Climatizador ou Ventilador? Qual é a melhor escolha para o verão?

Climatizador ou ventilador para verão

Com o verão cada vez mais próximo, muitas dúvidas surgem em relação à melhor forma de driblar o calor. O ar condicionado é um sonho de consumo para muitos brasileiros, mas nem sempre ele cabe no orçamento. Diante deste contexto, a pergunta que fica é: climatizador ou ventilador? Qual é a melhor opção para o verão?

Caso não saiba, o climatizador de ar é um equipamento que usa um reservatório de água para umidificar o ambiente, transformando essa água em pequenas gotículas para aumentar a umidade do local e diminuir a temperatura. Já os ventiladores possuem um funcionamento mais simples e conhecido pelo público, sendo uma solução eficiente para melhorar a ventilação, uma vez que espalha o vento pelo local.

Para quem não entende muito bem quais as diferenças entre os dois equipamentos, mas deseja investir em um deles para o verão que se aproxima, continue a leitura que preparamos um conteúdo especial para você. Neste artigo, você vai conhecer os principais modelos de ventiladores e climatizadores, as vantagens e suas funções!

Verão 2024: Primeiro semestre deve ter temperaturas elevadas

Antes de explicarmos as características dos equipamentos, é importante contextualizar a situação atual do nosso país.

No mês de novembro de 2023, o Brasil registrou diversas ondas de calor em diversas regiões, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com pesquisadores da Organização Meteorológica Mundial (OMM), as altas temperaturas não devem dar trégua para os brasileiros tão cedo.

Estimativas apontam que esse calor intenso pode se prolongar ao menos até abril de 2024, período em que os efeitos do fenômeno El Niño ainda terão forte influência sobre o clima do Brasil.

O El Niño, caso não saiba, é um fenômeno climático caracterizado pelo enfraquecimento dos ventos alísios (que sopram do leste para o oeste) e pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico (localizadas na superfície da porção leste na região equatorial).

A partir destas mudanças, a interação entre a superfície oceânica e a baixa atmosfera também se altera. Dessa forma, a dinâmica de circulação das massas de ar assume novos padrões de transporte de umidade, afetando a temperatura e a distribuição das chuvas em diversas partes do planeta.

Ou seja, enquanto este fenômeno estiver presente no país, essa variação intensa de temperatura será uma constante na vida do brasileiro. Por isso, é importante já se preparar para o calor que se intensificará a partir do verão 2023/2024

Ventiladores: modelos, funções e vantagens

Ventilador para o verão

O ventilador é um equipamento amplamente utilizado no Brasil, afinal, trata-se de um produto eficiente e com um custo relativamente acessível.

Em relação ao seu funcionamento, não tem segredo: a partir do giro das pás, o aparelho forma uma corrente de vento e direciona para quem estiver no ambiente. Esse simples processo diminui a sensação de calor, uma vez que evapora o suor. Em números, o ventilador reduz a sensação térmica em até 3ºC.

Se você deseja investir em um ventilador, saiba que no mercado existem 4 tipos de ventiladores: o ventilador de teto, o de parede, o de coluna e o de mesa.

O ventilador de teto e o ventilador de parede são modelos de instalação fixa, conhecidos pela potência e distribuição mais uniforme do vento no ambiente em que são instalados. O modelo de teto, aliás, comumente vem com um espaço específico para iluminação, formando assim, uma solução completa para diversos ambientes.

Vale destacar que a instalação do ventilador de teto e de parede exige cuidados especiais e conhecimentos em elétrica para a perfeita realização.

Já os ventiladores de mesa e de coluna são os mais versáteis no mercado, afinal, não exigem instalação e podem ser transportados para qualquer ambiente. O modelo de mesa é menor, mais leve e o com melhor preço entre os quatro tipos. Por outro lado, o ventilador de coluna é apoiado por um pedestal que regula a sua altura e possibilita um uso mais versátil do equipamento.

Em resumos, essas são as principais vantagens dos ventiladores:

  • Preço: comparado aos outros equipamentos de climatização e ventilação, o ventilador acaba sendo a opção com preço mais acessível;
  • Versatilidade: além da variedade de modelos, como vimos, existem também os ventiladores portáteis que são ainda mais versáteis para o dia a dia;
  • Consumo de energia: por fim, os ventiladores também consomem menos energia elétrica, afetando menos o valor final de sua conta de luz.

Climatizadores: modelos, funções e vantagens

Climatizador para o verão

Os climatizadores de ar, por sua vez, são equipamentos que tornam o ambiente mais fresco ao liberarem ar refrigerado. Basicamente, eles contam com um reservatório para água, gelo ou gel, e mandam ar fresco produzido a partir dessas gotículas para o ambiente externo.

Em geral, esses equipamentos apresentam design e estrutura muito semelhantes. O que pode variar é a capacidade de armazenamento do reservatório, uma vez que existem modelos de 4L, 10L, 16L, 60L e muito mais.

Sobre as vantagens dos climatizadores, podemos destacar:

  • Mais potência: o climatizador possui mais potência quando o assunto é refrescar o ambiente. Para efeito de comparação, ele pode reduzir a temperatura em até 8ºC;
  • Versatilidade: assim como o ventilador, o climatizador também é extremamente versátil, pois pode ser usado em qualquer lugar. Seja no quarto, sala, cozinha, escritórios etc;
  • Qualidade do ar: sem dúvidas, o principal diferencial do climatizador é sua função de umidificar o ambiente. Essa função é essencial em regiões muito secas e para pessoas que sofrem com alergias respiratórias.

Climatizador ou ventilador: afinal, qual é a melhor opção para o verão?

Diante desta explicação, afinal, qual é melhor: climatizador ou ventilador? Naturalmente, não existe uma resposta correta, isso vai depender das suas necessidades e orçamentos disponíveis. Enquanto o climatizador de ar melhora a qualidade do ar e umidifica o ambiente, os ventiladores circulam o ar dentro do cômodo.

Os ventiladores são bem tradicionais e existe uma grande variedade de modelos para você escolher, desde as opções de mesa aos de teto, passando pelos de coluna. De qualquer maneira, eles são, em geral, mais baratos do que os climatizadores de ar. Além disso, ainda gastam menos energia elétrica e acabam sendo uma alternativa melhor para quem quer economizar.

Entretanto, é importante lembrar que os climatizadores conseguem amenizar um pouco a temperatura e são indicados para regiões mais secas, além de serem uma boa escolha para pessoas com problemas respiratórios. Por isso, vale a pena colocar na ponta do lápis os custos e os prós e contras de cada um na hora de escolher entre um climatizador e ventilador.

Climatizador ou ventilador?

*Preços baseados em itens disponíveis na Obramax no dia 11 de dezembro de 2023.

Conclusão

Ao longo deste artigo, exploramos  as características, funcionalidades e benefícios tanto do climatizador quanto do ventilador. Com esse material, é possível notar que ambas as soluções desempenham papéis distintos na busca por conforto térmico em ambientes diversos.

Enquanto o ventilador é uma opção mais acessível e eficaz para promover a circulação do ar, proporcionando alívio imediato por meio do movimento do ar, o climatizador oferece uma abordagem mais completa ao adicionar um processo de resfriamento por evaporação, contribuindo para reduzir a temperatura e umidificar o ambiente.

Em última análise, a decisão entre climatizador ou ventilador dependerá das preferências individuais, do orçamento disponível e das condições climáticas predominantes na região. Ambos os aparelhos contribuem para um ambiente mais agradável, oferecendo soluções eficazes para o conforto térmico em diferentes contextos e necessidades.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de equipamentos de climatização e ventilação para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • João Fernandes

    Experiência em 23 anos na área de gestão comercial de diversas categorias de produtos, em empresas renomadas no mercado. Atua na Obramax como líder de produto no departamento de Climatização e Iluminação.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.