Tipos de Marteletes, aplicações e dicas de uso

Tipos de martelete

martelete é uma das ferramentas mais importantes para a construção civil, especialmente para serviços que envolvem cortes e demolição de diferentes tipos de materiais e estruturas. Em geral, esse equipamento apresenta uma variação de modelos, pesos e velocidades. Ou seja, é perfeitamente possível achar o martelete ideal para a sua demanda.

A sua função básica é a de furar ou romper o concreto de maneira prática e eficiente, principalmente quando comparado aos outros equipamentos usados para esse trabalho, como a talhadeira. Além disso, os marteletes ajudam a aumentar a produtividade na obra, pois minimizam as chances de danos provocados pelo esforço repetitivo empregado no antigo processo tradicional.

Quer saber mais sobre os tipos de marteletes, para que serve e como utilizá-lo na construção civil?

Continue a leitura e acompanhe as nossas dicas!

O que é martelete e para que serve

Por definição, o martelete é uma pequena britadeira que pode ser usada para quebrar, demolir e cinzelar variados materiais, como paredes de tijolos, revestimentos de cerâmica, colunas de concreto, pedras e muito mais.

O principal diferencial da ferramenta é a sua capacidade de absorver ainda mais impacto e aplicar mais força, sendo o equipamento mais indicado para trabalhos em materiais mais resistentes.

Sobre o seu funcionamento, os marteletes absorvem o impacto por meio de um mecanismo pneumático que proporciona uma compressão de ar passada indiretamente para a broca.

Em resumo, esse mecanismo demanda menos esforço de quem está utilizando a ferramenta, garantindo mais precisão, praticidade e segurança nos trabalhos.

Leia também: Ferramentas de corte: conheça os principais tipos e aplicações

Ferramentas

Diferença entre martelete e furadeira de impacto

Diferença entre martelete e furadeira

Depois de entender melhor para que serve o martelete, é natural ter dúvidas sobre qual a diferença entre essa ferramenta e uma furadeira de impacto, outro equipamento bastante utilizado na construção civil.

Basicamente, a furadeira de impacto pode ser usada por pessoas com menos experiência com ferramentas (inclusive para trabalhos domésticos), além de ser mais indicada para romper superfícies de baixa dureza.

martelete, por outro lado, conta com um motor mais potente e desenvolvido especialmente para superfícies de alta dureza.

A sua utilização é mais voltada para a construção civil e profissionais experientes para controlar a ferramenta.

Leia também: Furadeira: conheça os melhores modelos e faça a escolha perfeita

Tipos de martelete

Por conta do tipo de trabalho que executa, os marteletes possuem diversas variações para oferecer sempre o melhor desempenho.

No mercado, você encontra uma série de modelos e os principais são os seguintes:

Martelete demolidor

martelete demolidor é o modelo usado como uma britadeira, em posição vertical. É uma das opções mais interessantes para canteiro de obras, pois apresenta um desempenho mais robusto.

Na maioria das vezes, é aproveitado para romper com facilidade concreto, principalmente por contar com uma função de mecanismo golpeador embutido e controle eletrônico de velocidade para ajustar a força de percussão.

Martelete perfurador

Martelete perfurador

Já o martelete perfurador, como o nome aponta, é usado para perfurar diversos tipos de estruturas, como tijolo, concreto e pedras.

Ele conta com um mecanismo conhecido como bloqueio de percussão e ponteiras (que podem ser brocas e talhadeiras).

Quando adaptados sem a função percussão, eles podem ser utilizados para perfurar metal, aço, cerâmica, madeira e materiais sintéticos.

Martelete rompedor

Uma outra opção interessante para demolição de concreto é o martelete rompedor, um dos equipamentos mais tradicionais do mercado.

Essa versão possui um mecanismo golpeador que quebra estruturas mais pesadas, além de dispor de um controle eletrônico de velocidade que permite um ajuste da força de percussão da peça, conferindo mais segurança para o usuário.

Martelete combinado

Para quem procura uma ferramenta ainda mais completa, o martelete combinado une duas funções em um único equipamento: perfuração e rompimento.

Em outras palavras, esse martelete pode ser aproveitado tanto para demolir estruturas, quanto para furar materiais.

Alguns modelos também permitem a troca do mandril do martelete, transformando-o em uma boa alternativa para substituir o uso da furadeira.

Vale a pena utilizar martelete para demolição?

Martelete para demolição

Ao longo desse conteúdo, ficou claro que o martelete é uma boa opção para demolição, certo?

Uma das versões mais usadas da ferramenta é o martelete de 10 kg, ideal para demolir pequenas vigas e pilares de concreto.

Esse modelo também é interessante para romper paredes para instalação de esquadrias, abrir rasgos para instalações elétricas e hidráulicas, além da remoção de pisos para remodelação.

No entanto, vale ressaltar que o uso do martelete deve ser feito por uma mão de obra especializada e com conhecimento das normas brasileiras e manuais dos fornecedores do equipamento.

Além disso, o uso dos equipamentos de proteção individual são fundamentais para todos os trabalhos realizados com marteletes.

Entre as vantagens da utilização da ferramenta para demolição, destaca-se a otimização do tempo e mão de obra, uma vez que com ela, estima-se que o tempo de trabalho seja 30 vezes mais rápido e necessite apenas de uma pessoa para executar o trabalho.

Para efeito de comparação, com uma ferramenta manual, um colaborador consegue derrubar 100 kg de entulho. Já com o martelete 10 kg, por exemplo, o mesmo operador consegue demolir 3 toneladas.

Leia também: Demolição: Guia Completo Com Tudo Que Você Precisa Saber

Como escolher os tipos de martelete

Como vimos, há uma diversidade de marteletes no mercado, sendo que existem modelos específicos para determinados trabalhos.

Veja abaixo alguns pontos que te ajudarão a escolher seu martelete:

Entenda a aplicação

A dica para escolher a melhor opção é traçar um comparativo entre tamanho da obra/serviço e a potência do martelete.

Para ilustrar: profissionais que realizam demolições frequentemente precisam de um martelete rompedor e um demolidor com alta potência.

Em contrapartida, quem precisa apenas realizar furos mais profundos em diferentes materiais, pode optar por um martelete perfurador mais simples.

Considerando esses aspectos, será possível definir o modelo do martelete e o KG indicado.

Martelete SDS ou outro?

O martelete SDS traz um sistema especial para melhorar o encaixe das brocas, permitindo assim, o movimento sem desencaixar a ferramenta.

Por conta disso, as brocas SDS são ideais para perfurar materiais brutos com velocidade, sendo amplamente usadas em blocos de concreto, paredes, vigas, etc.

Então, dependendo da sua demanda, vale a pena sim investir nesse tipo de ferramenta, afinal, ela foi desenvolvida com foco na praticidade de uso e com alta resistência ao impacto.

Faixas de preço

O preço de um martelete pode variar entre R$ 360 e R$ 1000, dependendo da marca escolhida e especificações técnicas da ferramenta.

E se está procurando por um martelete bom e barato, confira os produtos disponíveis aqui na Obramax!

Somos uma loja de ferramentas elétricas e materiais de construção que possui inúmeras soluções para tornar a sua reforma ou obra mais prática, econômica e eficiente.

Trabalhamos com o conceito de “atacarejo”, ou seja, combinamos vendas no atacado e no varejo. Dessa forma, conseguimos atender todos os tipos de clientes, desde pessoas físicas até empresas, sempre com preços competitivos.

No caso do martelete, a opção de preço é somente no varejo. Porém, contamos com uma série de consumíveis para ferramentas no atacado, como os modelos de brocas, por exemplo.

Além disso, aqui você pode comprar na loja, por telefone ou internet. Muita praticidade, não é mesmo?

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, comentamos sobre os diferentes tipos de martelete e qual é a sua importância para reformas e obras.

Trata-se de uma ferramenta extremamente prática e capaz de tornar o trabalho de corte e demolição mais prático, produtivo e eficiente.

Além disso, você também descobriu que aqui na Obramax te oferecemos diversos marteletes por um preço atrativo, isso sem contar na vasta gama de consumíveis para essa ferramenta elétrica.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax e diversos cursos gratuitos na Academia de Profissionais, não deixe de conferir!

Autor

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.