Além de contar com uma furadeira de qualidade, é importante conhecer os diferentes tipos de broca e suas indicações de perfuração para realizar um trabalho com mais segurança e qualidade.
Atualmente, existem diversas opções de brocas no mercado para atender as demandas do setor, tanto para quem precisa realizar perfurações em concreto, madeira ou em materiais mais resistentes, como chapas metálicas.
Existem também opções de tipos de broca que são indicadas também para materiais mais delicados, como vidros, granito, porcelanato e mármore.
No artigo abaixo, mostramos 10 principais tipos de broca de acordo com o material. Vamos lá?
Confira também: dicas práticas para marceneiros sobre como evitar danos à saúde
O que são as brocas e para que servem?
As brocas são um tipo de ferramenta cortante utilizada para fazer furos cilíndricos em uma superfície. Geralmente, esses instrumentos são utilizados com o auxílio de uma furadeira.
Para escolher a broca certa para cada situação, é necessário saber o diâmetro do furo a ser aberto e o tipo de material a ser perfurado.
Conhecendo esses dois fatores, já é possível ter uma ótima base para garantir uma broca mais adequada para o seu trabalho e com um resultado final mais assertivo.
Confira: Furadeira: conheça os melhores modelos e faça a escolha perfeita
10 Tipos de broca
Agora veja os principais tipos de broca e uso mais recomendado para cada uma:
- Broca SDS;
- Broca de vídea;
- Broca de três pontas;
- Broca chata;
- Broca escariadora;
- Broca forstner;
- Broca de pua;
- Broca serpentina;
- Brocas para metal;
- Brocas para vidro.
1. Brocas para concreto
Os tipos de broca para concreto são compostas por ligas de metal mais duras, pois materiais como o concreto, cerâmica, mármore e granito são bem mais resistentes do que a madeira, por exemplo.
Por isso, eles necessitam de uma ferramenta que perfure de forma mais eficaz e sem chances de quebrar a furadeira que está sendo utilizada.
Normalmente, as brocas de concreto não possuem um corte tão afiado quanto as de madeira, pois a furadeira normalmente é utilizada na função martelete, que é usada para causar impacto na superfície da alvenaria em geral.
Isso serve também para ajudar a rachar a área de trabalho, o que facilita a abertura do furo de uma maneira geral.
As brocas de concreto mais comuns são as brocas SDS e a broca de vídea, também conhecida como broca de metal duro. Veja a seguir a diferença entre elas:
1.1 Broca SDS
As brocas SDS são divididas em duas categorias: as SDS-Plus, que são utilizadas em marteletes de até 4 kg, e as SDS-Max, que são usadas para marteletes superiores a 4 kg.
Eles são mais indicados para o uso profissional para a perfuração de concreto, mármores, tijolos, granitos e alvenaria de maneira geral.
São mais resistentes do que as brocas normais, pois possuem um sistema de encaixe especial na furadeira, que ajuda a prevenir possíveis deslizes durante a perfuração de um material.
1.2. Broca de vídea (broca de metal duro)
Já a broca vídea, ou broca de metal duro, é a mais indicada se você quiser perfurar materiais bem resistentes, como concreto, mármore e granito.
Ela é facilmente identificável, pois possui uma ponta em formato de flecha, que é mais larga do que o corpo da broca.
Esse formato evita que o cavaco gerado durante a perfuração trave a broca dentro do furo e, além disso, permite que o trabalho seja executado muito mais rapidamente.
2. Brocas para madeira
Já se o material que você quer perfurar é madeira, então existem inúmeros tipos de broca que você pode utilizar e que atendem a essa necessidade perfeitamente. Confira:
2.1. Broca de três pontas (broca de aço carbono)
A broca de três pontas, também conhecida como broca de aço carbono, é comumente utilizada para a perfuração de diversos tipos de madeira e é fabricada com aço carbono.
Elas têm uma resistência maior ao calor gerado durante a perfuração da madeira, entretanto, é necessário ter cuidado no momento da operação, pois esse tipo de aço tem uma fragilidade menor quando manuseado de maneira incorreta.
As brocas de três pontas, como o próprio nome já diz, são caracterizadas pelas três pontas na sua extremidade, o que garante maior firmeza e um acabamento mais limpo na hora de realizar as perfurações em madeira.
A ponta central serve como uma espécie de “guia do furo” e evita que o ponto inicial escape durante a perfuração, além de permitir melhor precisão. Já as outras pontas servem para auxiliar na perfuração, para que elas sejam mais rápidas.
2.2. Broca chata
Já a broca chata vem em diversos tamanhos e utilizada exclusivamente para a realização de furos ou rebaixos com diâmetros maiores.
Esse tipo de broca é mais indicado para furos em madeira que não necessitam de um acabamento fino e que podem ser mais rústicos.
A ponta central da broca chata, quanto bem afiada, serve para posicionar e estabilizar a broca durante o processo de perfuração da madeira.
Já as suas extremidades servem para abrir o furo de acordo com o diâmetro desejado, o que faz dessa broca uma excelente opção para furos de tamanhos diversos.
Por conta da angulação da lâmina de corte da broca chata, o fundo do rebaixo não será exatamente plano, portanto, estude bem o projeto antes de escolher por essa opção.
2.3. Broca escariadora
A broca escariadora, por sua vez, serve para escarear furos na madeira, ou seja, abrir um pouco o diâmetro da finalização do furo.
Esse tipo de broca é bastante utilizado para realizar um chanfro ou rebaixo no furo para permitir que a cabeça de um parafuso fique embutida na madeira.
A grande vantagem da broca escariadora, entretanto, é que com uma única ferramenta você será capaz de furar e escarear o furo ao mesmo tempo.
2.4. Broca forstner
Já a broca forstner tem uma função bastante similar ao da broca chata, ou seja, ela é bastante utilizada para realizar furos ou rebaixos com diâmetros maiores.
Ela também é bastante indicada para fazer rebaixos na instalação de dobradiças de caneco, que estão presentes na maior parte dos armários de maneira geral.
Uma vantagem da broca forstner em relação à broca chata é que a broca forstner é circular e consegue equilibrar melhor a força na hora de manter a posição desejada do furo.
2.5. Broca de pua
A broca de pua, por outro lado, é mais utilizada para fazer uma furação em madeira. Entretanto, para utilizar essa ferramenta, é necessário o emprego de um arco de pua.
O arco de pua é uma ferramenta manual para fazer perfurações profundas, entretanto, para realizar esse trabalho é fundamental que você tenha muita força para conseguir um furo com uma grande qualidade e um bom acabamento.
2.6. Broca serpentina
Por fim, a broca serpentina é uma das mais utilizadas quando estamos falando de operações em que há a necessidade de fazer trabalhos rápidos na madeira.
Ela possui uma geometria espiral e a ponta semelhante a de um parafuso, o que permite um avanço muito rápido e com grande facilidade de perfuração na madeira.
Ela é mais indicada para fazer furos profundos na madeira sem muitos esforços, além de proporcionar uma perfuração com um ótimo acabamento, muito por conta das suas arestas de corte, que ajudam a minimizar os efeitos negativos.
Além disso, como ela possui um cavaco, ela ajuda a diminuir o número de lascas de madeira resultantes do processo de perfuração.
3. Brocas para metal (usinagem)
Também existem as brocas que são indicadas para o uso em superfícies de metal. Esse tipo de broca é bastante utilizada em trabalhos de usinagem, que trabalham com materiais que precisam de brocas mais resistentes para a perfuração.
No uso da broca para metal, é importante ter um conhecimento mais aprofundado e técnica para o uso correto. Normalmente, esse tipo de broca é usada em uma velocidade mais reduzida, para evitar que a broca perca seu fio de corte ou, ainda, que o processo de perfuração provoca a queima da broca.
Antes de fazer a compra e utilizar a broca de metal, observe sempre a indicação do fabricante.
Alguns exemplos de modelo de broca para metal são as brocas de aço rápido e as brocas escalonadas.
A broca de aço rápido tem como característica o formato helicoidal e uma haste cilíndrica. Elas são indicadas para a realização de furos em chapas metálicas.
O uso exige bastante cuidado, como vimos, pois a perfuração pode acabar causando desgaste do fio de corte. Também é recomendado o uso de fluído de corte para lubrificar e resfriar a ponta da broca.
Já a broca escalonada é usada para furos em chapas de metal. Diferente da broca de aço rápido, este modelo tem formato cônico e com degraus.
Uma característica interessante desse tipo de broca é a possibilidade de aumentar o diâmetro do furo conforme desejado, através da profundidade da perfuração.
4. Brocas para furar vidro
O vidro é um material bastante delicado, por isso, para realizar a perfuração nesse tipo de material é necessário o uso de uma broca específica. As mais indicadas para o uso são as brocas diamantadas.
Além da indicação para furos em vidro, esse tipo de broca pode ser utilizada também em superfícies de porcelanato, mármore e granito.
O nome vem justamente do fato de ser uma broca com revestimento de diamante, conferindo à ferramenta uma qualidade superior, devido a durabilidade do material.
Como escolher os tipos de broca corretamente
Fazer a compra dos melhores tipos de broca é uma forma de ter um trabalho mais eficiente, mas para isso, um fator ainda mais importante do que a qualidade da ferramenta é o uso correto.
Isso porque de nada adianta escolher a broca certa para um uso específico e tentar utilizá-la de forma inadequada em diferentes materiais e superfícies.
Os tipos de broca para madeira, por exemplo, são indicadas para o dia a dia de quem trabalha com marcenaria ou precisa realizar algum serviço em madeira, mas se o uso da broca for feito em concreto ou metal, se tem o risco de inutilizar o equipamento.
Além da possibilidade de perda da ferramenta por mal uso e o fato desse uso inadequado reduzir a vida útil da broca, também existe o risco de acidentes.
O uso da broca inadequada também pode danificar o material ou acabamento da superfície, gerando um resultado de qualidade inferior ao esperado no projeto e pelo cliente.
Por isso, é importante buscar conhecer os tipos de broca e, na hora da compra, sempre informar ao vendedor qual a necessidade de uso.
Para encontrar o tipo de broca certo, informe sempre qual o material que pretende furar e as dimensões de largura e profundidade.
Vale destacar também a importância de saber escolher uma boa furadeira. No artigo sobre tipos de furadeira, aqui no Blog da Obramax, trazemos algumas dicas de como escolher o modelo ideal.
Como utilizar cada tipo de broca com segurança?
Agora que você já conheceu os principais tipos de broca, confira também algumas dicas de como fazer o uso correto com mais segurança:
- Faça sempre o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), para prevenir e reduzir o risco de acidentes. Você deve sempre proteger os olhos e as mãos com óculos de proteção e luvas;
- Sempre faça o uso da broca de acordo com a indicação de material que pode ser perfurado. Ou seja, não utilize brocas para madeiras em superfícies metálicas ou de concreto, e vice-versa;
- Confira sempre o modo de uso de cada broca antes de conectar a furadeira. Brocas especiais para madeira e aço rápido, por exemplo, não podem ser usadas na furadeira no modo impacto. Verifique sempre as exceções;
- Nunca faça a substituição de uma broca na furadeira com a ferramenta conectada a energia.
Confira também: Tipos de parafusos: saiba quais são e como são classificados
Conclusão
Os tipos de broca são acessórios fundamentais para qualquer profissional que trabalha na construção civil.
Além de ser uma ferramenta essencial para marceneiros e para montadores de móveis, as brocas também são úteis em indústrias e obras para quando é necessário trabalhar com perfuração de outros materiais, como o próprio concreto, aços e metais.
Como vimos, é importante conhecer a indicação de uso de cada broca para não acabar perdendo o material pelo uso errado, além do risco de acidentes e prejuízo aos materiais perfurados.
Se você gostou desse conteúdo, continue navegando pelo Blog da Obramax para mais dicas de obras!
Encontre diversas opções de brocas, ponteiros e cinzéis na Obramax!
One thought on “10 Tipos de broca: saiba como funciona cada uma delas e como usar”
Comments are closed.