Parede chapiscada: saiba como fazer o chapisco e pintar

Parede chapiscada

Para quem tem mais intimidade com os processos de uma obra, a parede chapiscada não é nenhuma novidade e até mesmo pode parecer uma etapa muito simples. Mas apesar da facilidade, a parede chapiscada, ou chapisco, é uma técnica importante para o acabamento entre a finalização de uma parede ou muro, garantindo a qualidade da estrutura e boa aderência das camadas posteriores.

É essa a etapa feita para depois receber o reboco e massa corrida que antecedem a pintura. Contudo, também existem casos em que o chapisco não é coberto e alisado, dando espaço para um estilo diferente de pintura, em que a textura irregular do chapisco se torna o verdadeiro charme da decoração. É uma boa opção para quem quer um acabamento mais rústico na pintura.

Se você quer saber como fazer uma parede chapiscada com pintura ou como alisar, então confira esse texto até o fim.

Leia também: Parede de cimento queimado: saiba como aplicar em 3 passos!

O que é chapisco?

O chapisco é um tipo de argamassa feita normalmente da mistura de cimento e areia que é usada para revestir paredes, lajes e muros. Essa massa é aplicada diretamente sobre a alvenaria, em uma camada irregular e áspera.

Sua função é a de promover mais aderência na superfície para o reboco e de regularizar a absorção da água.

Contudo, o chapisco também é utilizado como acabamento para paredes externas e muros. A maioria dos projetos escolhe pela pintura do chapisco, para uma finalização mais moderna e bonita, mas também é comum o uso sem a pintura.

Como veremos mais adiante, apesar de ser uma superfície irregular, a parede chapiscada também tem uma boa aderência da tinta.

Na mistura do chapisco, muitos profissionais adicionam também um impermeabilizante para ajudar a prevenir infiltrações, especialmente nesses casos do chapisco que fica como acabamento final em paredes externas e muros.

Leia também: Guia completo sobre impermeabilização em lajes residenciais

Materiais de construção

Tipos de chapisco

Existem diferentes tipos de chapisco, cada um com características e aplicações específicas. Os principais são:

  • Chapisco Tradicional: É o tipo mais comum de chapisco e apresenta uma argamassa de boa fluidez. É composto por cimento, areia ou pó de pedra, em uma proporção volumétrica de 1:2 a 1:3. Possui excelente resistência e aspereza, destacando-se por suas propriedades de endurecimento e adesão.
  • Chapisco Colante: Esse tipo de chapisco utiliza uma argamassa de alta consistência, composta por cimento, areia de malha 45/50 a 60/70, aditivos retentores de água, polímeros e retardantes de pega. É especialmente adequado para superfícies de baixa porosidade, como colunas e vigas de concreto, devido às suas propriedades adesivas e capacidade de endurecimento.
  • Chapisco Rolado: O chapisco rolado possui boa fluidez e é aplicado com um rolo de pintura. Sua composição inclui aditivos adesivos e possui propriedades de endurecimento e adesão, sendo especialmente adequado para superfícies como o EPS (poliestireno expandido). Em algumas situações, ele pode dispensar etapas posteriores de acabamento.
  • Chapisco com Brita: Esse tipo de chapisco é menos comum e é utilizado principalmente para fins de decoração externa. Requer uma argamassa específica e densa para a aplicação e é utilizado para criar texturas especiais com o uso de brita ou pedras na sua composição.

Confira também: Entenda os tipos de traços de reboco e aprenda a calcular

Vantagens da parede chapiscada

Vantagens da parede chapiscada

O uso de uma parede chapiscada como acabamento de uma obra pode apresentar diversas vantagens, por ser um tipo de técnica que possui vários benefícios, além da estética. Entenda:

Regularizar a absorção de água

Uma das etapas mais importantes no acabamento de paredes e muros é a regularização da absorção da água, para evitar problemas de infiltração.

O chapisco, nesse caso, é a primeira etapa feita para criar uma camada de aderência entre a parede de alvenaria e as outras demãos de argamassa que podem vir depois, como em muitos casos é feito o uso do emboço e reboco.

O emboço é a etapa responsável por impedir a penetração de água e nivelar a superfície e depois vem o reboco, que garante o aspecto final de uma parede ou muro mais liso, pronto para receber o revestimento ou ser preparado para a etapa de pintura.

Dependendo da proposta, pula-se a etapa do reboco e emboço e usa-se a parede chapiscada.

Para evitar infiltrações e melhorar o desempenho de “pega” da argamassa, nesses casos, é recomendado a mistura de impermeabilizantes na hora de fazer o traço da argamassa.

Aparência rústica diferenciada

Outra vantagem da parede chapiscada é a sua aparência rústica, por conta de um acabamento mais irregular.

E, diferente do que muitas pessoas podem achar, o resultado de uma parede chapiscada, até mesmo das que não recebem camada de pintura, não precisa ser de uma parede sem graça.

Tudo depende dos elementos usados em volta para a decoração e da proposta da obra.

Em um projeto de decoração em que a intenção é ter um visual mais rústico, pode ser interessante deixar uma parede ou outra com esse aspecto “inacabado”.

Mas para quem não abre mão de cor, a parede chapiscada também fica bonita com o recebimento de tintura.

Ou seja, a parede chapiscada ou muro chapiscado são bastante versáteis, já que podem ser usados em casas modernas, clássicas, simples, minimalistas, rústicas e tantas outras.

Economia na obra

Deixar a parede chapiscada é também sinônimo de economia, pois através dessa escolha há uma redução de gastos com acabamento e revestimentos.

Na ponta do lápis, fica bem mais em conta preferir pelo uso de chapisco com pintura em paredes e muros externos do que no investimento de revestimentos como pedras e cerâmicas, por exemplo, sem falar do custo de material e mão-de-obra para aplicação de reboco e massa corrida.

Outra vantagem do ponto de vista financeiro é que a parede chapiscada não exige um profissional somente para esse serviço, pois o próprio pedreiro responsável pela obra faz.

Dessa forma, o único gasto que se mantém é o da tinta e da mão-de-obra para pintura.

Praticidade

Outro benefício da parede chapiscada é sua praticidade. Em relação a outros processos de acabamento, como assentamento de revestimentos e outros estilos de pintura, trata-se de um estilo muito simples e prático, evitando atrasos ou imprevistos para conclusão da obra.

Como fazer chapisco em parede

Passo a passo para fazer parede chapiscada

Fazer o chapisco em parede é relativamente simples, mas que também deve ser feita com alguns cuidados para que a técnica e qualidade seja perfeita.

Materiais de uso e EPI’s

Para fazer o chapisco, você precisará de poucos equipamentos de proteção e materiais.

De modo geral, será necessário ter uma desempenadeira, colher de pedreiro ou máquinas específicas, como bombas, para fazer o chapisco da argamassa na parede, um balde ou caixa para fazer a argamassa, areia, cimento e EPI’s como óculos e luvas de proteção.

Preparação do traço

Nesse passo a passo, a dica especial do profissional é usar um adesivo de alto desempenho (Bianco), que ajuda a proporcionar maior aderência do chapisco na parede.

Com esse ingrediente a mais, o traço indicado é o seguinte:

  • 1 lata de cimento;
  • 3 latas de areia média;
  • Diluição de adesivo de alto desempenho Bianco (1 parte para 2 partes de água).

Se for necessário mais água, lembre-se de seguir a proporção de 1:2 de adesivo para água, para não ter prejuízo de material.

Comece pela diluição do adesivo na água e, depois, despeje no cimento e areia já misturada. Mexa bem até obter a consistência certa do chapisco, que não pode nem ser uma massa tão pesada e nem tão líquida.

Antes de começar a fazer o chapisco, verifique as condições da superfície.

Aplicação

Antes de fazer a aplicação do chapisco, com uma vassoura retire toda a poeira e possíveis impurezas presentes na alvenaria, para facilitar a aderência da massa na parede.

Depois de limpar a parede, umedeça a parede com água. É importante lembrar que as paredes de tijolinho precisam de mais hidratação do que de blocos de concreto, por exemplo, então é necessário caprichar mais na hora de umedecer.

Agora, com o traço feito, a parede limpa e hidratada, é hora de chapiscar a argamassa na parede.

Pegue com a colher de pedreiro ou desempenadeira o chapisco e lance na parede em um movimento diagonal, de cima para baixo.

Lembre-se que a espessura do chapisco deve ser uma camada fina, de 3mm a 5mm.

Não precisa encostar a colher de pedreiro na parede para lançar a argamassa. O chapisco é feito somente com o movimento de arremessar o material na parede.

Vá aplicando o chapisco e tomando cuidado para não jogar massa no mesmo lugar, garantindo assim uma cobertura total e rústica.

Após realizar o chapisco de toda superfície, é necessário respeitar o tempo de cura de 2 dias. Depois desse tempo, já é possível seguir com a etapa de reboco ou começar a preparar a parede para a pintura.

Se você ficou com dúvidas sobre como fazer o movimento adequadamente, veja também o vídeo abaixo, que está completo com o passo a passo de como fazer uma parede chapiscada.

Como pintar parede com textura chapiscada? Dicas simples e práticas

Como pintar parede chapiscada

Por não ser uma superfície lisa, muitas pessoas acreditam que a parede chapiscada acaba dando mais trabalho na hora de pintar do que em paredes com reboco e massa corrida. No entanto, nada como dicas simples para tornar essa etapa um processo mais prático.

Com o uso da tinta certa, o resultado será incrível e com ótima durabilidade, pois a parede chapiscada também possui uma ótima aderência.

Nas dicas abaixo, te mostramos os passos principais de como pintar parede com textura chapisco.

Escolha a tinta adequada

Embora não seja regra, quando se trata de pintura de parede chapiscada, o mais comum é que seja para o acabamento de muros e paredes externas. Por isso, a tinta precisa ser resistente a chuva, umidade, sol e outros fatores externos.

Na hora de comprar a tinta, além da cor, observe então a qualidade da tinta e se ela é de uso específico para paredes externas.

Em relação a cor, depende da proposta do projeto. Portanto, vale a pena considerar o ambiente externo como um todo, para escolher o tom, ou tons, que mais combinam com a fachada.

Forre o chão para evitar respingos

Antes de fazer a preparação da tinta para aplicação, proteja o chão e rodapés para evitar respingos no piso e evitar bagunça. Para isso, você pode utilizar lona preta ou folhas de jornal.

Veja as instruções do fabricante para diluir a tinta

Para fazer a aplicação correta e ter um bom rendimento do produto, é necessário seguir a orientação de diluição da tinta presente no rótulo, verificando qual a proporção correta de diluição em água ou aguarrás.

O método de aplicação da tintura também pode influenciar na diluição, por isso verifique se o fabricante tem alguma orientação específica para aplicação com trincha, brocha ou pistola compressora.

Defina a melhor técnica de pintura

As técnicas de pintura mais usadas para paredes chapiscadas são as que usam trincha ou broxa e a técnica de pintura com pistola com compressor.

Com o uso da pistola com compressor, você pode ter mais precisão e facilidade de pintura, mas o resultado será eficiente independente da técnica. O importante é contar com um profissional especializado para ter uma pintura uniforme.

O uso de rolo não é indicado no chapisco, pois ele não traz resultados tão bons, já que a tinta não adere tão bem com essa técnica.

Aplique a tinta e espere secar

O processo de aplicação vai depender da escolha da técnica. Com a trincha ou broxa, o processo será muito mais manual e exigirá força no braço, por exemplo. Contudo, o resultado é uma pintura homogênea, muitas vezes sem a necessidade de outras demãos.

Para conseguir maior eficiência no preenchimento de toda a parede, use uma trincha ou broxa maior.

Outra técnica de pintura usa o rolo como apoio, para evitar que a tinta escorra pela parede.

Nesses casos, deve-se espalhar a tinta com a broxa e antes dela secar passar o rolo na área pintada, fazendo com o excesso de tinta se espalhe de forma mais uniforme.

Com a pistola compressora, é mais simples e rápida a pintura.

Contudo, geralmente são necessárias duas demãos.

Outro ponto é que a pistola compressora possui um valor mais elevado que a trincha ou broxa, mas pode ser vantajoso em compensação ao tempo de finalização.

Enfim, após terminar a aplicação, basta esperar o tempo de secagem indicado pelo fabricante.

Qual tinta para pintar parede chapiscada?

A indicação mais recomendada de tinta para parede chapiscada são as tintas para paredes externas, como as tintas acrílicas, pela qualidade e durabilidade em ambientes expostos à chuva, sol, umidade e outras intempéries.

Como alisar uma parede chapiscada?

A parede chapiscada nem sempre é a melhor opção em todos os ambientes, como em ambientes internos que a proposta é o uso de revestimentos, como ambientes molhados como cozinha, banheiros e lavanderia.

Nesses casos, basta fazer as etapas de emboço e reboco da parede, em que a intenção é deixar a superfície lisa para receber massa corrida, seja para colocar revestimentos ou para deixá-la com um acabamento liso.

No vídeo abaixo, temos um passo a passo completo de como fazer a técnica de sarrafear o reboco. Confira:

Conclusão

A parede chapiscada pode ser uma solução prática, econômica e ao mesmo tempo bonita para a decoração e acabamento de paredes externas e muros.

Como vimos, o chapisco é essencial, pois ele forma uma base rústica que ajuda na aderência do reboco.

E se a ideia for usar o chapisco sem acabamento, basta investir no uso de impermeabilizantes para prevenir infiltrações.

Isso não significa ter uma parede sem graça e sem apelo estético. É possível fazer a pintura da parede chapiscada e ter uma boa qualidade de acabamento.

Além da tinta, você pode decorar muros e paredes externas de chapisco com floreiras, trepadeiras, pedras, jardim vertical e várias outras ideias.

Autores

  • Ricardo Cícero

    Com uma ampla carreira no setor de materiais de construção e varejo, se destaca como um estrategista experiente e inovador. Com mais de 20 anos de atuação, liderou diversas mudanças onde atuou. Atualmente, como Gerente de Compras e Produtos na Obramax desde abril de 2016, Ricardo tem sido peça fundamental na construção e consolidação de um novo modelo de negócios de revenda de materiais para construção.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.