótimo custo-benefício, pois consegue ser prático, fácil de instalar e tem um custo bem mais acessível que a madeira, por exemplo.

Vantagens do piso vinílico

O piso vinílico vem se destacando cada vez mais e é quase figurinha carimbada em grande parte dos projetos de construção ou reforma.

Não é à toa, esse material reúne diversas vantagens que o tornam uma opção com ótimo custo-benefício.

Confira os principais benefícios de escolher o piso vinílico para a sua obra!

Rápido de instalar

A instalação do piso vinílico não exige uma grande preparação da superfície, pois dispensa o uso de argamassas, rejuntes e recortes.

Isso torna a aplicação desse tipo de revestimento muito mais simples e rápida do que outros tipos de pisos, como cerâmicas ou porcelanato, por exemplo.

Como veremos a seguir, existem diferentes tipos de piso vinílico. Alguns são autocolantes, em manta e ou sistema de click.

Todos eles possuem uma instalação rápida. Com um profissional experiente, é possível concluir a instalação do piso vinílico em poucas horas.

Perfeito para aquele cliente que está super ansioso para finalizar os acabamentos e ver o resultado final da obra.

Outra grande vantagem é que esse tipo de revestimento torna o processo muito mais limpo, pois não gera resíduos, sujeiras, não levanta poeira ou desperdício de material.

Bom isolamento térmico

Diferente de pisos frios como porcelanato e azulejos, o vinílico apresenta um bom conforto térmico aos ambientes.

É uma opção muito vantajosa para regiões mais frias do país, ou para o revestimento de quartos e salas para deixar tudo mais aconchegante.

É um tipo de piso perfeito para quem adora caminhar de pés descalços até mesmo nos dias mais frios do ano.

No calor, o conforto térmico continua, pois o piso vinílico não deixa o ambiente abafado.

Proporciona conforto acústico

O piso vinílico absorve consideravelmente o som causado pelo impacto ao caminhar, o que proporciona, no fim das contas, um ambiente mais tranquilo e sem perturbações sonoras.

Com o aumento do home-office, diversas pessoas começaram a perceber como é difícil manter a concentração dentro de casa, onde o simples barulho dos passos das outras pessoas pode gerar incômodo e atrapalhar.

No caso de pisos de vinículo, esses sons inconvenientes de passos, comum em pisos como o laminado, esse problema desaparece.

É uma excelente opção para apartamentos inclusive para reduzir problemas de barulho em excesso por conta de vizinhos.

Resistente a manchas e fácil de limpar

Diferentemente de limpar um piso de madeira natural, os pisos vinílicos não precisam de produtos de limpeza específicos para manutenção e higiene.

Apenas um pano úmido com um produto de sua preferência já é o suficiente para manter o piso vinílico bem limpo e higienizado.

Versatilidade

Por fim, uma das principais vantagens dos pisos vinílicos é a sua versatilidade, ou seja, ele tem muitas vantagens em relação aos outros tipos de pisos.

Além de ser mais acessível e ter um custo menor de manutenção, ele também é muito resistente, tem alta durabilidade, aparência sofisticada, é antialérgico, não propaga chamas e absorve o impacto.

Tipos de piso vinílico

Tipos de piso vinílico

Atualmente, você pode encontrar no mercado três tipos de pisos vinílicos, sendo eles: o piso vinílico em manta, o piso vinílico em placa e o piso vinílico em réguas. A seguir, apresentamos suas principais características:

Piso vinílico em manta

O piso vinílico em manta é considerado o tipo original dos pisos vinílicos, pois foi o primeiro a ficar disponível no mercado.

Além disso, também é o tipo de piso mais barato disponível no mercado atualmente e é muito versátil, podendo ser instalado até mesmo sobre pisos existentes, caso o piso de baixo esteja bem liso e sem irregularidades.

A grande desvantagem desse tipo de piso vinílico é que a sua textura é bem macia, fazendo com que ele seja pouco resistente a furos e cortes causados por pés de móveis e até mesmo saltos de sapato muito finos.

Contudo, é uma ótima opção para quartos de criança e brinquedotecas, onde é interessante que o piso seja mais macio.

O acabamento do piso vinílico em manta é liso, mesmo que existam desenhos imitando outros materiais, como a madeira, por exemplo.

Piso vinílico em placa

Os pisos vinílicos em placas são a versão rígida e fina dos pisos vinílicos. Assim como o piso vinílico em manta, ele é bem econômico e de fácil manutenção, com a diferença de ser mais resistente, mantendo um acabamento liso e simples, sem texturas.

Como é rígido, ele pode ficar levemente quebradiço caso seja instalado em locais com algum tipo de buraco ou imperfeição ou se sofrer algum tipo de choque muito forte por parte de algum objeto.

Piso vinílico em réguas

O piso vinílico em réguas pode ser dividido, de maneira geral, em duas categorias: o piso vinílico em réguas flexíveis coladas, ou o piso vinílico em réguas flexíveis encaixadas.

Enquanto o piso vinílico em réguas flexíveis coladas são, como o próprio nome já diz, flexíveis, elas são mais resistentes a choques e são praticamente imunes a furos, ou seja, não são tão macios quanto os pisos vinílicos em manta.

Trata-se da solução para a vulnerabilidade dos outros dois tipos de pisos vinílicos anteriores, com a vantagem de ter texturas ao invés de apenas desenhos.

Ainda assim, não se trata de um material muito caro, especialmente quando comparado com outros tipos de piso, como o piso de madeira, por exemplo.

O piso vinílico em réguas encaixadas, por outro lado, é muito parecido com o piso vinílico em placas, com a diferença de poder ser instalado sem cola.

Conhecido como “Click”ou piso vinílico “clicado”, ele funciona apenas com um sistema de encaixe entre as peças, o que lhe confere resistência, uma textura agradável e maior versatilidade no acabamento uma vez ele pode ser reutilizado em outro local.

Além disso, tem uma instalação muito rápida se comparado aos outros pisos, dispensa secagem e não corre o risco de descolar do chão caso exista alguma imperfeição.

Contudo, o preço desse tipo de piso vinílico é um pouco mais salgado do que a versão colada no chão. Ainda assim, é mais barato do que outros materiais.

Como colocar piso vinílico? Dicas para a instalação!

A instalação do piso vinílico é bastante simples em comparação a outros revestimentos, mas é importante seguir algumas dicas para o acabamento perfeito.

Primeiramente, é importante conhecer bem o tipo de piso vinílico escolhido(autocolante, manta, clicado). O tipo de vinílico definirá a forma de aplicação.

O autocolante é bastante simples de aplicar no piso, pois é feito apenas com a retirada da película protetora atrás de cada régua e o ajuste correto sobre o piso.

No entanto, alguns são instalados com o uso de uma cola. Nesses casos, é importante passar a cola sobre o piso totalmente limpo, seco e sem irregularidades.

Aplique a cola somente onde for aplicar a régua. Não se deve aplicar o produto por todo o piso. O ideal é aplicar conforme for colocando as peças, para garantir a boa aderência.

Isso porque a cola precisa ficar em contato com o ar por cerca de 30 segundos, nem muito mais e nem menos.

Basta repetir esse processo até finalizar o revestimento, garantindo uma boa aderência e encaixe perfeito do vinílico.

Quanto maior o capricho, mais bonito ficará o resultado!

Com o piso vinílico clicado, a instalação é ainda mais simples, pois as réguas se encaixam umas nas outras. Por isso, não é necessário o uso de cola.

Em um passo a passo resumido, entendemos que os principais pontos de alerta são:

  • Escolher um piso de qualidade;
  • Verificar se o contrapiso ou se piso antigo que será sobreposto possui irregularidades ou desnível;
  • Se for necessário, corrigir as imperfeições do piso;
  • Fazer paginação para instalar as réguas, evitando o desperdício e erros na instalação;
  • Instale os rodapés, para dar acabamento.

Para a limpeza do piso vinílico, basta usar um pano úmido somente ou misturado a um detergente neutro.

Qual a diferença do piso laminado para o piso vinílico?

Diferença entre vinílico e laminado

O piso vinílico é um revestimento feito a partir de PVC. Trata-se de um material mais flexível e que permite uma maior variedade de modelos, cores, estampas e aplicações.

Por existir no mercado vários tipos de vinílico que simulam madeira, esse material acaba sendo muito confundido com o piso laminado, que trata-se do revestimento fabricado a partir de fibra de madeira natural.

Ou seja, é um material rígido, denso e muito resistente.

O piso laminado é feito com o HDF, um painel de madeira, e na parte superior recebe a estampa que dá o visual de piso. Ele é vendido em réguas e placas e tem a instalação semelhante ao do piso vinílico.

Para quem deseja ter um piso de madeira, o mais próximo é o laminado. No entanto, o vinílico também proporciona um efeito bonito ao ambiente e com um custo mais acessível.

Tanto o piso laminado quanto o piso vinílico podem ser instalados sobre outros tipos de revestimento contanto que a superfície esteja lisa e sem irregularidades.

Ou seja, se você se cansou do revestimento de algum ambiente e quer evitar quebra-quebra e toda a sujeira da troca de piso na reforma, você pode optar pelo laminado ou vinílico.

Nas duas opções, o resultado será bom, mas é importante contar com alguém experiente para realizar o serviço.

Quer ver como isso é possível? Confira o conteúdo abaixo do canal Obra é Compromisso:

Qual o valor do metro do piso vinílico?

O valor do metro quadrado do piso vinílico é de cerca de R$65, em média, variando bastante de acordo com o tipo de vinílico, modelo, estampa, região e local de venda. Na Obramax, é possível encontrar opções de piso vinílico na faixa de R$37 a R$100 por m².

Para saber o valor total da instalação do piso vinílico, deve-se somar o total da área que será revestida, considerando todos os ambientes que levarão esse tipo de piso, e somar também o valor da mão de obra.

Embora a instalação do piso viníĺico não seja complexa, é importante contar com um profissional experiente para um acabamento perfeito e uma maior durabilidade do piso.

Qual o melhor piso vinílico para cozinha?

Por conta da facilidade de instalação e, se for necessário, troca das peças, o vinílico clicado acaba sendo uma das melhores opções para ambientes da casa como a cozinha.

Como a cozinha é um ambiente da casa molhado, que costuma ter tráfego constante das pessoas ao longo do dia, o piso precisa ser bastante resistente.

Além disso, considere que o chão da cozinha está mais suscetível a presença de sujeiras, manchas, gordura e umidade.

Portanto, embora o piso vinílico combine muito com esse cômodo, é necessário ter cuidado com o uso.

Ao derramar algum líquido, lembre-se sempre de fazer a limpeza.

Por conta da própria umidade e possibilidade de derramar água e outros produtos que o piso vinílico clicado se torna a melhor opção.

Ao danificar alguma peça, torna- se muito mais fácil a troca e manutenção, sem risco da peça descolar, já que ela é colocada através do encaixe.

Qual o melhor piso vinílico para banheiro?

Assim como para a cozinha, o melhor tipo de piso vinílico para banheiros é o piso vinílico clicado lavável, por conta da manutenção, resistência a umidade e instalação sem o uso de cola.

Ainda assim, ele não é ideal para ter dentro do box, pois pode ficar muito molhado quando em contato com muito vapor e água quente. Por isso, pode ser uma opção mais interessante para lavabos.

Piso vinílico clicado: o que é?

Piso vinílico clicado

Os pisos vinílicos clicados, como vimos anteriormente, são os pisos vinílicos em réguas flexíveis encaixadas.

Eles funcionam através de um sistema de encaixe que dispensa o uso de cola, o que faz com que ele seja considerado uma das formas mais modernas de instalação.

Esse método de instalar o piso também torna todo o processo mais descomplicado e rápido do que nos outros tipos de piso vinílicos, não deixando sujeira, barulho ou cheiro.

Apesar de ser mais caro do que os outros tipos de piso vinílicos, o piso clicado tem um custo mais acessível do que a maioria dos pisos convencionais.

Por conta do seu método de instalação, ele surpreende pelo ótimo nivelamento mesmo em ambientes um pouco mais desgastados.

Além disso, tem pouco risco de deslocamento e falhas no acabamento, já que cada peça se encaixa perfeitamente na outra, não deixando espaço para rachaduras.

Onde comprar piso vinílico em promoção?

É possível encontrar pisos vinílicos em promoção nos principais comércios de materiais de construção, atacado e varejo. No entanto, por conta da facilidade, a melhor opção é fazer a pesquisa de preço sem sair de casa.

Com uma busca rápida pela internet, é possível ver o preço do piso vinílico nos principais fornecedores do país e comparar qual oferece o melhor preço e serviço de qualidade, com segurança de entrega, como na Obramax.

Qual a melhor cola para piso vinílico?

Depende. Se estamos falando de pisos vinílicos normais, aplicados com cola, não existe um tipo de cola que se destaque como a melhor. Todas as colas disponíveis no mercado hoje, desde que aplicadas corretamente, fornecem um bom resultado.

Você pode ver as diferentes colas vinílicas no site da Obramax e fazer uma pesquisa de preço para encontrar aquela que mais se adequa ao seu bolso.

Entretanto, existem os revestimentos vinílicos autocolantes, que são bem mais fáceis de instalar do que os pisos vinílicos normais.

Nesses casos, só é preciso retirar a película protetora da parte de trás das réguas que já fica como cola, pronto para colar nas superfícies.

Entretanto, vale ressaltar que o procedimento é quase todo o mesmo dos pisos vinílicos aplicados com cola, inclusive a aplicação de massa niveladora no caso de paredes de cerâmica.

Conclusão

Não é necessário um investimento alto para ter um projeto com piso no estilo de madeira. O piso vinílico surge como uma solução muito mais econômica, sustentável e fácil de instalar para tornar seu projeto bonito, prático e fácil de manter no dia a dia.

Na instalação, não existe quebra-quebra, resíduos, poeira ou qualquer preparação. Basta escolher o melhor tipo para o seu projeto e, com um profissional, ter seu piso vinílico pronto em poucas horas.

Tanto o autocolante como o clicado oferecem uma boa durabilidade. Para os clientes, uma vantagem ainda melhor: você pode retirar o piso depois sem problema algum e instalar novamente em outra residência.

Ou seja, mesmo em uma reforma em apartamento ou residência alugada, você pode investir nesse tipo de revestimento e, depois, levar com você na mudança.

Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando aqui no Blog da Obramax mais dicas para a sua obra.

Autores

  • Paulo Manuel de Rossi
  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.