O aquecedor de água é um dos equipamentos mais utilizados no Brasil e no mundo inteiro, afinal, ele traz inúmeras vantagens e está disponível em variadas versões.
Depois de um longo dia de trabalho, não tem nada melhor do que um banho quentinho para relaxar e recarregar as energias, não é mesmo?
Por conta desses benefícios, o aquecedor de água está cada vez mais presente em nosso dia a dia, principalmente em construções novas que já contam com a instalação de gás embutida e tubulações de água quente própria para a instalação dos aquecedores de passagem a gás.
Quer saber tudo sobre os aquecedores e as suas principais características e diferenças? Continue a leitura!
O que são e quais são tipos de aquecedores de água
Os aquecedores de água são equipamentos usados para esquentar e liberar água quente para diferentes pontos do imóvel e podem ser encontrados em diversos modelos que variam entre tipo de gás, litragem, cor e tipo de funcionamento (manual ou digital), sendo uma excelente alternativa aos chuveiros elétricos.
Vale destacar que muitas construções que são projetadas para utilizar aquecedor de passagem a gás, já não contam com ligações de energia elétrica dentro do box do banheiro.
Então, se você quer fazer um bom investimento, é fundamental entender quantos pontos de aquecimento você precisa na residência para uso simultâneo de água quente, e assim definir o aquecedor mais indicado para a sua necessidade e orçamento.
Basicamente, temos 3 tipos de aquecedor de água, veja um resumo de cada um abaixo:
- Aquecedor de água a gás: aparelho que utiliza Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) ou Gás Natural (GN) para acender uma chama que aquece a água;
- Aquecedor elétrico: similar ao chuveiro elétrico, deve ser instalado no ponto de água da parede e ligado na torneira com misturador ou do tipo monocomando. É possível ligar em uma torneira tradicional, porém ficará sem ponto de água fria, podendo elevar muito o valor da energia elétrica.
- Aquecedor solar: equipamento que utiliza a luz solar para o aquecimento de água para banho, piscinas, processos industriais, etc.
Confira os modelos de aquecedores disponíveis na Obramax!
Aquecedor de água a gás
Acima fizemos um resumo sobre cada equipamento, mas agora, separamos um espaço para falar detalhadamente sobre os aquecedores de água.
O aquecedor de passagem a gás é um dos modelos mais buscados no mercado, principalmente quando o assunto é garantir um banho quente e confortável, além de uma economia na conta de energia elétrica.
Vale destacar que o equipamento tem a capacidade de atingir temperaturas maiores e mais estáveis do que os chuveiros elétricos, sendo sinônimo de qualidade e eficiência.
Como funciona
Em termos de funcionamento, os aquecedores a gás apresentam semelhanças com um fogão. O equipamento é envolto por uma serpentina onde circula a água a ser aquecida. Dessa forma, quando o aquecedor detecta o fluxo de água (ao abrir o registro, por exemplo), a sua chama é acionada e esquenta a água instantaneamente.
O aquecedor a gás é um sistema de aquecimento de água que utiliza o gás como matriz energética, sendo uma ótima alternativa ao tradicional chuveiro elétrico. Ele pode ser encontrado em versões abastecidas por GLP ou GN.
- Gás Liquefeito de Petróleo (GLP): popularmente chamado de gás de botijão, é o tipo mais usado no território nacional;
- Gás Natural (GN): o gás natural é conhecido como gás encanado, sendo fornecido pela COMGÁS em São Paulo, e pelas companhias de gás natural por todo Brasil. É muito utilizado em novos empreendimentos, principalmente nas grandes regiões onde já existem tubulações de gás natural com distribuição aterrada.
Aquecedor por acumulação
Os aquecedores por acumulação mantêm a água aquecida e acumulada em um tanque com isolamento térmico, justamente por isso recebe esse nome.
A temperatura da água reservada é controlada por meio de um termostato, mantendo a temperatura previamente estabelecida.
Conforme for consumida, o sistema reativa para aquecer novamente até a temperatura programada.
Aquecedor de passagem
Entre as variações do aquecedor de água a gás, temos o aquecedor de passagem.
Trata-se de um aparelho que realiza o aquecimento de água de forma instantânea. Ou seja, o aquecimento ocorre toda vez que alguém abre o registro.
Ele funciona por meio do uso de gás GLP ou Natural e exige uma chaminé de exaustão para eliminação do gás carbônico gerado no seu funcionamento.
Para uso em apartamentos, recomenda-se instalar aquecedores de passagem a gás com exaustão forçada para garantir saída desses gases tóxicos
Modelo do Aquecedor de passagem – Digital ou mecânico
Uma diferença técnica importante que você deve compreender é que há o aquecedor a gás digital e o mecânico.
A principal distinção entre eles é o controle de temperatura. Nos aquecedores mecânicos, o ajuste da temperatura é feito por botões de girar manualmente.
Em contrapartida, os aquecedores digitais permitem um controle de temperatura mais preciso levando em consideração a vazão de água e a temperatura selecionada pelo usuário em um visor de controle.
Os aquecedores digitais oferecem maior conforto no banho fornecendo água em uma temperatura fixa e estável.
Tipo de Saída de gás – Exaustão natural ou forçada
Por fim, a última variação dos aquecedores a gás é o sistema de exaustão, que pode ser natural ou forçado.
Os aquecedores de exaustão forçada utilizam uma ventoinha para ajudar na exaustão dos gases provenientes da combustão. É o mais recomendado para a segurança quando instalado em ambientes fechados.
Já os de exaustão natural, como o nome indica, direcionam os poluentes para fora do ambiente naturalmente por meio de um duto. Isso só é possível porque a densidade dos gases é menor que a do ar.
Informação importante: nunca instale em ambientes fechados, sempre em área externa.
Dimensionamento
Antes de comprar o seu aquecedor a gás, você deve dimensionar corretamente o equipamento.
Então, lembre-se de calcular a quantidade de pontos de água quente que o imóvel tem, como duchas de banho, torneiras da cozinha e banheiro e quais desses pontos podem ser usados ao mesmo tempo, além de sua vazão.
Reforçamos que as duchas apresentam vazão variável, portanto, cheque essa informação na embalagem do produto.
Depois de calcular a vazão média, verifique quais pontos serão utilizados simultaneamente para dimensionar o aquecedor, por exemplo, uma ducha no banheiro e uma torneira na cozinha. Nesse caso, você teria 2 pontos de uso.
Para ilustrar: no exemplo dado acima, imagine que a ducha tenha vazão de 8 litros por minuto, enquanto a torneira conta com vazão de 6 litros por minuto. Com os dois pontos funcionando ao mesmo tempo, você precisaria de um aquecedor com capacidade mínima de 14 L/min.
Aplicações
O aquecedor a gás pode ser aplicado em muitos projetos, principalmente em residências e comércios.
No comércio, é comum vermos o equipamento sendo usado em hotéis e academias, por exemplo, uma vez que aumenta o conforto do cliente e torna-se um diferencial competitivo.
Vantagens
Se ainda está em dúvida sobre comprar ou não um aquecedor a gás, separamos os principais benefícios deste equipamento:
- Banhos melhores, já que a vazão de água será maior;
- Temperatura mais estável, até mesmo no inverno;
- Economia na conta de luz;
- Equipamento seguro e eficiente.
Confira os aquecedores de água a gás com o melhor preço
Aquecedor elétrico
Mesmo com os novos sistemas de fornecimento de água quente, o aquecedor elétrico continua sendo um dos mais usados no Brasil para aquecimento de água pontual. O seu funcionamento é similar ao do chuveiro elétrico, que utiliza uma resistência elétrica para esquentar a água quando conectada à energia elétrica, dessa forma, a água será aquecida quando passar pelo ponto.
Costuma ser usado em torneiras de banheiro ou cozinha.
Aquecedor elétrico central
Uma das opções disponíveis no mercado é o aquecedor elétrico central, um modelo mais robusto capaz de atender mais de um ponto de saída, como diferentes torneiras de banheiro ou cozinha e duchas.
Esse sistema contém um boiler que reserva e aquece a água, liberando o fluxo quando um registro é aberto.
Em geral, utiliza-se o boiler como uma caixa d’água para água quente, e deve possuir um sistema hidráulico de tubos e conexões de distribuição de água quente predial, até os pontos de consumo.
No caso de aquecimento central de edificações, é comum o uso do sistema misto, que tem o aquecedor elétrico central e também aquecedores de passagem instalados em série, para serem acionados nos momentos de maior pico de demanda de água quente.
Aplicações
O aquecedor elétrico pode ser usado em diferentes ambientes, tanto residenciais como comerciais. Vale a pena conferir se o equipamento corresponde à sua demanda antes de comprá-lo.
Vantagens
Entre as principais vantagens do aquecedor de água elétrico, destacamos:
- Temperatura agradável mesmo nos dias mais frios;
- Equipamentos com variados tamanhos e potências;
- Água quente imediatamente.
Encontre diversos modelos aquecedores de água elétricos de ponto de uso na Obramax!
Aquecedor solar
A terceira opção para aquecimento de água é o aquecedor solar.
Sem dúvidas, é a solução mais moderna e econômica a longo prazo, quando o assunto é fornecimento de água quente para variados usos.
O aquecedor solar é composto pela placa coletora e pelo reservatório solar. Estruturalmente, a placa é instalada no telhado, sendo a responsável por absorver a radiação solar. Quanto maior ela for, mais potente será o aquecimento.
Já o reservatório térmico é um recipiente cilíndrico com isolamento térmico geralmente instalado acima do telhado junto a placa coletora e serve para armazenar água quente.
Abaixo explicamos melhor o papel dos principais componentes do aquecedor solar:
Coletor solar
Fabricado no formato de placas finas e compridas, os coletores solares normalmente são instalados nos telhados ou terraços de imóveis, para assim, ficarem diretamente expostos à incidência da luz solar.
Entre os componentes do coletor, temos uma parte transparente feita de vidro e uma chapa escura de alumínio com ligações de cobre.
A cor preta do alumínio é fundamental para uma maior absorção dos raios de sol. Acoplada à placa, encontra-se a tubulação de água que, aquecida pela iluminação natural, também permite o aquecimento rápido da água.
Reservatório térmico solar
O reservatório térmico é essencial para o funcionamento do sistema de aquecimento solar, pois atua como local para armazenamento de água aquecida para posterior uso. Ele é encontrado no formato cilíndrico, tanto na horizontal como na vertical.
Para facilitar o entendimento, podemos comparar com uma caixa d’água no sentido de armazenamento.
Você encontra todos os produtos para instalação do sistema solar na Obramax.
Como funciona
Para funcionar corretamente, o aquecedor solar conta com um ou vários coletores solares que absorvem e concentram a luz solar para amplificar o calor. Esses coletores contam com tubulações por onde a água passa e absorve a energia armazenada em forma de calor, ocorrendo o aquecimento da água.
As tubulações, por sua vez, são conectadas a um reservatório térmico que funciona a partir do princípio físico de convecção: a água quente sobe e a água fria desce por conta da diferença de densidades. Ou seja, ele cria uma corrente natural.
Dessa forma, a água fria sempre fica na parte de baixo do reservatório, enquanto a quente fica na parte superior. Assim, para a instalação do reservatório, deve-se deixar a água que será enviada aos coletores solares com a saída na parte inferior do reservatório e o que pode ser enviado para consumo na saída na parte superior.
Vantagens
Ficou interessado em investir no aquecedor solar? Então, confira um resumo das principais vantagens deste equipamento:
- Economia na conta de energia elétrica;
- Manutenção prática, barata e simples;
- Valorização do imóvel;
- Equipamento sustentável;
- Conforto e praticidade para uso de água no dia a dia;
- Alta vida útil que pode chegar até 25 anos.
Conclusão
Ao longo desse conteúdo, você conheceu melhor o aquecedor de água e todas as versões disponíveis para casas, comércios e indústrias.
Aproveite as nossas dicas e descubra qual é a opção mais viável para o seu projeto, considerando demanda, orçamento e vantagens de cada tipo de aquecedor.
Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!