Qual a diferença entre Lixadeira e Esmerilhadeira?

Diferença entre lixadeira e esmerilhadeira

No universo da construção civil, diante de tantas opções e possibilidades, encontrar a ferramenta perfeita para suas necessidades profissionais pode parecer uma busca complicada.

Com inúmeras marcas e modelos que oferecem funções e aplicações variadas, é fácil ficar perdido nas infinitas escolhas disponíveis. É aí que entra a importância de entender a diferença entre três protagonistas no mundo das ferramentas elétricas: a esmerilhadeira, a lixadeira e a politriz. À primeira vista, essas três ferramentas podem compartilhar uma semelhança, mas ao aprofundar nas especificações técnicas, você descobrirá que cada uma delas desempenha um papel único em sua caixa de ferramentas.

Então, entender a diferença entre lixadeira e esmerilhadeira, além da politriz, que é mais do que apenas uma questão de eficiência; é a chave para evitar acidentes, garantir um bom uso e diminuir danos ao equipamento.

Portanto, se você já se viu perdido sobre qual ferramenta é a mais adequada para sua tarefa, este artigo é um guia indispensável para esclarecer todas as suas dúvidas. Continue lendo para conhecer os detalhes que diferenciam a esmerilhadeira, a lixadeira e a politriz e, assim, escolher com mais segurança a ferramenta perfeita para o seu projeto.

Dica de conteúdo: 10 Melhores Marcas de Ferramentas Elétricas e Manuais

Qual a diferença entre lixadeira e esmerilhadeira? E a politriz?

Politriz, esmerilhadeira e lixadeira é a mesma coisa?

Muitas pessoas frequentemente se perguntam se há diferenças significativas no funcionamento de uma esmerilhadeira, uma lixadeira e uma politriz. Embora essas três máquinas geralmente compartilhem similaridades em termos de design, peso, tamanho e método de operação, elas são recomendadas para diferentes propósitos.

Entenda melhor abaixo as diferenças entre lixadeira, esmerilhadeira e politriz:

Esmerilhadeira

Esmerilhadeira

Em relação às lixadeiras e politrizes, as esmerilhadeiras são conhecidas por serem mais pesadas e potentes. Com velocidade de giro superior a 6500 rpm, elas são indicadas para cortar e desbastar metais e concreto.

No mercado, você encontra 3 principais tipos de esmerilhadeira: angular, à bateria e pneumática. Esses modelos se diferenciam por características como ergonomia, robustez, grau de ruído e de calor gerado durante o funcionamento. Além disso, a potência e velocidade de giro também variam.

Informação importante: quanto mais rotações por minuto, melhor tende a ser o desempenho do equipamento no desbaste de materiais.

Lixadeira

Assim como as esmerilhadeiras, as lixadeiras também são indicadas para desbastar materiais. Porém, são comumente usadas em superfícies menos duras, como madeira, plástico, fibras e resinas. Aliás, para não queimar os materiais trabalhados, essas ferramentas possuem rotação de até 5.500 rpm.

Por conta disso, a lixadeira é frequentemente usada para conferir um acabamento fino. Entre os modelos mais conhecidos no mercado, destacam-se:

  • Orbital: utilizada em funilaria e pintura automotiva, para acabamento em aço. Também pode ser utilizada para polir materiais como madeira, plástico e verniz
  • Cinta: para tratamento das superfícies como metal, madeira ou plástico. Por permitir a retirada de grandes quantidades de material, serve para os trabalhos mais difíceis.
  • Roto orbital: lixadeira Excêntrica possui base circular e gira em seu próprio eixo. É eficaz para dar acabamento em peças de madeira e de metal.

Politriz

Com rotação mais baixa que lixadeiras e esmerilhadeiras, as politrizes são usadas para arredondamento de bordas, preparação e polimento de superfícies. De maneira geral, elas são mais leves e de fácil manuseio e podem usar discos simples ou duplos. As politrizes também podem ser equipadas com cabeçote planetário, com três ou quatro discos, para o trabalho em áreas mais extensas, como em pisos de concreto.

Em resumo, quando o assunto é a diferença entre lixadeira, esmerilhadeira e politriz, considere o seguinte: equipamentos com alta rotação são indicados para a remoção de materiais, enquanto as ferramentas com baixa rotação conferem brilho para os materiais.

Sendo assim, na hora de escolher o modelo mais adequado, cheque qual tipo de superfície será trabalhada. Outra dica importante é priorizar modelos que permitam regular a velocidade

da ferramenta.

Dica de conteúdo: Ferramentas Intercambiáveis: conheça uma nova tendência entre profissionais

Ferramentas

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, explicamos como entender a diferença entre lixadeira e esmerilhadeira é fundamental para escolher a ferramenta adequada para o trabalho que você precisa realizar. Cada um desses equipamentos possui suas próprias características distintas e é projetado para atender a diferentes finalidades.

Ao considerar cuidadosamente suas necessidades e as particularidades da ferramenta, você poderá realizar seus projetos com eficiência e obter resultados de alta qualidade. Lembre-se sempre de priorizar a segurança ao operar essas máquinas e de seguir as orientações do fabricante para garantir o melhor desempenho e durabilidade.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de ferramentas elétricas e manuais para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Muziel Sousa

    Com ampla experiência no departamento de compras, atingiu diversos objetivos e mantém constância nas entregas e melhorias de custos e oportunidades. Atualmente é gerente de produtos na Obramax e possui o objetivo de melhorar os resultados e processos, gerando satisfação nos clientes internos e externos.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.