Como instalar chuveiro: confira passo a passo para não errar

Como instalar chuveiro

Para entregar um projeto novo, em uma mudança, diante de um chuveiro queimado ou com defeito: todo mundo, em algum momento da vida, já deve ter precisado saber sobre como instalar chuveiro elétrico.

Embora pareça simples para algumas pessoas, existem alguns cuidados que fazem toda a diferença para garantir o bom funcionamento do chuveiro e, principalmente, para zelar pela sua segurança.

Se você deseja saber como instalar ou trocar chuveiro elétrico na sua casa para que, em um momento de emergência, você saiba como fazer, confira esse conteúdo.

Adeus chuveiro que dá choque, que não esquenta ou que está começando a ficar com cheirinho de fio queimado!

Variedade em chuveiros elétricos e acessórios para a sua obra na Obramax! 

  • Ferramentas para instalar chuveiro

Como instalar chuveiro: ferramentas necessárias

Para fazer a instalação correta do chuveiro é necessário separar os materiais e ferramentas certas. De modo geral, você precisará das seguintes ferramentas e materiais necessários:

  • Fita veda rosca;
  • Chave Philips;
  • Chave de fenda;
  • Chave de teste;
  • Fita isolante ou conector elétrico;
  • Alicate;
  • Escada;
  • Chuveiro com a voltagem adequada;
  • Chuveirinho;
  • Mangueira;
  • Cano para chuveiro;
  • Suporte para mangueirinha;
  • Redutor de pressão.

Como instalar chuveiro elétrico? Confira o passo a passo!

Como instalar chuveiro elétrico

Com as ferramentas necessárias à mão, agora vamos mostrar o passo a passo de como instalar chuveiro elétrico na sua obra.

Passo 1 – Desligue a corrente elétrica

Antes de qualquer coisa, o primeiro passo é tornar a instalação do chuveiro elétrico uma atividade segura para você ou para o profissional que fará essa função.

Por isso, vá até o seu quadro de distribuição e desligue o disjuntor referente ao circuito do chuveiro elétrico.

Como dica extra de segurança, recomendamos colocar no quadro de energia ou avisar para todos os moradores ou pessoas na obra para não mexer no quadro e ter o risco de ligar o disjuntor por acidente durante a instalação.

Passo 2 –  Teste de energia

Mesmo desligando o disjuntor no quadro de distribuição, recomendamos que o segundo passo seja conferir se realmente não está chegando energia no circuito do chuveiro. Para isso, o profissional deve ter uma chave de teste neon ou detector de tensão.

Passo 3 – Inicie a instalação

Para iniciar a instalação, você deve começar pela montagem do chuveiro elétrico. Antes de comprar o chuveiro, é importante saber previamente qual a tensão da sua rede: 127V ou 220V, seção do cabo e amperagem do disjuntor.

Sabendo isso, você deve observar na embalagem do chuveiro se ele é compatível com as características da rede.

No corpo do chuveiro, faça o encaixe do cano do chuveiro, passe a fita veda rosca para evitar vazamentos.

Passe a fita veda rosca no sentido horário e faça, aproximadamente, de 5 a 8 voltas. Depois, encaixe o corpo do chuveiro no cano (também conhecido como braço do chuveiro). Lembre-se de passar também a fita veda rosca nos canos do braço do chuveiro antes de instalar na parede.

Passo 4 – Fixe o chuveiro

A instalação do chuveiro na parede é simples. Antes de encaixar o chuveiro, limpe a rosca da parede, passe a fita veda rosca no sentido horário e faça, aproximadamente, de 5 a 8 voltas.

Depois, rosqueie o braço do chuveiro na parede. Deixe o chuveiro bem firme, mas sem forçar.

Também verifique se o chuveiro está alinhado, para que o caimento da água fique reto.

Passo 5 – Redutor de pressão

Esse é um passo que pode estar incluso na instalação do chuveiro elétrico dependendo da pressão da água do imóvel. Como é algo que varia em cada construção, é uma etapa adicional.

A instalação de um redutor de pressão é feita para evitar que o aparelho seja danificado pela pressão da água.

Trata-se de um objeto pequeno, parecido com um disco e um pequeno furo no centro, que é colocado na entrada de água do equipamento. Isso ajuda a aliviar a pressão em instalações hidráulicas com pressão muito forte para o chuveiro.

Passo  6  – Conexão elétrica

Como vimos anteriormente, você deve verificar se a bitola do fio de alimentação e o disjuntor pertencem a mesma potência do chuveiro elétrico. Nessa etapa, identifique também se o fio terra está conectado ao sistema de aterramento.

Para simplificar, recomendamos o uso de conectores de porcelana. Um modelo bastante útil é o conector de porcelana de 10mm² para conexão de 3 fios.

No primeiro parafuso, você deve colocar o cabo do chuveiro, no parafuso central o fio de aterramento e no terceiro parafuso o outro fio do chuveiro.

Nesse caso, o sistema de aterramento normalmente é o cabo verde. Para fixar bem os fios no conector, use uma chave Philips.

No outro lado, você deve parafusar os cabos de alimentação (fios vermelhos) e no centro o outro cabo de aterramento (fio verde).

Para essa conexão, decape a ponta dos fios e faça a conexão de cada fio um por um. Lembre-se: o quadro de distribuição deve estar desligado.

Também é possível fazer essa conexão dos cabos com fita isolante. Se essa for a sua opção, lembre-se de vedar bem a conexão dos fios.

Passo 7 – Acessórios

Outro acessório bem bacana para conexão disponível no mercado é o conector para chuveiro Wago 221. Nesse sistema, você deve precisar de três peças de conectores, para fazer a conexão dos fios por dupla.

Passo 8 – Acabamento e teste

Após fazer a instalação do seu chuveiro elétrico, agora é hora do acabamento e de testar se ele está funcionando corretamente.

Para o acabamento, existem diversas soluções para embutir a fiação na caixinha de fiação elétrica na parede. É importante proteger as conexões para que elas não fiquem em contato direto com a umidade.

Depois, você pode também fazer a conexão da mangueira do chuveirinho e instalar algum suporte parafusado-o na parede.

Para ver se está tudo certo, vá até o quadro de distribuição e ligue o disjuntor.  Depois, abra o registro do chuveiro na temperatura “frio” para testar se o chuveiro está funcionando.

Em seguida desligue, ajuste a temperatura e reabra o registro do chuveiro. Desfrute do melhor banho.

Não existe nenhum mistério para fazer a instalação do chuveiro, mas por se tratar de uma atividade que envolve eletricidade, você precisa tomar bastante cuidado. Uso os equipamentos de proteção individual para eletricista e siga corretamente os passos.

Abaixo, você confere essas dicas e o passo a passo em vídeo, para não ficar nenhuma dúvida. Confira:

Materiais de construção

Como escolher o chuveiro correto?

Como instalar chuveiro escolhendo o modelo ideal

Existe uma infinidade de modelos de chuveiros disponíveis no mercado. Os mais comuns são os elétricos, mas existem opções de chuveiros metálicos para aquecimento a gás e solares. No caso do chuveiro elétrico, existem opções bem diversas tanto no preço como nas funcionalidades.

Na hora de escolher o melhor modelo para sua obra, é importante considerar alguns fatores como conforto e bem-estar. Como o momento do banho é um momento de relaxamento, é importante que a ducha proporcione um banho gostoso e agradável.

Isso pode ser observado no jato de água que o chuveiro oferece e no controle de temperatura.

Em questão de informações técnicas, além do preço e qualidade do produto, deve-se observar se o produto está dentro da voltagem correta da instalação elétrica da casa.

Existem chuveiros de 110V a 220V. Essa informação está sempre disponível na embalagem ou site de compra do produto.

Outras detalhes que você precisa observar incluem:

  • Potência (watts): modelos com uma potência baixa costumam ter um custo mais acessível de mercado, mas esquentam menos, e podem queimar mais facilmente;
  • Itens técnicos como compatibilidade do chuveiro elétrico com a seção do cabo  e a amperagem do disjuntor;
  • Característica do imóvel: se a construção não possui uma boa pressão de água o ideal é preferir por um chuveiro pressurizado com uma ducha com espalhador amplo;
  • Economia: lembre-se de levar em consideração o custo e o consumo de energia elétrica que o chuveiro terá na conta de luz.

Como instalar chuveiro com segurança: 9 dicas importantes

Como instalar chuveiro com segurança

O passo a passo de como instalar chuveiro não tem nenhum mistério, mas isso não significa que seja uma atividade livre de riscos. Para a sua segurança, recomendamos algumas dicas fundamentais na hora de instalar ou trocar o chuveiro.

  1. Use um produto seguro e de boa procedência, com selo de qualidade INMETRO;
  2. Utilize equipamentos de proteção individual, como luvas de proteção;
  3. Verifique a compatibilidade de voltagem do chuveiro, seção do fio e amperagem do disjuntor com o da instalação e disjuntor da casa;
  4. Antes de qualquer passo, desligue o disjuntor correspondente ao chuveiro no quadro de distribuição de energia e deixe um aviso no quadro para que esse disjuntor não seja ligado por acidente;
  5. Confira se o registro de água que alimenta o encanamento do chuveiro está fechado e deixe toda a água do cano que estava ali parado escoar antes de começar;
  6. Após desligar o quadro de distribuição, verifique com a chave de teste se está passando corrente elétrica ainda;
  7. Confira se o fio-terra está devidamente conectado ao sistema de aterramento;
  8. Nunca ligue o quadro de distribuição enquanto estiver fazendo a conexão do chuveiro, especialmente com os fios desencapados;
  9. Tenha cuidado para fazer corretamente as conexões e, ao se sentir inseguro com o processo, não se arrisque. Chame um profissional para realizar a instalação.

Por fim, ao sentir que o chuveiro está parando de funcionar ou ao sentir cheiro de fio queimado, não espere terminar de estragar. Chame um profissional e verifique se é necessário trocar ou se há conserto ainda.

Dúvidas frequentes sobre a instalação de chuveiro

Dúvidas frequentes sobre como instalar chuveiro

Quando o assunto é instalação de chuveiro e parte elétrica de uma obra, dúvidas não faltam. Confira abaixo as mais comuns:

Qual cabo usar para chuveiro?

Normalmente, existe a indicação na embalagem do chuveiro sobre o tipo de cabo correto para a instalação, considerando a potência e tensão do chuveiro.

Conhecendo a corrente, é possível saber qual o fio mais compatível. Para um chuveiro de 127V e 5500W, por exemplo, um fio de 10mm é o mais recomendado. Quanto maior a corrente máxima, maior a seção nominal do fio (mm²).

Como ligar os fios de um chuveiro?

Para fazer a conexão dos fios do chuveiro, é necessário ter o quadro de distribuição desligado e, posteriormente, desencapar as pontas dos cabos com o alicate para fazer a ligação correta dos fios de fase, neutro e terra, de acordo com o tipo de chuveiro.

A ligação dos fios pode ser feita através de um conector de porcelana ou com o uso de uma fita isolante. Com a fita isolante, é necessário fazer várias voltas sobre os fios, até que estejam completamente protegidos e encapados.

O que acontece se eu ligar os fios do chuveiro errado?

A ligação incorreta dos fios do chuveiro pode provocar choques. Isso acontece, por exemplo, quando o fio-terra é colocado no ponto referente ao neutro no disjuntor, pois ele fica energizado.

Por isso, a importância de seguir o passo a passo na ordem dos fios, para evitar acidentes assim.

Qual disjuntor para chuveiro?

A escolha do disjuntor, assim como os fios, deve ser feita de acordo com o que está especificado na embalagem do chuveiro. É importante se atentar para o número de fases do disjuntor, sendo para 220V um disjuntor bipolar e, para 127V, um disjuntor unipolar.

Para não errar, também é importante saber que o disjuntor não serve apenas para proteção do chuveiro, mas também do cabo. Ele deve ser resistente o suficiente para proteger o aparelho e a fiação sem desligar quando o chuveiro estiver sendo usado. Os valores dos disjuntores são determinados por amperes, que variam de 25A a 80A.

Saiba mais sobre os tipos de disjuntores.

Como instalar o cano do chuveiro?

Para fazer a instalação do cano do chuveiro, passe fita veda rosca nos dois lados. Rosqueie o conector no cano até ficar firme e coloque o acabamento antes de fixar na parede.

No chuveiro, passe o veda rosca também e depois conecte ao cano. Depois, basta rosquear o cano no encanamento na parede até que esteja firme e alinhado.

Variedade em chuveiros elétricos e acessórios para a sua obra na Obramax!

Autor

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.