Como tirar parafuso espanado de maneira fácil com 6 ferramentas e acessórios

Parafuso espanado

Seja em reformas profissionais ou em reparos do dia a dia, todo mundo já se deparou com um parafuso espanado. A remoção desta ferragem com defeito pode ser uma tarefa desafiadora, pois muitas vezes as tentativas acabam por danificar ainda mais a peça.

Contudo, com ferramentas adequadas e técnicas corretas é perfeitamente possível desvendar o mistério de como tirar parafuso espanado e dar sequência a sua reforma de maneira tranquila e eficiente.

No conteúdo, separamos 6 ferramentas e acessórios que você pode usar para remover parafusos espanados e também listamos uma série de dicas preventivas para evitar esse tipo de dor de cabeça na sua casa ou comércio.

Quer aprender como soltar um parafuso espanado? Então, continue a leitura e acompanhe as nossas dicas!

Por que o parafuso espana?

Antes de mais nada, é importante explicar o que significa um parafuso espanado e o que pode causar isso: de maneira geral, quando falamos que um parafuso está espanado significa que a sua cabeça está sem aderência, em outras palavras, você não consegue posicionar uma parafusadeira ou chave para removê-lo da superfície. Quando isso ocorre, torna-se um verdadeiro desafio desparafusar e, em alguns casos, até mesmo impossível sem estragar a parede ou material que recebe o parafuso.

Em relação ao que causa essa situação, um dos principais fatores é o manuseio errado do próprio parafuso ou da chave na hora de apertá-lo. Neste cenário, quando tentar removê-lo, perceberá justamente que a cabeça do parafuso está com defeito e inviabiliza a sua remoção.

Por conta disso, é válido destacar para sempre utilizar brocas, bits e chaves adequadas para o tipo de parafuso que está sendo inserido. Além claro, de manusear as ferramentas corretamente para preservar a ferragem e facilitar possíveis manutenções com o passar do tempo. Falaremos mais sobre essas dicas ao longo do texto.

Leia também: Tipos De Broca: Saiba Como Funciona Cada Uma Delas E Como Usar

Ferramentas

6 dicas sobre como tirar parafuso espanado com diferentes ferramentas e acessórios

Como tirar parafuso espanado

Infelizmente, às vezes, mesmo seguindo os cuidados na instalação, é possível que o parafuso espane. Como destacamos acima, essa situação pode ser bem frustrante, especialmente para quem está com pressa para concluir um serviço. A primeira dica neste caso é ter paciência e não forçar a peça, pois isso só tornará o seu trabalho mais complicado.

Se você precisar tirar parafuso espanado e não sabe como, separamos 6 ferramentas e acessórios que podem te ajudar no desafio, confira:

1. Alicate

O alicate é uma ferramenta extremamente versátil e pode ser eficiente para remover parafusos espanados que não estão completamente enterrados na superfície. Para isso, pegue o alicate e trave o parafuso firmemente. Na sequência, pressione e gire lentamente até ele ser removido. Lembre-se de tomar cuidado para não danificar a superfície parafusada.

2. Elástico

Por incrível que pareça, um simples elástico também pode ser um trunfo na hora de remover um parafuso espanado. Neste caso, você deve posicionar uma parte da linha do elástico na cabeça do parafuso, inserir a ponta da chave e aplicar uma pressão firme e constante para soltá-lo. Gire no sentido anti-horário de forma lenta e controlada.

3. Outra chave

Outra sugestão é usar uma chave diferente da cabeça do parafuso. Se a cabeça usa uma chave phillips, por exemplo, tente como uma chave de fenda. Essa técnica é um ótimo complemento para a do elástico que explicamos acima.

Informação importante: no caso do parafuso espanado, a ideia de usar uma chave diferente pode sim ser uma solução, mas lembre-se que em situações normais, o mais indicado é sempre usar a chave correspondente à cabeça do parafuso.

4. Extrator de parafuso

O extrator de parafuso é amplamente usado para tirar aqueles que estão quebrados, porém, também ajuda nos espanados. Para isso, pegue a furadeira com a broca específica de metais, faça um furo, depois insira o extrator e remova o parafuso.

Dica: não use muita força e tenha cuidado, pois um parafuso quebrado consegue ser ainda pior que um espanado, principalmente levando em consideração o local que ele está inserido que, na maioria das vezes, não pode ser danificado.

5. Maçarico e calor

O uso do maçarico e calor é uma solução um pouco mais complexa e exige equipamentos específicos, além claro, de alguém com bastante experiência no manuseio destes itens. Ela é indicada especialmente para parafusos presos em peças de metal, como blocos de motor, que demandam calor para a remoção.

Com o suporte de um maçarico pequeno, aqueça a área ao redor do parafuso. Mantenha a chave correta na mão, pois o calor dissipa rapidamente.

O objetivo aqui é aquecer o material ao redor para que ele se expanda, para assim, ser possível colocar a chave e remover o parafuso. Lembre-se que, caso o calor vá para o parafuso, ele também se expande e tornará a missão mais difícil. Se isso acontecer, deixe esfriar e aqueça novamente.

O segredo para usar o maçarico para tirar parafuso espanado combina agilidade, precisão e experiência com a ferramenta. Então, reforçamos que essa sugestão é principalmente para pessoas com experiência para evitar acidentes.

6. Arco de serra

A nossa última dica também envolve o uso de uma outra ferramenta, mas este caso é bem mais simples que o anterior. Com um arco de serra e bastante cuidado, faça uma fenda no parafuso para encaixar a sua chave.

Como vimos, a principal complicação do parafuso espanado é a perda de aderência para girá-lo. Ao fazer uma fenda com a serra, você cria uma nova área de fricção para facilitar a remoção.

Como evitar parafuso espanado

Como evitar parafuso espanado

Além de aprender como tirar parafuso espanado, é muito importante entender boas práticas que minimizem esse risco, não é mesmo? Então, quando for parafusar algo, siga as seguintes dicas:

  • Chaves, bits e brocas corretas: ao longo do conteúdo destacamos isso diversas vezes, mas é necessário reforçar como usar as chaves e brocas corretas faz toda a diferença no serviço. Por isso, selecione sempre a ferramenta que se encaixa perfeitamente no encaixe do parafuso, evitando movimentos laterais e deslizamentos.
  • Pressão adequada: pressão demais quase nunca é bem-vinda neste tipo de situação, portanto, tente aplicar uma pressão firme e uniforme, mas sem exageros pois isso tende a causar danos na cabeça do parafuso.
  • Posicionamento da chave: tenha certeza de posicionar a chave exatamente no encaixe do parafuso. Isso diminui as chances de deslizamento na hora do parafusamento.
  • Ferramenta reta: quando estiver parafusando, deixe a ferramenta o mais reta possível em relação ao eixo do parafuso, uma vez que isso contribui para transmitir a força de maneira mais uniforme e sem forçar as laterais.
  • Atenção ao excesso de torque: é fundamental evitar a aplicação excessiva de torque ao girar o parafuso. Em outras palavras, se encontrar resistência durante o aparafusamento, em vez de forçar mais, cheque se a ferramenta está bem posicionada e considere outras alternativas, como o uso de solventes penetrantes ou extratores de parafuso.
  • Evite parafusos danificados: às vezes precisamos fazer um reparo e surge a necessidade de reutilizar um parafuso que já está em condições ruins. Então, priorize a compra de novos parafusos para evitar danificar ainda mais uma peça comprometida.

Com essas dicas, você consegue reduzir consideravelmente as chances de um parafuso espanar durante a instalação ou remoção. Em resumo: prestar atenção nos detalhes, usar as ferramentas corretas e controlar a força e pressão são elementos cruciais para evitar danos e aumentar a vida útil do parafuso.

Aproveite e confira as ferramentas manuais disponíveis na Obramax com os melhores preços!

Conclusão

No decorrer deste artigo, explicamos como tirar parafuso espanado pode ser um desafio, mas com ferramentas e técnicas específicas é possível realizar a remoção de maneira eficiente e segura.

Como vimos, existem diferentes alternativas, desde equipamentos mais “robustos” como o maçarico, até acessórios simples do dia a dia como um elástico. Cada método apresenta suas vantagens e pontos de atenção, por isso, não esqueça de seguir as dicas para evitar danos adicionais durante o processo, além claro, de seguir os cuidados de segurança para evitar acidentes.

Por fim, vale frisar que a prevenção é sempre a melhor alternativa. Sendo assim, não esqueça de seguir também as nossas dicas de como evitar o parafuso espanado para garantir um serviço sempre impecável!

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!

Autores

  • Paulo Manuel de Rossi
  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.