O vidro é um dos materiais mais usados na fase de acabamento de uma reforma, seja nas esquadrias (porta e janelas), em detalhes de móveis e até mesmo como divisória de ambientes.
Porém, nem sempre é possível trabalhar exatamente com a peça de vidro do jeito que ela foi fabricada, sendo assim, é necessário entender como cortar vidro para aproveitar ao máximo o material no seu projeto.
Aliás, a expressão cortar vidro não é exatamente a mais correta para se referir a essa ação, uma vez que não utilizamos uma serra ou outra ferramenta cortante; mas sim, quebramos o vidro de maneira controlada.
Ficou confuso? Não se preocupe, vamos explicar melhor no decorrer deste conteúdo tudo o que você precisa saber sobre como cortar vidro.
Essa prática é muito comum em situações em que um pedaço de vidro da janela quebrou ou até mesmo quando o tampo de uma mesa racha. Em vez de descartá-lo, você pode reaproveitar essas peças como se fossem novas.
Quer saber mais sobre como cortar vidro? Então, continue a leitura e acompanhe as nossas dicas!
Qual a melhor ferramenta para cortar vidro?
Não é novidade para ninguém que o vidro é um material complicado de manusear, principalmente quando é necessário ajustá-lo para encaixar em diferentes lugares. Por isso, saiba que a ferramenta perfeita para cortar vidro é o cortador de vidro. Se você quer eficiência e qualidade, esse equipamento será o seu maior aliado.
Apesar do nome, como destacamos anteriormente, ele não faz um corte (no sentido literal), mas sim um risco na peça. E como ele funciona?
O cortador de vidro faz um risco em diferentes posições no vidro para que você possa “forçar” o material e separar as partes sem danificar toda a peça. Ou seja, quanto melhor for o seu manuseio da ferramenta, mais precisos serão os cortes no vidro.
Além disso, para um funcionamento ainda mais eficiente, geralmente o cortador de vidro vem com um sistema de lubrificação em que é colocado óleo ou querosene, para assim, facilitar o deslizamento e o corte da ferramenta.
Agora que você já sabe que a ferramenta ideal para cortar vidro é o cortador de vidro, confira o nosso passo a passo de como realizar esse serviço:
Como cortar vidro corretamente com o cortador de vidro
Para cortar o vidro corretamente, além de seguir nosso passo a passo, você vai precisar de alguns materiais específicos. Então, vamos entender melhor tudo o que é necessário para o trabalho!
1. Separe os materiais
Naturalmente, o cortador de vidro é uma ferramenta indispensável para essa atividade. Porém, saiba que outros materiais são igualmente importantes:
- Cortador de vidro;
- Régua;
- Cortiça;
- Álcool;
- Flanela;
- Caneta;
- Luva de proteção;
- Lixa.
2. Posicione e limpe o vidro
Com os materiais devidamente separados, a primeira etapa é limpar a superfície do vidro. Isso é muito importante, uma vez que partículas de sujeira podem interferir na hora do corte. Para isso, use álcool e a flanela, esfregando bem para deixar o material o mais limpo possível.
Na sequência, posicione a peça de vidro em uma superfície firme para o corte. Aqui, use a cortiça como base, pois é um material que não arranha ou risca o vidro.
3. Faça a marcação do corte
Para garantir precisão no corte, você deve usar a régua e caneta para fazer a marcação no vidro, sinalizando assim, os pontos cruciais para o corte. Isso é essencial, já que evita erros na hora de começar a riscar a peça.
4. Prepare o cortador de vidro
Um detalhe que faz toda a diferença quando o assunto é como cortar vidro, é a necessidade de preparar a ferramenta antes do uso. Na maioria das vezes, você deve abastecer o recipiente com óleo ou querosene (dependendo do modelo escolhido), uma vez que essas substâncias diminuem o atrito entre o vidro e o equipamento, minimizando os riscos de acidentes com a peça.
5. Hora do corte
Já na hora do corte, você precisa realizá-lo de maneira direta, ou seja, sem tirar o cortador da superfície até percorrer toda a distância necessária. Além disso, não recomendamos começar diretamente da borda e também é interessante posicionar o cortador de vidro um pouco abaixo dela.
Dica para facilitar o seu serviço: uma régua ou pedaço de madeira podem ajudar você a estabilizar melhor o objeto nesse momento.
6. Separe os pedaços
Como explicamos anteriormente, o cortador de vidro faz um risco na superfície de vidro e você precisa separar as partes na sequência. Portanto, apoie bem a peça na mesa e force a parte “cortada” sobre um espaço sem apoio para facilitar essa etapa.
Lembre-se que quanto mais grosso for o vidro, mais difícil será separá-lo. Por isso, tenha paciência e muito cuidado neste momento para não danificar a peça de vidro.
7. Lixe as extremidades
Com a separação do vidro feito, a última etapa consiste no acabamento da peça. Normalmente, a parte cortada fica um pouco irregular (não se preocupe, isso é natural), então, use uma lixa para deixá-la uniforme.
Dica de conteúdo: Tipos de Lixa, aplicações e melhores modelos
Conclusão
No decorrer deste conteúdo, explicamos como cortar vidro e como funciona a ferramenta perfeita para esse trabalho: o cortador de vidro. Como vimos, é necessário técnica, precisão, equipamentos de qualidade e atenção redobrada à segurança para evitar acidentes, seja na peça trabalhada ou em quem realiza o corte.
Então, lembre-se que seguir os passos corretos, como marcar o corte com firmeza, usar a ferramenta apropriada e garantir um ambiente seguro, são fundamentais para um corte limpo e eficaz.
Além disso, utilizar equipamentos de proteção, como luvas e óculos, ajuda a prevenir acidentes. Com prática e cuidado, é possível realizar cortes precisos, tornando essa habilidade útil para projetos diversos, desde o artesanato até reformas em casa.
Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.
Para finalizar, aproveite a nossa loja de ferramentas para comprar os melhores produtos para a sua reforma!