8 tipos de piscina: Como escolher o modelo ideal

Tipos de piscina

Não é novidade para ninguém que uma piscina valoriza qualquer tipo de projeto imobiliário, afinal, ela traz uma série de vantagens para quem gosta de reunir amigos e famílias, especialmente no verão.

Existem diferentes tipos de piscinas disponíveis no mercado, e isso pode gerar uma certa confusão na hora de realizar este investimento. Desde piscinas de alvenaria clássicas até as modernas piscinas de fibra de vidro e as versáteis opções portáteis, as escolhas são vastas e cada uma delas vem com suas próprias características, vantagens e pontos de atenção.

Sendo assim, é essencial se atentar ao revestimento para piscina, estilo, design, cores, além claro, de toda a parte hidráulica desta opção de lazer.

Pensando nisso, montamos um conteúdo para te ajudar nessa importante decisão, explicando melhor sobre os principais tipos de piscinas, quando usá-las, benefícios e muitas outras dicas, confira!

Qual o melhor tipo de piscina?

De forma direta: depende! Quando o assunto é qual o melhor tipo de piscina, é necessário analisar uma série de fatores, principalmente no que diz respeito aos tipos disponíveis no mercado e como eles podem contribuir para a valorização do seu projeto.

Vale destacar que os tipos de piscina apresentados aqui não estão falando especificamente sobre formato, dimensões ou profundidade, uma vez que esses elementos dependem do imóvel e da visão do projeto arquitetônico.

Em outras palavras, o foco aqui é mostrar os materiais mais usados para acabamento ou revestimento de piscinas.

Para muitos, esses materiais podem parecer semelhantes, mas na realidade apresentam diferenças significativas, especialmente no que diz respeito à manutenção e limpeza das piscinas, veja:

1. Piscina de alvenaria ou concreto armado

Piscina de alvenaria

Sem dúvidas, a piscina de alvenaria ou concreto armado é uma das opções mais comuns no mercado, principalmente em edifícios.

A grande vantagem deste modelo é a versatilidade, ou seja, você pode moldá-los de acordo com as suas preferências e o nível de inovação exigido pelo projeto. Além disso, você tem a liberdade de escolher entre diversos revestimentos, como porcelanato, azulejos ou até mesmo pedras naturais.

No entanto, há algumas desvantagens a serem consideradas. Primeiramente, o custo é um fator a ser levado em conta, já que a construção deste tipo requer um projeto específico e impermeabilização da piscina para evitar vazamentos ao longo do tempo. O tempo necessário para a construção é outro ponto de atenção.

De qualquer forma, mesmo diante desses detalhes, a piscina de alvenaria continua sendo uma opção eficiente e confiável para quem deseja uma opção de lazer de qualidade em casa.

2. Piscina pré-moldada

Como o nome indica, a piscina pré-moldada é um modelo que já vem praticamente pronto, economizando tempo e mão de obra no seu projeto. Por exemplo, boa parte das placas precisam apenas ser instaladas, dispensando a fabricação no local.

Entretanto, saiba que partes específicas do processo, como o sistema hidráulico da piscina, devem ser feitas diretamente no local da obra e planejadas com antecedência. Aliás, os procedimentos de preparação do terreno e do solo são os mesmos em comparação com as piscinas de alvenaria citadas anteriormente.

Por último, é crucial tomar todas as precauções necessárias durante a instalação das placas e garantir a impermeabilização adequada. Geralmente, são necessárias cinco demãos para assegurar que não ocorram vazamentos, e o rejunte epóxi é a melhor opção para o revestimento.

3. Piscina de plástico

Piscina de plástico

Se você procura por praticidade e custo-benefício, as piscinas de plástico ou lona são uma ótima opção. Na realidade, comumente este modelo não é instalado permanentemente no solo, mas sim montado e desmontado quando necessário.

Essa flexibilidade na montagem é útil em projetos de menor escala, onde o espaço precisa ser adaptado de acordo com a ocasião ou nos casos de orçamento limitado. De qualquer modo, é importante ressaltar que, mesmo assim, não há regra quanto à instalação dessas piscinas no solo.

Por exemplo, é perfeitamente possível instalá-las ao redor de um deck. Outro detalhe importante é que existem modelos de piscinas de plástico que já vem com acessórios como bomba, escada e até mesmo sistemas de aquecimento.

Porém, assim como outros tipos de piscina, a de plástico também apresenta os seus pontos de atenção: durabilidade limitada e acabamento inferior aos outros modelos.

4. Piscina de fibra de vidro

A piscina de fibra de vidro é outro modelo de piscina pré-fabricada, oferecendo assim, facilidade na limpeza e manutenção. Além claro, do preço e rápida instalação.

Caso deseje enterrar a piscina, tudo o que precisa fazer é preparar o terreno para acomodá-la. Entretanto, uma desvantagem é a limitação de opções de formatos, o que restringe a capacidade de personalização do ambiente com esse tipo de piscina.

Apesar disso, é possível encontrar modelos com profundidade adequada para adultos e tamanho suficiente para acomodar vários ocupantes simultaneamente.

5. Piscina de vidro

Considerada uma das mais bonitas do mercado, a piscina de vidro é amplamente usada em projetos de alto padrão, sendo encontrada em resorts, hotéis e residências de luxo, afinal, o seu material de fabricação confere um visual diferenciado ao ambiente.

Naturalmente, devido ao material de fabricação, o custo de instalação e as manutenções são elevadas, pois exige mão de obra especializada e matéria-prima apropriada para a finalidade. Para garantir segurança, o material mais indicado dessas piscinas é o vidro laminado múltiplo, que possui várias camadas e é mais resistente.

6. Piscina de vinil

Prático e versátil, a piscina de vinil utiliza este material como revestimento “substituindo” os azulejos ou pastilhas do modelo de alvenaria. Além de ser mais econômico, a instalação é consideravelmente mais rápida.

Esse tipo de revestimento se adapta a praticamente qualquer formato de piscina e possui uma durabilidade de aproximadamente 10 anos, o que é um ponto positivo considerando o seu custo mais baixo.

No entanto, uma desvantagem notável é que o enchimento da piscina de vinil requer um caminhão-pipa, o que pode representar um considerável inconveniente.

7. Piscina acima do solo

A piscina acima do solo ou piscina portátil é uma excelente escolha para regiões com climas frios durante parte do ano e para casas de veraneio, já que não exige manutenção quando desmontada e pode ser facilmente transportada em eventuais mudanças.

No Brasil, o modelo mais comum é fabricado em vinil e recebe o suporte de estruturas de canos de ferro galvanizados. Porém, esse tipo de piscina não permite a instalação de um motor, exigindo assim, uma troca periódica de água para a correta manutenção.

Felizmente, as piscinas portáteis de médio porte estão ganhando cada vez mais espaço no mercado. Por exemplo, existem modelos que vêm com estruturas de metal, plástico rígido ou até mesmo plástico inflável. Essas versões são projetadas com entradas e saídas de água para a instalação de um motor, e muitos modelos incluem recursos como skimmer, escada, sistema de aquecimento e um deck portátil.

O cuidado principal durante a instalação é garantir que a área esteja bem limpa, removendo quaisquer objetos cortantes do chão.

8. Piscina de borda infinita

Piscina de borda infinita

Por fim, a nossa última sugestão não é exatamente como os modelos anteriores (em relação a material e acabamento), mas sim um técnica que cria a famosa piscina de borda infinita.

Como o nome indica, uma ou mais bordas criam a ilusão de uma continuidade com o ambiente ao redor. Esse efeito visual acaba por criar uma sensação de que não há barreiras que impeçam a água de escoar. Ou seja, parece que as paredes da piscina simples não existem!

Neste tipo de projeto, é importante instalar uma calha de contenção para recolher a água que transborda, para assim, ser encaminhada para o sistema de filtragem. Quando ela atinge a caixa de captação, a água é bombeada de volta para a piscina, mantendo-a sempre cheia, com o líquido transbordando de seus limites.

Em relação aos pontos de atenção, temos que destacar o custo final que tende a ser mais elevado, principalmente no que diz respeito aos valores de manutenção devido ao sistema extra de circulação da água – que deve permanecer ligado o tempo todo.

Materiais Hidráulicos

Qual é o tamanho ideal de uma piscina?

Para finalizar o conteúdo, é importante tirar uma das principais dúvidas de quem decide montar uma piscina em casa: qual é o tamanho ideal? Basicamente, temos 3 principais tamanhos no mercado:

Pequena

Na categoria de piscinas pequenas, temos os modelos de até 3 mil litros. As piscinas de até 50 litros, por exemplo, são indicadas para bebês por conta do tamanho compacto e facilidade na montagem. Geralmente feitas de plástico, essas piscinas apresentam formato circular e são altamente portáteis, podendo ser transportadas para qualquer lugar.

Já os modelos de 51 a 500 litros, são comumente encontrados como piscinas infantis, sendo ideais para acomodar 2 a 3 crianças na faixa etária de 3 a 6 anos. Esses modelos são projetados com reforços nas bordas, proporcionando uma maior estabilidade e, consequentemente, maior segurança para as crianças.

Por outro lado, as piscinas de até mil litros são adequadas para adultos e crianças. No caso das piscinas maiores, as que comportam 3.000 litros são capazes de acomodar confortavelmente 2 crianças e 2 adultos, sendo essa a capacidade máxima recomendada para essa categoria.

Média

Englobando modelos de piscinas de 3 mil até 6 mil litros, as piscinas médias são indicadas para uso de 3 a 5 pessoas, sendo uma boa alternativa para o público adulto. Essas piscinas, além de normalmente contarem com entrada para filtro, disponibilizam também entradas para bombas.

Grande

Por fim, as piscinas com mais de 6 mil litros são recomendadas para comportar 7 pessoas ou mais. Essa categoria apresenta uma profundidade considerável, o que faz com que ela tenha, além da bomba e filtro, escadas para assegurar a entrada e a saída da piscina em segurança.

Informação importante: no mercado, existem modelos de piscinas infláveis ou estruturadas de até 20.000 litros!

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, explicamos como a escolha do tipo de piscina ideal é uma decisão que deve levar em consideração uma série de fatores, desde o espaço disponível até o orçamento, o propósito de uso e as preferências estéticas. Cada tipo de piscina, seja ela de alvenaria, vinil, fibra de vidro, ou até mesmo uma piscina portátil, possui suas próprias vantagens e desvantagens.

É essencial avaliar aspectos como a durabilidade, a manutenção necessária e a estética desejada para encontrar a opção que melhor se adapta às necessidades do seu projeto. Além disso, ao planejar a instalação da piscina, lembre-se de seguir todas as regulamentações locais e considerar aspectos como segurança e acessibilidade.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de materiais hidráulicos e acessórios para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Douglas Ferreira

    Com sólida formação e histórico de sucesso na área comercial, orientada por resultados, atuou em empresas de Comércio Exterior, Indústria Moveleira, Matéria Prima e Insumos para Indústria de Móveis e Home center. Atualmente, é gerente de produtos na seção de Materiais Básicos na Obramax.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.