Ferramentas para pintura essenciais

Ferramentas para pintura

A pintura é uma das etapas mais importantes de uma obra ou reforma, afinal, ela é diretamente responsável por valorizar a decoração do ambiente. Contudo, para que esse serviço seja bem executado, você deve investir nas melhores ferramentas para pintura!

Não é novidade para ninguém que equipamentos de qualidade fazem toda a diferença no resultado final, seja você um pintor profissional ou alguém que deseja renovar a cor das paredes por conta própria.

Então, para te ajudar nessa missão, preparamos um guia completo sobre as principais ferramentas para pintura e como utilizá-las na hora do trabalho!

Principais ferramentas utilizadas no processo de pintura

Muitas pessoas, principalmente quem não está acostumado com esse tipo de demanda, sequer imaginam que para uma boa pintura é preciso mais acessórios do que somente o balde de tinta e o rolo de pintura.

Sim, esses dois itens são primordiais para a tarefa, porém, há outras ferramentas e acessórios de pintura que devem estar na sua lista de compras.

Nos próximos tópicos, separamos os materiais de acordo com a etapa da pintura, por isso, não deixe de conferir todo o conteúdo para descobrir todos os produtos necessários para uma pintura impecável!

Itens para preparação de superfície e ambiente

A pintura de parede é um trabalho que possui inúmeras etapas para assegurar um resultado satisfatório, sendo que a primeira delas é justamente preparar a superfície e o ambiente.

Quer saber quais são os itens de preparação de superfície e ambiente que não podem faltar na hora da pintura? Veja abaixo!

Massa corrida

A massa corrida é um produto versátil, mas a sua principal finalidade é preparar as superfícies para o acabamento.

Dessa forma, ela consegue nivelar, remover trincas e até mesmo reparar paredes estufadas, por exemplo.

Além disso, a sua aplicação é simples e pode ser feita por conta própria, e ajuda a economizar tinta durante a pintura.

Leia também: Massa Corrida: tipos, como e onde aplicar

Selador de parede

Nem todo mundo usa, mas o selador de parede é um produto muito interessante para otimizar a pintura de paredes.

À primeira vista, ele parece somente um gasto extra, entretanto, quando entendemos a sua função fica clara a sua importância.

Se você não conhece o selador, trata-se de uma tinta com composição similar à tinta tradicional, mas que possui menos pigmento e, por tabela, um preço menor.

Por conta disso, a tinta seladora passou a ser utilizada com o intuito de preparar a superfície para a pintura definitiva.

Mas por que vale a pena investir no selador?

Simples: uma parede recém-rebocada, por exemplo, devido a alta porosidade do reboco, acaba absorvendo grande parte do pigmento da tinta. Ou seja, para conseguir o resultado esperado, é preciso aplicar mais demãos.

Quando você usa o selador, em contrapartida, você deixa a superfície nas melhores condições para receber a nova pintura e gasta menos tinta no processo.

Leia também: O que é selador e como aplicar

Espátulas

A espátula é um item extremamente prático, sendo utilizado para remover tintas antigas e também para aplicar massa corrida.

Essa ferramenta está disponível em variados tipos e tamanhos, como os modelos fabricados em aço e PVC.

Lixas

Quando o assunto é preparação de superfícies para pintura, saiba que a lixa é o maior aliado para um acabamento bem feito.

É comum que algumas paredes apresentem irregularidades, o que pode comprometer e dificultar a aplicação da tinta.

Sendo assim, ao lixar a parede, você garante uma superfície uniforme e lisa, desbastando as camadas de tintas velhas e removendo as ondulações e marcas causadas por outras ferramentas.

Vale reforçar que quanto maior o número da lixa, mais fina ela será. Para lixar as paredes antes da pintura, a indicação são as lixas número 150.

Leia tambémComo lixar parede: conheça o passo a passo e o melhor material

Lonas plásticas

Além de preparar a superfície, você também deve organizar o ambiente da pintura para não danificar pisos e móveis.

Nesse caso, a lona plástica é uma solução prática, eficiente e acessível. Basta prendê-la no chão e nos móveis do cômodo para evitar os respingos de tinta que são tão comuns nesse trabalho.

Papelão

Outra boa opção é o papelão.

A diferença em relação à lona, é que o papelão consegue absorver a tinta, eliminando a chance da tinta escorrer para os revestimentos.

Produtos para limpeza

Os produtos para limpeza também são muito importantes para a pintura, uma vez que te ajudam a manter o ambiente organizado e sem resquícios de sujeira.

Aguarrás

Basicamente, aguarrás é utilizado como solvente na diluição de tintas a óleo, esmaltes e vernizes.

Porém, esse produto também pode ser usado para tirar manchas de piche de tecido, fazer a limpeza de ferramentas, acessórios cromados, telas de janelas e até mesmo inox.

Pano e estopa para limpeza

Pode parecer estranho colocar pano e estopa como ferramentas essenciais para pintura, no entanto, esses itens de limpeza têm um papel fundamental, uma vez que são usados para retirar toda a poeira causada pelo lixamento das paredes.

Lembre-se que caso a poeira se misture com a tinta, o resultado final pode ser prejudicado.

Thinner

Outro produto que pode ser útil na limpeza, mas que deve ser manuseado com cuidado e como o uso correto de EPIs é o thinner.

Em geral, ele é indicado para aplicação de primers sintéticos, diluição de tintas a óleo, vernizes acrílicos e resinas.

Todavia, o thinner também é uma solução eficiente para limpeza de equipamentos ou superfícies respingadas com tinta.

Leia também: Limpeza pós-obra: um passo a passo para não cometer erros

Ferramentas e acessórios para pintura

Acessórios ferramentas para pintura

Vamos falar agora sobre o principal assunto do artigo: as principais ferramentas e acessórios para pintura.

Nesse caso, separamos em duas categorias: ferramentas manuais de pintura e ferramentas profissionais.

Confira:

Bandeja

Todo kit básico de pintura conta com uma bandeja de apoio.

Esse simples item serve de suporte para o rolo de pintura, pois facilita a sua molhagem e, consequentemente, a aplicação da tinta.

Desempenadeira

A desempenadeira é uma ferramenta simples indicada para aplicação de massa corrida em superfícies para corrigir possíveis imperfeições.

No mercado, existem modelos de aço, madeira, plástico e poliestireno.

Escada

Sem dúvidas, a escada é um acessório primordial para pintura, sobretudo para alcançarmos o topo das paredes e também o teto.

Uma boa opção são as escadas de alumínio, conhecidas pela leveza e alta resistência. Mas você também pode apostar nas escadas de madeira.

Misturador de tintas

O misturador de tintas é usado para homogeneizar a tinta, e precisa estar limpo e sem qualquer resíduo antes de ser usado. Após a pintura, limpe-o com água corrente ou solvente, dependendo da base da tinta usada.

Trinchas e pincéis

Essenciais para pintura, as trinchas e pincéis são aproveitados para ajustes nas superfícies.

Os pincéis possuem um formato mais arredondado e cerdas mais macias, sendo indicado para ajustes finais em áreas em que o rolo é ineficiente por conta do tamanho.

Já as trinchas são mais achatadas e suas cerdas mais duras, sendo usadas para acabamento em espaços pequenos, como cantos de parede, rodapés e sancas.

Rolos de pintura

Obviamente o rolo de pintura não podia ficar de fora da nossa lista.

Há inúmeros modelos disponíveis e cada um deles é indicado para um tipo específico de tinta.

No caso de tintas com solventes, por exemplo, uma boa opção é o rolo de espuma de poliéster. Enquanto o rolo de lã é amplamente usado para tintas à base de água.

Leia também: Conheça as diferenças entre os tipos de tinta e escolha a melhor!

Extensor de rolo

Nem sempre somente o rolo é capaz de pintar superfícies mais altas, por isso, o extensor de rolo é um acessório versátil e muito útil.

Com ele, você pode, em determinadas situações, dispensar o uso de escadas e realizar a pintura com a combinação de rolo e extensor.

Além disso, o extensor também te ajuda a manter uma posição mais confortável ao pintar.

Fita crepe

A fita crepe pode ser usada tanto para proteger superfícies, como janelas, batentes e rodapés, quanto para aplicação dos mais variados tipos de acabamento. Se você pretende realizar uma pintura com duas cores, é justamente a fita crepe que será usada para separar as áreas da parede.

Outra possibilidade é usá-la para acabamentos mais elaborados, como mosaicos.

Leia também: 10 passos para fazer mosaico na parede com fita crepe

Ferramentas para pintura profissional

Ferramentas para pintura profissional

Se você quer executar um trabalho ainda mais incrível, separamos abaixo algumas ferramentas para uma pintura profissional.

Em resumo, são equipamentos mais robustos e que demandam um pouco mais de experiência para uso, veja:

Compressor de ar

O compressor de ar é uma das principais ferramentas para pintura, uma vez que consegue agilizar esse trabalho, aumentar o aproveitamento da tinta e proporcionar um resultado uniforme.

De maneira geral, esse equipamento é capaz de gerar e armazenar ar comprimido, que é a principal fonte de energia pneumática. O equipamento pode ser abastecido com energia elétrica ou de combustão.

Lixadeira de parede

Lembra que no começo do artigo falamos sobre as lixas e a sua importância na uniformização da parede?

Então, se você quiser uma solução ainda mais prática, a lixadeira de parede é uma ótima escolha!

A lixadeira de parede pode ser usada em diferentes superfícies, como reboco, massa corrida, gesso, drywall, etc.

Máquinas Airless

Outro equipamento interessante para uma pintura profissional é a máquina Airless.

Em síntese, essa máquina é utilizada para pulverizar a tinta com alta pressão e sem ar comprimido, permitindo assim que a tinta não levante névoa ou faça muita sujeira.

Confira tintas e acessórios com os melhores preços aqui na Obramax

Equipamentos de proteção

Epis e ferramentas para pintura

Para finalizar a sua lista de ferramentas para pintura, é importante conhecer todos os equipamentos de proteção individual necessários para o trabalho.

Bota de segurança

A bota de segurança é necessária principalmente para pintura em obras, afinal, trata-se de um ambiente arriscado e o cuidado é fundamental para preservar a segurança de todos. Além disso, ela garante mais estabilidade e firmeza para o trabalho.

Capacete com jugular

O capacete com jugular deve ser usado nos casos de trabalhos em altura.

Esse modelo de EPI aumenta a fixação do capacete na cabeça, evitando que ele caia durante a pintura.

Não se esqueça que os EPIs são primordiais para trabalhos em altura.

Cinto de segurança

Assim como o capacete, o cinto de segurança é outro EPI indicado sobretudo para trabalhos em altura, pois ele permite que você fique fixo a um ponto de ancoragem enquanto realiza a pintura.

Luvas

As luvas são indicadas tanto para pintores profissionais quanto para pintores amadores, já que elas evitam o contato direto da tinta ou solventes com a nossa pele. Dessa forma, é possível se precaver de alergias e outras complicações relacionadas à exposição da pele a essas substâncias.

Óculos de proteção

Os óculos de proteção são ainda mais importantes que as luvas, afinal, tintas e solventes podem ser perigosos para órgãos, especialmente aos olhos.

Portanto, não pense em realizar qualquer trabalho de pintura, principalmente por longos períodos, sem o uso dos óculos.

Talabartes

Mais um EPI necessário para trabalhos em altura.

O talabarte é um dispositivo que deve ser conectado ao cinturão do tipo paraquedista, sendo usado para te prender a um ponto de ancoragem para retenção de queda.

Trava-quedas

Por fim, o trava queda é mais um dispositivo indicado para retenção de queda, sendo ligado entre o cinturão de segurança e o ponto de ancoragem. A sua função, como o nome indica, é impedir que o colaborador sofra uma queda.

Confira nossa seção de ferramentas e EPIs e economize na obra

Conclusão

Ao longo desse conteúdo, comentamos sobre as principais ferramentas para pintura e qual é a importância delas para um serviço de qualidade.

Seja você um pintor profissional ou alguém que  prefere realizar as pinturas de casa por conta própria, é essencial entender como cada equipamento pode te ajudar a conquistar o acabamento perfeito.

Não se esqueça também de verificar o tipo de superfície que você irá pintar, para assim, investir nos produtos mais adequados para o trabalho.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!

Autores

  • José Flávio

    Mais de 30 anos de experiência na área de gestão comercial em renomadas empresas do mercado. Atua na Obramax como líder de produto no departamento de Tintas e Acessórios.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.