Entre todos os revestimentos disponíveis no mercado, sem dúvidas, o porcelanato é um dos que mais chama a atenção das pessoas quando o assunto é uma decoração elegante.
Conhecido pela beleza, alta resistência e pouca porosidade, o porcelanato é um dos pisos mais usados em projetos arquitetônicos, uma vez que oferece praticidade na limpeza e pode ser encontrado em vários tamanhos, texturas e cores.
Além disso, o piso de porcelanato também é extremamente versátil, sendo possível utilizá-lo na cozinha, quarto, sala e outros cômodos, contanto que você respeite as especificações de cada ambiente.
Ou seja, antes de realizar este investimento, é essencial que você entenda como assentar porcelanato corretamente, para assim, evitar dores de cabeça pós-instalação.
Está com uma obra à vista ou quer renovar os pisos da sua casa? Continue a leitura e confira nosso guia completo sobre assentamento de porcelanato!
Tipos de porcelanato
Antes de falarmos sobre como assentar esse revestimento, é necessário destacar que existem diferentes tipos de porcelanato.
Basicamente, o porcelanato é composto por rocha e argila e passa por um processo em alta temperatura para aumentar a sua resistência em relação aos outros revestimentos.
Diante disso, você encontra 3 tipos de porcelanato para o seu projeto:
- Acetinado: o porcelanato acetinado conta com uma cobertura fosca e mais áspera, o que o torna menos escorregadio que os demais. Entre as vantagens, destacamos a facilidade de limpeza e seu uso indicado é para áreas úmidas e externas;
- Polido: já o porcelanato polido é a versão mais sofisticada, portanto, a mais procurada para decoração. Ele possui um brilho intenso e superfície completamente lisa. Você pode usá-lo em salas, quartos, escritórios e banheiros (menos na área do box, pois é mais escorregadio);
- Esmaltado: por fim, o porcelanato esmaltado é coberto por uma camada de esmalte e pode apresentar uma superfície lisa, brilhante ou fosca. A sua indicação de uso varia de acordo com o número do PEI (classificação de resistência da superfície de cada piso). Em outras palavras, quanto maior for o PEI, maior é a resistência do esmalte do revestimento.
Cuidados antes de assentar porcelanato
Já escolheu o porcelanato ideal para o seu projeto e não vê a hora de instalá-lo? Calma!
Antes de explicarmos como assentar porcelanato, você precisa conhecer alguns cuidados fundamentais para fugir de problemas durante o processo.
Entre os principais problemas causados por uma instalação inadequada, temos o descolamento, estufamento ou até mesmo a perda de aderência do porcelanato.
Se você não deseja essa dor de cabeça na sua reforma, confira as nossas dicas:
Confira o caimento
O porcelanato é, inegavelmente, um material versátil e aplicável em inúmeros ambientes. Porém, antes de iniciar a sua instalação, é necessário analisar as condições do local, especialmente o caimento e o esquadro.
Caso não saiba, o esquadro refere-se à angulação formada entre as paredes e o piso depois do reboco, sendo que o ângulo ideal é de 90º.
Por outro lado, o caimento deve ser feito ainda no contrapiso, pois ele viabiliza o correto escoamento da água, seja para um ralo ou para a porta de entrada e saída do ambiente.
Informação importante: comece a instalação do piso no fundo do cômodo seguindo para a entrada. Dessa forma, evita-se que tráfego pelo piso recém assentado, o que pode danificar ou desalinhar as peças.
Ferramentas necessárias
Além de comprar as peças de porcelanato, existe uma lista de ferramentas e acessórios que não podem faltar para uma boa instalação:
- Trena;
- Argamassa e rejunte;
- Espátula dentada;
- Niveladores de piso;
- Desempenadeira;
- Máquinas cortadoras;
- Torqueses;
- Colher de pedreiro;
- Martelo de borracha;
- Recipiente para fazer a mistura de argamassa;
- Espaçador.
Compre argamassas e rejuntes adequados
A argamassa e o rejunte são materiais primordiais para o assentamento de porcelanato, porém, você deve buscar pelas versões específicas para o revestimento.
Para esse tipo de trabalho, utilize argamassa ACIII e siga à risca todas as instruções do fabricante. Vale reforçar que esse tipo de argamassa é amplamente usada no assentamento de porcelanato em ambientes mais agressivos, como saunas, churrasqueiras, piscinas com água quente e em placas de porcelanato maiores que 60 x 60 cm.
Em relação ao rejunte, a dica é optar por uma versão que combine com a cor do seu piso e se atentar ao local de instalação.
Tanto a argamassa quanto o rejunte possuem especificações para cada tipo de ambiente, como áreas secas ou molhadas, internas ou externas, fachadas, piscinas, churrasqueiras e assim por diante.
Caso fique com dúvidas na hora de comprar os seus materiais aqui na Obramax, confira a indicação de uso ou converse com um de nossos especialistas.
Observe o desenho e o sentido das peças
Atrás de cada peça de cerâmica ou porcelanato existem setas indicando a direção. Além disso, antes de começar o assentamento, disponha as peças sobre o chão e observe o desenho que elas formam e como será a disposição delas para não errar!
Se possível, faça a paginação
A paginação é o estudo que define como vai ser o padrão ou o desenho do porcelanato no piso.
De maneira geral, ela é comumente usada para pisos, mas também pode ser aplicada para revestimento de paredes e demais superfícies.
Com essa análise, você consegue visualizar com mais clareza como ficará o resultado final, o que ajuda bastante durante a aplicação, pois minimiza os riscos de erros e surpresas desagradáveis.
Atualmente, a paginação passou a ser feita em programas de computador, tornando-se mais precisa e dinâmica. Porém, nada impede que seja executada manualmente.
Informação importante: se o porcelanato contar com desenhos ou texturas, tenha atenção redobrada com a paginação. Na maioria das vezes, as estampas se interligam e se você não dispor o revestimento da forma correta, elas não vão coincidir e o resultado será comprometido.
Garanta que o ambiente esteja limpo
Por fim, lembre-se que a superfície da instalação e as placas de porcelanato devem estar limpas e secas, ou seja, livres de qualquer resíduo que possa atrapalhar a aplicação da argamassa.
É válido reforçar que, diferentemente do que muitos pensam, o porcelanato não precisa ficar de molho em água e nem estar umedecido para ser instalado com sucesso.
Leia também: Guia completo sobre porcelanato
Como assentar porcelanato no chão
Depois de todas as explicações, agora sim podemos falar sobre como assentar porcelanato, veja o passo a passo:
- Separe todo o material que irá utilizar;
- Em seguida, marque o esquadro da área que irá revestir. Com peças muito grandes, como no vídeo abaixo, você pode fazer o esquadro com prego e linha;
- Em seguida, prepare a massa de assentamento e observe as setas no verso do porcelanato. Elas irão indicar a ordem para que os desenhos das peças se encaixem perfeitamente;
- Aplique a massa na peça com uma desempenadeira e nivele com a parte dentada. No chão, por se tratarem de peças grandes, também aplique argamassa e nivele da mesma forma;
- Coloque a peça no chão, encaixe o espaçador e nivelador e bata com um martelo de borracha para assentar. Não se esqueça de nivelar com um nível de mão na vertical e na horizontal;
- Após encaixar e nivelar a peça seguinte, feche os clipes niveladores e aguarde a secagem. Vá sempre já limpando as peças para facilitar a limpeza pós obra;
- Quebre os clipes e aplique o rejunte após a secagem completa.
Ficou com dúvidas ainda? Então, confira o vídeo do nosso canal Obra é Compromisso com dicas dos nossos especialistas:
Confira agora como realizar o rejuntamento da maneira correta
Como assentar porcelanato na parede
Além do piso, você também pode instalar porcelanato na parede, abaixo listamos as etapas:
- Deixe 2cm na parte superior da parede e, utilizando um pedaço do revestimento que será utilizado, marque as fiadas na parede, de cima para baixo. Dessa forma você garante que os recortes ficarão na parte inferior;
- Após riscar todas as fiadas, você encontrará a altura em que estará a primeira fiada. Neste caso, teremos o acabamento de saia, por isso, o assentamento não chegará rente ao rodapé;
- Para nivelar, você pode utilizar um nível manual ou a laser. Com o nivelamento feito, posicione a régua de apoio, posicionando-a e garantindo que ela fique no lugar apoiada em pregos ou com suportes para régua. Caso utilize os pregos, tome cuidado para não atingir a instalação hidráulica;
- A fileira rente ao chão deverá ser assentada apenas após o piso. Para as superiores, comece o assentamento rente à régua. Utilize o seguinte traço: aproximadamente 5l de água limpa e 1 saco de argamassa ACII. Utilize um batedor para a massa ficar homogênea. Se necessário, adicione mais água e aguarde 10 minutos antes de utilizar a argamassa;
- Utilizando a desempenadeira denteada de 8mm, aplique a argamassa no verso da peça. Não se esqueça de limpar a lateral da peça. Aplique a argamassa na parede também e posicione a peça. Atente-se também ao sentido das peças, observando a seta indicativa;
- Posicione o porcelanato na parede, vibre e bata levemente com um martelo de borracha. Aplique a argamassa para a próxima peça, retire o excesso de massa nas laterais e repita o procedimento. Através do tato é possível verificar o nivelamento das peças ou utilize niveladores. Não se esqueça de posicionar os espaçadores conforme a recomendação do fabricante;
- Após o assentamento, limpe as peças com um pano úmido antes da secagem da argamassa. Retire também o excesso onde será aplicado o rejunte. O rejuntamento pode ser feito após 72h.
Para complementar a informação, temos outro vídeo do canal Obra é Compromisso com ótimas dicas para assentar porcelanato na parede.
Liberação do tráfego
Concluído o assentamento do porcelanato, a liberação do tráfego de pessoas nos ambientes internos deve acontecer após 7 dias. Para o uso dos profissionais na obra, o tráfego é liberado após 72 horas, entretanto, é preciso transitar pelo local com os devidos cuidados.
Precisando de pisos e revestimentos? Conheça as opções disponíveis na Obramax
Conclusão
No decorrer deste conteúdo explicamos melhor como assentar porcelanato e listamos uma série de dicas para que esse tipo de reforma seja um sucesso.
Aproveite as nossas dicas e garanta a entrega de uma casa impecável e incrível para o cliente!
Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!