Demarcação de Quadra Poliesportiva: tipos e como fazer

Demarcação de quadra poliesportiva

As quadras poliesportivas são muito utilizadas em escolas, condomínios, clubes, praças, etc, por conta de sua capacidade de favorecer a prática de uma série de esportes, proporcionando momentos de lazer, além de contribuir para uma saúde melhor.

Embora diferentes quadras possam apresentar particularidades específicas, existem características gerais que englobam todas elas. É importante compreender o conceito de uma quadra poliesportiva e familiarizar-se com a sua versatilidade.

Além disso, a correta demarcação de quadra poliesportiva é um processo fundamental a ser considerado. Por exemplo, você sabia que existem normas a serem seguidas para realizar esse processo que abrangem desde as medidas precisas até as cores permitidas?

Mas não se preocupe, pois essa etapa não é tão complicada assim. Neste artigo, reunimos todas as informações necessárias sobre como fazer a demarcação de quadra poliesportiva para te ajudar na sua reforma!

Qual a demarcação de quadra poliesportiva?

Antes de mais nada, vamos explicar melhor o que é uma quadra poliesportiva. Na prática, trata-se de uma quadra que permite a prática de mais de um esporte nela, sendo muito comum em colégios, condomínios e clubes.

Contudo, para abrigar tantos esportes em um único espaço, é preciso que a quadra tenha a demarcação correta. Por exemplo, não há um tamanho exato para esse tipo de espaço, já que os esportes que serão praticados nela podem variar. Desta forma, o mais recomendado para quadras poliesportivas é seguir as dimensões de 40m x 20m.

Além disso, as quadras poliesportivas devem receber uma demarcação especial para cada esporte que será praticado nela, levando em consideração as medidas e as cores necessárias. Para ilustrar, você sabia que vôlei e tênis só podem ser demarcados com a cor branca? Pode parecer confuso, mas calma, vamos explicar melhor de acordo com os esportes mais praticados aqui no Brasil:

1. Futsal

Quadra de futsal

A demarcação de quadra poliesportiva para futsal é dividida em cinco linhas: central, laterais, meta, penalidade, substituições e a linha horizontal que divide a quadra, onde fica o círculo central com 3 metros.

De maneira geral, a modalidade é praticada em quadras de 25 a 42 metros de comprimento, e 16 a 22 metros de largura. Vale destacar que as linhas devem ser de uma cor diferente em relação ao restante da quadra.

2. Vôlei

Quadra de vôlei

Já a quadra de vôlei deve ter 18 metros de comprimento e 9 de largura. As linhas de ataque ficam a 3 metros da linha central que devem estar logo abaixo da rede. Todas elas precisam ser brancas com 5 cm de largura.

3. Basquete

Quadra de basquete

Com 28 metros de comprimento e 15 metros de largura, as quadras de basquete também possuem um círculo central de 3,5 metros. Na linha de fundo, temos uma linha de 3 pontos com 6 metros de comprimento, além da linha de lance livre que está 6 metros a partir da tabela.

4. Tênis

Assim como o vôlei, as linhas nas quadras de tênis devem ser brancas. As dimensões do espaço, na modalidade individual, seguem o seguinte padrão: 23,77 metros de comprimento e 8,23 metros de largura. Em contrapartida, as quadras para jogos em duplas são: 36,57 metros de comprimento e 18,29 de largura.

5. Handebol

Outro esporte muito popular nas escolas e clubes é o handebol. Para demarcar quadras deste esporte, saiba que ela precisa ter 40 metros de comprimento e 20 de largura. O gol precisa ter 3 metros de largura. A linha de tiro livre fica a 9 metros do gol; a linha para cobrar faltas, por sua vez, deve ficar a 7 metros da linha de fundo.

Pisos e Revestimentos

Cores oficiais para pintar quadras poliesportivas

Agora que entendemos as especificações para demarcação de quadra poliesportiva, precisamos falar sobre as cores da pintura, uma vez que isso pode gerar muitas dúvidas na hora de finalizar o projeto.

De antemão, já avisamos: não, você não pode pintar a quadra da cor que você quiser. Da mesma forma da demarcação, as cores de uma quadra devem respeitar normas técnicas. Mas mesmo assim não é raro encontrar quadras poliesportivas das mais variadas cores, muitas vezes por motivos financeiros, outras por simples falta de conhecimento das normas.

Em colégios, por exemplo, as quadras poliesportivas precisam seguir os padrões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é o órgão responsável por regular os aspectos de uma obra ou reforma em uma instituição de ensino.

De acordo com o FNDE, as cores utilizadas para a pintura de uma quadra poliesportiva são:

  • Amarelo;
  • Azul;
  • Verde;
  • Laranja;
  • Branco.

Você com certeza já se deparou com essas tonalidades em alguma quadra, afinal, elas são usadas justamente para criar contraste no espaço. Aliás, essa variação de cores é essencial para auxiliar na prática de diferentes esportes, por exemplo, os limites da quadra em um jogo do vôlei difere da de futsal, e são as cores que permitem esse multiuso.

Já em condomínios, existe uma liberdade maior, uma vez que FNDE só regula as quadras poliesportivas em instituições de ensino. Contudo, ainda assim, a recomendação é usar as cores específicas para cada modalidade que a quadra do prédio for contemplar.

Leia também: Ferramentas para pintura essenciais

Qual tinta usar para demarcação de quadras poliesportivas?

Como vimos, a pintura da quadra poliesportiva pode ser um grande desafio, uma vez que exige a aplicação de variadas cores, além da necessidade do uso de tintas adequadas para o impacto causado pela prática esportiva e presença de intempéries (quando descobertas).

Então, é de suma importância investir em materiais e produtos de qualidade para garantir um resultado impecável no acabamento da demarcação de quadra poliesportiva.

Caso não saiba, quando o assunto é pintura de quadra, a opção mais indicada é a tinta epóxi, que é conhecida por deixar um visual de “piso emborrachado”. Esse tipo de tinta é ideal para ser utilizado em superfícies que sofrem muito desgaste, como pisos de estacionamentos, pisos industriais, garagens, hospitais e outros ambientes externos.

Explicando melhor: a tinta epóxi é um tipo de resina plástica que, ao ser aplicada e em contato com um catalisador, se torna resistente e brilhante. Outro fator que faz da tinta epóxi a ideal para pintura de quadra poliesportiva é a sua impermeabilidade, que deixa todo o piso protegido contra a umidade e infiltrações.

Além da tinta epóxi, você pode precisar de outros materiais normais em qualquer pintura residencial. A pintura pode ser realizada tanto com o uso de rolos quanto com o auxílio de compressores. Nesse caso, os compressores levam vantagem, pois além de serem mais rápidos desperdiçam menos tinta.

Leia também: Top 5 melhores marcas de tintas em 2024

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, mostramos como a demarcação de quadra poliesportiva desempenha um papel fundamental na promoção do esporte, lazer e saúde em clubes, condomínios, escolas etc. Como vimos, trata-se de um processo que exige atenção aos detalhes, desde as medidas corretas até as cores adequadas, para garantir a segurança e a qualidade das atividades esportivas.

Uma quadra bem demarcada não apenas facilita a prática de diferentes esportes, mas também cria um ambiente convidativo para a atividade física e o convívio social. Portanto, investir tempo e esforço é essencial para maximizar o uso e os benefícios de uma quadra poliesportiva.

Lembre-se sempre de consultar as normas e diretrizes específicas para garantir que sua quadra esteja em conformidade com os padrões estabelecidos.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de tintas e acessórios para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • José Flávio

    Mais de 30 anos de experiência na área de gestão comercial em renomadas empresas do mercado. Atua na Obramax como líder de produto no departamento de Tintas e Acessórios.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.