Chuveiro com pressurizador: melhores modelos e principais vantagens

Chuveiro com pressurizador

Depois de um longo e cansativo dia, nada melhor do que um bom banho para relaxar e recuperar as energias, certo? Então, se você quer deixar esse momento ainda melhor, precisa conhecer o chuveiro com pressurizador.

Esse tipo de chuveiro ajuda a bombear a água da caixa, aumentando a vazão de água e fazendo toda a diferença na hora do seu banho.

Ficou interessado e quer saber qual é o melhor chuveiro com pressurizador para o seu projeto? Não se preocupe, pois ao longo do conteúdo explicamos tudo o que você precisa saber antes de comprar o seu modelo.

O que é um chuveiro com pressurizador?

Diferentemente de outros tipos de chuveiros, esse modelo já vem com o pressurizador – que é uma espécie de bomba capaz de puxar a água da caixa d’água para aumentar a vazão nos pontos de consumo de água.

Em linhas gerais, os chuveiros pressurizados são reconhecidos pela alta performance, uma vez que possibilitam jatos mais fortes e volumosos.

Materiais Hidráulicos

Vantagens e desvantagens

Naturalmente, o chuveiro com pressurizador traz uma série de vantagens para o seu dia a dia, como:

  • Jatos de água com pressão forte;
  • Solução para residências com pressão de água baixa;
  • Instalação e manutenção práticas e rápidas;
  • Conforto no banho.

Contudo, ao mesmo tempo que melhora bastante a experiência de banho, existem determinados pontos de atenção em relação a esse produto:

  • Maior consumo de água e energia elétrica;
  • Visando a segurança na utilização, recomenda-se que a instalação seja feita por um profissional habilitado;
  • Sempre observe o dimensionamento da instalação elétrica, qual bitola fio e disjuntor compatível indicado para garantir que a instalação elétrica do local seja adequada ao uso do produto.

Quando utilizar um chuveiro pressurizado

chuveiro com pressurizador é ideal para imóveis que apresentam baixa vazão e pressão de água.

Para ilustrar, vamos falar sobre a sigla mca que significa metro de coluna d’água e é usada para medir a pressão hidráulica.

Dessa forma, 1 mca representa 1 metro de coluna d’água.

Muitas vezes, as pessoas acham que para resolver o problema de pressão, basta apenas comprar uma caixa d’água maior.

Na realidade, o que influencia nisso é a altura da caixa em relação ao chuveiro. Geralmente, chuveiros, duchas e aquecedores demandam, pelo menos, 2 mca para funcionarem.

Ou seja, a caixa deve estar, ao menos, a 2,0 metros de altura em relação ao chuveiro.

Vale destacar que existe outro aspecto que impacta na pressão dos pontos de consumo também: a quantidade de curvas e joelhos na instalação. Quanto mais voltas, menor será a pressão no ponto de saída.

Nesse caso, a orientação é que a caixa d’água esteja na mesma direção vertical do chuveiro principal.

Saiba mais no vídeo de nosso canal “Obra é Compromisso”:

Quais as marcas que tem chuveiro com pressurizador?

Existem variadas opções no mercado quando o assunto é chuveiro com pressurizador. Para te ajudar a escolher o seu modelo, separamos uma breve explicação sobre as principais marcas disponíveis:

Lorenzetti

Fundada há mais de 95 anos, a Lorenzetti é sinônimo de tradição na fabricação de duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores.

Com 5 fábricas no Brasil, a empresa realiza distribuição nacional e internacional dos seus produtos.

Falando sobre os seus equipamentos, as soluções produzidas pela Lorenzetti são desenvolvidas com alta tecnologia, consciência ambiental, alta durabilidade e design inovador.

Hydra Corona

Outra marca tradicional no mercado é a Hydra Corona, que faz parte do grupo Dexco S.A juntamente com outras empresas de nome no mercado de construção civil, como Deca, Duratex, Durafloor, Portinari, entre outras.

Os produtos da marca buscam o máximo de qualidade, design atrativos, sustentabilidade e usam tecnologias de ponta na fabricação.

Fame

Criada em 1940, a Fame se tornou um dos principais destaques no mercado da construção civil, sendo uma das pioneiras na fabricação do chuveiro elétrico. A marca traz inovação, tecnologia, segurança e qualidade em todos os seus produtos.

Cardal

A Cardal é mais uma empresa tradicional do mercado, sendo especializada em aquecedores, duchas elétricas e frias, acessórios para banheiro e pressurizadores.

Com mais de 160 postos autorizados de assistência técnica em todo o Brasil, a Cardal é sinônimo de qualidade e segurança na hora do seu banho.

Confira as melhores opções de duchas e chuveiros

Melhores chuveiros com pressurizador

Melhores chuveiros com pressurizador

Quer comprar um chuveiro com pressurizador, mas ficou na dúvida sobre qual marca escolher?

Abaixo, separamos uma lista com diferentes modelos das marcas que mencionamos anteriormente e suas especificações técnicas.

Ducha Top Jet Turbo Branca 220V 6400W Lorenzetti

Quer garantir um banho relaxante e agradável no seu banheiro? Então, conheça a Ducha Top Jet da Lorenzetti, um dos modelos de ducha de parede mais famosos da marca.

O produto traz quatro opções pré-definidas de temperaturas, proporcionando conforto e economia tanto no inverno, quanto no verão.

Além disso, o pressurizador acoplado na Ducha Top Jet aumenta a pressão da água durante o banho, tornando esse chuveiro ideal para casas térreas, apartamentos de coberturas e sobrados que apresentem pouca pressão de água.

Disponível na versão multitemperatura e eletrônico.

Ducha Advanced Turbo Multitemperatura Branca 220V 7500W Lorenzetti

Outro chuveiro da Lorenzetti que merece destaque é a Ducha Advanced Turbo, principalmente pelo seu visual único que valoriza (e muito) a decoração do seu banheiro.

O design aposta na ausência de fiação aparente para conferir um ar de sofisticação, além disso, ele conta com cano incorporado e espalhador de grande capacidade que distribui verticalmente o volume de água.

Esse chuveiro 220V ainda traz mais uma vantagem: a compatibilidade com sistemas de aquecimento solar ou a gás.

Ducha Star Turbo Eletrônica Branca 127V 5500W Hydra Corona

Com um design mais compacto, a ducha Star Turbo da Hydra Corona oferece um banho de qualidade e ainda deixa o seu banheiro mais elegante.

O Star Turbo conta com um espalhador para fornecer um banho com a intensidade e a quantidade certa de água, evitando desperdícios.

Além disso, possui sistema de controle de temperatura eletrônico que possibilita alterar a temperatura de forma gradual. Ou seja, não será preciso desligar a ducha para fazer essa alteração.

Ducha Óptima Turbo Eletrônica Branca 220V 7700W Hydra Corona

ducha Óptima Turbo da Hydra é indicada para casas com baixa pressão de água, e conta com um sistema eletrônico que traz várias opções de temperatura para você desfrutar do melhor banho possível.

Esse modelo ajuda a economizar até 91% de energia, além de ser compatível com qualquer tipo de aquecimento.

Outra informação importante é que a ducha tem um espalhador fabricado num formato que permite que a água caia sobre todo o seu corpo. Também possui um jato comportado que evita o gotejamento e controle total da temperatura, pois conta com um Hand Shower.

O que comparar ao escolher uma ducha ou chuveiro

Ficou interessado em ter um chuveiro com pressurizador? Então, confira abaixo uma relação de fatores que devem ser levados em consideração antes da compra:

Voltagem

A primeira dica é verificar a voltagem do aparelho, se é 127V ou 220V. Nesse caso, é preciso que a tensão do chuveiro seja igual a do imóvel.

Felizmente, muitas marcas disponibilizam produtos nas duas opções de tensão. Contudo, sempre vale a pena checar antes de comprar e certificar-se qual a voltagem disponível no seu banheiro no ponto de uso

Lembre-se que um equipamento ligado na tensão errada pode não funcionar corretamente ou causar incêndios.

Potência

A potência é um fator muito importante, pois quanto maior ela for, mais elevada é a temperatura que o modelo consegue alcançar.

Entretanto, quanto maior for a potência, maior também será o consumo energético. Por isso, avalie com muito critério a questão da potência do equipamento.

Por exemplo, caso more em um lugar com clima quente, não é necessário investir num chuveiro com pressurizador com potência tão alta assim.

Em contrapartida, se você morar em uma área mais fria, será preciso investir em um chuveiro mais potente.

Para facilitar a sua escolha:

  • Locais friosrecomenda-se chuveiros com potência acima de 6.800 W.
  • Locais quentes: recomenda-se chuveiros com potência até 5.500 W.

Naturalmente, isso é apenas uma recomendação. No final, é você quem decide a potência do seu chuveiro.

Lembre-se também que a escolha depende de qual instalação existe no seu imóvel, se será utilizada a instalação atual ou se a instalação elétrica será substituída para atender às necessidades técnicas do chuveiro escolhido.

Consumo de energia

O chuveiro elétrico é um dos principais pontos de atenção quando falamos sobre a conta de energia. O consumo também varia de acordo com a potência, voltagem de cada chuveiro e o tempo de funcionamento.

Função turbo

A função turbo está presente em alguns chuveiros com pressurizador, que é um botão localizado no corpo do chuveiro. Com isso, você pode ligar ou desligar o pressurizador sempre que quiser.

Sendo assim, os jatos de água podem ser ainda mais intensos, proporcionando um banho inesquecível.

Quando essa função turbo está desligada, o jato de água fica mais espaçado e com menos intensidade.

Facilidade de instalação e conserto

A instalação do chuveiro com pressurizador precisa ser muito bem realizada, afinal, esse dispositivo funciona com energia elétrica.

Além da questão da voltagem que mencionamos anteriormente, é fundamental que o chuveiro possa ser usado nas instalações elétricas e hidráulicas que existem no seu imóvel.

Por isso, cheque qual é o tipo de disjuntor compatível com o modelo, se é 32 A, 40 A ou 50 A.

O ideal é que cada chuveiro tenha o seu próprio disjuntor, para assim, contando com um circuito energético independente.

A fiação utilizada no banheiro também deve ser analisada, pois alguns modelos são compatíveis apenas com fiação de 4 mm2 , enquanto outros necessitam de fiação de 6 mm2

ou 10 mm². Na dúvida, consulte um eletricista.

Design

Por último, temos o fator design, que afeta diretamente na decoração do seu banheiro.

De maneira geral, os modelos mais buscados no mercado são os que trazem um design mais moderno, detalhes marcantes e variadas funções.

Se você tiver um banheiro com decoração mais tradicional, uma boa opção são as duchas com espalhador arredondado.

Por outro lado, se tiver interesse numa decoração mais moderna, uma ótima alternativa são os com espalhadores quadrados ou retangulares.

Já escolheu seu chuveiro? Veja agora como instalar!

Conclusão

Ao longo desse conteúdo, você conheceu melhor como funciona o chuveiro com pressurizador e os melhores modelos do mercado, equipamentos perfeitos para quem quer desfrutar de mais qualidade de vida na hora do banho.

Aproveite as nossas dicas e escolha agora mesmo o seu tipo de chuveiro pressurizado favorito.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!

Autores

  • Patrícia Medeiros

    Profissional com mais de 8 anos de experiência na Obramax, onde atua como Gerente de Produtos, especializada em Gestão de Compras, Negócios, Contratos e Campanhas Comerciais para Varejo e Atacado na Construção. Anteriormente, foi Executiva de Produtos na Amanco Wavin, contribuindo para o desenvolvimento e lançamento de produtos na construção civil e irrigação. Além disso, possui experiência como Professora Docente Titular em Curso Técnico, destacando-se na criação de metodologias de ensino inovadoras. Sua carreira também inclui a implantação de certificações ISO 9001:2000 em diversas empresas, serviços e indústrias.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.