Tipos de torneira para cozinha: como escolher e instalar corretamente

Torneira para cozinha

Quando o assunto é reforma de cozinha, existem muitos detalhes que merecem atenção para garantir o funcionamento correto deste ambiente. As torneira para cozinha, por exemplo, desempenha um papel crucial, uma vez que facilita a rotina no cômodo, como lavagem de alimentos, louças e limpeza de maneira geral.

Ou seja, além de um ótimo revestimento, móveis e eletrodomésticos, você também deve investir em uma torneira de qualidade. Lembre-se que esse acessório terá um papel fundamental no dia a dia e a escolha errada pode gerar muita dor de cabeça com o passar do tempo.

Felizmente, existem vários tipos de torneiras para cozinha que variam em funcionalidades, material e design, sendo possível encaixar nos projetos modelos de torneiras de parede, de mesa, monocomando, com filtro, bica alta, torneira com misturador e tantas outras variações.

Está com uma reforma à vista e quer conhecer as melhores torneiras para cozinha? Então, esse artigo é para você! No decorrer do conteúdo, falamos sobre os principais tipos e modelos de torneiras e outras dicas preparadas especialmente para te ajudar nessa tarefa. Continue a leitura!

Tipos de torneira de cozinha

Tipos de Torneira para Cozinha

Parece uma escolha fácil, mas diante da grande variedade de modelos e os diferentes tipos de torneira para cozinha podem surgir muitas dúvidas sobre qual a melhor para o projeto. Para ajudar na escolha, explicamos abaixo os principais tipos e seus diferenciais:

Torneira para cozinha convencional

Amplamente conhecido, a torneira de cozinha convencional, como o nome indica, é o mais comum. Aqui, temos apenas um registro de saída de água, sendo destaque pelo preço acessível e perfeita para projetos que não exigem uma saída de água quente no cômodo.

Torneiras de bancada

Outro tipo muito conhecido é a torneira de bancada, que é fixada diretamente na bancada e conta com vários modelos, com cores e acabamentos para diferentes estilos de decoração. Outra vantagem desta torneira é a facilidade na instalação que, muitas vezes, pode ser feita até mesmo por conta própria.

Torneiras de parede

Uma alternativa ao tipo anterior é a torneira de parede, que são embutidas na parede. Elas exigem um pouco mais de trabalho na instalação, uma vez que é preciso quebrar a superfície para instalar. Além disso, pelo mesmo motivo, para trocar esse tipo de torneira no futuro, você também pode precisar de profissionais especializados.

Torneira para cozinha com bica alta

Você tem cuba alta em casa, como as cubas de apoio? Então, a torneira para cozinha com bica alta é uma excelente opção! Ela possui uma distância confortável entre a bica e a válvula de escoamento, além de serem simples de instalar, podendo ser instalada diretamente na cuba ou na pai.

Torneira pra cozinha com bica baixa

Já as torneiras de bica baixa possuem um alcance menor, porém, fica mais próximo da cuba e evita respingos pela bancada. Elas são ideais para cubas de embutir ou de sobrepor, e você pode instalá-las na bancada ou até mesmo direto na cuba. Não esqueça também de checar a altura da cuba para garantir conforto na hora de lavar as mãos.

Leia também: Altura da pia do banheiro: dicas para comprar cubas e gabinetes

Torneira com misturador

Quer um tipo de torneira para cozinha com fluxo de água quente e fria? A torneira com misturador é uma excelente pedida! Elas contam com duas aberturas e controles independentes, permitindo assim, que você ajuste a saída de água quente e fria até alcançar a temperatura desejada.

Sem dúvidas, essa torneira confere um alto nível de conforto e praticidade, afinal, não é novidade para ninguém que a água quente é uma ótima aliada para limpeza. Além disso, o modelo oferece a flexibilidade de escolher entre bica baixa ou alta, de acordo com suas preferências.

Torneira elétrica

As torneiras elétricas funcionam de forma muito semelhante ao chuveiro elétrico, pois o aquecimento da água da pia funciona a partir de uma resistência ligada à rede elétrica da casa.

Essa é uma opção vantajosa por oferecer a regulagem da temperatura e permitir o uso de água quente na pia, um benefício para os dias mais frios do ano e também para facilitar a limpeza de louças engorduradas.

Como desvantagem, o principal ponto que se destaca é o aumento no gasto de energia, que pode impactar no fim do mês em uma conta de luz mais cara.

No entanto, é necessário ter muito cuidado na instalação. Diferente dos eletroportáteis, a torneira elétrica é ligada diretamente na fiação elétrica, por isso precisa ser feito o fio terra e conferir se o aparelho está na voltagem correta (110V ou 220V).

Por conta do risco de mexer na fiação elétrica em um local próximo de água, é necessário contar com mão de obra especializada.

Você pode conferir o passo a passo da instalação da torneira elétrica no vídeo abaixo:

Torneira gourmet

As torneiras gourmet são os modelos considerados mais modernos e funcionais no mercado.

Elas conseguem deixar a pia mais bonita e moderna, ao mesmo tempo proporcionando praticidade no dia a dia, para você perder menos tempo na limpeza da louça.

De modo geral, os modelos de torneira gourmet são maiores que os convencionais, apresentando de 30 a 50 cm de altura, por isso são mais sofisticadas, imponentes e combinam bastante com projetos de cozinhas amplas ou profissionais.

Como diferencial, apresentam recursos como bica móvel, ducha articulável ou removível, diferentes opções de extensores, jatos, saída dupla de água e outras funcionalidades que ajudam a tornar o dia a dia na cozinha mais prático e com economia de água.

Elas são encontradas normalmente em fabricação com metal cromado, um material de qualidade e durabilidade.

Torneira com filtro e purificador de água

Esses modelos são boas opções para quem quer priorizar a qualidade da água da torneira, permitindo que ela fique mais saudável e adequada para o consumo próprio e preparo dos alimentos.

Também é uma forma de economizar espaço, evitando a necessidade de filtros externos ao lado da pia, deixando assim mais espaço livre no balcão.

No entanto, é importante esclarecer que existem diferenças entre os dois modelos.

A torneira com filtro funciona a partir de uma vela central que retém as impurezas presentes na água, mas, na grande maioria, não é suficiente para reduzir o índice de cloro, por exemplo.

O purificador, como o nome diz, tem como função deixar a água o mais pura possível, eliminando qualquer odor, bactéria ou sabor de cloro que esteja presente na água que chega pela torneira.

Por conta disso, o purificador de água acaba sendo uma opção mais cara que a torneira com filtro.

Na hora de escolher um modelo, para garantir a qualidade do produto, verifique sempre se ele possui certificação do INMETRO.

Torneira monocomando

A torneira monocomando é o modelo de torneira que possui a saída de água quente e água fria em um único canal e com o mesmo comando.

Os modelos de torneira monocomando hoje em dia são modernos e excelentes opções para pias pequenas, pois possui somente um registro para controlar a pressão da água e a temperatura.

Há também os modelos de torneira monocomando com bica móvel, por exemplo, que podem ser usados facilmente em pias com cubas duplas.

A torneira monocomando funciona como uma torneira comum, com o diferencial de poder usar a água quente ou fria com o manuseio de um só comando.

Assim, além de ter uma torneira com design mais clean, você economiza espaço.

Existem diferentes modelos de torneira monocomando, mas a maioria funciona da seguinte forma: ao girar o registro para um lado, você tem água fria, para o lado oposto, água quente.

Para orientar os clientes, algumas marcas colocam um símbolo na torneira para direcionar para qual lado é água quente ou fria, adicionando setas na cor azul e vermelho ou círculos divididos ao meio.

Encontre as melhores torneiras para cozinha na Obramax!

Como escolher a torneira para cozinha?

Na hora de escolher a torneira para cozinha, é importante optar por um design inteligente, isto é, um modelo que seja funcional, bonito e prático no dia a dia.

Além disso, deve-se optar sempre por marcas de qualidade, com garantia e que proporcionem economia de água.

Como são as torneiras que mais utilizamos no dia a dia, para lavar a louça das refeições, é essencial buscar pelo modelo que consiga reunir todos esses requisitos, apresentando um bom custo-benefício.

É importante considerar alguns pontos importantes, como se a torneira irá na bancada ou parede, se será convencional ou misturador, altura, acionamento e o material.

Em questão do tamanho, a escolha deve ser feita de acordo com o tamanho da cuba para ficar proporcional. Em cubas pequenas, é necessário uma torneira menor para não respingar água.

Nas cubas grandes, o ideal são torneiras maiores, para aproveitar melhor o espaço, ser mais confortável na hora de lavar a louça e deixar esteticamente mais bonito.

Como instalar e trocar torneira?

Como instalar torneira para cozinha

A instalação da torneira de cozinha depende do tipo de torneira em questão. Por exemplo, a instalação de uma torneira comum, sem variação de temperatura, é diferente em algumas etapas da instalação das torneiras elétricas ou com monocomando.

Para poder ilustrar melhor como é esse processo, vamos explicar com o exemplo da instalação de uma torneira com dois jatos de água.

Para iniciar, além da torneira, é necessário ter em mãos fita veda rosca. O próximo passo consiste em desligar o registro de água, para evitar vazamentos e desperdício de água.

Toda torneira vem com uma bucha de redução, por isso, se for instalação em um projeto novo, você deve instalar a bucha para que a torneira fique bem instalada na parede ou balcão.

Em trocas de torneiras, se a parede ou base já possui uma bucha, não é necessário utilizar a da torneira. Para ajustar o tamanho do encaixe, você deve utilizar a fita veda rosca.

A fita veda rosca deve ser passada sempre no mesmo sentido do rosqueamento da bucha de redução, pois ao contrário, na hora de girar a torneira para encaixar, a fita irá se soltar.

Com a fita veda rosca colocada na torneira, basta encaixar a torneira na base ou parede e girar em sentido horário até ficar firme na posição correta.

Quando não for possível rotacionar mais a torneira e ela estiver firme, posicione ela de forma alinhada e pronto. Agora você deve liberar o registro de água para conferir se não a torneira está bem instalada e sem vazamentos.

Além disso, é importante deixar a torneira aberta para tirar a pressão e a água, que pode deixar a torneira saindo com pouca água.

Uma dica caseira para saber se há vazamentos após a instalação é usar um papel toalha ao redor da instalação para verificar umidade presente.

Materiais necessários para manutenção de torneira

Com uma instalação adequada e com o uso de materiais de qualidade, você dificilmente enfrentará problemas que vão exigir grande manutenção.

Mesmo assim, é importante se prevenir para possíveis desgastes do uso no dia a dia e “tratar” os problemas antes de ser necessário uma troca de torneira ou reforma por situações como vazamentos e infiltrações.

Para isso, o essencial em uma caixa de ferramentas será uma chave de fenda, chave de grifo, fitas vedantes (como a fita veda rosca) e, dependendo do tipo de torneira, uma borracha nova.

Para mexer com alguns tipos específicos de torneira, como a torneira elétrica, por exemplo, é necessário ter também luvas de eletricista.

Problemas comuns em torneira para cozinha

Problemas comuns em torneira para cozinha

Com o desgaste do tempo, mal uso ou instalação inadequada, é possível que a torneira da cozinha comece a apresentar alguns problemas.

Em grande parte, são problemas de fácil resolução, mas embora pareçam simples, podem implicar em prejuízos em outras estruturas da cozinha se não forem resolvidos e virar uma bola de neve. Confira quais são os problemas mais comuns:

Torneira saindo pouca água

Vários fatores podem provocar o baixo fluxo de saída de água das torneiras, sendo os principais motivos a presença de acúmulo de sujeira no cano, vazamentos, bolhas de ar e registro de água sem a abertura correta.

Se for por registro, a solução é muito simples. Basta abri-lo mais para que o fluxo de água aumente. No caso de bolhas de ar, a causa pode ser por falta de água recorrente na região ou por limpezas da caixa d’água.

Para desfazer essa bolha de ar, uma opção é abrir todas as saídas de água da casa para causar pressão sobre essas bolhas, deixando os chuveiros por último.

Se a pressão baixa for somente na torneira da cozinha e as causas de registro e bolha de ar forem descartadas, o ideal é chamar um profissional para verificar se há algo obstruindo o cano ou vazamentos.

Pressão da água da torneira da cozinha

A pressão, como vimos, pode ser ocasionada por vazamentos, pela presença de sujeiras no cano ou pela presença de bolhas de ar.

Outra causa possível da pressão da água da torneira da cozinha estar baixa ocorre quando a instalação da caixa d’água não está correta.

Torneira vazando

Um dos problemas mais incômodos que acontecem com as torneiras são os vazamentos, sendo comum aquele “pinga pinga” frequente mesmo forçando o registro. Um dos motivos para que isso aconteça é pelo desgaste da rosca, que acaba ficando frouxa e perdendo o encaixe.

Para isso, basta substituir a rosca por uma nova do mesmo modelo.

Se o problema não for resolvido, é possível que alguma peça da torneira esteja quebrada e, em alguns casos, seja necessário trocar de torneira inteira.

Torneira de cozinha entupida

O acúmulo de minerais, sedimentos e partículas presentes na água ou no cano podem, com o passar do tempo, deixar a torneira entupida ou com baixa pressão de água.

Nas torneiras que possuem arejador, basta retirar a peça para realizar a limpeza para higienizar todas as partes presentes, como os anéis e vedantes de borracha.

Os materiais de borracha podem ser higienizados em água e sabão e os demais materiais podem ficar de molho em vinagre, para que os resíduos que estão entupindo a torneira se dissolvam.

Cuidados ao consertar uma torneira

A torneira é uma saída de água que possui ligação ao encanamento da casa, fazendo parte da estrutura da construção.

Por isso, é tão importante ter muito cuidado ao consertar a torneira, pois vazamentos podem prejudicar o uso da pia, mas também comprometer a estrutura da casa, dependendo do nível de infiltração.

Limpando tudo depois do serviço

Após consertar os problemas identificados em sua torneira, certifique-se de deixar todas as peças limpas e adequadamente colocadas no lugar, para evitar problemas futuros.

Para uma nova instalação ou troca de torneira, sempre lembre de fechar o registro, para não estragar os móveis de marcenaria e evitar o desperdício de água.

Antes de encaixar a torneira, verifique também se não ficou nenhuma ferramenta, fita ou sujeira no cano.

ConclusãoVale a pena ficar atento à torneira para cozinha

A cozinha é como o coração da casa, por isso vale muito a pena apostar em produtos e materiais de qualidade em tudo que será usado no dia a dia nesse cômodo.

Quando se trata de torneira para cozinha, a escolha certa pode representar até mesmo mais qualidade de vida, pois com um modelo prático e cheio de funcionalidades, você perde menos tempo limpando e aproveita melhor o ambiente sem se desgastar.

Torneiras com água quente, por exemplo, ajudam a desengordurar e limpar panelas e outros utensílios que são difíceis de lavar na água fria.

Em regiões frias do país, especialmente no inverno, ter a possibilidade de lavar a louça na água morna não se torna um sacrifício.

Além disso, existem torneiras para cozinha em diferentes faixas de preço, com variedade de materiais, tamanhos e modelos, para agradar a todos os gostos e proporcionar praticidade.

Por isso, na hora de projetar uma cozinha, não existem opções limitadas em relação à torneira, basta unir a criatividade do design com as funcionalidades do produto para entregar o melhor aos clientes.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de torneiras e outros acessórios de cozinha para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Heleno Leão

    Gerente de produtos na seção de Hidráulica da Obramax.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.