A furadeira é uma das ferramentas mais usadas na construção civil em diversas etapas de uma obra.
Em qualquer atividade que é necessário abrir furos ou parafusar estruturas, a furadeira se faz presente e necessária para tornar o trabalho mais prático.
Por isso, pode ser usada desde as etapas de construção até a decoração ou reparos.
Além do uso profissional na construção civil, muitas pessoas procuram por modelos de furadeira para uso doméstico, para pequenos reparos residenciais.
A vantagem do comércio de ferramentas e materiais de construção é que existe uma infinidade de opções de furadeiras para acompanhar os diversos tipos de uso.
Por isso, você consegue encontrar modelos mais econômicos e outros mais caros, por conta da variação de potência, tempo de uso, indicação, durabilidade, fabricante etc.
Se você está procurando um modelo para comprar, leia antes esse artigo para tirar todas as suas dúvidas.
Como escolher uma boa furadeira?
Antes de comprar uma furadeira nova, é importante observar alguns pontos importantes que vão fazer toda a diferença para a escolha da melhor furadeira para o que você precisa no seu dia a dia.
Afinal, a melhor furadeira é aquela que reúne qualidade, durabilidade, preço justo e que, principalmente, vai atender suas necessidades. Confira o que observar:
Tipo de aplicação
Você precisa de uma furadeira para uso em trabalhos de marcenaria, para trabalhar exclusivamente com madeira?
Ou seria o caso de comprar uma opção mais versátil, como uma furadeira para aplicação em metal, concreto ou alvenaria?
A finalidade de aplicação é uma informação importante na hora de escolher a melhor furadeira, pois cada ferramenta possui indicações de uso diferentes que devem estar claras na orientação deixada pelo fabricante.
Tipo de uso
Existem três tipos principais de uso da furadeira: profissional, industrial ou hobby.
No uso profissional e industrial, a necessidade de uma furadeira com maior potência e durabilidade acaba sendo muito maior do que no uso por um hobbysta.
Se você precisa de uma furadeira somente para usar em ocasiões muito específicas, como em reparos domésticos, um modelo mais simples pode ser o suficiente para atender suas necessidades.
Tempo de uso
Os profissionais da construção civil, como pedreiros, encanadores, marceneiros e eletricistas, geralmente precisam de ferramentas que aguentem um bom tempo de uso durante o dia.
Por isso, na avaliação dos diferentes tipos de furadeira, observe se a ferramenta tem durabilidade o suficiente para aguentar uma jornada de trabalho desse tipo, em que precisará ser usada por várias horas.
Potência
De modo geral, quanto maior a potência, mais profissional é considerado o modelo. Isso porque o uso profissional e industrial exige uma potência maior para corresponder a qualidade e durabilidade das atividades.
Por isso, se for comprar uma ferramenta de uso profissional, observe a potência, além de sempre verificar a compatibilidade com a instalação elétrica.
Para quem trabalha com marcenaria, elétrica ou outra área da construção civil, vale o investimento em uma furadeira de potência maior que 680W.
Para profissionais autônomos, em que o uso não será constante, a potência ideal seria de 550W a 600W.
Caso você precise dessa ferramenta apenas para serviços simples de casa, uma furadeira de potência entre 350W a 400W já é considerada ideal.
Conheça os modelos de furadeira
Ao procurar por furadeiras em lojas de ferramentas e materiais de construção, você observará que elas são divididas em dois tipos principais: furadeira elétrica e furadeira de impacto.
Contudo, existe uma terceira opção que é a furadeira e parafusadeira, que representa um modelo de ferramenta mais completo, por apresentar mais recursos de uso.
Entenda a diferença de cada opção:
Furadeira elétrica
A furadeira elétrica é uma ferramenta automática, que é mais utilizada para perfurar superfícies como paredes de tijolos, porcelanato, concreto, azulejos, madeiras e outros.
Para funcionar, ela precisa do auxílio de uma fonte de energia.
Entretanto, ela ajuda a economizar tempo e finalizar os trabalhos de maneira mais rápida.
Para pequenos trabalhos, as furadeiras elétricas têm, em média, 600 W de potência.
Por outro lado, as furadeiras profissionais, que são voltadas para trabalhos mais pesados, como a carpintaria, marcenaria e serralheria, possuem em torno de 1.110 W de potência.
Furadeira de impacto
A furadeira de impacto, por sua vez, se utiliza de um sistema de giros para fazer os furos. Ela é mais utilizada em superfícies não tão resistentes, como madeiras e drywall, mas também apresenta uma grande versatilidade de uso.
Em alguns casos, ela também pode ter resistência grande o bastante para perfurar blocos de concreto e estrutura de alvenaria que são mais firmes.
Ou seja, trata-se de uma ferramenta que tem uma estrutura forte e que suporta o impacto suficiente para perfurar esses materiais.
Aproveite para conferir como fazer um projeto elétrico completo no vídeo abaixo:
Furadeira e parafusadeira elétrica
Já se você quer uma ferramenta 2 em 1, uma ótima ideia para colocar na sua maleta de ferramentas é a furadeira e parafusadeira elétrica.
As parafusadeiras elétricas são bem mais potentes do que qualquer chave de fenda, já que não usam a capacidade manual para fixar o parafuso.
Isso elimina a necessidade de fazer força na hora de ajustar os parafusos da estrutura, além de dar mais rapidez ao trabalho.
Dependendo do tipo de trabalho para o qual a furadeira e parafusadeira elétrica é utilizado, existem diferentes tipos de broca que fazem furos em tamanhos diferentes de acordo com a espessura desejada.
É a melhor opção para quem quer economizar dinheiro e garantir uma furadeira que pode funcionar como parafusadeira também.
O que considerar na hora de escolher a melhor furadeira?
Quando você estiver escolhendo uma furadeira, é importante que você leve alguns fatores em consideração, como o modelo, o tipo de material e os modos de uso.
Entenda mais sobre como escolher a melhor furadeira na hora de comprar abaixo:
Modelo de furadeira
Como vimos nos tópicos anteriores, existem diversos tipos de furadeira que você pode escolher na hora de começar um projeto novo.
O melhor modelo de furadeira vai depender do seu objetivo. Por exemplo, se você está precisando fazer um trabalho de maior impacto, então a furadeira de impacto é a ideal.
Já se você quer uma furadeira resistente, para furar alvenaria, então a furadeira elétrica pode ser uma opção interessante.
Entretanto, é preciso que você se lembre que existem os modelos caseiros e os profissionais. Tudo vai depender do quanto você vai usar o aparelho.
Já se você quiser uma furadeira que também pode funcionar como uma parafusadeira, então a furadeira e parafusadeira elétrica é a melhor opção, sem dúvidas.
Tipo de material
Outro fator que você deve levar em consideração na hora de escolher uma furadeira para o seu projeto é o tipo de superfície na qual você vai trabalhar.
As furadeiras de impacto são mais indicadas para o uso em alvenaria, pois ao mesmo tempo em que fura a superfície, o equipamento também desfere “golpes” ao mesmo tempo em que rotaciona a broca, reduzindo a resistência do material que você quer perfurar.
Já se você quer fazer o uso da furadeira em materiais como madeira, aço, ferro, plástico e acrílico, então uma furadeira sem impacto já deve cumprir o trabalho.
Local de trabalho
Você também deve considerar o local de trabalho em que vai utilizar a furadeira, pois existem opções com ou sem fio.
Se você for trabalhar com essa furadeira em um local que não tem um acesso fácil a tomadas e energia elétrica, então a opção sem fio é mais interessante.
Regulagem de velocidade
Uma furadeira que conta com regulagem de velocidade pode ser muito útil especialmente se você quer fazer furos em superfícies mais duras.
Isso porque esses materiais requerem que você utilize velocidades mais baixas, enquanto materiais mais “macios” aceitam velocidades mais altas.
Furadeira com giro reversível
Um detalhe muito interessante para ser levado em consideração na hora de escolher uma furadeira para o seu projeto é se ela tem a função de giro reversível ou não.
O giro reversível dá a possibilidade de inverter o sentido de rotação da broca e normalmente está presente em furadeiras com controle de velocidade.
Trata-se de um recurso muito útil para pessoas que querem usar o equipamento também como parafusadeira, apertando ou afrouxando parafusos.
Empunhadeira lateral
Especialmente se você quiser utilizar a furadeira com um propósito mais profissional, é interessante procurar por modelos que contem com uma empunhadeira lateral.
Essa simples adição no equipamento, já garante mais firmeza e melhora bastante a precisão na hora de fazer furos em qualquer tipo de material.
Botão-trava de acionamento contínuo
Por fim, outro fator que deve ser levado em consideração é a presença ou ausência de um botão trava para o acionamento contínuo da furadeira.
Trata-se de uma comodidade que elimina a necessidade de ficar apertando o botão durante todo o período de uso.
Com esse recurso, é possível utilizar a sua furadeira em um suporte vertical ou horizontal, por exemplo, sem grandes problemas.
Como escolher o mandril da furadeira?
A escolha da furadeira é apenas uma das partes que garantem um trabalho bem executado. Além do modelo da furadeira, você também precisa ter noções básicas sobre a escolha certa do mandril, parte da furadeira em que você encaixa as brocas.
Um fato importante que você deve saber é que você consegue ter infinitas possibilidades de consumíveis para trabalhos diferentes com a mesma furadeira, variando o uso através de diferentes modelos de brocas e serra copo, por exemplo.
Na hora de escolher as brocas e consumíveis adequados para o mandril, é importante ficar atento ao tamanho para que seja compatível com o mandril da furadeira.
Também é importante observar a indicação de uso das brocas, pois algumas são de uso específico em alvenaria, outras madeira ou azulejo.
A escolha inadequada pode prejudicar a qualidade do trabalho realizado, muitas vezes necessitando que o profissional tampe os buracos feitos com a furadeira com a broca errada.
De modo geral, você encontrará o mandril em duas versões mais comuns: em tamanhos de 3/8 polegadas e 1/2 polegadas.
O mandril 3/8″ aceita brocas de até 10mm de diâmetro, enquanto o mandril 1/2″ aceita brocas de até 13mm de diâmetro.
Para mandris de 1/2″ o fator potência da ferramenta elétrica, possibilita o uso de brocas maiores, 16mm, 20mm dependendo da aplicação e ferramenta, para isso é necessário verificar o que diz nas descrições técnicas da ferramenta, indicada pelo fabricante.
Além do uso do mandril, existem brocas com sistema de fixação com engate rápido, mais comum em furadeiras à bateria. A vantagem é o aperto simples e rápido, que pode ser feito manualmente.
No mandril, é necessário realizar o encaixe com uma chave específica para o uso em mandril.
Conclusão
Como você pode acompanhar nesse conteúdo, a furadeira é uma ferramenta essencial no dia a dia de diversos profissionais da indústria e construção civil.
No entanto, também pode ser um equipamento essencial para se ter na caixa de ferramentas da sua casa, para pequenos consertos que você consegue fazer sem a ajuda de um profissional.
Para não se arrepender na escolha da compra, não arrisque escolher um modelo somente pelo preço.
Observe as características que apresentamos acima, como tipo de aplicação, uso, potência e tempo de uso para chegar no modelo que oferece o melhor custo-benefício.
Opções no mercado não faltam, não é? Aliás, além da furadeira, atente-se para a escolha certa do mandril e escolha um kit de brocas e serras de qualidade também!
Para saber mais sobre dicas de ferramentas e etapas fundamentais da obra, continue acompanhando o Blog da Obramax!