Concrete Show: veja os principais destaques na indústria da construção

A Concrete Show foi realizada no começo de agosto e trouxe uma série de novidades para o segmento da construção civil.

Sediada na São Paulo Expo, um dos maiores eventos da cadeia construtiva na América Latina reuniu diversas marcas relevantes do mercado para fomentar networking, geração de negócios e diversos conteúdos técnicos para profissionais e entusiastas do setor.

Inegavelmente, a feira é uma vitrine para as últimas tendências, inovações e produtos do mercado, além claro, de uma ótima oportunidade para profissionais, empresas, especialistas e o público em geral do setor realizarem negócios e conhecerem novas soluções para as mais variadas demandas presentes na construção civil.

Na Concrete Show 2023, a Obramax marcou presença para conversar com os nossos fornecedores e conhecer melhor as principais novidades. Neste artigo, separamos alguns destaques do evento, confira!

A importância da Concrete Show para a indústria da construção

Importância da concrete show

Antes de falarmos sobre as novidades dos nossos fornecedores na Concrete Show 2023, é importante destacar qual é o papel do evento para a construção civil.

Sem dúvidas, ela desempenha um papel fundamental no impulsionamento e desenvolvimento constante da indústria da construção. A sua influência se estende em diversos aspectos, desde a promoção da inovação até o fortalecimento das relações entre empresas e profissionais.

Ou seja, podemos afirmar que a Concrete Show é um catalisador para o crescimento do setor, proporcionando impactos positivos de incontáveis maneiras, por exemplo:

  • Promoção da inovação e tendências: a Concrete Show impulsiona a inovação ao reunir líderes, pesquisadores e empresas, facilitando o compartilhamento de ideias inovadoras e novas tecnologias, promovendo métodos construtivos avançados e sustentáveis;
  • Troca de conhecimento: diversos especialistas na área compartilham insights sobre desafios, melhores práticas e lições aprendidas, capacitando profissionais e aprimorando abordagens do setor;
  • Visibilidade para empresas e profissionais: o evento também funciona como uma plataforma exclusiva para visibilidade empresarial. Empresas apresentam inovações a um público segmentado, facilitando parcerias, contratos e contatos. Além disso, reúne diversos profissionais, estimulando networking e colaboração. Essas interações frequentemente geram parcerias e projetos colaborativos que impulsionam a eficiência na indústria da construção.

Leia também: Feicon 2023: feira de construção civil traz novidades para todas as etapas da obra

Marcas de impermeabilizantes procuram soluções cada vez mais tecnológicas

Dry levis impermeabilizantes

Não é novidade para ninguém que o impermeabilizante é um produto indispensável para o sucesso de uma obra. Por isso, a impermeabilização foi um dos principais destaques da Concrete Show 2023.

Então, conversamos com dois grandes players do mercado quando o assunto é impermeabilizante: a MC Bauchemie e a Dry Levis.

De antemão, podemos ressaltar que as marcas buscam, acima de tudo, oferecer soluções mais completas e pautadas em tecnologias avançadas para garantir uma impermeabilização impecável nos mais variados tipos de ambientes.

Lucas Amaral, Gerente Comercial da MC Bauchemie, comentou sobre um dos lançamentos da marca que visa justamente atender o máximo de demandas na hora de impermeabilizar: o MC Proof Multi.

“Ele demorou quase 2 anos para ser produzido, pois o seu principal conceito é ser um produto multiuso. Uma das grandes dores de profissionais da construção civil para a impermeabilização é a necessidade de comprar mais de um tipo para a obra. Com o MC Proof Multi, é possível investir em apenas um impermeabilizante para atender os diferentes ambientes da sua construção, um verdadeiro impermeabilizante coringa.”, destaca Lucas.

Para ilustrar, Lucas também explicou que o MC Proof Multi pode ser aplicado em 10 tipos de áreas, como laje de cobertura exposta, ambientes molháveis, piscinas, reservatórios e muito mais.

Diante dessas diversas possibilidades de aplicação, é natural ficar desconfiado sobre como o impermeabilizante consegue atuar. Lucas tranquiliza em relação a isso:

“Ele tem características de uma membrana elastomérica, então possui uma boa flexibilidade. Também tem características de uma membrana mineral possibilitando o seu uso submerso com alta durabilidade, além de apresentar rugosidade para facilitar o assentamento.”, explica.

Outro diferencial do produto é o seu marcador de secagem. Quem trabalha na construção civil, sabe como o tempo entre demãos é essencial para o sucesso da aplicação e, muitas vezes, ele pode gerar confusão com os prazos. Para resolver esse problema, o MC Proof Multi muda de cor quando o tempo de secagem é concluído.

“Quando você aplica o produto na superfície, ele está na cor verde clara. Após o intervalo de secagem, ele fica verde escuro, indicando assim, que a segunda demão pode ser aplicada.”

Agora, se você está com uma grande obra à vista, mais um produto da MC Bauchemie que vale a pena conhecer é o Xypex. Trata-se de um aditivo cristalizante que deve ser adicionado na betoneira para que, conforme o concreto começa a cura e a água evaporar, o produto cristaliza e torna o concreto menos permeável. Ele é indicado para elementos de concreto enterrados em uma obra, como viga baldrame, radier, obras hidráulicas, etc.

Já na Dry Levis, conversamos com Leninha Andrade, Gerente Comercial da marca. Ela nos explicou que a principal missão da Dry Levis é entender os desafios que existem no segmento construtivo, especificamente as patologias, e trazer soluções completas para a construção civil.

“Aqui na Concrete Show, os principais destaques são os produtos Elastment: temos o Elastment Azul Piscina, que é recomendado para piscinas e lagos ornamentais. A outra versão é o Elastment White que reduz em até 35% o calor retido na laje ou telhado.”, comenta Leninha.

Leia também: Expo Revestir 2023: principais novidades e tendências

Materiais básicos, como cimento e aço, continuam em alta

Cimento nacional materiais básicos

Além dos impermeabilizantes, a Concrete Show 2023 também reuniu uma série de empresas importantes do mercado de materiais básicos, como cimento e aço.

No evento, conversamos com a Cimento Nacional, CSN e ArcelorMittal para entender melhor o que tinha de novidade na área.

Tanto na Cimento Nacional, quanto na CSN, percebemos uma mudança cada vez maior em relação a dois pontos específicos: cuidado com meio ambiente e atenção aos acidentes de trabalho.

Berenice Moreira, Coordenadora Comercial da Cimento Nacional, destaca as embalagens de 25 kg para cimento que atendem uma determinação legal de 2018 em que a partir de 2029 será proibida a comercialização de sacos de cimento com mais de 25 kg para minimizar riscos de acidentes de trabalho.

Já na CSN, Bruno Duarte, Coordenador de Marketing, destaca o cimento CPIII pelo seu valor mais sustentável, uma vez que utiliza escória de alto forno e evita a degradação do meio ambiente.

Além de toda essa preocupação e cuidado com o meio ambiente e o trabalhador da construção civil, conhecemos também novidades da ArcelorMittal para otimizar o processo construtivo.

Danilo e Jorge, especialistas em desenvolvimento de produtos da marca, falaram sobre 3 soluções interessantes: o trelifácil, o PavPlus e o Bubbledeck.

“O trelifácil elimina a vigota de concreto e garante maior produtividade na construção de lajes. Você consegue diminuir o seu tempo de obra com esse sistema construtivo composto por uma forma metálica com treliça por cima.”, resume Jorge Carrera.

Se você quer ainda mais praticidade, Danilo e Jorge também ressaltam o PavPlus:

“É um sistema construtivo para laje moldada in loco que combina o que há de melhor na laje maciça e na laje nervurada. Ele conta com forma toda modularizada e uma armadura simples de montar, diminuindo a quantidade de material necessária e agilizando a montagem da estrutura.”.

Por fim, o bubbledeck é outra solução sinônimo de modernidade, muito embora tenha uma premissa simples: o sistema usa esferas de plástico ocas posicionadas uniformemente entre telas metálicas ocupando os espaços em que o concreto não exerce função estrutural, trazendo vantagens como redução do volume de concreto (e do peso da laje), facilidade na construção e eliminação das vigas.

Confira mais tendências da Concrete Show no vídeo do nosso canal Obra é Compromisso:

Conclusão

No decorrer deste artigo, mostramos os principais destaques dos nossos fornecedores na Concrete Show 2023, além de explicar por que esse evento é tão importante para a indústria da construção.

Como vimos, as marcas estão buscando cada vez mais soluções tecnológicas e eficientes, mas que também estejam em sintonia com pautas importantes no mercado, como sustentabilidade e saúde profissional.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de material de construção para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Ricardo Cícero

    Com uma ampla carreira no setor de materiais de construção e varejo, se destaca como um estrategista experiente e inovador. Com mais de 20 anos de atuação, liderou diversas mudanças onde atuou. Atualmente, como Gerente de Compras e Produtos na Obramax desde abril de 2016, Ricardo tem sido peça fundamental na construção e consolidação de um novo modelo de negócios de revenda de materiais para construção.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.