O chapisco é uma técnica importante para o acabamento da obra. Ele garante a qualidade da estrutura e boa aderência das camadas posteriores. Saiba mais!
É um tipo de argamassa, feita de cimento e areia, usada para revestir paredes, lajes e muros. Ajuda a promover a aderência do reboco e regularizar a absorção da água.
Existem diferentes tipos de chapisco, cada um com características e aplicações específicas. Os principais são:
: É o tipo mais comum de chapisco, com uma argamassa de boa fluidez. Composto por cimento, areia ou pó de pedra, em uma proporção de 1:2 a 1:3.
Utiliza argamassa de consistência, feita com cimento, areia 45/50 a 60/70, aditivos retentores de água, polímeros e retardantes de pega. Adequado para superfícies de baixa porosidade.
Possui boa fluidez e é aplicado com rolo de pintura. Tem propriedades de endurecimento e adesão, sendo especialmente adequado para superfícies como o EPS (poliestireno expandido).
Menos comum, principalmente usado para fins de decoração externa Requer argamassa densa para a aplicação, utilizado para criar texturas especiais com o uso de brita ou pedras.
Fazer o chapisco é uma técnica relativamente simples, mas que deve ser feita com alguns cuidados. Veja algumas dicas!
Use um adesivo de alto desempenho que ajuda a proporcionar maior aderência do chapisco na parede. Com esse ingrediente a mais, o traço indicado é o seguinte:
- 1 lata de cimento - 3 latas de areia média - Diluição de adesivo de alto desempenho Bianco (1 parte para 2 partes de água).
Comece pela diluição do adesivo na água e despeje no cimento e areia já misturada. Mexa até obter a consistência certa, que não é uma massa tão pesada e nem tão líquida.
Limpe e umedeça a parede. Pegue com a colher de pedreiro o chapisco e lance na parede em um movimento diagonal, de cima para baixo. Lembre-se que a espessura deve se fina, de 3mm a 5mm.