Saber como instalar câmera de segurança torna-se fundamental na hora reforçar a segurança de uma obra residencial ou comercial.
Afinal, hoje em dia, ao lado do conforto e qualidade de uma obra, os clientes estão cada vez mais interessados em investir em segurança, tanto para aproveitar a moradia com mais tranquilidade, como também para fazer viagens ou sair para o trabalho sem precisar se preocupar.
Em edifícios comerciais, o reforço de segurança é ainda mais indispensável, pelo alto fluxo de pessoas transitando pelos ambientes da empresa, com risco de acessar setores como departamentos financeiros e de produtos, por exemplo.
Se você tem interesse em aprender a como instalar câmera de segurança, continue a leitura e tire suas dúvidas neste guia!
Leia também: Sistema de Segurança: Entenda Como Funciona e Conheça os Tipos
Entenda a importância de uma boa câmera de segurança
Existem vários fatores que tornam relevante o investimento em um sistema de segurança robusto com câmeras de segurança de qualidade.
Um dos motivos mais importantes de investir em um produto de qualidade e saber como instalar uma câmera de segurança em sua residência ou comércio está no fato de se ter boas imagens.
As imagens com boa resolução permitem uma identificação mais rápida de rostos e placas em uma situação que exija esse tipo de reconhecimento, tanto em situações de roubos como também na portaria de condomínios, prédios e portarias de setores logísticos.
Uma boa câmera de segurança também é uma forma de prevenir e coibir assaltos, furtos e invasões.
Afinal, a câmera de segurança realiza o armazenamento das imagens e muitos modelos até dão acesso às imagens em tempo real através do celular, notebooks e outros dispositivos. Além disso, algumas realizam disparos sonoros e ligação para emergências, chamando autoridades competentes para ajudar o quanto antes.
O registro feito pelas câmeras de segurança também é uma forma de prova em situações de conflito ou outras situações, como acidentes, perdas e outros casos que precisem de uma conferência do que ocorreu em determinado local.
Do ponto de vista financeiro, o investimento em uma boa câmera de segurança pode ser a garantia de funcionamento quando você mais precisa.
Afinal, não adianta investir em um sistema de segurança se ele apresentar falhas constantes, te deixando sempre na mão.
Ou seja, um sistema de segurança de qualidade representa custo-benefício, pois não precisa ser trocado ou de manutenção com frequência.
Como instalar câmera de segurança externa? Passo a passo
Com a evolução tecnológica dos sistemas de segurança, está cada vez mais simples e acessível economicamente reforçar a segurança dos projetos residenciais e comerciais.
Por isso, podemos resumir que o mais necessário para instalar uma câmera de segurança é conhecer os modelos e opções disponíveis no mercado e comparar o que elas têm a oferecer com as necessidades de cada cliente.
A partir disso, é possível começar a pensar no passo a passo de como instalar câmera de segurança, quantidade, pontos estratégicos, manutenção e outros fatores.
O passo a passo de como instalar câmera de segurança externa pode variar de acordo com o modelo. Para te ajudar a entender como funcionam os tipos mais comuns de câmeras de segurança, montamos abaixo um passo a passo para te ajudar nessa tarefa:
Pesquise antes de comprar a sua câmera de segurança
Antes de saber como instalar uma câmera de segurança, é necessário escolher o produto certo.
Afinal, a instalação correta não é garantia de um bom funcionamento se o produto for de qualidade duvidosa ou se não for um modelo que contenha todos os recursos necessários.
Por isso, pesquise bastante as opções de modelos e marcas, compare preços e busque por avaliações de uso de outros clientes.
Assim, as chances de escolher um modelo inadequado são menores.
Confira algumas opções de câmera de segurança para comprar
Além das opções de compra, é possível ver avaliações e tutoriais sobre a funcionalidade de cada modelo em plataformas digitais.
A compra da câmera de segurança também pode ser feita online, por meio de lojas especializadas e e-commerces, como na Obramax, um atacado de construção completo.
No site da Obramax, é possível conferir várias opções de câmera de segurança, comparar o preço e comprar online.
Veja algumas das opções disponíveis que podem ser interessante para o seu projeto:
- Câmera Dome Plast Orion 720p IR 30m 1/4 2,6mm GS0460A Giga
- Câmera Wi-fi Full HD 360° Inteligência Artificial iM4c + Micro SD 32Gb
- Câmera Wi-fi Full HD Externa IP67 Lente 3,6mm Inteligente iM5c
Agora falando diretamente sobre a instalação, explicamos abaixo a instalação de uma câmera que funciona através de rede Wi-Fi e uma câmera de segurança com fio.
Câmera de segurança com Wi-Fi
As câmeras de segurança com Wi-Fi geralmente são as opções mais fáceis de instalar, pois não exigem a instalação de fios através de tubos ou até mesmo por dentro da parede.
Por conta disso, são as opções mais usadas em residências, pela praticidade de instalação e manutenção.
O passo a passo de como instalar câmera de segurança Wi-Fi inclui os seguintes passos:
- Decida qual a posição da câmera e faça a instalação de acordo com o manual de instrução. Geralmente, é necessário a fixação com o uso de algum suporte que vem junto com a câmera. Sempre leia as instruções e tire as dúvidas com o fabricante;
- Defina a posição do receptor de internet e verifique a necessidade de instalação de algum software da empresa contratada. Em grande parte dos casos, a câmera de segurança Wi-Fi fará a transmissão das imagens através de um navegador comum na internet, o que facilita ainda mais o acesso;
- Faça a conexão da câmera com o sistema Wi-Fi. Após a conexão feita, a câmera deve gerar um código HTML com as imagens, enviando para o browser;
- Dependendo do modelo de câmera, você terá acesso através do celular ou notebook, podendo acessar as imagens de onde estiver.
Se você escolher um sistema de segurança completo, é possível unir o uso da câmera de segurança com sistemas de alerta sonoro e disparo de mensagens.
No vídeo abaixo, do canal Obra é Compromisso, você confere mais dicas de como instalar câmera de segurança:
Câmera de segurança com fio
Antes de seguir com o passo a passo de como instalar câmera de segurança com fio, é necessário ter em mente que com esses modelos será necessário passar os cabos através de tubos ou canaletas ou por dentro da parede.
Por dentro da parede, o custo para instalação será maior, mas a segurança e qualidade, dependendo do projeto, pode compensar, como no caso de sistemas de segurança para grandes empresas.
Através de cabos ou tubos, o valor é mais acessível, por isso pode compensar bastante se a ideia é reduzir o custo da instalação.
Agora, veja o passo a passo:
- Escolha o ponto ou os pontos de instalação das câmeras de segurança, se for mais de uma;
- Faça a passagem dos cabos fontes de alimentação através de aberturas na parede ou dutos externos de acordo com as instruções do fabricante;
- Após decidir a posição das câmeras, use uma parafusadeira para fazer a instalação do suporte e conectar todos os fios;
- Com a câmera instalada, faça a ligação ao DVR (gravador de vídeo digital) e ao monitor de transmissão das imagens.
Leia também: Como fazer instalação elétrica residencial? (Guia passo a passo)
Como montar um sistema de segurança eficiente?
Além da escolha de uma boa câmera de segurança, você deve levar em conta outros pontos importantes, como a quantidade de câmeras, o posicionamento, a luz e a realização de testes de eficácia. Veja:
1. Quantidade de câmeras necessárias
Dependendo do tamanho do projeto, pode ficar muito custoso a instalação de uma ou mais câmeras de segurança por cômodo.
Por isso, é importante avaliar quais são os pontos mais estratégicos para fazer a instalação.
Além disso, comprar câmeras de segurança individualmente pode levar a um custo maior do que ao fechar pacotes de sistema de segurança.
2. Posicionamento das câmeras
O posicionamento das câmeras também é fundamental e podemos dizer que é tão importante quanto ou ainda mais importante do que a quantidade de câmeras.
Por isso, vale buscar observar na planta do projeto quais são as posições mais estratégicas, como em frente de portas, em entradas e saídas com mais movimento, janelas que dão para rua, escadas, varandas e muros.
Além disso, é importante fazer a instalação nos pontos mais altos, como no teto ou posições de ponto cego. Dessa forma, a câmera consegue registrar um espaço maior sem ser tão perceptível.
Câmeras em áreas externas, preferencialmente, devem ser colocadas em alturas superiores a três metros, pois assim o alcance é bem mais difícil, não podendo ser derrubadas facilmente.
Vale destacar que, se for instalar uma câmera em área externa sem cobertura, é importante verificar que o aparelho é resistente à água da chuva e outras intempéries.
3. Aposte nas melhores opções
Se a ideia é investir em segurança, é necessário fugir da oferta que oferece apenas o melhor preço, para não cair no famoso “barato que acaba saindo muito caro”.
Por isso, na hora de escolher um sistema de segurança, priorize as opções com melhor qualidade.
Isso será definitivo entre ter imagens com boa resolução ao invés de imagens borradas, por exemplo, ou ainda um sistema que fica indisponível ou travando quando você mais precisa usar.
Atualmente, é possível encontrar modelos com resolução em HD e outros mais modernos em 4K. Dependendo da necessidade de uso, é um investimento com o melhor retorno.
4. Faça testes da eficácia do seu sistema de segurança
Antes de colocar o sistema de segurança para funcionar no dia a dia, é importante fazer testes de eficácia e tirar todas as dúvidas técnicas com o profissional responsável pela instalação.
Além disso, é fundamental guardar o manual de uso para consultar em caso de qualquer dúvida ou problema.
Nos testes, uma dica boa é testar como a câmera está funcionando em vários momentos do dia, para ver como a imagem é capturada na luz do dia, ao entardecer e a noite.
Como colocar imagens de câmeras de segurança na internet?
Para conseguir acessar as imagens da câmera de segurança pela internet, é necessário verificar se o sistema de segurança contratado disponibiliza o acesso às imagens através dos dispositivos como celular ou notebook.
Atualmente, a maioria dos modelos de câmeras de segurança em fio ou Wi-fi oferecem esse recurso, por conta da demanda desse tipo de funcionalidade, cada vez mais necessário para empresas e para residências.
Quanto custa para instalar uma câmera de segurança?
O custo para a instalação de um sistema de segurança varia de acordo com a complexidade do pacote contratado, quantidade de câmeras e do valor cobrado pela hora ou dia de trabalho de cada profissional.
Em média, é possível encontrar profissionais que cobram de R$100 a R$200, mas os valores podem ser maiores dependendo da região.
Conclusão
Nesse conteúdo, trouxemos um passo a passo simplificado de como instalar câmera de segurança e como fazer a escolha certa para o seu projeto, seja ele residencial ou comercial.
Existem muitas opções com excelentes desempenho atualmente, com imagens com alta resolução e a possibilidade de monitoramento 24 horas por dia através do celular.
Ou seja, além da tecnologia contribuir para a qualidade de uma obra, ela também está ao lado da segurança.
Como vimos, o passo a passo de instalação é fácil, mas é importante avaliar a posição correta.
Se você gostou desse conteúdo, continue acompanhando nossas dicas aqui no blog do Obramax.