Exaustor para Banheiro sem Janela funciona? Qual o melhor?

Exaustor para banheiro

Banheiros com pouca ventilação ou sem janelas podem representar um perigo para a qualidade de vida das pessoas que utilizam o cômodo. Portanto, se a sua casa ou comércio sofre com esse problema, saiba que existe um item capaz de melhorar o fluxo de ar, dissipar odores e controlar a umidade presente no ambiente: o exaustor para banheiro.

Trata-se de um equipamento extremamente prático e eficiente para aumentar a qualidade do ar em banheiros e reduzir as chances de proliferação de bactérias e germes, mesmo quando não há presença de uma janela.

Se você já ouviu falar sobre os exaustores, com certeza sabe que há inúmeros modelos disponíveis no mercado.

Quer saber como escolher o melhor exaustor para banheiro? Então, continue a leitura que preparamos um guia completo para te ajudar nessa missão!

Antes de mais nada, é importante reforçar que há 5 fatores que devem ser levados em consideração na hora de comprar um exaustor:

  • Tamanho;
  • Potência;
  • Fluxo de ar;
  • Local de instalação;
  • Nível de ruído.

Vamos entender melhor tudo isso?

O que é e como funciona um exaustor?

Como funciona exaustor para banheiro

A partir da definição técnica, podemos classificar o exaustor como um equipamento que realiza a circulação do ar do ambiente, favorecendo a eliminação do mau cheiro e ar quente, como o vapor do chuveiro.

O aparelho é muito comum em projetos de apartamentos recentes ou em imóveis com banheiros compactos que não contam com saída externa.

Porém, reforçamos que, diante da aprovação de um profissional especializado, ele pode ser instalado em outras áreas. Em banheiros maiores, por exemplo, o exaustor é um excelente suporte na hora de renovar o ar do ambiente.

Mas afinal, como os exaustores funcionam?

O exaustor para banheiro funciona por meio de uma pequena hélice, responsável por captar o ar interno e direcioná-lo para fora através de um duto. Nesse processo, o aparelho também remove o excesso de umidade.

Vale destacar que o aparelho funciona por meio de conexão à rede elétrica, mas não é preciso ficar ligado o tempo todo; afinal, isso representaria um consumo desnecessário de energia.

Na maioria das vezes, durante a instalação do exaustor, coloca-se um sensor de presença para ativá-lo somente quando o banheiro for utilizado.

Outra opção válida é colocar um interruptor para acionar o equipamento quando necessário.

Quando adquirir um exaustor?

O exaustor para banheiro é necessário em locais em que a circulação de ar seja insuficiente ou quando não há nenhuma ventilação. Contudo, mesmo em banheiros grandes, um bom exaustor faz toda a diferença na qualidade do ar.

Não à toa, é cada vez mais comum vermos os exaustores em casas, apartamentos, escritórios, etc.

Ou seja, quando há sinal de que a circulação de ar está comprometida no imóvel, é preciso adquirir um exaustor de banheiro para garantir que esse ambiente esteja sempre adequado para uso.

Tipos de exaustor de banheiro

Entre os tipos de exaustores de banheiro, existem 3 que são os mais buscados no mercado, veja abaixo:

  • Exaustor embutidoesse modelo traz um design diferenciado, uma vez que é projetado para ser instalado na área diretamente acima do banheiro. Entre as principais vantagens do exaustor embutido, destacamos a redução de ruído e possibilidade de instalação de vários pontos de saída para o ar descartado.
  • Exaustor de parede: como o nome indica, esse tipo de exaustor é instalado em uma parede interna ou externa e costumam ser usados em banheiros que não têm área livre acima do teto. Outro detalhe importante é que se o aparelho for montado em uma parede com acesso externo, o exaustor não precisa dos dutos ou da canalização.
  • Exaustor de teto: sem dúvidas, o exaustor de teto é a opção mais presente no nosso dia a dia. Aqui, o equipamento é instalado no teto do banheiro e o ar é descartado pelos dutos até o telhado para a sua eliminação.

Como escolher um exaustor para banheiro

O primeiro passo para escolher um exaustor de banheiro é definir onde ele ficará instalado (parede ou teto). Caso nenhuma parede do banheiro esteja voltada para a área externa do imóvel, a recomendação é escolher o modelo de teto.

Mais um ponto que merece atenção é o tamanho do seu banheiro. Isso é muito importante para evitar a compra de um modelo inadequado para a demanda do ambiente. Sendo assim, lembre-se que a vazão de ar (medida em metros cúbicos por hora) deve ser proporcional às dimensões do banheiro (em metros quadrados).

Abaixo explicamos esses e outros fatores sobre como escolher um exaustor para banheiro:

Tamanho

De forma geral, o que varia entre os modelos de exaustores é o diâmetro de passagem do ar. Para banheiros compactos, de até 7 m², o diâmetro indicado é de 100 mm.

Já no caso de banheiros médios, com medidas de 7 m² a 15 m², a recomendação é um diâmetro de 125 mm. Por fim, banheiros acima de 15 m² devem usar um diâmetro de 150 mm.

Potência

Para saber a potência mais indicada, avalie os seguintes pontos: quantidade de ar que o produto remove do banheiro em determinado período e o tamanho do cômodo.

Se quiser evitar problemas, conte com o suporte de um profissional especializado na hora de comprar o seu equipamento.

Fluxo de ar

Outro ponto importante é entender como funciona a renovação do fluxo de ar do exaustor. Ou seja, qual é a velocidade de extração do equipamento.

Esse fator é fundamental para garantir que você comprará um aparelho capaz de suportar a demanda do seu banheiro.

Local de instalação

O local de instalação é um dos fatores que mais traz dúvidas para o consumidor. Afinal, onde instalar o exaustor?

Como vimos anteriormente, há 3 opções de pontos de instalação: teto, parede e embutido.

Em instalações residenciais, o exaustor de teto é o mais utilizado. Contudo, quando o banheiro não possui área acima do teto, o exaustor de parede é indicado. Por fim, o exaustor embutido é instalado diretamente na área acima do banheiro e traz um design mais moderno.

Em outras palavras, o local de instalação dependerá principalmente da estrutura do seu banheiro.

Informação importante: o uso do exaustor demanda pequenas reformas no banheiro para comportar o equipamento de maneira segura e eficiente.

Nível de ruído

Por fim, um fator que faz toda a diferença é o nível de ruído do equipamento.

Como todos os modelos de exaustores contam com um motor para funcionamento, naturalmente eles emitem variados níveis de ruído.

Portanto, para ter mais conforto e bem-estar, a dica é escolher um modelo que produza o menor nível de ruído possível.

A maioria dos exaustores emitem ruídos com cerca de 45 dB (decibéis), podendo chegar a mais de 60 dB, tornando-se um problema principalmente para quem sofre com sensibilidade auditiva.

Nesse caso, a orientação é priorizar exaustores silenciosos para banheiro que apresentam uma emissão de ruído próxima ou inferior a 20 dB.

Confira os exaustores para banheiro disponíveis na Obramax

Como instalar um exaustor no banheiro

Como instalar exaustor para banheiro

Antes de falarmos sobre como instalar o exaustor no banheiro, devemos salientar que é essencial uma vistoria do local para detectar os melhores pontos para a instalação do equipamento e as necessidades deste local.

Além disso, esse serviço deve ser feito por um profissional especializado, uma vez que exige o manuseio de ferramentas elétricas e atenção a detalhes mais técnicos para assegurar a eficiência da instalação.

Montamos abaixo um guia sobre instalação de exaustores que pode ser usado tanto por profissionais que desejam tirar dúvidas sobre a instalação, quanto por pessoas que querem apenas entender como o serviço funciona para acompanhar a instalação.

Ferramentas e equipamentos necessários

  • Compasso;
  • Chave de fenda;
  • Alicate de bico meia cana;
  • Lâmina de serra ou esmerilhadeira angular;
  • Fita isolante;
  • Furadeira;
  • Parafusos e buchas;
  • Óculos de segurança;
  • Luvas de proteção;
  • Máscara de segurança;
  • Protetor auricular (caso utilize a esmerilhadeira).

Passo a passo

  • Desligue o disjuntor;
  • Faça a marcação com o compasso (o diâmetro de abertura está indicado na embalagem do produto);
  • Execute o corte seguindo a marcação para abrir o buraco e encaixar o exaustor no teto ou na parede. Não se esqueça de usar todos os EPIs necessários;
  • Faça a ligação elétrica (individual ou em conjunto com ligação de luz) e lembre-se de vedar os fios com fita isolante para evitar problemas futuros e escolher um equipamento compatível com a tensão elétrica do imóvel;
  • Coloque o exaustor no buraco da parede ou teto e depois parafuse para fixá-lo na posição correta;
  • Para completar o acabamento, encaixe a grade externa no exaustor;
  • Ligue o disjuntor e teste o produto.

Procurando opções com o melhor preço? Confira nossos móveis e materiais para banheiro disponíveis na Obramax!

Conclusão

Ao longo desse conteúdo, você conheceu melhor os diferentes modelos de exaustor para banheiro, equipamento essencial para renovar a qualidade de ar nesse cômodo tão importante em nosso dia a dia.

Aproveite as nossas dicas e garanta a instalação perfeita do exaustor de banheiro em qualquer tipo de projeto.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog do Max, não deixe de conferir!

Autores

  • João Fernandes

    Experiência em 23 anos na área de gestão comercial de diversas categorias de produtos, em empresas renomadas no mercado. Atua na Obramax como líder de produto no departamento de Climatização e Iluminação.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.