Pré-moldado é um material da construção fabricado fora do local de construção principal, em condições controladas de fábrica. Esses elementos, como vigas, colunas, lajes e paredes, são produzidos por moldagem antes de serem incorporados à estrutura final da construção.
Por isso, se você está buscando alternativas rápidas e que não estouram orçamentos para sua obra, você veio ao artigo certo!
No artigo a seguir, conheça melhor os pré-moldados, suas vantagens e desvantagens e encontre algumas inspirações de obras famosas que usam desse material!
Leia também: Conheça os tipos de calha e como instalar corretamente (Guia)
O que são os pré-moldados?
O pré-moldado é um material da construção que é fabricado fora do local de construção principal, em condições controladas de fábrica, e depois transportados para o local para serem montados. Esses elementos são produzidos por meio de moldagem antes de serem incorporados à estrutura final da construção. Esse método tem várias vantagens, incluindo eficiência, qualidade controlada e redução do tempo de construção.
Dentre os pré-moldados mais comuns estão estruturas como pilares, vigas, lajes, entre outros.
Os pré-moldados são feitos a partir da colocação do concreto em um molde que dá forma à estrutura sendo montada.
Depois de adquirir firmeza e resistência, o concreto pré-moldado é levado ao local definitivo para que possa ser incorporado à construção durante a etapa da obra.
Uma das principais vantagens dos pré-moldados é que, ao terminar o planejamento, as diversas partes deste projeto já podem ter sua produção iniciada, pois não há necessidade de ter toda a base do edifício construída para enfim poder passar para as outras etapas de construção.
Embora não sejam tão conhecidos no Brasil, os pré-moldados de concreto são bastante usados em outros países ao redor do mundo, permitindo que seja possível realizar construções de forma mais ágil, sustentável e durável.
Investir em pré-moldados vale a pena?
Dependendo da obra a ser feita, investir em pré-moldados vale muito a pena. Questões como agilidade da obra, durabilidade dos materiais, redução de resíduos e desperdícios são as principais vantagens de usar os pré-moldados em obras.
Além disso, o preço dos pré-moldados de concreto costumam ser mais baratos do que fazer o concreto no local definitivo, fazendo com que o custo total da obra seja consideravelmente reduzido.
Outro ponto a se considerar é o tempo de construção reduzido que o uso de pré-moldados pode trazer, impactando também no orçamento da obra como um todo.
Atualmente, os pré-moldados costumam ser usados para construção de obras de grande porte, como espaços públicos e edifícios grandes.
No entanto, torna-se cada vez mais popular construir casas e outros edifícios pequenos com pré-moldados.
Para realmente definir se vale a pena para o seu projeto, é necessário olhar também para algumas características dos pré-moldados que podem representar desvantagens também.
Em primeiro lugar, eles trazem uma limitação arquitetônica, tendo em vista que as peças são feitas em moldes que não permitem alterações muito significativas.
Por isso, ao elaborar seu projeto arquitetônico, é preciso levar em consideração que as peças pré-moldadas podem não condizer exatamente com o planejado.
Por isso, uma dica é conferir o portfólio das empresas fabricantes de pré-moldados antes mesmo de iniciar seu projeto arquitetônico.
Desta forma, é possível planejar casas pré-moldadas e demais construções sem correr o risco de não conseguir pôr em prática o que foi planejado.
Vale ressaltar ainda que o investimento inicial para construções com peças pré-moldadas pode ser mais alto do que o esperado.
Embora o preço do concreto pré-moldado não seja tão caro em si, é necessário já ter todo o dinheiro do orçamento em mãos antes de iniciar a obra, ao contrário do que ocorre com obras convencionais, nas quais as despesas vão sendo geradas conforme a construção avança.
Por fim, por ser uma novidade no mercado brasileiro, os pré-moldados podem não ter uma disponibilidade muito alta em algumas regiões.
Nestes casos, os custos de transporte podem sair acima da média, prejudicando o orçamento.
No entanto, se nenhuma dessas desvantagens for um problema para o seu projeto, então o uso de pré-moldados pode valer muito a pena!
Pré-moldados: conheça os tipos
Existem no mercado dois tipos principais de pré-moldados, os de concreto e de aço. Veja:
Concreto
Os pré-moldados de concreto costumam ser o tipo mais conhecido de estruturas pré-moldadas. Isso porque é a mais usada, independente do tipo de obra.
Este tipo de pré-moldado consiste em peças de concreto que são moldadas e curadas em um ambiente controlado, garantindo uma boa qualidade, resistência e durabilidade da estrutura.
É comum o uso de vigas, lajes e pilares de concreto pré-moldado em qualquer tipo de obra, seja residencial ou lotes públicos que precisam de uma estrutura de grande porte.
Aço
Embora muito se fale em pré-moldados de concreto, existem também estruturas pré-moldadas de aço.
Estas têm como vantagem um material mais leve, que pode se adequar melhor dependendo do tipo de construção a ser feita.
Em geral, para casas pré-moldadas ou edifícios pequenos, é frequente usar apenas os pré-moldados de concreto.
No entanto, para estruturas industriais, por exemplo, os pré-moldados de aço são bastante populares.
Conheça as vantagens das construções pré-moldadas
Os pré-moldados representam uma série de vantagens para a construção civil, como durabilidade, maior sustentabilidade, qualidade e organização dos processos de construção.
Durabilidade
De modo geral, o concreto pré-moldado tem uma durabilidade maior do que o concreto que é produzido diretamente no local definitivo de construção.
Isso porque, no pré-moldado, o processo de cura do concreto ocorre em um local controlado, ou seja, há controle sobre as condições de umidade, temperatura, vento, entre outros.
Desta forma, é possível garantir uma maior qualidade do concreto, com maior resistência e durabilidade.
Sustentabilidade
Os pré-moldados são alternativas bastante sustentáveis pois geram menos resíduos. Isso ocorre porque o material já chega pronto no local definitivo, evitando a geração de entulhos.
Além disso, os pré-moldados costumam ser feitos com materiais de baixo impacto ambiental e podem até mesmo usar materiais reciclados, diminuindo consideravelmente os danos ambientais.
Por fim, a durabilidade dos materiais também contribui para uma maior sustentabilidade, tendo em vista que não são materiais que ficam obsoletos em pouco tempo e não precisam ser trocados com frequência.
Outro ponto é que as estruturas pré-moldadas podem ser reutilizadas, evitando também a geração de resíduos por meio da demolição, reduzindo o impacto ambiental.
Agilidade
Os pré-moldados permitem uma maior agilidade na construção da obra. Isso porque não é necessário esperar uma parte ficar pronta para conseguir dar início às outras etapas.
Enquanto um processo ainda está sendo construído na obra definitiva, outras partes podem já estar em produção no local de fabricação dos pré-moldados.
Qualidade
Justamente por passar por um processo padronizado de fabricação, os pré-moldados têm um controle de qualidade maior do que o concreto preparado no local definitivo.
Como vimos, as peças pré-moldadas são feitas em locais apropriados, planos, com controle de condições ambientais que influenciam na cura do concreto, o que resulta em muito mais segurança e qualidade.
Embora haja diferença no controle de qualidade de pré-moldados e pré-fabricados, ainda há uma garantia de qualidade maior nos pré-moldados do que no concreto que é preparado já na obra, que fica dependente do conhecimento técnico e experiência do profissional contratado.
Organização
Com a utilização de pré-moldados, o canteiro de obras se torna um espaço muito mais organizado e limpo, pois não é mais necessário acumular materiais para fazer o concreto no local. Além disso, a diminuição dos resíduos ajuda a manter o ambiente mais limpo.
Custo-benefício
O preço dos pré-moldados de concreto costuma ser mais baixo do que o concreto no local. Isso porque a peça já vem pronta, ao invés de precisar investir em mão de obra para fazer o trabalho no local.
Por conta disso, também não há necessidade de intervenções, cortes e ajustes nas peças, diminuindo a quantidade a ser investida em mão de obra.
Qual a diferença entre pré-moldados e pré-fabricados? Entenda:
Tanto os pré-moldados quanto os pré-fabricados são elementos produzidos fora do local definitivo da obra, mas eles possuem uma diferença considerável, de acordo com ABNT NBR 9.062/2016 – Projeto e Execução de Estruturas Pré-moldadas. Explicamos abaixo:
Pré-fabricados
O local de produção de pré-moldados e pré-fabricados difere bastante. Os pré-fabricados passam por um processo de fabricação industrial, ou seja, são feitos em fábricas propriamente ditas.
Nas fábricas, há uma equipe de pessoas treinadas e especializadas na fabricação destes elementos.
Essa equipe realiza testes durante as várias etapas da fabricação, de modo a garantir um controle de qualidade mais rigoroso.
Nos pré-fabricados, são os próprios fabricantes que checam a qualidade do produto antes de chegar ao consumidor.
Pré-moldados
Já no caso dos pré-moldados, o controle de qualidade não é tão rigoroso.
O material ainda é produzido em um local adequado, com controle de temperatura e umidade, mas não necessariamente haverá uma equipe especializada que irá testar o material durante todas as etapas do processo.
Neste sentido, é necessário que o controle de qualidade dos pré-moldados seja feito pelos próprios construtores ou pelo proprietário da obra, ao invés de ser feito pelos fabricantes das estruturas.
Isso não significa, no entanto, que a qualidade dos pré-moldados é inferior.
Afinal, é importante destacar que os pré-moldados continuam seguindo as normas ABNT NBR 14.931/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento – e ABNT NBR 12.655/2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.
Para saber mais sobre peças pré-fabricadas, confira o vídeo abaixo do Canal Obra é Compromisso:
Exemplos e inspirações de projetos inteligentes com pré-moldados ao redor do mundo
Existem vários projetos ao redor do mundo famosos pelo uso dos pré-moldados e pré-fabricados de forma inteligente, para otimizar o processo de construção de grandes edifícios.
Aqui, trouxemos 5 exemplos para que você possa entender como esse tipo de material é utilizado na prática:
Ópera de Sydney (Austrália)
Grande atração turística para quem visita a capital da Austrália, a Ópera de Sydney possui diversos elementos pré-fabricados.
Embora as tecnologias de pré-moldados e pré-fabricados não fossem tão avançadas nos anos 1960 (quando a Ópera foi construída), foi evidente para a equipe envolvida que o uso desses materiais seria imprescindível para uma obra resistente e que coubesse no orçamento.
Os arquitetos envolvidos no projeto perceberam que, com os pré-moldados, poderiam fazer estruturas de diversos tamanhos e formas diferentes. Desta forma, puderam tornar realidade as icônicas conchas da obra, que são sustentadas também por colunas pré-fabricadas.
Pabellón Multiusos da Escola Gavina (Espanha)
Na cidade de Picanya, na Espanha, existe o Pabellón Multiusos da Escola Gavina. Trata-se de um pavilhão de eventos no qual ocorrem festas, assembleias, reuniões e diversos eventos culturais.
O projeto original data de 1980, mas os materiais pré-fabricados foram usados em uma reforma de 2014.
É uma obra de 1350 metros quadrados, que foi terminada em apenas 3 anos devido ao uso de pré-fabricados.
Aeromóvel de Porto Alegre (Brasil)
Construído em uma via pública bastante movimentada, o Aeromóvel de Porto Alegre é uma estrutura que liga o metrô ao aeroporto da cidade.
Por conta da movimentação, a obra precisava ser construída rapidamente a fim de não atrapalhar o fluxo.
Para solucionar este problema, foram utilizadas estruturas pré-fabricadas para construir o modal que cobre os 1.011 metros entre o aeroporto e o metrô de Porto Alegre.
Mini Sky City (China)
O Mini Sky City é um arranha-céu que fica na província de Hunan, na China. Com 57 andares (204 metros de altura), o edifício foi construído em apenas 19 dias graças a utilização de pré-moldados.
Trata-se de um imóvel tanto residencial quanto comercial, que possui o número impressionante de 800 apartamentos e escritórios, e conta com espaço para 4 mil pessoas. Além disso, o edifício foi projetado de forma a ser resistente a terremotos.
Antes da construção ser iniciada, foram 5 meses fabricando os 2.736 módulos que compõem o Mini Sky City. Durante sua construção, eram feitos em média 2 ou 3 andares por dia.
O Mini Sky City é uma versão menor de outro projeto da construtora, o Sky City, que pretende ter 220 andares (838 metros de altura) e deve ser construído usando as mesmas técnicas. No entanto, ainda não há data prevista para a construção deste novo arranha-céu.
Instacon (Índia)
Localizado na província de Mohali, na Índia, o Instacon é um edifício comercial que possui 10 andares e foi construído em apenas 48 horas. Isso mesmo, em apenas 2 dias!
Foram necessários 250 funcionários para esta construção, que promete permanecer intacta por até 600 anos, sem riscos de vazamentos, infiltrações, com resistência a terremotos e ventanias.
Confira também: Tipos de Telhas Mais Comuns e Como Instalar na Sua Obra
Conclusão
Neste artigo, vimos o que são pré-moldados e quais as vantagens de sua utilização em uma obra.
Se o que você busca é agilidade, economia, resistência e durabilidade, o uso de pré-moldados pode ser ideal para seu projeto!
Já se você busca um projeto exótico e “fora da caixinha”, pode ser necessário buscar outras alternativas.
Fique sempre de olho no Blog da Obramax para mais dicas para sua obra!