Tipos de deck de madeira: veja as melhores opções para a sua reforma!

Deck de madeira
Tempo de leitura: 8 minutos

Ter um deck de madeira na área de lazer da casa torna qualquer projeto ainda mais sofisticado e bonito.

Esse tipo de construção torna os ambientes externos ainda mais aconchegantes e convidativos, pois a madeira dá ao projeto um ar mais rústico e natural.

Por isso, não é à toa que muitos clientes sonham com um deck de madeira como alternativa aos pisos e revestimentos cimentícios.

Além de bonito, o deck de madeira é extremamente versátil. Ele pode ser utilizado como piso em varandas, área gourmet, churrasqueiras e ao redor da piscina, tanto como deck tradicional ou modular.

Quer saber mais sobre o tema? Confira a seguir nossas dicas sobre os tipos de deck de madeira no seu projeto!

Como planejar um deck de madeira?

Na hora de planejar um deck de madeira, é importante pensar no espaço onde será instalado, selecionar o melhor tipo de madeira, calcular o valor por m², acabamento e manutenção.

Existem diversas opções de madeira para decks, algumas mais nobres e com preços mais elevados, mas que apresentam excelente durabilidade, como Itaúba, Cumaru, Garapeira e Ipê.

Outras opções de madeira bastante usadas também são a Maçaranduba e o Eucalipto.

Apesar de ser uma alternativa, é possível que alguns projetistas não recomendem o uso de madeira Pinus.

Isso porque esse é um tipo de madeira que pode vir a mudar de cor, empenar e não ter uma durabilidade tão boa.

Outra opção de deck mais ecológico é o deck de madeira plástica, que é feito com materiais 100% recicláveis que simulam a aparência de madeira.

A importância de uma madeira de qualidade é prevenir que o deck apodreça, fique com o acabamento prejudicado, desbote, retorça ou quebre.

Além de escolher a madeira, existem outros caminhos dentro do planejamento, como a possibilidade da compra de réguas em medidas fixas ou feitas sob medida.

A decoração ao redor do deck de madeira também pode ser pensada desde o projeto estrutural, ao lado de paisagistas, por exemplo.

Leia também: Tipos de madeira para construção: da fundação ao acabamento

Pisos e Revestimentos

Tipos de deck de madeira

Tipos de decks de madeira

Os principais tipos de deck de madeira se dividem em deck de madeira modular e tradicional. Mais recentemente, surgiu também como forte tendência deck de madeira plástica. Confira:

Deck de madeira modular

O deck de madeira modular, conhecido também por mini deck, é um dos modelos mais usados pela praticidade.

Ele possui um sistema de encaixe feito por uma estrutura de borracha que facilita a instalação e, dependendo do projeto, dispensa mão de obra especializada.

Outra vantagem desse tipo de deck é que ele pode ser facilmente removido e trocado de posição.

Deck de madeira tradicional

O deck tradicional é feito a partir de réguas de madeira que são instaladas uma a uma na construção do projeto.

O resultado fica lindo, mas muitas pessoas optam pelo deck modular pela facilidade de instalação, pois o deck de madeira tradicional possui uma instalação mais trabalhosa que exige mão de obra especializada.

Deck de madeira plástica

Também conhecida como madeira sustentável, esse é um tipo de deck feito a partir de materiais reciclados, como fibra de madeira, serragem e resíduos de plástico.

A qualidade desse material é tão boa quanto um deck 100% madeira, por isso está cada vez mais popular nos projetos.

O custo, no entanto, pode ser mais elevado, mas a durabilidade é alta e dispensa o uso de impermeabilizantes e verniz.

Onde usar um deck de madeira na sua casa?

No espaço em que o deck de madeira for aplicado, é possível criar diversas composições e decorações diversas.

Afinal, o deck pode ser usado em piscinas, jardins e na área gourmet, ou seja, áreas externas e sociais de uma casa.

Para quem gosta de plantas, vale a pena misturar nessa combinação. No ambiente, é possível improvisar até mesmo uma mini horta, um espaço para exercícios físicos, relaxamento e o que mais o cliente desejar.

Deck em piscinas

O deck de madeira para piscinas deixa a área de lazer ainda mais convidativa para aproveitar os dias de som para se bronzear ou dar bons mergulhos.

Uma vantagem de usar o deck para revestimento externo na piscina é que ele acaba sendo muito versátil também, se adaptando a todos os formatos de piscina, até mesmo os com curvas.

Além da beleza e conforto, o deck em piscinas é um revestimento seguro, pois reduz as chances de escorregões.

Jardins

Os decks combinam muito em jardins, por deixar o espaço ainda mais natural e rústico. Em um projeto paisagístico, é possível combinar o uso de decks com diferentes tipos de plantas e pedras.

Aqui, é interessante incrementar a decoração com mobiliário como cadeiras confortáveis e mesas para tomar um café ao ar livre ou reunir os amigos para um almoço especial no quintal.

Espaço gourmet

O deck de madeira também é uma excelente alternativa para compor a área gourmet, substituindo revestimentos como o piso porcelanato, por exemplo, para dar lugar a uma decoração mais rústica e aconchegante.

Nesse espaço, além do deck de madeira, é possível investir em uma churrasqueira, sala de jogos, balcão ou mesa de jantar, ideal para reunir os amigos e familiares.

Vantagens de um deck de madeira na sua casa

Vantagens do deck de madeira

As principais vantagens de um deck de madeira em casa é que esse tipo de aplicação torna o ambiente mais bonito e aconchegante, agregando beleza e valor ao projeto.

Com um projeto arquitetônico e paisagista moderno e com a escolha de uma madeira de qualidade, é possível valorizar ainda mais o valor do imóvel diante do interesse de vender ou alugar.

Outras vantagens que podemos destacar do deck de madeira são:

  • Montagem e instalação rápida, sem precisar de muitos dias de instalação – com exceção projetos mais complexos e em áreas muito amplas;
  • Sensação térmica agradável por conta da madeira, que é mais confortável que pisos frios como porcelanato, por exemplo;
  • Pode ser usado em áreas como piscina, varandas, área gourmet, caminhos no jardim e até mesmo em posição vertical;
  • O aspecto rústico torna o projeto com mais identidade, ideal para quem gosta de uma decoração mais natural;
  • Deixa o projeto mais bonito e ecológico, especialmente pelo melhor escoamento da água e também pela possibilidade de ser feito com materiais 100% recicláveis, como o deck de madeira plástica;
  • Pode ser feito com a compra de madeira pronta ou conforme medidas definidas no projeto, dispensando assim ajustes e cortes na madeira.

Como instalar deck de madeira

O passo a passo da instalação do deck de madeira pode variar conforme o tipo de deck (tradicional ou modular) e também se ele for próximo a piscina, deck de madeira suspenso ou no nível do chão.

Essas diferenças interferem no nível de dificuldade de instalação do deck.

Por isso, como dito anteriormente, para que a instalação fique perfeita, o ideal é contar com mão de obra especializada.

É uma forma de garantir a segurança e acabamento ideal para a sua varanda ou área de lazer.

Além da madeiras ou réguas de deck, você também deve precisar de outros materiais e ferramentas como:

  • Vigas ou caibros de madeira;
  • Buchas;
  • Calços;
  • Parafusos autobrocantes;
  • Trena;
  • Nível de mão;
  • Esquadro;
  • Régua metálica;
  • Martelo;
  • Grampo sargento;
  • Lápis de carpinteiro;
  • Serra circular;
  • Parafusadeira;
  • Furadeira;
  • Linha de Giz.

Durante o planejamento do projeto, é importante deixar definido a orientação das vigas de suporte. Recomenda-se que elas fiquem em sentido perpendicular em relação a casa — considerando projetos de decks em varanda ou área gourmet acoplada a churrasqueira.

As réguas do deck devem ser colocadas, posteriormente, no sentido contrário.

Essa orientação mais técnica serve para garantir um bom escoamento da água. Por isso, na instalação, recomenda-se deixar um espaço de aproximadamente 70 cm entre uma viga e outra.

Além disso, se o deck for instalado próximo a paredes, é importante calcular o espaço de dilatação para evitar desnivelamentos. Use calços para garantir essa distância de dilatação.

Com a parafusadeira e as brocas, comece a instalação das vigas no concreto e encaixe as buchas com um martelo.

Na medida em que for instalando as vigas, meça com a água da régua metálica e o nível de mão o nivelamento das vigas.

Com as vigas instaladas adequadamente, o próximo passo é instalar as réguas do deck de madeira.

Dependendo do tamanho da área do deck de madeira, pode ser necessário realizar emendas e cortar as réguas.

Nesse momento, garanta que a régua de deck termine sempre até a metade do espaço das vigas, para que seja instalada a emenda de maneira uniforme e segura.

Repita o processo, fileira por fileira, garantindo sempre o espaçamento de dilatação até terminar a instalação do deck.

Em sequência, realize os cuidados necessários de acabamento, como a possibilidade de envernizar ou pintar o deck.

Vale destacar que durante o projeto ter especialistas em cada etapa faz toda a diferença no sucesso da obra.

Para o deck de madeira, ter mão de obra especializada é fundamental para entender não só qual a melhor madeira para o projeto, mas também para garantir uma instalação, acabamento e manutenção impecáveis.

Manutenção do seu deck

Para deixar o deck de madeira ainda mais bonito e garantir a durabilidade do material, é importante realizar a impermeabilização da madeira.

Além de aumentar a durabilidade do deck, a impermeabilização protege o material dos danos naturalmente provocados pelo tempo, como o contato frequente com variações de temperatura, umidade e chuva.

Para aplicar o impermeabilizante, os profissionais especializados recomendam o uso de rolo ou pincel no lugar de pistolas de pintura (sistema de pulverização), para que o produto fique totalmente aderido a madeira.

Antes de aplicar o produto, é necessário lixar a madeira e limpar as réguas do deck com um pano umedecido.

Para impermeabilizar, existem opções como verniz e stain.

Existem diversos tipos de verniz, que deixam a madeira com um acabamento brilhoso e mais bonito, mas aqui é importante usar um que é realmente próprio para decks.

Isso porque alguns tipos de verniz formam apenas uma camada superficial na madeira, o que pode desgastar facilmente com o tempo.

Além disso, futuramente, na próxima aplicação, é necessário remover essa película, o que pode tornar mais difícil a manutenção.

O stain é um produto muito bom também porque ele tem boa cobertura, é fungicida, previne bolores, fungos, protege a madeira da umidade e da chuva, além de prevenir insetos como cupim.

Quanto custa instalar um deck de madeira?

O custo do deck de madeira varia de acordo com o tipo de madeira escolhido e o valor cobrado pelo especialista na aplicação.

Ou seja, para saber o custo de um deck, é necessário saber quanto custa o m2 do deck de madeira e qual é o preço da mão de obra para construir um deck?

Além disso, quanto mais nobre o tipo de madeira, maior será o custo da construção do deck. Por outro lado, maior será a qualidade e durabilidade.

É um investimento que vale a pena, especialmente pelo resultado final do projeto.

Na Obramax, você consegue pesquisar o valor das réguas de madeira para deck por metro quadrado, além de encontrar opções de impermeabilizantes.

Deck de madeira: um investimento que vale a pena?

Vale a pena um deck de madeira?

Com certeza, o deck de madeira é um investimento que vale a pena, seja em uma construção ou reforma.

Dependendo da escolha da madeira e complexidade do projeto, o valor pode ser superior ao do uso de um piso cimentício comum.

Em contrapartida, o resultado é ainda mais elegante e agrega muito valor comercial ao imóvel.

Ou seja, além de deixar o ambiente de lazer como o cliente sempre sonhou, é um investimento.

Com exceção dos cuidados de manutenção para prevenir o desgaste da chuva, sol e surgimento de cupins, o deck de madeira é bastante prático no dia a dia, pois não encare como outros materiais.

A limpeza pode ser feita apenas com o uso de uma vassoura ou com um pano úmido com o rodo.

Para uma decoração clean e confortável, é a escolha perfeita.

Encontre tudo que você precisa para sua obra na Obramax: variedade em revestimentos, pisos, ferramentas, materiais de marcenaria, hidráulica e muito mais!

Conclusão

Sem dúvidas, um projeto de deck em madeira é capaz de transformar qualquer área de lazer ou jardim mais simples em uma área gourmet elegante e confortável.

São tantas opções de uso e combinações com outros elementos de decoração que é difícil não encontrar uma proposta que não agrade os clientes.

Nesse artigo, reunimos as principais opções de uso do deck em madeira, como em piscinas, jardins e espaço gourmet.

Se você deseja incluir o deck de madeira ao seu projeto, vale a pena apostar em madeiras de qualidade, mão de obra especializada e manutenção para durabilidade do piso.

Para saber mais sobre dicas de revestimento, não deixe de conferir mais dicas no Blog da Obramax.

Autor

  • Paulo Manuel de Rossi

    Profissional com ampla experiência em empresas multinacionais de grande porte, Paulo Rossi possui uma trajetória sólida na área comercial, incluindo 18 anos de vivência internacional em Portugal.Na Leroy Merlin, foi responsável por toda a gestão comercial, liderando a definição de sortimento, precificação, implantação de produtos e estratégias para captação e retenção de clientes. Além disso, liderou equipes por meio de planos de formação e desenvolvimento, sempre com foco em resultados e políticas sustentáveis.Já na Sonae, em Portugal, atuou na gestão da unidade comercial, sendo responsável por orçamento, recursos humanos e contato com fornecedores, além da prospecção, negociação e implantação de produtos no ponto de venda, garantindo a rentabilidade dos negócios.Atualmente, como Gerente de Produtos da seção de Ferragens na Obramax, Paulo aplica sua expertise na construção de estratégias comerciais, gestão de portfólio e otimização de processos, impulsionando inovação e crescimento na categoria.