Hidráulica de Piscina: itens necessários e custos

Hidráulica de piscina

Ter uma piscina em casa é um sonho de consumo para muitos brasileiros, especialmente nos meses de verão que são bem quentes por aqui.

Entretanto, construir essa opção de lazer não é uma tarefa tão simples, sendo necessário alguns conhecimentos técnicos principalmente no que diz respeito à hidráulica de piscina.

Quando o assunto é a parte hidráulica, estamos falando sobre componentes como a bomba d’água, filtro, sistema de drenagem, entre outros produtos necessários para o bom funcionamento da piscina.

Para o sucesso desta etapa, é fundamental elaborar um bom projeto hidráulico com uma planta feita por um especialista na área, afinal, nela estarão destacados todos os elementos importantes para a construção da piscina.

Além disso, caso ocorra problemas e necessidade de manutenções, esse material será fundamental para consultar detalhes de toda a estrutura.

Quer saber mais sobre a hidráulica de piscina e quais são as peças que não podem faltar no seu projeto? Continue a leitura e acompanhe as nossas dicas!

Como funciona o sistema hidráulico de uma piscina

O sistema hidráulico de uma piscina merece muita atenção tanto durante o planejamento quanto na execução.

Lembre-se que esse sistema será responsável por movimentar a água, alimentar a piscina, limpar a água da piscina, inclusive o seu tratamento.

Além de escolher os melhores equipamentos e acessórios, você também deve conhecer cada fase da construção, como escavação, queda do piso, impermeabilização e acabamentos.

Na sequência, explicamos detalhadamente cada peça do sistema hidráulico e as suas funções.

Itens necessários e suas funções

Itens para hidráulica de piscina

Para concluir a sua obra com sucesso, os itens abaixo são imprescindíveis, confira:

Tubos

A tubulação desempenha um papel essencial no sistema hidráulico da piscina, uma vez que ela garante a condução da água de entrada e retorno para filtração e aspiração, apoiando todas as operações diárias de conservação de uma piscina.

Composta por tubos e conexões soldáveis PVC de água fria, todos os outros acessórios são instalados a partir da tubulação, o que comprova a sua relevância para o funcionamento correto da piscina.

Ou seja, essa etapa deve ser feita com atenção redobrada para não comprometer o restante do sistema.

Normalmente a bitola dos canos e conexões utilizados na hidráulica de piscina são de 50 mm, portanto toda instalação hidráulica e acessórios da piscina como dispositivos de retorno, de nível e de rosca, também seguem esse diâmetro.

Em relação aos materiais, o tubo de PVC é uma excelente opção para condução de água fria. Contudo, se pretende utilizar água quente na piscina, utilize tubos adequados para maiores temperaturas, como CPVC ou PPR.

Bomba d’água para piscina

bomba d’água tem como principal função fazer a água da piscina circular. Em outras palavras, ela causa a movimentação da água de forma mecânica.

Basicamente, por meio de uma câmara ativada a vácuo, a bomba suga a água para o interior de uma centrífuga e a devolve para dentro da piscina. As bombas precisam de instalação elétrica para sua operação.

Vale destacar que a maioria das bombas d’água contam com um filtro embutido para impedir que a sujeira entre no sistema e impacte no seu funcionamento. Este filtro deve ter sua limpeza feita periodicamente.

Filtro de piscina

O sistema de filtragem, como o nome indica, é usado para manter a água limpa.

filtro funciona por meio de uma areia depositada no seu interior e que retém as partículas de sujeira da água conforme ela é forçada a passar pela areia.

Além disso, os filtros possuem medidores que indicam o momento correto para lavá-lo, para assim, preservar a qualidade da filtragem. Troque o elemento filtrante de acordo com as orientações do fabricante dos filtros.

O bom dimensionamento dos filtros da piscina depende do volume da piscina e da potência da bomba de piscina correta.

Drenos e ralos lineares

Caso não saiba, os drenos estão localizados no ponto mais fundo da piscina, sendo responsáveis por captar, através de sucção, as sujeiras que chegam nessa parte mais baixa.

A maioria dos projetos de piscina adicionam também os drenos laterais, ou seja, eles ficam na lateral inferior da piscina. Nesse caso, o objetivo é executar a sucção por duas frentes, para assim ter mais pontos de coleta de água, dividir a pressão do sistema e diminuir os riscos de acidentes.

É importante destacar que os drenos devem estar em perfeitas condições, pois quando estão danificados podem resultar em acidentes durante a utilização da piscina. Para isso, é fundamental que os drenos contenham tampas que evitem sucção de cabelos e criação de movimentação excessiva na água.

Como destacado, os drenos são ralos dentro da piscina, porém, na parte externa, também é comum a instalação do ralo linear para recolher as águas do piso e evitar o empoçamento em torno das piscinas. Vale ressaltar que essa água deve ser direcionada para o sistema de coleta de águas pluviais da edificação.

Dispositivo de retorno

Você já ouviu falar sobre o dispositivo de retorno?
Trata-se de um equipamento muito importante para a construção da piscina, pois com ele é possível devolver para a piscina a água já tratada no sistema de filtragem.

Além disso, ele também possibilita a produção de um fluxo de água em direção ao dreno de fundo, favorecendo a circulação de água e contribuindo para a sua melhor oxigenação.

Por fim, uma outra função útil é a distribuição completa da mistura dos produtos químicos usados para o tratamento da água.

Skimmer

Valor da hidráulica de piscina

O skimmer possui uma função de filtragem parecida com a dos drenos, porém, esse equipamento coleta apenas a superfície da piscina, ou seja, toda a sujeira que flutua, como poeira, fuligem, gordura, folhas, cabelos, óleos de bronzeamento, entre outros, são recolhidos e eliminados pelo skimmer.

Para dar aquele toque especial, faça também um projeto de iluminação da piscina, utilizando as caixas de passagem, painel de controle e refletores de led, e crie um ambiente especial em seu lazer.

Leia também: 6 passos para construir uma piscina de alvenaria

Conclusão

Ao longo deste conteúdo explicamos melhor quais são as peças que compõem a hidráulica de piscina e por que elas são tão importantes para o funcionamento desta opção de lazer.

Como vimos, o suporte de um profissional é fundamental para esse tipo de projeto, afinal, a segurança é um elemento inegociável durante a construção e utilização de uma piscina.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!

Autores

  • Patrícia Medeiros

    Profissional com mais de 8 anos de experiência na Obramax, onde atua como Gerente de Produtos, especializada em Gestão de Compras, Negócios, Contratos e Campanhas Comerciais para Varejo e Atacado na Construção. Anteriormente, foi Executiva de Produtos na Amanco Wavin, contribuindo para o desenvolvimento e lançamento de produtos na construção civil e irrigação. Além disso, possui experiência como Professora Docente Titular em Curso Técnico, destacando-se na criação de metodologias de ensino inovadoras. Sua carreira também inclui a implantação de certificações ISO 9001:2000 em diversas empresas, serviços e indústrias.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.