O vazamento de água é um dos piores problemas que podem surgir em um imóvel, afinal, muitas vezes ele é “invisível” e difícil de ser encontrado.
Essa demora para a sua identificação pode provocar uma série de transtornos para os moradores do local, como desperdício de água, aumento no valor da conta de água e até mesmo danos mais severos na estrutura da construção.
Dessa forma, podemos afirmar que vazamento de água nas tubulações sempre geram algum tipo de prejuízo e comprometem o andamento de diversas atividades comuns em nosso dia a dia.
Em imóveis residenciais, essas complicações podem até ser contornáveis, mas em comércios ou indústrias, problemas com vazamento afetam a produtividade do local e o desperdício pode ser ainda maior.
Se você quer evitar prejuízos maiores em sua casa ou comércio, a dica é agir antes que o vazamento tome uma proporção ainda maior. Ou seja, em vez de esperar aumentos expressivos na conta para investigar possíveis causas, realize testes regulares na rede de tubulações do seu imóvel para identificar o problema o quanto antes.
Para te ajudar, nesse artigo falamos sobre os prejuízos do vazamento de água, principais causas, como descobrir e dicas de soluções, confira!
Prejuízos causados por vazamento de água
Quem já sofreu com vazamento de água sabe como essa situação atrapalha demais a rotina do local, especialmente quando não é possível resolver o problema de imediato.
Então, para reforçar a importância do reparo de vazamentos, veja abaixo os principais prejuízos provocados por esse tipo de inconveniente:
Desperdício de água
Não é novidade para ninguém que a preocupação com os recursos hídricos é uma pauta defendida no mundo inteiro, uma vez que eles são indispensáveis para a nossa vida.
Diante desse contexto, o vazamento surge como um grande vilão por aumentar o desperdício de água que, em um primeiro momento pode parecer pequeno, mas com o passar do tempo, você vai perceber que a situação é muito mais grave.
Para ilustrar, em matéria publicada pelo G1 em 2021, foi constatado que o Brasil desperdiça 39,2% de toda a água potável que é captada. Ou seja, essa quantidade sequer chega ao destino final, que é o lar dos brasileiros. E um dado ainda mais alarmante: essa quantidade desperdiçada seria suficiente para abastecer mais de 63 milhões de brasileiros em um ano!
Essas informações foram levantadas por um estudo inédito do Instituto Trata Brasil, feito a partir de dados públicos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2019.
Prejuízo financeiro
Além do desperdício de água, você também terá um prejuízo financeiro, afinal, a água não chega gratuitamente ao nosso lar.
Em outras palavras, quando pagamos a tarifa de água para a empresa de abastecimento, o valor engloba todos os serviços realizados pela companhia: desde o planejamento do sistema, as obras de construção e manutenção até os processos de captação, tratamento e distribuição da água.
Vale destacar que o volume perdido nos vazamentos é registrado pelo hidrômetro, sendo assim, computado no valor da sua conta de água todo mês.
Deterioração da construção
Para finalizar os prejuízos causados pelo vazamento, não podemos deixar de fora a deterioração que ele causa na construção.
Geralmente, a água dos vazamentos percorrem paredes, danificando pinturas, causando mofo e gerando uma umidade que pode comprometer as estruturas do imóvel. Em casos mais graves, é possível que até lajes e telhados cheguem a ceder.
9 formas para descobrir vazamento de água
Está com suspeita de vazamento de água na sua casa ou comércio? Confira abaixo 9 dicas para descobrir esse tipo de problema!
1. Avaliação no imóvel
Existem pontos de um imóvel que podem indicar com mais facilidade a presença de um vazamento. Sendo assim, a dica é avaliar o funcionamento de chuveiros, torneiras, vasos sanitários, registros e válvulas de descarga.
2. Torneira ou chuveiro pingando
Torneiras e/ou chuveiro pingando é um sinal clássico de vazamento, sendo provavelmente o mais fácil de identificar e consertar. Se a torneira for comum, o problema é resolvido normalmente com a troca da vedação do mecanismo. Se esse não for o caso, talvez seja preciso trocar o reparo todo. Consulte um especialista para esse serviço.
Dica de conteúdo: Como escolher e instalar torneira para banheiro
3. Aumento na conta de água
Outro sinal clássico de possível vazamento é o aumento na conta de água, principalmente quando não houver nenhuma mudança brusca no consumo realizado no local. Se a conta chegar com um valor maior que a média de consumo, vale a pena procurar por vazamentos ou observar se está ocorrendo entrada de ar pela tubulação, neste caso, é interessante a colocação de bloqueador de ar no hidrômetro.
4. Confira o hidrômetro
Uma dica boa e prática para verificar vazamentos é fechar bem todas as saídas de água (torneira e chuveiro) e não usar os vasos sanitários ou máquinas de lavar, aguardar 2 horas, e na sequência verificar a medição do hidrômetro. Se ele girar mesmo sem nenhuma utilização de água, a chance de ter um vazamento no imóvel é maior.
5. Fique atento à caixa d’água
Você sabia que às vezes é possível que o vazamento seja na caixa d’água? Para descartar essa possibilidade, faça o teste e contate um técnico para reparos caso o problema seja confirmado.
O teste é o seguinte:
- Feche o registro de saída do reservatório;
- Feche totalmente a torneira da bóia;
- Marque no reservatório o nível de água;
- Espere uma hora e verifique o nível de água. Se ele está abaixo da marca, existe um vazamento.
6. Verifique os vasos sanitários
Outra técnica prática é a checagem nos vasos sanitários, que funciona da seguinte maneira:
- Jogue borra de café no vaso sanitário;
- O normal é a borra ficar depositada no fundo do vaso;
- Em caso contrário, é sinal de vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
Informação importante: nas bacias cuja saída da descarga for para trás (direção da parede), deve-se fazer o teste esgotando-se a água. Se a bacia voltar a acumular água, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
7. Cheque a piscina, se tiver
Vazamentos em piscinas também são complicados de identificar, mas não impossíveis.
Nesse tipo de situação, pegue uma fita e marque o nível de água atual da piscina. Depois de 24 horas, em condições normais, a piscina não deve perder mais de meio milímetro de água.
Se preferir, você também pode realizar o teste do balde: em um dos degraus, posicione um balde com uma pedra para fixá-lo. Coloque água no mesmo nível da água da piscina e marque os níveis tanto do balde quanto da piscina.
Após 24 horas, o reservatório não pode estar abaixo do nível do balde.
8. Procure sinais de infiltração e umidade
Na construção civil, a infiltração e umidade em pisos e paredes são sinais claros de que algo está errado no encanamento que distribui água no imóvel.
9. Profissional especializado em vazamento de água
Por fim, se você estiver preocupado com possíveis vazamentos e não quer correr riscos de aumentar possíveis prejuízos, a melhor solução é e sempre será chamar um profissional especializado para averiguar a situação.
Vale destacar que especialistas nessas áreas, além da experiência e conhecimento do problema, também contam com equipamentos específicos que podem facilitar a identificação e até mesmo o reparo do vazamento.
Então, se não quer dar sopa para o azar, contrate um profissional!
Como consertar vazamento de água
Agora que entendemos como descobrir vazamentos de água, chegou o momento de explicar como consertar esse tipo de problema.
Em resumo, os encanamentos são estruturas compostas por tubos e conexões, e qualquer um desses componentes pode ser danificado e comprometer o funcionamento do sistema hidráulico como um todo.
Nesse contexto, existem diferentes níveis onde é possível ter vazamento de água, por isso, separamos de acordo com os setores da tubulação, veja:
Vazamento de água em torneira
O vazamento em torneiras pode acontecer de duas maneiras: ou elas pingam água por alguma das roscas ou elas não fecham (conhecido como torneira espanada).
A primeira medida nesta situação é checar se tudo está corretamente apertado. Então, utilize um alicate para verificar todas as roscas da torneira. Se o vazamento persistir, o problema deve ser com as vedações da estrutura.
Já para reparar a vedação, é necessário remover a parte onde fica a manopla da torneira e o fixador (item usado para abrir e fechar o fluxo de água). Dentro desta peça, há uma parte de borracha chamada de “reparo” que deve ser trocada.
Vazamento de água no sifão
Outro tipo de vazamento muito comum é no sifão.
Diferentemente das torneiras, esses vazamentos são mais fáceis de serem reparados. A primeira etapa consiste em identificar o motivo por trás do escape de água no sifão.
Se o sifão estiver vazando nas conexões com o ralo da pia e nas roscas, a solução mais simples é apertar melhor o sistema: desrosqueie a parte que está vazando, faça limpeza na rosca, verifique se o anel de vedação está encaixado corretamente, e rosqueie novamente garantindo que a rosca não está torta.
Feito isso, se o problema persistir, pode ser que alguma peça esteja quebrada e será necessária a sua substituição. Na maioria dos casos, é realizada a substituição da peça toda, já que trata-se de material barato e fácil de ser substituído.
Vazamento de água em canos visíveis
Quando o assunto é vazamento em canos, podemos dividi-lo em duas categorias: canos visíveis e canos na parede ou subsolo.
Se você está com problemas de vazamento em canos visíveis, o conserto pode ser realizado de forma rápida: a primeira fase é desligar a água e cortar o pedaço de cano que está apresentando o vazamento. Depois, será preciso usar duas peças conhecidas como “luvas de correr” e mais um pedaço de cano com cerca de 3 cm a menos que o cortado.
Então, posicione a luva de correr em cada extremidade do cano para fazer uma emenda e depois “corra” as luvas para cobrir os canos já instalados na parede. Pode-se usar pasta lubrificante para a luva de correr deslizar melhor. Essa estrutura cria uma passagem de água segura e que não vai mais vazar.
Por outro lado, se o vazamento for nas juntas ou nas conexões, uma sugestão é cortar o cano o mais rente possível da parte com defeito e depois instalar uma nova. Se o cano não tiver o tamanho necessário, use pedaços de cano e luvas de correr ou de encaixe para aumentar a extensão da tubulação.
Vazamento de água em canos na parede ou solo
Os vazamentos em canos na parede ou no solo também podem ser resolvidos com luvas de correr, luvas tapa furo e pedaços de cano. No entanto, o problema nesse caso é justamente encontrar o vazamento. Se o local do vazamento já foi identificado, será preciso quebrar a parede ou o piso para chegar no ponto que demanda o reparo.
Caso ainda não tenha identificado o problema, o melhor a se fazer é seguir para a próxima dica:
Na dúvida, contrate um profissional especializado em vazamento de água
A mais importante e mais rápida das dicas é contar com ajuda profissional para resolver o vazamento de água e muitos outros problemas. Alguns desses reparos são simples, mas exigem ferramentas específicas, enquanto outros precisam de bastante conhecimento e experiência.
Então, para não ter erro, a solução mais eficiente é contar com o suporte técnico!
Os melhores produtos para uma instalação hidráulica segura e eficiente estão aqui na Obramax!
Conclusão
Ao longo deste conteúdo, explicamos melhor os prejuízos provocados por vazamento de água, como descobrir e solucionar esse problema.
Como vimos, existem reparos que são mais simples e podem ser feitos por pessoas com pouca experiência no assunto. Entretanto, existem consertos mais complexos que exigem equipamentos específicos e o suporte de profissionais especializados em hidráulica.
Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!