Como funciona fechadura digital e dicas para escolher

Fechadura digital

A segurança residencial e comercial é uma preocupação constante em nosso dia a dia. Por isso, nos últimos anos, a fechadura digital ganhou cada vez mais destaque nos lares e comércios brasileiros, afinal, esse tipo de equipamento oferece mais proteção e praticidade do que os modelos tradicionais.

De maneira geral, as fechaduras digitais são sistemas de segurança eletrônica que substituem as chaves tradicionais por métodos de autenticação digital, como sensores biométricos, teclados numéricos ou cartões de acesso.

Ou seja, com esse tipo de fechadura, problemas como esquecer ou perder as chaves são eliminados. Em vez disso, basta digitar um código, usar a impressão digital ou utilizar um cartão de acesso para entrar em sua residência ou estabelecimento comercial.

Além disso, é importante destacar que as fechaduras digitais oferecem um alto nível de segurança, sendo possível encontrar modelos com sistema anti-invasão, dificultando assim, arrombamentos e invasões.

Quer aumentar a segurança de sua casa ou comércio com uma solução moderna e eficiente? Então, continue a leitura e veja como funciona a fechadura digital, como escolher e muito mais!

Leia também: Porta para Drywall: como escolher e instalar

Como funciona fechadura digital

Conforme explicamos acima, as fechaduras digitais são projetadas para substituir as chaves físicas por autenticação digital. Dessa forma, o funcionamento da fechadura varia de acordo com o modelo e fabricante escolhidos, mas o conceito geral é o mesmo: autenticação, verificação e liberação.

Explicando melhor: ao se aproximar da porta, a pessoa deve realizar a autenticação para comprovar que possui permissão de acesso. Essa validação pode ser feita por meio de um código número, leitura de um cartão de acesso, impressão digital ou até mesmo reconhecimento facial.

Após a autenticação, o sistema da fechadura checa a validade das informações fornecidas. No caso de um código numérico, por exemplo, a fechadura digital verifica se o código digitado corresponde ao código previamente programado.

Assim que a verificação é concluída, a fechadura eletrônica libera o mecanismo de travamento para permitir a abertura da porta. Isso pode envolver o recuo do trinco da fechadura, o desbloqueio de um mecanismo de fechamento ou até mesmo a ativação de um motor que controla a abertura da porta.

Informação importante: diversas fechaduras digitais contam com a função de registrar o acesso, reunindo informações como data, hora, método de autenticação usado e, em alguns casos, até mesmo fotos ou vídeos das pessoas que acessaram a porta.

Diferenças entre fechadura eletrônica, digital e elétrica

Antes de falarmos sobre mais detalhes das fechaduras digitais, é importante explicar uma dúvida muito comum: a diferença entre fechadura eletrônica, digital e elétrica. A similaridade entre os termos provoca muita confusão na hora de comprar esse item para o seu imóvel, por isso, saiba que por via de regra, a fechadura digital é um tipo de fechadura eletrônica. Porém, nem todo modelo de fechadura eletrônica é digital, uma vez que temos modelos com eletrônicos com botão fixo.

Já no caso da fechadura elétrica x digital, temos uma sensível diferença: o modelo elétrico funciona por meio de um mecanismo que libera o trinco quando uma corrente elétrica é aplicada. Assim, a fechadura elétrica é controlada remotamente ou por sistemas de controle de acesso, como intercomunicadores, painéis de controle e sistemas de segurança. Em outras palavras, ela não libera o acesso por meio de autenticação digital.

Se quiser saber mais sobre esse tipo de produto, confira nosso guia completo com 12 passos para instalar fechaduras elétricas!

Ferramentas

Como escolher fechadura digital

Ao escolher uma fechadura digital, é importante considerar vários aspectos para garantir que ela atenda às suas necessidades de segurança e conveniência, confira os principais:

1. Tipo de aplicação

Ao escolher uma fechadura digital, você precisa avaliar o tráfego entre os ambientes, mais especificamente a quantidade de pessoas que irão passar pela porta diariamente. Em geral, essas fechaduras são indicadas para até 20 ou 30 acessos por dia, então, se o número de acesso for maior, é mais interessante investir em um sistema de controle de acesso.

Também leve em conta se a fechadura digital será instalada em um ambiente interno ou externo. A maioria dos modelos é projetado para ambientes internos, como portas de apartamentos. Se for uma porta exposta ao sol e chuva, é importante escolher uma versão adequada para essas condições.

2. Modelo de porta

Existem diversos tipos de porta e o modelo que você tem instalado em casa também influencia na escolha da fechadura. Por exemplo, se a esquadria tiver dobradiças, é preciso escolher tipos de portas como colmeia, sarrafeada, semi-oca e maciça.

Já no caso de portas pivotantes ou com puxador, a indicação são fechaduras sem maçaneta e com fecho rolete. Enquanto para portas de vidros, você pode apostar em modelos de sobrepor (correr e abrir) que não precisam de recorte no vidro.

Outro detalhe relacionado à porta que merece atenção é a espessura: cada fechadura possui limites mínimos e máximos de espessura para se encaixar perfeitamente. Para ilustrar, no Brasil, a maioria das portas variam entre 35 e 45 mm, por isso, os fabricantes focam bastante nessa faixa de espessura.

3. Instalação de sobrepor ou embutir

Existem dois tipos de instalação para fechaduras digitais: sobreposta e embutida. Na instalação de embutir, a lingueta da fechadura fica dentro do batente da porta. Já na instalação sobreposta, a lingueta fica posicionada na parte externa do batente.

4. Tipo de abertura

Como explicamos acima, há diversas formas de validar a abertura de uma fechadura eletrônica. Sendo assim, veja qual opção é mais conveniente e segura para o seu imóvel. Lembrando que as principais alternativas de validação disponíveis são: código de senha, cartão de aproximação (RFID), autenticação biométrica ou até mesmo um aplicativo em um smartphone (como Bluetooth ou Wi-Fi).

5. Preço

Por fim, o preço da fechadura digital também deve ser considerado, afinal, os valores variam bastante tendo como principal influência o tipo de tecnologia utilizado no equipamento. Por exemplo, fechaduras que disponibilizam apenas a validação por senha tendem a ser mais baratas que os modelos com leitura biométrica.

Além disso, o tipo de fechadura também impacta no seu valor: modelos de sobrepor que possuem o mecanismo de trancamento integrado à parte interna costumam ser mais acessíveis do que os modelos embutidos equivalentes.

Felizmente, há diversas marcas e métodos de abertura disponíveis, então, é perfeitamente possível encontrar uma solução eficiente e que caiba no seu orçamento.

Confira as melhores fechaduras digitais disponíveis aqui na Obramax com preços imperdíveis!

Vantagens das fechaduras eletrônicas

Ainda está em dúvida se vale a pena investir nas fechaduras eletrônicas para o seu imóvel? Para te ajudar, separamos as vantagens que este equipamento traz para os mais variados tipos de ambientes:

  • Estética moderna: todos os modelos de fechaduras digitais apresentam um visual moderno, mas sem ser extravagante, o que valoriza a decoração do imóvel.
  • Maior praticidade: sem dúvidas, a praticidade é uma das principais vantagens das fechaduras eletrônicas, pois elas dispensam o uso daquele molho de chaves e ainda proporcionam maior controle sobre quem acessa o local. Essa facilidade para acessar fica mais evidente no dia a dia em situações como chegar do mercado com as sacolas de compras, ir para a academia sem precisar levar as chaves e muito mais.
  • Mais segurança: infelizmente, as chaves tradicionais são mais fáceis de serem burladas. No caso das fechaduras digitais, isso não ocorre. Nem mesmo em modelos que possuem chave física para contingência, pois as travas são bem resistentes.

Melhores fechaduras digitais no mercado

Depois de conhecer mais sobre as fechaduras digitais e suas vantagens, você ficou interessado em comprar, mas não sabe qual opção escolher? Não se preocupe, listamos abaixo dicas de modelos disponíveis aqui na Obramax:

Fechadura Digital de Embutir com Rolete Magnético FDE-101 EP

A fechadura digital FDE-101RM é a mais recente inovação da Pado, combinando tecnologia avançada com um design icônico. Inspirada no modelo FDS-101, a FDE-101RM mantém recursos populares, como a máquina vertical, leitor biométrico e painel digital de senha.

No entanto, apresenta uma nova adição interessante: uma máquina de embutir do tipo Rolete Magnético. Essa tecnologia proporciona um fechamento suave e silencioso, conferindo um toque de sofisticação à experiência de uso.

Fechadura Digital de Embutir Wi-Fi com Biometria DE4000B Preta

Fechadura digital biometria DE4000B

A fechadura digital de embutir da Elsys é uma opção sofisticada e prática, oferecendo segurança e bom custo-benefício. Com desbloqueio via senha, biometria ou aplicativo, ela proporciona soluções inovadoras para substituir chaves e trancas tradicionais.

O teclado touch screen luminoso facilita o cadastro de senhas numéricas, enquanto recursos como maçaneta reversível, aviso de bateria fraca, desbloqueio remoto, registro de acessos via aplicativo e função campainha a tornam ainda mais conveniente. Com modo de dupla proteção e plug para alimentação de emergência, essa fechadura digital inteligente Elsys oferece conforto e praticidade para os usuários.

Fechadura Digital de Sobrepor com Senha FDS-10 EP

Fechadura digital FDS 10EP

A fechadura digital de sobrepor com senha FDS-10EP é uma escolha ideal para quem procura uma solução segura e de fácil instalação e manuseio. É especialmente adequada para portas de menor espessura, variando de 30 a 45 mm, uma vez que a fechadura fica visível na parte interna da porta.

Com capacidade para cadastrar até 5 senhas de acesso distintas, esse modelo de fechadura também possui interface sonora e alarme contra intrusos, fornecendo uma camada adicional de segurança. A FDS-10EP é uma opção prática e confiável para proteger sua porta com a conveniência e a tranquilidade do acesso por senha.

Fechadura Digital de Embutir de Alta Segurança FDE-600W

Fechadura digital FDE 600W

A Fechadura Digital FDE-600W é perfeitamente adequada para portas externas devido à sua resistência às condições climáticas, como água e poeira. Esse modelo é o primeiro da linha Pado Digital Locking a oferecer essa facilidade.

Além disso, destaca-se por possuir uma máquina de alta segurança com dimensões que permitem substituição fácil em portas já furadas para a mesma máquina. Recomendada para portas de madeira com espessura de 30 a 75 mm, a FDE-600W combina um design moderno com cinco métodos de abertura: biometria, senha numérica, cartão de acesso, chave mecânica para emergência e aplicativo Pado Digital Locking.

Fechadura Digital de Sobrepor Horizontal DS1000H Preta

A fechadura digital de sobrepor horizontal Elsys modelo DS1000H é prática e segura. Possui um teclado touch screen luminoso, facilitando a operação em ambientes com pouca iluminação. É acionada por senhas numéricas, com capacidade para até 5 senhas.

Ela também garante a segurança do local com alarme sonoro de violação e de uso excessivo de senhas incorretas. Além disso, conta com um sensor de travamento automático, que trancará a porta assim que for fechada. A alimentação é feita por 4 pilhas alcalinas (inclusas), com duração de 1 ano, considerando 10 acessos diários.

Em caso de esgotamento das pilhas, a fechadura possui plugs para alimentação de emergência. Pode ser instalada em portas de madeira com abertura direita ou esquerda, que abrem para dentro ou para fora, e com espessura de 25 a 50mm. Sua instalação é simples, pois não requer grandes alterações na porta.

Como instalar e configurar fechadura eletrônica Wifi | Passo a Passo

Se ficou com dúvidas sobre como instalar uma fechadura digital, aproveite e confira o vídeo do canal Obra é Compromisso com dicas do nossos especialistas:

 

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, entendemos melhor como a fechadura digital é uma solução moderna e eficiente para aumentar a segurança e praticidade em ambientes residenciais e empresariais.

Além disso, as fechaduras digitais também oferecem benefícios em termos de flexibilidade e gerenciamento de acesso. Os proprietários podem facilmente conceder e revogar acesso temporário em contextos específicos, como visitantes ou prestadores de serviços, sem a necessidade de chaves físicas ou a preocupação de perdê-las. Essa facilidade é ainda mais útil em cenários comerciais, como hotéis, onde o acesso precisa ser concedido de forma rápida e eficiente.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!

Autores

  • Paulo Manuel de Rossi
  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.