Tipos de luvas e como usar cada um desses EPIs

Luvas de proteção

Não é novidade para ninguém que os equipamentos de proteção individual são materiais fundamentais em diversos segmentos, especialmente na construção civil, atividades industriais etc. Entre os EPIs mais utilizados, sem dúvidas, estão os diferentes tipos de luvas de proteção.

Desenvolvidas a partir da urgência de proteger as mãos dos colaboradores, as luvas de proteção são encontradas em variados modelos, tamanhos e materiais específicos de fabricação para atender uma ampla gama de atividades.

Basicamente, elas são classificadas de acordo com o critério de uso, fabricação, tipo de proteção oferecido, espessura e material de fabricação. Naturalmente, por serem consideradas EPI, elas também devem conter o Certificado de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para comprovar sua eficácia contra os riscos diários.

Vale destacar que o uso deste EPI integra as Normas Regulamentadoras e serve para proteção para riscos mecânicos, químicos, biológicos e muito mais.

Quer garantir o máximo de segurança nas suas atividades profissionais? Então, continue a leitura e conheça os principais tipos de luvas de proteção, quando usá-las e outras dicas fundamentais!

Riscos que as luvas de proteção evitam

Antes de mais nada, precisamos entender melhor quais são os riscos prevenidos pelas luvas de proteção. Por se tratar de um EPI usado nas mãos, as luvas são primordiais para um trabalho eficiente e seguro, evitando os seguintes possíveis acidentes:

  • Riscos mecânicos: corte, abrasão e perfuração;
  • Riscos físicos: queimaduras e choques elétricos;
  • Riscos químicos: exposição a substâncias que podem gerar riscos à saúde, por exemplo, clorofórmio e formol;
  • Riscos biológicos: fungos, bactérias, vírus, protozoários, parasitas, bacilos e demais.

Como podemos ver, os colaboradores que precisam usar as luvas de proteção correm diversos riscos durante a execução do trabalho. Sendo assim, é importante ressaltar para todos que o uso deste EPI é imprescindível para evitar danos irreversíveis à saúde e integridade física, garantindo a segurança e o bem estar de todos.

Feita essa consideração, vamos conhecer os principais tipos de luvas de proteção e quando usá-las? Veja!

Quais os tipos de luvas e para quê elas servem?

Como comentamos anteriormente, as demandas para as luvas de proteção são muito variáveis e complexas, portanto, é importante entender a necessidade do seu ambiente para escolher o modelo ideal. Aqui na Obramax, você encontra uma série de modelos das principais marcas do mercado, confira os modelos mais usados:

1. Luva nitrílica

Luva nitrílica volk

Fabricadas em borracha nitrílica, as luvas nitrílicas possuem uma espessura menor, porém, favorecem a destreza e o manuseio de objetos durante a atividade exercida. Normalmente são usadas na limpeza de máquinas, processamento de alimentos, manuseio de solventes, tintas e vernizes, fabricação de baterias etc.

2. Luva de látex

Luva látex volk

Já as luvas de látex são fabricadas em borracha natural, sendo comumente usadas em demandas de higienização em estabelecimentos comerciais, como hospitais, shopping, mercados, entre outros.

Além disso, também são usadas em comércios relacionados à alimentos, justamente para oferecer mais segurança na preparação e manipulação destes insumos.

3. Luva de raspa

Luva de raspa alseg

Outro material muito utilizado na fabricação de luvas é o couro. A luva de raspa é um perfeito exemplo deste tipo de EPI.

Elas são indicadas, em geral, para atividades realizadas na construção civil, carga e descarga de materiais, mineração, indústrias variadas etc. Dessa forma, a luva de raspa oferece proteção contra agentes térmicos e mecânicos, permitindo assim, que o colaborador manuseie peças abrasivas e em altas temperaturas com a devida segurança.

4. Luva de vaqueta

Luva de vaqueta alseg

Também fabricada em couro, a luva de vaqueta se difere pois é indicada para trabalhos que exigem um pouco mais de tato para os colaboradores. Ou seja, esse tipo de luva apresenta uma espessura menor quando comparada ao modelo de raspa.

Devido a essa característica, ela pode ser usada nos seguintes casos: frigoríficos e câmaras frias; montagem de estruturas metálicas; carga e descarga em canteiros de obra e mineradoras e trabalhos em altura, por exemplo.

5. Luva antivibração

Comumente produzida em fibra sintética e com revestimento em neoprene, a luva antivibração, além de proteger contra vibrações, também garante proteção contra agentes abrasivos, escoriantes, cortes e perfurações.

Trata-se de um EPI robusto e resistente, uma vez que também conta com gomos nas palmas da mão para absorver os impactos da vibração proveniente do uso de máquinas de compactação, britadeiras, brocas, ferramentas de polimento etc.

6. Luva de PVC

Por fim, a luva de PVC apresenta boa resistência contra produtos químicos, abrasivos e cortes. Dessa forma, você pode usá-las na hora manusear ácidos, lubrificar peças, entrar em contato com materiais corrosivos, em variadas demandas de construção civil, limpezas pesadas e muito mais.

Confira todos os modelos de luvas de proteção disponíveis na Obramax!

Como escolher o tamanho certo das luvas de segurança

Ficou interessado em comprar luvas de proteção para aumentar a segurança no seu ambiente de trabalho? Antes de fazer isso, é importante entender como escolher o tamanho correto para este EPI:

Naturalmente, as luvas de proteção possuem tamanhos variados para atender as particularidades de cada colaborador. É muito importante se atentar a esse detalhe, pois se elas ficarem folgadas demais, podem diminuir a eficiência do trabalho e causar dificuldades para o colaborador na hora de manipular objetos. Além disso, o tamanho errado também pode exigir uma força maior que a necessária para executar as atividades, ou até mesmo a luva enroscar em algum maquinário.

Por outro lado, uma luva muito apertada compromete os movimentos do empregado e ainda pode obstruir o fluxo sanguíneo. Outro ponto relevante é que, caso fique esticada demais, poderá ter sua vida útil reduzida.

Em relação aos tamanhos, eles variam entre 6, 7, 8, 9, 10 e 11. Para ilustrar, veja uma relação entre as medidas das mãos e o tamanho indicado:

Circunferência da mão (mm) Comprimento da mão (mm) Tamanho da luva
152 160 6
178 171 7
203 182 8
229 192 9
254 204 10
279 215 11

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, conhecemos melhor os tipos de luvas de proteção e as principais indicações de uso. Como vimos, a escolha deste EPI é crucial para garantir a segurança e bem estar dos colaboradores em uma série de atividades e segmentos.

Lembre-se que é essencial escolher uma luva de proteção adequada para a sua demanda, afinal, estamos falando de um item que deve minimizar riscos de acidentes e, o seu uso incorreto, pode gerar complicações para a saúde do profissional.

Além disso, a formação e conscientização dos trabalhadores sobre a importância do uso adequado das luvas também contribuem significativamente para a promoção de uma cultura de segurança no local de trabalho.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de equipamentos de proteção individual para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.

  • Gustavo Herdade

    https://www.linkedin.com/in/gustavo-dos-anjos-24389655/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *