Tipos de Janelas para Sala: conheça as melhores opções e como escolher

Janelas para sala

As janelas são itens essenciais em qualquer tipo de projeto arquitetônico, afinal, elas conferem inúmeras vantagens aos imóveis, como aproveitamento da iluminação natural, ventilação, decoração e muito mais.

Nesse artigo, falamos especificamente sobre os diferentes tipos de janelas para sala e como escolher o modelo mais adequado para o seu projeto entre as diversas opções disponíveis no mercado.

Portanto, se está na reta final da construção ou reforma, e quer garantir as melhores janelas para sala, acompanhe as nossas dicas!

Qual a janela ideal para sala?

Como escolher janelas para sala

Não existe regra quando o assunto é escolher janela para sala, mas naturalmente, existem alguns fatores que podem ser analisados no momento da compra para minimizar as chances de frustração no projeto:

  1. Tamanho da janela;
  2. Largura da parede;
  3. Espaço disponível;
  4. Necessidade de iluminação.

Para te ajudar a analisar esses 4 pontos, separamos algumas dicas valiosas que dão um norte na escolha:

  • Como falamos anteriormente, se a sala tiver um bom espaço, priorize esquadrias maiores, pois isso valoriza o ambiente e potencializa a iluminação/ventilação natural;
  • Casas altas são versáteis e possibilitam o uso de janelas grandes na vertical, contanto que respeite-se a proporcionalidade em relação à parede;
  • Janelas quadradas combinam bastante com paredes altas;
  • Quando escolher o material de fabricação da sua janela (alumínio, madeira, vidro, etc), lembre-se de combinar com o restante da decoração.

Leia também: Conheça outros tipos de janela

Pisos e Revestimentos

Modelos de janelas para sala

Para te ajudar a comprar a melhor janela para sala, listamos abaixo os principais tipos encontrados no mercado e as suas características:

Janela de correr

A janela de correr é um dos modelos mais populares, sendo comumente utilizada em salas, quartos e cozinhas.

Para usá-la na sala, uma dica é investir em modelos que tenham uma outra camada além do vidro, para assim, ser possível controlar melhor a entrada de luz.

A sua abertura funciona por meio do deslizamento horizontal das folhas, tornando-a uma boa alternativa para quem não deseja ocupar área útil da sala quando as janelas estão abertas.

Janelas basculantes

Se você pensa em um projeto mais arrojado, uma boa opção são as janelas basculantes.

Embora elas  sejam mais usadas em cozinhas, banheiros e áreas de serviço, é perfeitamente possível montar uma decoração na sala com esse tipo de esquadria.

De maneira geral, trata-se de uma esquadria relativamente simples, já que basta usar a alavanca vertical para abrir ou fechar as folhas da janela. Ao abri-la, parte da janela se projeta para fora, enquanto a outra parte fica para dentro da sala.

Leia também: Janela basculante: saiba o que é e como escolher a melhor opção

Janelas blindex

Um modelo de janela que está bastante em alta é o blindex.

Essa é uma alternativa para quem preza por segurança, já que o material dessa esquadria passa por um processo que o torna mais resistente e diminui o risco de ferimentos quando há quebra.

Por conta disso, muitos projetos arquitetônicos, tanto comerciais quanto residenciais, estão optando pelas janelas blindex.

Entre as vantagens desse modelo, destacamos a alta resistência e o fato de ser autoportante, ou seja, pode ser instalado apenas com as ferragens, dispensando o uso de caixilhos.

Janelas com grade

As janelas com grades são mais uma alternativa para quem procura uma solução eficiente para aumentar a segurança no ambiente.

Basicamente, esse modelo apresenta duas principais finalidades: proteger as pessoas e pets dentro do ambiente e impedir que quem está fora consiga entrar no cômodo.

Além disso, é possível investir em janelas com grades com estética diferenciada, incrementando assim, a decoração da sala.

Janelas pivotantes

Por fim, destacamos a janela pivotante, também conhecida como janela capelinha.

Ela é indicada para sala de estar ou jantar, proporcionando um visual marcante para a decoração, especialmente quando combinada a outros elementos, como as portas.

O seu funcionamento lembra a janela basculante, mas a diferença é que aqui temos a presença do pivô.

Nesse caso, a folha de vidro rotaciona sobre o seu próprio eixo (o pivô) para realizar a abertura e fechamento da esquadria.

Leia também: Janela Pivotante: como funciona e dicas para escolher

Materiais mais comuns de janelas para sala

Materiais de janelas para sala

Além dos diferentes tipos de abertura, existe mais um fator que deve ser levado em consideração no momento da compra de uma janela: o seu material de fabricação.

Veja abaixo uma relação sobre os materiais mais usados e suas características:

  • Alumínio: as janelas de alumínio são uma das mais aproveitadas no mercado, isso porque unem uma alta durabilidade e um preço mais acessível.Por conta de suas propriedades, as esquadrias de alumínio podem, inclusive, serem utilizadas em regiões mais úmidas.Fáceis de limpar e extremamente práticas, é uma opção versátil para os projetos de decoração.Contudo, vale destacar que se o seu foco é uma estética mais marcante, talvez essa não seja a melhor opção.
  • Madeira: sinônimo de sofisticação e rusticidade, as janelas de madeira são a principal escolha para quem deseja um maior apelo visual.Diferentemente dos modelos em alumínio, a esquadria de madeira tem como principal característica a sua aparência, principalmente por permitir pintura em variadas cores para conferir ainda mais personalidade à peça.No entanto, aqui cabe uma dica: lembre-se de realizar os cuidados necessários com a madeira, especialmente a sua envernização, afinal, esse material sofre bastante com a ação de cupins.Para te ajudar nisso, confira o nosso artigo sobre verniz para madeira.
  • Vidro: por fim, temos uma recomendação perfeita para quem gosta de um visual mais clean e moderno, que são as janelas totalmente de vidro.Em termos de decoração, a janela de vidro passa uma sensação diferente, pois não há outros elementos combinados além da própria esquadria.

Portanto, para controle de luminosidade, por exemplo, é preciso investir também em uma cortina ou persiana.

Se possível, opte por janelas de vidro blindex devido às questões de segurança que destacamos anteriormente.

Confira todos os modelos de janelas disponíveis aqui na Obramax!

Benefícios ao escolher uma janela adequada para salas

Benefícios das janelas para sala

Como destacamos acima, as janelas apresentam um papel duplo na sala: funcionalidade e decoração.

Por um lado, as diferentes versões de esquadrias melhoram aspectos como a iluminação natural e a ventilação do ambiente.

Além disso, dependendo do modelo escolhido, você também pode contar com uma valorização da decoração do ambiente, ou até mesmo criar uma sensação de amplitude – dependendo da região de instalação e do modelo de janela escolhido.

Em resumo, as esquadrias são peças-chave para aumentar o bem-estar das pessoas que ocupam e interagem na sala, afinal, ninguém deseja somente olhar para as paredes, não é mesmo?

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, explicamos melhor as diversas opções de janelas para sala e como escolher o modelo ideal para o seu projeto.

Todos os modelos e materiais citados no artigo podem ser trabalhados de uma maneira bacana, porém, se tiver em dúvida, vale a pena contratar um profissional de arquitetura ou decoração para ajudar nessa seleção.

As nossas dicas podem te ajudar, mas nada substitui a opinião de um profissional especializado nesse tipo de assunto.

Quer conferir mais dicas de reforma, decoração e outros assuntos da área? Então, acompanhe nossos artigos. Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, aproveite!

Autores

  • Paulo Manuel de Rossi
  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.