Tinta para Telhado: tipos, como escolher e melhores marcas

Tinta para telhado

tinta para telhado é um recurso importante para agregar a beleza ao imóvel, além de garantir proteção contra a umidade e infiltrações em telhas e lajes, a depender do tipo de pintura realizada.

Diferentemente do que muitos pensam, além dos tradicionais tons de branco, há uma série de outras cores que podem ser usadas nesta estrutura para criar um projeto incrível e cheio de personalidade.

Aqui no Brasil, o uso de tinta no telhado está cada vez mais presente em projetos de decoração, mas ainda pode despertar muitas dúvidas para quem não está acostumado com essa pintura.

Para te ajudar, separamos neste artigo uma série de dicas sobre as melhores marcas, cores e tudo o que você precisa saber antes de pintar o telhado!

Por que pintar o telhado?

Como falamos acima, a tinta para telhado traz qualidade, durabilidade, beleza e conforto para o imóvel.

A pintura do telhado contribui para reduzir o desgaste natural da cobertura causado pela incidência de sol e chuva, além claro, de minimizar a proliferação de fungos em telhas e lajes.

Dependendo da cor e material da tinta de telhado, ela também pode reduzir os níveis de ruídos e equilibrar a temperatura interna dos ambientes, chegando ao ponto de diminuir a necessidade de ar condicionado ou aquecedores, gerando por tabela, uma leve economia no consumo de energia elétrica.

Dito isso, conheça abaixo algumas opções de tintas para telhado:

Tipos de tinta para telhado

Uma grande vantagem da tinta para telhado é a variedade de opções disponíveis no mercado. Sendo assim, antes de investir nesse produto, é necessário avaliar as características do material e as necessidades do local onde será feita a pintura.

Quando o assunto é pintar o telhado, existem 2 tipos de tintas que se destacam:

Tinta térmica para telhado

A tinta térmica é feita à base de água e tem como principal vantagem refletir os raios solares.

Com alta durabilidade, essa tinta também atua como impermeabilizante e isolante térmico, uma vez que impede o aquecimento no interior dos ambientes e impede a condensação interna provocada pela umidade.

O isolamento térmico, aliás, favorece também a redução do consumo de energia elétrica, pois dispensa o uso de climatizadores.

Por fim, a versatilidade da tinta térmica é outro destaque, podendo ser aplicada diversos materiais, como aço, plástico e madeira.

Tinta emborrachada para telhado

Já a tinta emborrachada consiste em um revestimento elástico que proporciona redução térmica e acústica do ambiente que está pintado.

Entre as vantagens, podemos destacar a sua ótima aderência, resistência às intempéries, à ação de maresia, à alcalinidade e a sua composição antimofo que aumenta a sua durabilidade. Além disso, a sua propriedade elástica acompanha a dilatação e retração que o imóvel sofre de acordo com a variação de temperatura na região.

Essa tinta é comumente usada em fibrocimento, barro, concreto e alumínio galvanizado.

Como escolher a cor da tinta para telhado

Como escolher a cor da tinta para telhado

Escolher a cor da tinta para telhado pode seguir dois caminhos: apostar em tons mais clássicos, como o branco; ou investir em tonalidades diferentes para um acabamento diferenciado.

Se você optar pelas variações de branco, saiba que a cor refrata boa parte da luz incidente, podendo reduzir de 40% a 70% da temperatura dos ambientes. Em média, isso pode render uma economia de 30% na conta de luz.

Em um país como o Brasil, por exemplo, que em sua maior parte está em uma zona intertropical e com grande incidência de luz solar, a escolha pela tinta branca é bastante vantajosa.

Em contrapartida, caso você queira inovar, é interessante escolher uma cor impactante para destacar o telhado e, por consequência, o visual da fachada do imóvel.

Neste caso, para selecionar a melhor cor de tinta para telhado, é fundamental considerar o estilo da casa e o efeito desejado na decoração.

Dependendo da cor, o telhado pode criar um contraste com a tonalidade das paredes externas; ou por outro lado, ficar mesclado com as escolhas da decoração na fachada do imóvel.

Explicando melhor: se as paredes forem claras, o contraste pode ser feito com o telhado em tons escuros ou chamativos. Agora, se a intenção é buscar harmonia decorativa, é possível formar um bloco cromático com o cinza na fachada e no telhado.

Para não errar, aprenda como combinar cores em áreas externas com o nosso outro conteúdo!

Melhores marcas de tinta para telhado disponíveis

Utilizando a opinião de especialistas da Obramax e opinião de clientes no Reclame Aqui, elaboramos uma análise e nota para as marcas de acordo com alguns critérios, como intensidade da pigmentação, praticidade na aplicação e custo-benefício.

Confira abaixo o resumo das 5 melhores marcas de tintas:

  • Coralsinônimo de tradição quando o assunto são tintas, a Coral conta com muitos produtos populares, sendo que o grande sucesso é a linha “Coral Decora”, que traz excelentes opções de acabamentos e efeitos especiais.
  • Suvinil: no mercado há mais de 60 anos, um destaque da Suvinil são as diferentes linhas de tintas produzidas, como é o caso da linha “Criativa”, uma tinta sem cheiro e que vem pronto para uso, dispensando a necessidade de diluir. Além disso, outro destaque é a linha “Glasul” que oferece produtos com preços mais acessíveis.
  • Sherwin Williams: conhecida pela sua forte atuação no segmento imobiliário e industrial, a Sherwin Williams fornece diversas soluções em revestimentos, proteção e decoração. Entre os principais destaques da marca, estão as linhas “Aquacryl”, “Metalatex” e “Nova Cor”.
  • Iquine: marca 100% brasileira, a Iquine está entre os principais fabricantes do país. Entre as certificações da empresa, destacam-se o certificado de qualidade emitido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) e a Certificação NBR ISO 9001:2015, que confirma a qualificação da empresa dentro das normas do Sistema de Gestão da Qualidade.
  • Bautech: a marca foi criada com a missão de agilizar, facilitar e modernizar o segmento de construção civil, indústrias em geral, varejo e infraestrutura. Entre a linha de produtos, a marca é conhecida pelos impermeabilizantes, argamassas, tintas, selantes, e claro, as tintas.

Confira o nosso guia completo sobre as melhores marcas de tintas!

Passo a passo para pintar telhas e telhados

Agora que você já conhece as principais marcas de tintas e as vantagens de cada tonalidade, chegou o momento de aprender o passo a passo para pintar telhas e telhados!

1. Preparação da superfície

Assim como qualquer outro tipo de pintura, o primeiro passo é preparar a superfície.

Com a ajuda de uma vassoura, escova e água, realize a limpeza completa do telhado. É válido destacar que após a lavagem das telhas, a recomendação é esperar ao menos 7 dias antes de iniciar a pintura, pois a telha pode absorver água e quando exposta ao calor após ser pintada, pode danificar a camada de tinta.

Mesmo com essa observação, saiba que a aplicação de tinta no telhado não é uma atividade tão difícil quanto aparenta ser e a manutenção é mais espaçada, sendo realizada geralmente a cada 5 anos.

2. Materiais necessários

Materiais para tinta para telhado

Para aplicar tinta no telhado, você vai precisar de uma série de ferramentas para pintura, inclusive equipamentos de proteção individual, pois trata-se de um trabalho realizado em altura.

Coloque na sua lista de materiais os seguintes itens:

  1. Bandeja de apoio;
  2. Rolos e pincéis;
  3. Extensor de rolo;
  4. Bota de segurança
  5. Capacete com jugular;
  6. Cinto de segurança;
  7. Luvas;
  8. Óculos de proteção;
  9. Talabartes;
  10. Trava-quedas.

Veja também quais são as ferramentas essenciais para pintura.

3. Aplique a tinta

No momento de aplicar a tinta, use os rolos e demais acessórios de pintura para pintar a superfície e conferir um melhor acabamento.

Com os itens e a tinta de sua escolha em mãos, aplique a primeira camada de tinta priorizando a demão de forma sequencial. Desse modo, você consegue um efeito equilibrado e harmônico na pintura, conferindo mais qualidade para o acabamento da telha.

4. Respeite o tempo de secagem

O segredo de uma boa pintura é respeitar cada etapa do serviço, portanto, verifique o tempo de secagem indicado pelo fabricante da tinta escolhida e o respeite. Vale destacar que esse período pode variar de acordo com as condições climáticas.

5. Realize o acabamento

Acabamento de tinta para telhado

Com a secagem total da pintura, chegou a hora de finalizar o acabamento e garantir aquele visual impecável.

Use o pincel para retocar brechas ou cantos em que a tinta não pegou tão bem e aguarde novamente a secagem da tinta.

Conclusão

Depois das nossas dicas, ficou claro que a pintura de telhado não é tão complexa assim, certo? Como vimos, o ponto mais importante é escolher uma tinta de qualidade e apropriada para o seu imóvel, além claro, de investir nos equipamentos necessários para o trabalho, como rolos, pincéis e os equipamentos de proteção para o trabalho em altura.

Sobre a escolha da tinta, tudo depende do estilo de decoração que você deseja. Então, lembre-se: cores mais claras, como branco, cinza e bege, por exemplo, criam um visual mais clean e versátil na combinação. Agora, se você quer uma estética marcante, explore as variadas possibilidades presentes nas paletas de cores, como azul, vermelho, etc.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!

Autores

  • José Flávio

    Mais de 30 anos de experiência na área de gestão comercial em renomadas empresas do mercado. Atua na Obramax como líder de produto no departamento de Tintas e Acessórios.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.