Treliça: o que é, tipos mais comuns e onde utilizar

Tipos de treliça

A treliça é uma estrutura amplamente utilizada na construção civil composta por cinco ou mais unidades triangulares formadas por ângulos conhecidos como nós. Ela é usada para oferecer apoio e resistência para a estrutura de uma obra.

Trata-se então de um elemento estrutural muito importante para diversos tipos de obras, sendo definida pelo engenheiro responsável pelo projeto, mas que também deve ser avaliada pelo arquiteto para garantir harmonia entre todos os elementos presentes na construção.

Por incrível que pareça, a treliça é usada na construção civil há centenas de anos. Para ilustrar, um dos exemplos mais populares de obra baseada neste elemento é a famosa Torre Eiffel. Inaugurado em 1887, o cartão-postal de Paris é formado por quatro pilares de treliça de ferro.

Com o passar dos anos e mudanças no segmento, a treliça recebeu mais destaque especialmente na construção de lajes, coberturas e pontes. Quer saber mais sobre a importância deste elemento estrutural? Então, continue a leitura e saiba o que é treliça, principais tipos, quando usar e muito mais!

O que é a treliça para construção?

Tecnicamente falando, a treliça é um tipo de estrutura caracterizada por um sistema triangular de membros. Por conta de seu formato, ela consegue absorver o peso e o impacto das lajes sem sobrecarregar a fundação. Ou seja, a sua principal função é dar apoio e resistência às estruturas.

As treliças comumente seguem uma estrutura geral, sendo compostas pelos seguintes elementos:

  • Acorde Superior: a viga que mede o comprimento da treliça;
  • Acorde inferior: a viga inferior abrangendo o comprimento da treliça;
  • Rede: membros internos de uma treliça;
  • Ponto de Lançamento: o ponto onde os membros inclinados (acorde superior) conecta com o acorde inferior;
  • Ápice/Pico: ponto mais alto de uma treliça.

Levando em consideração essas características, as treliças acabam sendo uma excelente opção para obras com grandes distâncias entre vãos — que é uma forte tendência arquitetônica, uma vez que conseguem criar uma estrutura leve, além claro, de favorecerem a estética do espaço.

Leia também: 6 sistemas construtivos usados na construção civil e como escolher

Materiais de construção

Tipos de treliça

Acima falamos sobre as características gerais das treliças, mas saiba que existem tipos específicos deste elemento construtivo. Basicamente, o tipo de treliça influencia diretamente na construção, afinal, quando bem escolhido, ele pode maximizar a eficiência da estrutura. Veja abaixo os mais usados para construção:

1. Pratt

A Treliça tipo Pratt é um dos métodos mais eficazes e usados nos últimos anos. Aqui, os membros verticais da estrutura estão em compressão, enquanto os membros diagonais estão em tensão. Em outras palavras, os elementos diagonais, com exceção dos extremos, descem e apontam para o centro do vão.

Isso acaba simplificando e produzindo um design mais eficiente, pois o aço nos membros diagonais (em tensão) pode ser reduzido. Além disso, a treliça Pratt também diminui o custo da estrutura por conta de seus membros mais eficientes, minimiza o peso próprio e privilegia a construtibilidade da estrutura como um todo.

Este tipo de treliça é mais apropriado para vãos horizontais, onde a força é predominantemente na direção vertical.

2. Banzo Paralelo (Warren)

Treliça Banzo Paralelo

Já a Treliça Banzo Paralelo é outro sistema popular e muito fácil de identificar, uma vez que a sua construção é feita a partir de triângulos equiláteros. Nesse caso, os elementos superiores e inferiores, chamados de banzos, ficam paralelos. As suas diagonais, por outro lado, seguem um padrão que vai sempre se multiplicando. Em determinados casos, elas são cruzadas, formando assim, um X. Essa treliça é indicada para vãos maiores, entre 20 a 100 m.

3. Triangular (Fink)

A Treliça Triangular, também conhecida como Fink, possui uma forma mais básica em padrão triangular e é indicada para pequenos vãos. Como os acordes superiores são inclinados para baixo e a partir do centro, o padrão V é visivelmente menor. Vale destacar que as treliças Fink dependem mais dos membros diagonais, por isso, tendem a ser mais eficientes na transmissão de cargas para o suporte.

4. Treliça trapezoidal

Por fim, a Treliça Trapezoidal é muito similar ao modelo Banzo Paralelo, mas apresenta uma leve inclinação no banzo superior. Dessa forma, ela é indicada para coberturas em geral.

Materiais mais usados

Em relação aos materiais de fabricação das treliças, os mais utilizados são ferro, aço e madeira, isso porque quando submetidos a grandes esforços de tração e compreensão, apresentam reações semelhantes.

Na construção civil, o mais comum é o uso de treliças metálicas, uma vez que elas costumam ser aplicadas em lajes de concreto. Aqui na Obramax, temos modelos de treliças soldadas que visam aumentar a eficiência e segurança da sua obra. Já as treliças de madeira, além de serem usadas em obras, também são indicadas para a criação de jardim vertical, vedação de ambientes e artesanato.

Confira nosso catálogo de aços para construção e garanta uma obra segura, eficiente e de qualidade!

Quando usar a treliça em um projeto?

Com o uso da treliça, sem dúvidas, o seu projeto torna-se mais seguro, conta com maior durabilidade e resistência, e claro, apresenta melhor custo-benefício. Por exemplo, é possível cobrir uma área de grande extensão usando apenas a treliça como suporte.

Ela também pode substituir com eficiência as lajes pré-moldadas, oferecendo vantagens significativas na organização e execução do canteiro de obras. A sua praticidade a torna uma escolha perfeita em cenários que demandam rapidez e utilização de elementos pré-fabricados, sendo frequentemente empregada em projetos de porte robusto, como pontes, edifícios e estruturas de grandes proporções.

Entretanto, as suas aplicações não se limitam a esses contextos específicos. A treliça mostra-se versátil, sendo empregada para suportar telhados com menor quantidade de material, ou em fachadas e mezaninos, acrescentando um apelo estético moderno aos projetos e facilitando a entrada de iluminação zenital.

Uma vantagem adicional das treliças é a possibilidade de adaptação de seu desenho estrutural de acordo com a necessidade do local e os desejos específicos do cliente. Essa flexibilidade no design amplia ainda mais suas aplicações e sua atratividade em variados contextos construtivos e decorativos.

Leia também: Ferragens para construção: veja os tipos e como usar na sua obra

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, falamos sobre o que é a treliça e por que elas são tão importantes em projetos de construção civil, uma vez que oferecem suporte e estabilidade para uma variedade de projetos, desde pontes até telhados residenciais e comerciais.

Como vimos, a capacidade deste elemento em distribuir cargas e resistir a forças externas as torna fundamentais para a segurança e durabilidade de muitas edificações. Ao compreender o que é uma treliça, sua função e os diversos tipos disponíveis, é possível explorar toda a sua versatilidade e eficiência na criação de estruturas sólidas e eficientes.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de material de construção para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Douglas Ferreira

    Com sólida formação e histórico de sucesso na área comercial, orientada por resultados, atuou em empresas de Comércio Exterior, Indústria Moveleira, Matéria Prima e Insumos para Indústria de Móveis e Home center. Atualmente, é gerente de produtos na seção de Materiais Básicos na Obramax.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.