Revestimento para cozinha: Como escolher e instalar facilmente

Melhor revestimento para cozinha

A escolha do revestimento para cozinha é uma etapa muito importante e, para muitas pessoas, essa é a melhor parte de uma obra, pois é quando a casa começa realmente a ficar do jeitinho que o proprietário sempre sonhou.

Por ser um dos ambientes da casa mais usados, a cozinha merece um bom revestimento, que além de bonito precisa ser resistente e funcional.

No entanto, por conta da grande variedade de revestimentos disponíveis no mercado, fica difícil escolher qual o melhor.

Pensando nisso, separamos os principais tipos de revestimento para cozinha para quem está buscando um bom custo-benefício e um acabamento que é um verdadeiro convite à mesa.

O que é revestimento?

Em essência, o revestimento é utilizado como camada externa para cobrir a alvenaria, proteger as paredes e valorizar a decoração do cômodo.

Dessa forma, é primordial ter cuidado na hora de escolher a solução ideal para a sua cozinha, levando em consideração pontos como as particularidades do ambiente e o orçamento disponível para a reforma.

Entre os produtos utilizados para revestir a cozinha, destacam-se os revestimentos cerâmicos, porcelanatos e as pastilhas de vidro.

Revestimento e piso: qual a diferença?

Essa é uma dúvida muito comum e quase sempre surge na fase de acabamento da obra, mas não tem mistério: a diferença entre piso e revestimento consiste na superfície de aplicação.

Por definição, os pisos são, prioritariamente, aplicados no chão e apresentam uma determinada variação de formatos, como quadrado e retangular, sendo que as medidas mais comuns são 38cmx38cm e 46cmx46cm. No entanto, há opções de peças para chão que podem também ser aplicadas nas paredes, como o porcelanato.

Já os revestimentos são indicados para o acabamento das paredes, sendo que os mais usados são o revestimento cerâmico e a pastilha de vidro.

Em resumo, os revestimentos são recomendados para as paredes, enquanto os pisos são mais indicados para o chão.

Tipos de revestimento para cozinha

Tipos de revestimento para cozinha

Na hora de decidir os acabamentos da obra, a escolha do revestimento é uma das etapas mais difíceis, especialmente o revestimento da cozinha.

Afinal, qual o melhor tipo de revestimento para cozinha? Como escolher o material que terá o melhor custo-benefício e que ainda por cima vai deixar a decoração incrível?

A verdade é que existem muitos tipos de revestimento para esse ambiente da casa e todos eles podem apresentar vantagens e desvantagens.

Separamos abaixo os principais tipos de revestimento:

Cerâmica

Esse tipo de revestimento é bastante usado em diversos ambientes da casa, por apresentar um bom custo-benefício, durabilidade, praticidade e variedade de cores, texturas e formatos.

É uma boa opção para a cozinha justamente por essas características.

Com esse revestimento, é possível compor diferentes estilos de decoração: mais clássico e clean até cozinhas mais modernas e ousadas.

Além de poder ser aplicado no piso, a cerâmica pode ser uma opção para áreas molhadas como balcões e paredes.

Conheça todos os revestimentos cerâmicos disponíveis aqui na Obramax!

Porcelanato

O porcelanato é uma excelente opção de revestimento para o chão da cozinha e para a parede (especialmente os retangulares), por ser um material resistente, bonito, prático e versátil.

Esse material pode ser encontrado em diversos tamanhos, cores e texturas, sendo opções bem em alta o porcelanato amadeirado e de cimento queimado.

Ele também é muito semelhante à cerâmica, mas acaba sendo mais resistente por conta do processo de fabricação, que faz com que o produto tenha mínima absorção de água (inferior a 0,5%, conforme a legislação vigente).

Por isso, pode ser uma ótima opção para o piso, pois os riscos de quebrar ou rachar são menores, mesmo diante de algum impacto.

Portanto, no momento da compra, é fundamental ter cuidado com as características do produto.

O porcelanato polido, por exemplo, é mais liso que as versões acetinada ou brilhante.

Em contato com a água, o porcelanato polido pode ficar extremamente escorregadio e como a cozinha é uma área molhada, o uso não é indicado.

Aproveite a vasta gama de porcelanatos de nossa loja.

Pastilha

As pastilhas tornam a decoração da cozinha ainda mais interessante, pois existem diversas opções de cores, modelos e tamanhos que podem ser combinadas com o estilo dos armários, do piso e dos móveis do ambiente.

Esse tipo de revestimento também pode ser aplicado no piso e nas paredes em combinação com outros materiais.

Como vantagem, destaca-se o estilo moderno, a beleza das patilhas e a facilidade de aplicação.

Para quem possui uma cozinha pequena, esse revestimento pode ser interessante pela sensação de amplitude que pode causar.

O que pode pesar na decisão entre a pastilha e outro revestimento é o preço. Esse material costuma ter um custo maior e, por ser uma peça menor, exige mais rejunte que outros revestimentos, como o azulejo e porcelanato.

Confira diversas pastilhas para a decoração da sua cozinha com os melhores preços do mercado.

Azulejo

O azulejo, por muito tempo, foi o material mais usado para revestir paredes de cozinhas.

Trata-se de uma peça de cerâmica de pouca espessura com uma das faces vidrada (esmaltada), que deixa o material brilhante e impermeável.

O formato mais conhecido é o azulejo branco 15x15cm, que era tão comum antigamente em todas as casas que muitas pessoas associam o revestimento à “casa de vó”.

Por nostalgia, pela versatilidade ou preço, os azulejos estão se tornando uma opção recorrente de revestimento para cozinha.

Atualmente, existem variações de azulejo em cores, desenhos e tamanhos que dão um ar mais moderno ao ambiente.

As principais vantagens do azulejo é que esse é um material com um bom custo-benefício, prático e fácil de limpar.

Ele normalmente é aplicado em paredes, podendo ser combinado com diversos tipos de piso.

Como escolher revestimento para cozinha?

Como escolher revestimento para cozinha

É importante levar em consideração que a cozinha é um dos cômodos mais utilizados da casa, por isso alguns fatores devem ser decisivos na escolha do revestimento, como facilidade de manutenção, limpeza e durabilidade.

A boa notícia é que é possível escolher um revestimento bonito e moderno, que ao mesmo tempo seja prático e resistente.

Como vimos, existem opções bastante resistentes e fáceis de limpar que conseguem deixar a sua cozinha moderna e elegante.

Para deixar ainda mais claro, listamos alguns pontos que você deve observar na hora de escolher o melhor revestimento para sua cozinha:

Durabilidade

A durabilidade é uma característica essencial do revestimento para cozinha, já que esse ambiente entra em contato com água e resquícios de substâncias como gordura, fumaça, alimentos e produtos variados.

Então, priorize revestimentos que apresentam alta proteção contra esse tipo de elementos.

Decoração

Naturalmente, a decoração é muito importante para valorizar a sua cozinha, então, lembre-se de avaliar todos os itens que compõem o cômodo e como combiná-los com o revestimento.

Preço

Felizmente existem inúmeras opções de revestimentos para cozinha, sendo assim, é perfeitamente possível escolher o material mais adequado para o seu orçamento.

Isolamento térmico

Muitas pessoas esquecem isso, mas escolha um material que apresente bom isolamento térmico, principalmente no revestimento que fica mais próximo ao fogão.

Tonalidade

Se você não souber qual cor escolher, saiba que as tonalidades mais usadas para revestimento de cozinha, principalmente nos pisos, são branco, cinza, bege e preto.

Ideias de revestimentos para cozinha

Para te inspirar na sua reforma, separamos imagens de diversos revestimentos disponíveis aqui na Obramax, confira:

Revestimento 160070 Bold Brilhante Branco 32x58cm 2,02m2

Revestimento Cerâmico Bold Brilhante Branco Vivence

O Revestimento Bold 160070 Brilhante Branco 32x58cm 2,02m² é a escolha ideal para transformar suas paredes internas em espaços elegantes e sofisticados. Com superfície brilhante, este revestimento apresenta uma única face e uma variação de tonalidade classificada como V1, o que garante uma uniformidade de cor sutil, criando um visual impressionante em qualquer ambiente.

Revestimento 325776 Retificado Brilhante Branco 32x59cm 2,30m2

Revestimento retificado brilhante branco

O Revestimento 325776 Retificado Brilhante Branco é uma escolha elegante e funcional para transformar a sua cozinha. Com uma tonalidade branca e um acabamento brilhante, este revestimento proporciona um visual clean e sofisticado.

Revestimento Oásis Topázio Bold Granilhado Bege 31x54cm 1,51m2

Revestimento Oásis Topazio Bold Granilhado Savane

O Revestimento Savane Oasis Topázio é a escolha certa para os projetos de revestimentos de fachadas comerciais e ambientes residenciais internos. A superfície do Revestimento Savane é produzida com níveis acentuados e irregulares de relevos inspirados na clássica técnica de assentamento de canjiquinhas, onde lâminas de pedras naturais são alinhadas para criar um mosaico de diferentes camadas, apresentando um acabamento rústico e natural a muros e paredes.

Revestimento 160105 Bold Brilhante Branco 32x57cm 2,02m2

Revestimento bold brilhante branco

O Revestimento 160105 Bold Brilhante Branco é uma opção versátil e moderna para revestir suas paredes internas com estilo e sofisticação. Esse revestimento se destaca pela superfície brilhante na tonalidade branco, o que confere uma sensação de amplitude à cozinha.

Revestimento HD 160087 Bold Acetinado Miscelânea 32x58cm 2,02m2

Revestimento Bold Acetinado Miscelânea Vivence

O Revestimento HD 160087 Bold Acetinado Miscelânea é uma escolha contemporânea e versátil para adicionar personalidade aos seus espaços internos, uma vez que oferece um visual moderno e elegante, perfeito para uma variedade de ambientes. Esse revestimento destaca-se pela sua superfície acetinada, que confere uma textura suave e agradável ao toque. Já a sua estampa adiciona profundidade e visual diferenciado, tornando-o uma excelente escolha para criar pontos focais e realçar a decoração de interiores.

Porcelanato Carrara Gold Retificado Polido Branco 72x72cm 2,59m2

Porcelanato Carrara Gold

O Porcelanato Carrara Gold é a opção ideal para quem busca requinte e sofisticação para seus projetos de revestimento. Este porcelanato oferece uma aparência luxuosa e atemporal, perfeita para uma variedade de espaços internos, podendo ser aplicado tanto na parede quanto no piso.

Como instalar revestimento na cozinha? [Passo a Passo]

De modo geral, a instalação do revestimento na cozinha deve seguir os mesmos passos usados no assentamento de revestimentos em outras áreas da casa.

Dependendo do tipo de material, algumas mudanças podem ocorrer. O mais indicado é que um profissional faça a aplicação para que o acabamento fique perfeito.

Assim, é possível prevenir refação de trabalho e prejuízo de material.

Para revestir as paredes da sua cozinha, é necessário orçar a quantidade de revestimento para a área.

Além disso, você vai precisar de argamassa, espaçadores, rejunte e acessórios como pregos, mangueira para nivelamento, desempenadeira e martelo de borracha.

Confira abaixo o passo a passo para ter um acabamento perfeito em sua cozinha:

Etapa 1: fazer o nivelamento

Com o revestimento definido e os outros materiais separados, a primeira etapa consiste no nivelamento da área.

Use um nível de mangueira para nivelar a altura do revestimento para garantir que o acabamento e aplicação do material fique 100% correto.

Etapa 2: instalar a régua

Para instalar o revestimento na parede da cozinha, use uma régua para apoiar a primeira fileira.

Nas obras, normalmente os construtores utilizam uma tábua de madeira que deve ser pregada na linha do nivelamento feito na primeira etapa.

É importante não esquecer de medir as esquadrias, altura do peitoril de janelas, altura e largura das janelas e outras medidas que podem exigir um recorte no revestimento.

Etapa 3: umedecer a parede

Antes de começar a aplicar a argamassa, umedeça a parede com água. Isso pode ser feito com o uso de uma esponja ou vassourinha de chapisco.

Etapa 4: realizar a limpeza do engobe

No fundo do revestimento, você deve observar a presença de um pó branco (engobe) que fica acumulado no processo de fabricação.

Dependendo da quantidade de engobe, pode ser necessário a limpeza. Isso ajuda a melhorar a aderência da argamassa e o acabamento.

Para a limpeza, basta passar uma esponja umedecida levemente na superfície.

Etapa 5: aplicar a argamassa

Aplique a argamassa na parede com o uso de uma desempenadeira. Nessa etapa, não é necessário aplicar argamassa em toda a parede de uma vez.

O recomendado é que seja feito aos poucos para que a argamassa não seque.

Após espalhar a argamassa na parede, espalhe também através da peça do revestimento.

Dependendo da espessura aplicada na parede, pode ser dispensável o uso no revestimento também. Isso pode variar de acordo com a técnica de cada construtor.

As melhores armagassas e rejuntes para revestimento estão na Obramax!

Etapa 6: fazer o assentamento

Aplique o revestimento para cozinha na parede delicadamente e posicione o espaçador nas laterais.

Use um martelo de borracha para ajudar a fixar o revestimento na superfície. Repita as etapas de aplicação da argamassa e do revestimento até completar o assentamento em toda a área.

O revestimento pode ser aplicado em diversas posições, na horizontal, vertical, diagonal e no estilo espinha de peixe.

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes sobre revestimento para cozinha

Ficou com alguma dúvida? Então, veja abaixo uma relação de perguntas frequentes sobre revestimento para cozinha:

Como combinar piso e revestimento de cozinha?

É importante destacar que uma boa combinação depende diretamente de seus gostos pessoais, mas se não souber por onde começar, aqui vai uma dica do Max:

Se usar pisos claros, aposte em paredes com cores mais fortes para criar um belo contraste. A sugestão também pode ser aplicada ao contrário: piso em tom marcante e paredes com visual mais clean.

Qual revestimento colocar na parede da cozinha?

Além das pastilhas e revestimentos cerâmicos que destacamos como bons revestimentos para parede de cozinha, você também pode usar ladrilho hidráulico, porcelanato, tijolinho e cimento queimado.

Como limpar revestimento para cozinha?

A limpeza do revestimento depende do material escolhido. De maneira geral, uma esponja e detergente neutro dão conta de limpezas mais simples e cotidianas. Lembre-se de evitar produtos abrasivos para não danificar a superfície do revestimento.

Conclusão

Buscamos reunir aqui as principais dicas na hora de escolher o melhor revestimento para cozinha.

Embora a escolha da cor, do modelo, da aplicação e da textura seja uma decisão pelo gosto individual de cada pessoa, é interessante entender quais são os revestimentos mais indicados para as condições de uma área molhada como a cozinha.

Além de um revestimento bonito, busque praticidade, resistência e um bom custo-benefício.

Afinal, a escolha de um revestimento para cozinha de qualidade torna a limpeza do dia a dia bem mais fácil, evita a necessidade de manutenção e deixa a decoração incrível.

Quando o assunto é revestimento para cozinha, os materiais mais populares são os revestimentos cerâmicos e as pastilhas.

Você encontra esses revestimentos em inúmeros modelos, cores e tamanhos, o que permite uma série de combinações na sua decoração.

Para mais dicas de como escolher o material perfeito para sua construção ou reforma, continue navegando pelo Blog da Obramax.

Autores

  • Rodrigo Crixi

    Com mais de 18 anos de experiência no setor, Rodrigo Crixi se destaca como um líder visionário e dedicado, com grande expertise no mercado varejista de materiais de construção. Sua trajetória profissional é marcada por conquistas e pelo desenvolvimento de equipes de alta performance. Atualmente, Rodrigo atua como Diretor de Loja na Obramax Praia Grande, onde demonstra seu talento na gestão e crescimento da unidade. Sua liderança próxima e engajada, aliada ao profundo conhecimento do mercado, garantem resultados excepcionais.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.

One thought on “Revestimento para cozinha: Como escolher e instalar facilmente

Comments are closed.