O que é Rebaixamento de Teto e 4 materiais mais usados

Rebaixamento de teto com gesso

Quer renovar o visual da sua casa ou escritório comercial de maneira simples, mas elegante? Se a sua resposta foi sim, saiba que o rebaixamento de teto é uma das melhores alternativas para quem deseja repaginar um cômodo e conferir mais sofisticação ao local.

Caso não saiba, rebaixar o teto é uma técnica cada vez mais usada (e até mesmo solicitada) por profissionais e clientes em obras e reformas, afinal, quando bem realizada, tem potencial para ser um acabamento diferenciado e marcante.

Na maioria das vezes feito com o forro de gesso, o rebaixamento de teto possibilita a criação de jogos de luzes, efeitos, texturas e pinturas, ou seja, valoriza bastante a decoração do ambiente. Além disso, dependendo do local, a técnica também contribui inclusive para disfarçar lajes mal finalizadas, tubulações e fios elétricos; além de proporcionar isolamento térmico e acústico.

Versátil, você pode usar o rebaixamento de teto nos mais variados cômodos, como salas, cozinhas, banheiros, quartos e até mesmo escritórios comerciais. Quer saber mais sobre essa técnica para garantir uma decoração impecável e extremamente funcional? Continue a leitura e acompanhe as nossas dicas!

O que é rebaixamento de teto?

O que é rebaixamento de teto

Antes de mais nada, vamos entender o conceito por trás desta técnica:

O rebaixamento de teto é uma técnica de construção que reduz o pé direito de um cômodo, ou seja, ele diminui a altura que vai do chão até o teto da casa. Essa medida é amplamente usada em projetos que exigem reparos no teto, sendo até mesmo possível usá-lo para criar estruturas de gesso no teto, como as sancas de gesso.

Além do valor estético do seu imóvel, existem muitas utilidades atreladas ao rebaixamento de teto, especialmente no que diz respeito ao aspecto estrutural da obra, como:

  • Cria um acabamento elegante no teto;
  • Esconde uma tubulação aparente na laje de uma construção;
  • Cobre vigas indesejadas na estrutura da casa;
  • Cria um isolamento térmico e acústico no ambiente;
  • Possibilita a instalação de iluminação embutida, como painéis e fitas de LED.

Sem dúvidas, todas essas vantagens, aliadas ao lado estético do rebaixamento de teto, tornam essa técnica uma solução eficiente para uma reforma de alta qualidade.

Materiais de construção

Quais são os tipos de rebaixamento de teto e materiais mais usados?

Embora o material mais utilizado para rebaixar o teto seja o gesso, ele não é a única opção. Você também pode usar forro Drywall, PVC ou madeira. Veja abaixo as características de cada um e por que usá-los:

1. Gesso

Sem dúvidas, o gesso é o material mais usado para montar forros e rebaixar o teto.

Leve e fácil de modelar, o gesso é perfeito para valorizar o visual de salas, quartos e demais cômodos, especialmente para quem deseja montar um projeto luminotécnico de primeira linha.

2. Drywall

O Drywall é outra técnica prática para montar um forro ou rebaixar o teto, sendo perfeito para quem busca facilidade de instalação e limpeza rápida pós-instalação.

Composto também de gesso, mas envolto em uma tira de papel cartonado, o Drywall é mais caro que o gesso comum, mas funciona muito bem em qualquer tipo de ambiente e também possui todos os benefícios comuns deste sistema de construção.

Leia também: Drywall: dúvidas frequentes e dicas para a instalação!

3. PVC

Agora, se você procura por um material fácil de instalar e com excelente preço, as placas de PVC são perfeitas para o seu projeto.

Também chamadas de forro de PVC, esse tipo de rebaixamento de teto é o mais barato e prático dos 3 citados acima. No entanto, o material é menos resistente ao calor, por isso, evite usá-lo em ambientes que podem receber altas temperaturas.

4. Madeira

Apesar de não ser tão comentada em comparação aos outros materiais, a madeira também pode ser usada para criar um rebaixamento de teto, principalmente para projetos que visam conferir um toque sofisticado e rústico ao ambiente.

Contudo, não se esqueça que a madeira exige uma série de cuidados, afinal, não é todo tipo de madeira que pode ser usado em áreas molháveis, como banheiro e cozinha, por exemplo. Por isso, o seu uso é mais comum em salas, quartos e escritórios.

Leia também: Verniz para madeira: principais tipos e como aplicar

Altura ideal para rebaixamento de teto

Altura ideal para rebaixamento de teto

Por fim, além dos tipos de rebaixamento e materiais usados, uma dúvida muito comum é qual a altura ideal para rebaixar o teto.

O cálculo da altura do rebaixamento do teto deve levar em consideração as dimensões do cômodo e a metragem da casa como um todo. Neste caso, a altura mínima é, em média, 2,40 m, pois o gesso ao ser instalado já rebaixa 15 cm. Ou seja, assim, o ambiente não fica completamente baixo.

Atualmente, é comum encontrar casas e apartamentos com pé direito de 2,70 m, mas existem construções com até 3 m.

Em alturas menores que 2,40 m, a possibilidade é usar o Drywall, pois com ele é possível rebaixar apenas 10 cm do teto.

De qualquer forma, a altura ideal para trabalhos de rebaixamento de teto são 2,60 m.

Informação importante: dependendo do cômodo, pode ser necessário ter uma altura maior do chão ao teto, como a cozinha, onde a circulação de ar é fundamental. Então, para não errar, sempre consulte um profissional especializado para te orientar nessa decisão.

Conclusão

No decorrer do conteúdo, explicamos melhor o que é o rebaixamento de teto e materiais mais usados neste tipo de projeto, como gesso, drywall, PVC e madeira. Essa escolha depende diretamente de uma variedade de fatores, como orçamento, preferências do cliente, durabilidade e peculiaridades do ambiente.

O forro de gesso, por exemplo, confere um visual clássico e permite designs personalizados. Já o drywall é uma opção versátil, econômica e fácil de instalar. Por outro lado, o forro de PVC se destaca pela resistência à umidade e facilidade de limpeza, sendo muito usado em cozinhas e banheiros.

Avaliar cuidadosamente as necessidades individuais e consultar profissionais qualificados são passos essenciais para garantir a melhor escolha para o rebaixamento do teto em cada situação específica.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de Drywall, forros e divisórias para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Elaine Soler

    Gerente de produto na seção de Materiais Básicos na Obramax.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *