Cor dos fios em instalação elétrica e normas

Cor de cabos

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) regulamenta diversos assuntos, entre eles, a cor dos fios ou marcadores que devem ser utilizados em instalações elétricas. Infelizmente, ainda é muito comum encontrar instalações que não seguiram e, na hora da manutenção, o processo fica ainda mais complicado.

Por isso, confira tudo que você precisa saber sobre a identificação dos cabos segundo a norma!

NBR 5410

A NBR 5410 é a norma mãe das instalações elétricas de baixa tensão e deve ser conhecida por todos eletricistas. Seguir a norma, além de trazer segurança e facilitar o trabalho de quem eventualmente faça alguma manutenção na rede, ainda mostra ao cliente mais profissionalismo, deixando-o mais confiante.

A norma estabelece as cores que devem ser utilizadas para o condutor fase, neutro e aterramento e também esclarece que a diferenciação não precisa ser feita obrigatoriamente pela cor do fio. É possível utilizar anilhas ou fitas isolantes para fazer a marcação, caso seu cliente não queira investir nos fios coloridos.

Materiais Elétricos

Condutor neutro

A norma técnica indica que o condutor neutro deve ser identificado pela cor azul-clara, no cabo ou nas anilhas de identificação.

“Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor neutro, em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-clara na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar.

NOTA: A veia com isolação azul-clara de um cabo multipolar pode ser usada para outras funções, que não a de condutor neutro, se o circuito não possuir condutor neutro ou se o cabo possuir um condutor periférico utilizado como neutro.”

(NBR 5410:2004 item 6.1.5.3.1)

Condutor de Proteção (PE)

No caso do condutor de proteção (PE), há duas opções de cor: verde ou verde-amarela.

“Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de proteção (PE), em caso de identificação por cor, deve ser usada a dupla coloração verde-amarela ou a cor verde (cores exclusivas da função de proteção), na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar.”

(NBR 5410:2004 item 6.1.5.3.2).

Condutor de Proteção Terra (PEN)

Todo condutor utilizado como condutor de proteção terra (PEN), deve ser identificado de duas formas: com a cor azul claro e anilhas verde-amarelo nos pontos acessíveis e visíveis da instalação.

“Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor PEN deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, deve ser usada a cor azul-claro, com anilhas verde-amarelo nos pontos visíveis ou acessíveis, na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar”

(NBR 5410:2004 item 6.1.5.3.3)

Condutor Fase

Já para o condutor fase, é possível utilizar qualquer cor, com exceção de azul-claro, verde e verde-amarelo. Quando existir o risco de confusão entre a cor amarela e a dupla coloração verde-amarela, ela também não deve ser utilizada.

Para o condutor fase pode ser usado quaisquer cores desde que não use as cores estabelecidas nos itens anteriores. Qualquer condutor isolado, cabo unipolar ou veia de cabo multipolar utilizado como condutor de fase deve ser identificado de acordo com essa função. Em caso de identificação por cor, pode ser usada qualquer cor, observadas as restrições estabelecidas em 6.1.5.3.1, 6.1.5.3.2 e 6.1.5.3.3.

NOTA: Por razões de segurança, não deve ser usada a cor de isolação exclusivamente amarela onde existir o risco de confusão com a dupla coloração verde-amarela, cores exclusivas do condutor de proteção.

(NBR 5410:2004 item 6.1.5.3.4)

Para facilitar a aquisição de produtos seguindo a norma, em diversas lojas de materiais de construção você encontra os cabos elétricos vendidos por metro. Dessa forma, não é necessário adquirir rolos de cada um e evita-se a sobra de materiais.

Continue sempre antenado aqui no blog! Até a próxima!

Autores

  • Victor Fruges

    https://br.linkedin.com/in/victor-leonardo-fruges-neto-9b118126
  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.