A instalação hidráulica é uma das partes mais importantes de uma obra. Quando esse processo não é feito da maneira mais correta, vários problemas e patologias podem surgir na construção. Para quem não conhece, a instalação hidráulica é um processo muito mais complexo que apenas a decisão sobre as saídas de água como torneiras e chuveiros.
Para ilustrar, as instalações hidráulicas de uma edificação incluem sistemas responsáveis pela captação, transporte e armazenamento de fluidos. Esses sistemas podem abranger redes de água fria, esgoto, água quente, água pluvial e sistemas de combate a incêndios, garantindo o funcionamento seguro e eficiente da construção.
Nessa etapa, ocorre a construção de todos os sistemas de abastecimento, distribuição e escoamento de água e fluídos do imóvel. E a decisão de todos os passos da instalação hidráulica acontece desde o projeto e deve ser feita por um profissional com bastante conhecimento técnico.
Para não ter dor de cabeça e entregar um projeto totalmente funcional aos clientes, vale a pena conferir esse post e entender ainda mais sobre a instalação hidráulica da obra e os tipos de sistemas.
O que é instalação hidráulica?
A instalação hidráulica representa todos os sistemas de abastecimento, escoamento e distribuição de água. Nesse sistema, incluem-se instalações de água fria, água quente, esgoto, caixa d’água, sistema de combate a incêndios e instalações de águas pluviais (chuva).
A decisão de posição, instalação e distribuição de pontos de água na obra são decididos ainda no projeto arquitetônico e hidráulico, antes da etapa de construção.
Na planta baixa da obra, deve estar especificado onde devem ser os registros, pias, chuveiros, ralos, duchas, tanques, máquina de lavar etc.
Para a segurança e qualidade do projeto, em algumas obras fazem também um projeto complementar com um profissional especialista em instalação hidráulica.
Nesses projetos, são definidas as posições dos tubos, conexões, suportes e outras peças desse sistema.
A importância de uma boa instalação hidráulica é a garantia de uma obra de qualidade e funcional, que não trará problemas na rede de esgoto, escoamento de água da chuva, baixa pressão de água, problemas na caixa d’água, infiltração e várias outras dores de cabeça.
Esses problemas podem ser prevenidos com um bom projeto hidráulico e manutenção, evitando desperdício de água e economizando no orçamento do cliente, já que consertos em instalações hidráulicas geralmente provocam quebra-quebra.
Confira os principais materiais hidráulicos e ferramentas para instalação hidráulica na Obramax!
Quais são os tipos de instalações hidráulicas?
A instalação hidráulica não se resume a um único sistema, mas sim a um conjunto de instalações em uma construção que trabalham promovendo o transporte, armazenamento, captação e escoamento de fluidos.
Esses fluidos podem ser a água da caixa d’água, água de abastecimento de rede pública, esgoto ou da chuva.
Dentro desse sistema, podemos citar a instalação de água fria e água quente, rede de esgoto e rede de águas pluviais.
Cada sistema desempenha um papel fundamental para a funcionalidade da obra e erros em uma das etapas podem gerar grandes dores de cabeça futuramente. Entenda cada tipo:
Instalações de água fria
Em uma construção residencial ou comercial, a instalação de água fria nada mais é do que o sistema de tubulações, conexões, reservatórios, acessórios e dispositivos que ajudam no abastecimento dos pontos de água.
Através dessa instalação, as saídas de água são abastecidas, como por exemplo os tanques, torneiras, pias, lavatórios, vaso sanitário, ducha higiênica, torneira de jardim e chuveiros.
O sistema de instalação hidráulica de água fria pode ser dividida na classificação de sistema direto, indireto e misto.
O sistema direto se refere ao sistema que não usa um reservatório próprio, abastecido apenas com a rede pública.
Esse sistema gera uma economia por não ter gasto com reservatórios, instalação e manutenção, mas é desvantajoso pela dependência da rede pública.
Com o corte de água em períodos de racionamento, os moradores da edificação ficam sem reserva.
No sistema indireto, há o uso de reservatórios, no qual a construção mantém o abastecimento pelo uso da caixa d’água.
Na interrupção do fornecimento pela rede pública, ainda há o uso garantido por, no mínimo, 24 horas, como determina a norma NBR 5626.
Em um sistema misto, o abastecimento conta tanto com o sistema direto quanto o indireto. Normalmente, o sistema direito fica responsável pelo abastecimento de torneiras externas, tanques em áreas de serviços e pontos de uso no térreo.
O sistema indireto normalmente abastece os pontos em que o sistema direito não possui pressão suficiente, como no caso das torneiras e chuveiros.
No vídeo a seguir, do canal Obra é Compromisso, você confere em 3 passos simples como fazer a instalação de água fria do zero:
Instalações de água quente
As instalações de água quente são semelhantes às instalações de água fria, com a diferença de ser preparada para a passagem de água aquecida, como em chuveiros e pias.
Normalmente, essas instalações ocorrem através do uso de aquecedores a gás e elétricos, mas existem também sistemas mais modernos aquecidos com placa solar.
Por ser um tipo de instalação que suporta água quente, precisa ser construída com materiais resistentes ao calor.
Nesses casos, o planejamento inclui a escolha de tubos e conexões adequados que suportem temperaturas médias de até 70°C e que apresentam ótima durabilidade.
Rede de Esgoto
É através da rede de esgoto que os fluidos gerados no sistema hidráulico sanitário, ralos e pias são evacuados para a rede de tratamento e saneamento da cidade.
Nessa rede de esgoto, deve conter as caixas de limpeza de gordura e de inspeção, que são instaladas para evitar entupimentos e problemas na rede.
No caso da caixa de gordura, uma limpeza periódica deve ser feita de 6 em 6 meses.
As caixas de inspeção, que são instaladas na fase de ligação da rede de esgoto, são usadas para reparo e desobstrução do canal.
Essa etapa da instalação hidráulica deve ser feita com muito cuidado e planejamento e acontece antes do processo de concretagem.
Nesse tipo de sistema, geralmente é usado as tubulações de PVC específicas para essa finalidade, normalmente em tubos brancos reforçados.
A posição dessas tubulações é feita com uma inclinação mínima para que o fluxo dos fluídos consiga ser transportado por gravidade.
Rede de águas pluviais
Na instalação hidráulica, a rede de águas pluviais representa a parte responsável pelo escoamento ou aproveitamento da água da chuva.
São exemplos as calhas, tubos de coleta, grelhas, bocais de escoamento e as cisternas.
Embora não seja uma água potável, ela pode ser reaproveitada para uso em descargas, para molhar o jardim e lavar calçada.
Confira também: Como fazer a instalação hidráulica de banheiro
Tipos de tubos usados na instalação hidráulica
Existem vários tipos de tubos usados na instalação hidráulica, pois eles variam de acordo com o tipo de instalação: de água fria, água quente, esgoto, armazenamento ou redes pluviais.
Para escolher o tubo correto, deve ser considerado o tipo de material que passará por ele, entendendo a variação no fluxo de fluídos, temperatura etc.
Entre os tubos mais indicados estão:
-
- Tubos PVC: os tubos e conexões em PVC são os mais comuns em instalações residenciais e são utilizados em instalação de água fria. Apresentam temperatura de trabalho a 20ºC e se dividem em tipos de PVC soldável e roscável;
- Tubos CPVC: são materiais de alta resistência mecânica, usadas para instalações de água quente e fria, pois suportam temperaturas de 70ºc a 80ºC;
- Tubo PEX: o tubo PEX é um tipo de mangueira específica usada para ligar um módulo de distribuição de água fria ou água quente, com temperatura de trabalho de 70ºC. Por ser um tubo para conexões metálicas do tipo deslizante é a opção mais usada em paredes com sistema Drywall;
- Tubo PPR: são tubos indicados para água quente e dispensam isolamento térmico. Eles suportam temperaturas elevadas, de 70ºC até 95°C. A fusão dos tubos e conexões PPR se dá por termofusão (260ºC), formando uma tubulação única e prevenindo vazamentos;
- PVC para rede de esgoto: são tubos de PVC específicos para a rede de esgoto, com diâmetro e resistência adequada para esse escoamento. Se divide em dois tipos, que são a série normal (tubo branco) e reforçada (tubo cinza claro).
Como fazer instalação hidráulica? Passo a passo!
Cada tipo de instalação hidráulica em uma construção exige um passo a passo específico. Mas aqui reunimos alguns dos principais processos desta fase em uma obra para que você possa conhecer mais sobre o assunto. Confira:
Ligação de água e esgoto
Antes de qualquer etapa, é necessário ter o projeto hidráulico feito por um profissional especialista.
Com esse projeto, o ponto de partida é realizar a ligação de água de acordo com as especificações da concessionária de água da sua cidade e, posteriormente, começar a dar início a instalação da rede de esgoto.
Instalação das tubulações esgoto e águas pluviais
Considerando uma construção com fundação rasa (radier) em solos de baixa resistência, o próximo passo é dispor as tubulações de esgoto no solo antes do início da fase de concretagem.
É indispensável a verificação se a dimensão e posicionamento dos ralos, sanitários e outras saídas de água estão exatamente de acordo com o projeto hidráulico.
Em outros tipos de fundação, é possível que essa ordem seja diferente, que a etapa de instalação de tubos ocorra após o levantamento de paredes e antes da fase de contrapiso. Depende do projeto.
As instalações de tubulações pluviais ocorrem quando a obra está mais adiantada, pois é o processo que prevê escoamento da água da chuva.
No caso das calhas, por exemplo, a instalação só acontece durante a construção do telhado.
Passagem das tubulações na laje
Essa etapa prevê a instalação dos tubos e conexões na laje, antes do processo de concretagem.
Nesse momento, a obra dá andamento a parte do projeto hidráulico que determina as especificações de caixa d’água e também de outras saídas de água do piso superior, considerando sobrados e edificações.
Posicionamento das tubulações de água fria e quente
Em uma obra com paredes já levantadas, acontece o preparo e posicionamento dos encanamentos de água fria e quente, que são embutidos na estrutura de alvenaria.
É importante um profissional experiente para que os cortes e posições estejam coerentes com o projeto e pontos de água, evitando erros na execução e instalação dos acessórios, como torneiras, vasos sanitários, chuveiros etc.
Instalação da caixa d’água
A instalação da caixa d’água é uma etapa do projeto hidráulico que ocorre normalmente após a colocação do telhado.
É uma das etapas mais importantes, pois é o processo que garante o abastecimento correto das saídas de água da casa, com o fluxo adequado.
Você pode conferir mais sobre os tipos de caixa d’água e tamanho adequado para o seu projeto em nosso artigo sobre tudo que você precisa saber para instalação da caixa d’água.
Teste de estanqueidade
O teste de estanqueidade é feito após a instalação de todos os encanamentos e registros e antecede a etapa em que as aberturas na alvenaria são fechados e o revestimento instalado.
É um teste para verificar o funcionamento das instalações e, ao encontrar falhas e vazamentos a oportunidade de conserto antes de fechar a parede.
Equipamentos e materiais necessários para fazer instalação hidráulica
Por envolver vários processos e etapas, parte do orçamento da obra destina-se à compra de equipamentos e materiais necessários para a instalação hidráulica.
De modo geral, essa não é a etapa mais custosa de um projeto, mas o investimento correto e em bons materiais previne o cliente de problemas futuros com consertos.
Os principais equipamentos são:
- Caixa de inspeção;
- Sistemas de descargas;
- Caixa d’água;
- Cisternas;
- Registros;
- Calhas;
- Tubos e conexões;
- Caixa de Gordura;
- Aquecedores;
- Ralos e grelhas.
Instalação hidráulica: dúvidas frequentes
Qual o custo da instalação hidráulica residencial?
Depende. É difícil definir o custo, pois o valor de uma instalação hidráulica para águas pluviais é diferente do orçamento da instalação da rede de esgoto, por exemplo, sem contar a mão de obra.
Além disso, o preço varia de acordo com o tamanho da obra, complexidade do projeto hidráulico e material usado.
Alguns profissionais estabelecem uma média por m², que pode ir de R$5 a R$30 ou mais. Em geral, tubos e conexões custam em média 3% da obra.
Quem faz instalação hidráulica?
O profissional responsável pela instalação hidráulica em uma obra é o encanador, que se especializa nessa etapa da obra. No entanto, existem profissionais como os pedreiros que podem ter experiência nessa área também.
Qual a altura de canos para instalação hidráulica?
Cada aparelho hidráulico possui uma altura padrão, mas como não são medidas rígidas em normas, elas podem ser modificadas de acordo com o que se tem como objetivo no projeto.
Para se ter uma ideia do que é padrão, veja abaixo as principais medidas que os canos devem ter para acompanhar a altura dos acessórios considerando a medida partindo do piso até a saída de água:
- Pia de banheiro com torneira na bancada: 0,50m a 0,60m;
- Pia do banheiro com torneira na parede: 1,10 a 1,20m;
- Pia de cozinha com torneira na bancada: 0,50m a 0,60m;
- Pia de cozinha com torneira na parede: 1,10m a 1,20m;
- Chuveiro: 2,10 a 2,30m;
- Registro do chuveiro: 1,30m;
- Máquina de lavar louça: 0,85m;
- Tanque de área de serviço: 1,10m a 1,20m;
- Máquina de lavar roupa: 0,60m;
- Torneira do jardim: 0,75m;
- Vaso sanitário caixa acoplada: 0,20m e 0,15m (deslocado do eixo do vaso);
- Caixa de descarga para vaso sanitário: 2,00 a 2,20m;
- Ducha higiênica: 0,50 a 0,55m e 0,35m (deslocado do eixo do vaso).
Como calcular as medidas de uma instalação hidráulica?
O cálculo das medidas de instalação hidráulica devem considerar os espaços mínimos dos ambientes e acessórios para um uso funcional.
Por isso, o projeto hidráulico deve prever na instalação como o cliente usará o cômodo e contar também com as possibilidades de reforma, mudança de pontos de saída etc.
Na construção civil existem várias normas técnicas que regulamentam essas medidas. Por isso, um profissional qualificado é fundamental, para ter esse conhecimento técnico para considerar diferentes cenários.
Saiba mais: como instalar tubulação para vaso sanitário corretamente
Conclusão
A instalação hidráulica parece um processo muito difícil, mas conhecendo o passo a passo percebemos que não é nada de outro mundo.
Contudo, a importância dessa etapa é uma das maiores de uma construção. O custo total da instalação hidráulica não é o maior da obra, mas erros nesse processo podem gerar os maiores prejuízos no bolso do cliente futuramente.
Refazer é sempre mais custoso e trabalhoso do que o zelo pelo processo bem feito. Por isso, conte com um projeto hidráulico feito por especialistas e mão de obra especializada para a execução.
Se você deseja pesquisar os melhores preços de materiais hidráulicos, confira na Obramax!