Tipos de Lixa, aplicações e melhores modelos

Lixa

lixa é um equipamento essencial em muitas situações, principalmente para conferir um acabamento perfeito em paredes, móveis e diferentes superfícies.

Para atender essa variedade de demandas, você encontra diferentes tipos de lixa, que variam de acordo com a superfície a ser lixada, granulação e alguns outros pontos que abordamos ao longo desse conteúdo.

Se você não quer mais errar na hora de comprar a sua lixa, aproveite o nosso artigo para conhecer todos os tipos disponíveis no mercado, onde usá-las e muito mais!

O que é uma lixa e para que serve

A lixa é usada por vários profissionais, especialmente na área de construção civil.

Basicamente, elas são um tipo de papel que vem com grãos de areia colados em um lado e quando você esfrega essa face da lixa na área desejada, ela desgasta o material e o deixa mais liso.

Então, a principal função da lixa é polir os diferentes tipos de materiais que apresentam uma superfície abrasiva, como metais e madeiras, por exemplo.

Contudo, existem diversos tipos de lixas e elas não podem ser compradas de maneira aleatória, afinal, você deve levar em consideração o material a ser lixado para garantir um bom acabamento.

Uma boa dica para começar a escolher a lixa certa é observando sua granulação. Veja mais abaixo.

Ferramentas

Granulação das lixas

Se você reparar bem, todas as lixas apresentam números em seu rótulo.

Anteriormente, comentamos sobre os grãos de areia na lixa, certo? A granulação das lixas está diretamente relacionada à quantidade de grãos presentes no equipamento.

Ou seja, quanto maior for seu número, maior será a quantidade de “grãos” e mais delicado será seu lixamento.

De maneira geral, a numeração da lixa varia de 16 (a mais grossa) a 3.000 (a mais fina). Portanto, quanto menor for a granulação, mais grossa é a lixa. Isso é importante, pois é fácil haver confusão aqui.

A granulação da lixa também é um elemento importante para definir o melhor modelo para o tipo de material a ser lixado, como madeira, alvenaria, ferro, entre outros.

Informação importante: a granulometria varia de acordo com o método usado para o trabalho. Entenda melhor no próximo tópico:

Lixamento manual

No lixamento manual, a ferramenta de desbaste é conduzida manualmente ou por meio de uma máquina manual sobre a lixa. Essa forma pode ser usada na parede antes da pintura, ajustes num móvel de madeira ou alguma reforma de pequeno porte.

Nesse caso, a granulação varia seguindo as especificações da matéria a ser lixada.

Lixadeira angular

A lixadeira angular, por outro lado, é indicada para realização de grandes desbastes.

Conta com alta rotação, mas não fornece um acabamento liso. Então, use essa ferramenta em superfícies que não demandam um acabamento impecável.

Vale ressaltar que devido a sua potência, a lixadeira angular não é recomendada para quem não tem muita experiência ou cuidado no manuseio do equipamento.

Em resumo, a lixadeira angular deve ser usada em trabalhos que exigem alta produtividade no lixamento, maior poder de desbaste ou para lixação de madeiras maciças que serão expostas ao tempo.

Lixadeira orbital

Também chamadas de “treme-treme”, as lixadeiras orbitais são ferramentas usadas para criar acabamentos leves e produzir lixamentos de forma suave.

Para evitar a fadiga dos operadores, a lixadeira orbital é portátil, de pequeno porte e com peso reduzido, facilitando o controle e os trabalhos.

A sua utilização é recomendada para quem trabalha com drywall, madeira MDF e compensada, já que são serviços executados com a ajuda de lixas finas.

Confira nossos modelos de lixas e lixadeiras com disponibilidade imediata.

Quais são os tipos de lixa

Tipos de lixa

Agora que você entendeu melhor a questão da granulação, vamos abordar os principais tipos de lixa.

Lixa d’água

Como o nome indica, a lixa d’água é indicada para lixamento e acabamento em superfícies úmidas ou que recebem pequenas quantidades de água.

Esse modelo é frequentemente usado em superfícies metálicas finas e na funilaria, por exemplo.

Na construção civil, muitos pintores apostam nas lixas d’água para finalizar paredes que receberam massa acrílica.

Para ilustrar, a granulometria de uma lixa d’água varia entre 60 e 600.

Lixas para massa (reboco, alvenaria e gesso)

As lixas para massa apresentam, na maioria das vezes, uma superfície vermelha e podem ser usadas em reboco, alvenaria, gesso e similares.

Em geral, a lixa de massa varia entre 36 e 220 no que se refere à granulação.

Lixa para ferro

Quase sempre encontrada nas cores cinza ou preta, as lixas de ferro são usadas em superfícies metálicas, especialmente em trabalhos mais pesados.

Esse tipo de lixa deve ser comprado com muita atenção, pois nivelar superfícies metálicas é uma atividade complexa e uma lixa inadequada pode comprometer a peça de maneira irreversível.

Informação importante: dependendo da superfície de aplicação, é indicado também usar as lixas de ferro em conjunto com lixadeiras e outros equipamentos profissionais.

A granulação padrão para uma lixa de ferro varia de 36 a 320.

Lixa para madeira

Por último, as lixas para madeira podem ser usadas tanto para trabalhos mais robustos, como nivelar ou remover camadas maiores, ou para demandas mais finas, como no acabamento de superfícies.

Vale destacar que elas são sempre usadas a seco e antes da aplicação de verniz ou tinta.

A granulometria padrão para uma lixa de madeira varia entre 50 e 220.

Melhores lixas, equipamentos e acessórios

Melhores lixadeiras e acessórios

Para te ajudar a encontrar os melhores materiais para lixar diferentes superfícies, separamos abaixo 4 produtos que estão disponíveis aqui na Obramax e são uma mão na roda para essas demandas:

Lixadeira Orbital 1/4″ (6mm) 180W BO4557 220V

Com design leve e compacto, esse modelo de lixadeira orbital da Makita traz um contrapeso adicional e ventoinha para baixa vibração, sendo indicada para trabalhos com madeira MDF, compensados, drywall, metais, etc.

A lixadeira é adaptável a aspiradores de pó Makita e vem acompanhada de saco coletor, conjunto de lixa e base perfuradora.

Por conta de seu formato, ela possui fácil pegada nos mais variados ângulos, facilitando bastante o processo de lixamento.

Vale destacar que essa lixadeira orbital da Makita traz uma esponja protetora contra pó para aumentar a vida útil do equipamento e tem potência de 180 Watts.

Lixadeira de Parede 9″ 225mm 750W WBR873 127V WBR

Outra opção interessante é a lixadeira de parede da WBR, recomendada para lixar paredes e tetos em superfícies internas e externas revestidas com massa acrílica, massa PVA, gesso, reboco, entre outros.

Ela conta com cabo longo e dobrável, possibilitando o alcance em locais de difícil acesso e tem 5 velocidades de 1850 rpm. Além disso, a lixa é fixada por velcro e conta com 2 empunhaduras e um coletor de pó.

Nessa versão, a lixadeira vem com 7 lixas nas seguintes granulações: 60, 80, 100, 120, 150, 180 e 240.

Folha de Lixa Massa Grão 150 225x275mm A257 Norton

folha de lixa para massa da Norton tem uso indicado em paredes com massa corrida, massa acrílica, gesso e para remoção de pinturas antigas.

Trata-se de um acessório de uso manual que demanda um pouco mais de energia do profissional que a utiliza, mas em compensação, a folha de lixa permite um alcance e manuseio em espaços que uma ferramenta não consegue alcançar com eficiência.

Então, como vantagens, os destaques são o uso simples e prático, leve manuseio e versatilidade na utilização.

Disco de Lixa 9″ 225mm 8 Furos Grão 180 com 10 Peças WBR

jogo de lixa manual da WBR traz 10 discos para facilitar diferentes trabalhos de nivelamento.

Todos os discos possuem 180 grãos e são um pouco mais grossos que a maioria dos modelos, visando aumentar a eficiência no uso do acessório. Cada lixa tem 225 mm de diâmetro e encaixa para lixadeira orbital.

Informação importante para quem deseja usar as lixas em conjunto com a lixadeira: a parte áspera deve ficar para fora, uma vez ligada a ferramenta elétrica, você direciona como quiser.

Veja o passo a passo sobre como lixar uma parede.

Conclusão

Ao longo desse conteúdo, você conheceu melhor os diferentes tipos de lixa e como aproveitá-las nas mais variadas demandas.

Trata-se de um equipamento muito útil para acabamentos de diversos materiais, podendo ser utilizado tanto de maneira independente quanto em conjunto com lixadeiras elétricas.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!

Autor

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.