Infiltração: causas, como descobrir, como evitar e muito mais!

Infiltração

Infiltração é a entrada indesejada de água em estruturas, como paredes, lajes e pisos. Isso pode acontecer devido a falhas na impermeabilização, problemas de drenagem ou vazamentos. A infiltração pode causar danos estruturais, como deterioração do concreto, surgimento de mofo e fungos e comprometimento da estabilidade do edifício.

Por isso, é importante saber identificar e prevenir essa patologia. Confira nesse conteúdo, os principais tipos de infiltração e como resolver esse problema.

Confira: variedade em impermeabilizantes e mantas para telhado para a sua construção na Obramax!

Infiltração: o que é?

Na construção civil, a infiltração é uma patologia em obras que não fizeram uma boa impermeabilização das estruturas ou por decorrência de problemas na instalação hidráulica, caixa d’água e falhas na cobertura (telhado e laje).

Em outra definição, infiltração significa o processo em que um líquido permeia os espaços vazios de um corpo sólido. Nas obras, esse líquido é a água, que pode ser da chuva e dos encanamentos, por exemplo.

Esse tipo de problema pode surgir por diversas causas, apresentando como consequência o risco de danos à estrutura da casa ou edificação e presença de mofo.

A infiltração pode aparecer como um problema em um determinado local ou acabar se espalhando pelas estruturas. Uma infiltração na laje pode se manifestar pela presença de mofo na parede, assim como um problema de infiltração na parede pode prejudicar o piso.

Alguns profissionais dividem a infiltração na construção civil em dois tipos: a infiltração de fora para dentro e de dentro para fora.

Na infiltração de dentro para fora, normalmente a causa é por vazamentos na rede hidráulica ou por problemas decorrentes pela falta de revestimentos adequados em áreas molhadas.

Na infiltração de fora para dentro, normalmente a causa é pelo mal escoamento da água da chuva, umidade excessiva do solo ou ação de lençol freático.

Em ambos os tipos, é possível prevenir a infiltração e evitar desgastes com reformas e quebra-quebra.

Qual a diferença entre umidade e infiltração?

Diferença entre infiltração e umidade

Umidade e infiltração são coisas bem diferentes. Enquanto a infiltração é causada por água transpassando a estrutura de uma construção, a umidade nada mais é do que o ambiente ficar mais úmido, por diferentes causas, sendo uma delas a própria infiltração.

No caso da umidade, podemos ter umidade decorrente de intempéries, por exemplo, que é quando a água da chuva penetra fissuras da fachada. É por isso que processos de impermeabilização são tão importantes.

Além da umidade decorrente de intempéries, temos a umidade causada por condensação, que acontece quando o vapor d’água em um ambiente entra em contato com superfícies frias, como paredes, metais e vidros.

Esse tipo de umidade é muito comum em banheiros e resulta no aparecimento de gotículas e, em alguns casos, bolor.

Há ainda a umidade ascendente por capilaridade, que surge nas áreas inferiores da parede, que absorvem a água do solo pela fundação da construção.

Nesse caso, como a parede está ligada às vigas de fundação, que estão parcialmente enterradas e em contato com superfície úmida, pode acontecer umidade e, assim como na umidade causada por condensação, pode acontecer o surgimento de bolor.

Por fim, temos a umidade decorrente de infiltração, que atinge o interior de uma construção pelas paredes. Pode ser causada escapamentos no encanamento, ausência de impermeabilização ou isolamento ineficaz de casas adjacentes.

Infiltração e goteiras

Goteiras também são diferentes de infiltrações e podem acontecer por diversos motivos, dentre elas a própria infiltração, embora não seja sempre o caso.

Na maior parte das vezes, as goteiras são causadas por problemas na impermeabilização ou na falta ou má instalação da manta para telhado.

Outras causas comuns são o destelhamento, ou seja, quando, por causa do vento forte ou chuva forte, as telhas se descolam do telhado, ou por problemas com o escoamento de água, como calhas entupidas.

Quais são as causas da infiltração residencial?

Quais são as causas de infiltração em casa?

Existem vários fatores que podem causar a infiltração nas estruturas de uma casa. Entre as principais causas estão problemas como:

  • Problemas na rede hidráulica: canos quebrados ou com vedação inadequada;
  • Falhas no telhado: calha entupida, telhas quebradas ou falha na inclinação para o escoamento perfeita da água da chuva;
  • Caixa d’água mal instalada;
  • Laje sem impermeabilização ou impermeabilização inadequada;
  • Chuva na parte externa (paredes externas com rachaduras e fissuras);
  • Vigas baldrames e fundações rasas: falha na impermeabilização da fundação somado ao fato de um solo com umidade excessiva;
  • Parede do vizinho: em casas geminadas, a infiltração pode aparecer por consequência de problemas na casa ao lado.

Infiltração: como descobrir?

Se você suspeita que está com infiltração, você pode ficar atento a alguns sinais que são bem característicos desse tipo de problema, como:

  • Baixa pressão d’água – esse sinal pode indicar três problemas: ou um cano quebrado que pode estar causando infiltração, problemas na caixa d’água ou pressurizador, caso você tenha um;
  • Poças d’água próximas a parede – essa é uma das formas mais simples de descobrir problemas de infiltração. Caso encontre algum ponto molhado no chão ou note a presença constante de gotas d’água, é um indício de infiltração;
  • Descoloração das pinturas da parede – quando a infiltração acontece, é muito comum que a pintura das paredes afetadas fiquem desbotadas em alguns pontos, que a parede seja de madeira, drywall ou coberta com papel de parede;
  • Mudanças na textura da parede –  outro efeito bem comum da infiltração é a formação de bolhas ou estufados na superfície externa da parede. Nesse caso, a água faz com que a tinta ou papel de parede fique retorcido, deixando a parede com bolhas, estufada e/ou estriada;
  • Mofo: esse também é outro sinal clássico de infiltração. Depois de algum tempo, a infiltração pode causar o surgimento de mofo e bolor na parte externa da parede. Você deve ficar muito atento a esses sinais, pois o mofo nada mais é do que um fungo e ele pode causar problemas sérios de saúde;
  • Cheiros estranhos: Muitas vezes, é possível identificar infiltrações só pelo cheiro. Se você sentir um cheiro muito úmido ou de mofo no ambiente, isso é um grande indício de que há infiltração na casa;
  • Goteiras: como vimos anteriormente, muitas vezes as goteiras são causadas por infiltrações. Portanto, se você tiver goteira em casa e não conseguir identificar a causa rapidamente, isso é um sinal de que há infiltração;
  • Fique atento à conta de água: uma infiltração é um vazamento no encanamento da água. Naturalmente, se há infiltração, a conta de água no fim do mês vai vir mais cara sem que haja um motivo aparente para isso;
  • Rachaduras na parede: esse é outro sinal clássico. A infiltração vai deteriorando a construção e causando rachaduras na parede.

Além de todos esses sinais, você ainda deve ficar de olho em problemas como, descolamento de pisos, curtos circuitos na parte elétrica da casa e poças de água sob as pias. Todos esses também são sinais de infiltração.

Como resolver a infiltração? Veja dicas!

Como resolver infiltração

O primeiro passo para resolver o problema da infiltração é descobrindo a causa. Ao encontrar a origem do problema, é possível avaliar junto a um profissional especializado qual a melhor solução.

Dependendo da causa, nem sempre dá para fugir do quebra-quebra, por isso reforçamos a importância de seguir todos os passos corretamente desde a fundação da obra. Afinal, para o bolso e tempo do cliente, é melhor prevenir do que remediar, sempre!

Continuando: se a infiltração foi causada por vazamentos, é necessário reparar os canos e tubulações. Nesses casos, não dá para fugir de uma pequena reforma, pois será necessário quebrar a estrutura, seja o piso ou a parede, para consertar o vazamento.

No telhado, é importante revisar se há telhas quebradas ou mal encaixadas. Também vale reforçar a proteção com impermeabilizantes na laje ou mantas para telhado, que ajudam a proteger a construção de infiltrações e, de quebra, oferecem maior conforto térmico e até mesmo isolamento acústico.

A infiltração na fundação da casa é um dos piores cenários, pois é a ocasião mais difícil de resolver. Por isso, se você está planejando uma obra, lembre-se de avaliar a umidade do solo e fazer uma boa fundação com impermeabilização correta.

Isso reduzirá e muito dores de cabeça no futuro.

Tipos de infiltração

Existem vários tipos de infiltração que podem abater uma construção. Confira os principais tipos de infiltração a seguir para ficar mais preparado para um imprevisto como esse:

1. Infiltração por pressão negativa

A infiltração por pressão negativa é causada por falhas na impermeabilização durante o processo de construção de uma casa.

Nesse caso, a água do solo molhado penetra diretamente pelas paredes, fazendo com que especialmente construções feitas em cima de lençóis freáticos ou expostas à chuva constante sejam mais propensas a esse tipo de problema.

Por isso, é muito importante fazer a impermeabilização correta da construção, seja através de mantas ou membranas.

2. Infiltração por intempéries

A maioria das infiltrações acontece por conta de intempéries, ou seja, pela ação direta da chuva sobre os telhados, paredes e fachadas da construção.

Quando a água encontra qualquer brecha na vedação, ela vai se acumulando na infraestrutura e gradualmente formando infiltração.

Para evitar esse tipo de problema, basta instalar calhas, fazer o cálculo de inclinação correto do telhado, fazer manutenção das telhas e usar hidrofugantes nas fachadas.

3. Infiltração por condensação

A infiltração por condensação, por outro lado, acontece quando o vapor d’água entra em contato com superfícies frias, voltando ao seu estado líquido.

É muito frequente em locais úmidos e com emissão de vapor d’água, como banheiros, salas de caldeiras e casas com calefação.

Trata-se de um tipo preocupante de infiltração, pois tem maior penetração no gesso e em outros materiais de revestimento, ou seja, favorecem a formação de mofo.

Uma forma de combater esse tipo de infiltração é através da melhoria da ventilação do ambiente, o que permite que o vapor seja eliminado antes de causar danos.

Para atingir esse objetivo, é possível instalar exaustores para banheiro e outros ambientes quando não for possível abrir uma janela na fachada.

Outra medida de prevenção é o uso de coberturas impermeáveis, como gesso com hidrofugante e argamassas poliméricas. Esses materiais aumentam a tensão superficial da parede e impedem o acúmulo de água nessas superfícies.

4. Infiltração por capilaridade

A infiltração por capilaridade ocorre por consequência da umidade presente no solo que, de tão grande, torna-se capaz de permear entre os poros do concreto e argamassa.

Ou seja, infiltra-se nos materiais por meio da capilaridade. Por isso leva esse nome.

Com o passar do tempo, se o problema não for resolvido, essa infiltração começa a fazer com que os materiais se dilatem cada vez mais, causando rachaduras e descolamento de revestimentos.

Locais onde aparecem infiltrações com mais frequência

Onde aparecem infiltração

Como vimos ao longo desse conteúdo, nenhum ambiente está totalmente imune a esse problema. No entanto, a infiltração costuma ser mais comum em alguns pontos, por conta das causas.

Por isso, é a infiltração se manifesta mais em lajes, paredes e pisos de ambientes que possuem maior instalação hidráulica e contato com umidade, como são os cômodos úmidos de uma construção (banheiro, cozinha e lavanderia).

Contudo, se a infiltração vier por conta de problemas na laje, é possível que os sintomas do problema se manifestem em cômodos secos, como salas e quartos. É importante ficar de olho e, sempre que possível, realizar uma manutenção no telhado e outras estruturas.

Ao menor sinal de mofo ou desgaste estranho na pintura, chame um especialista para investigar.

No vídeo abaixo, do canal Obra é Compromisso, confira como lidar com a infiltração na parede.

Perigos da infiltração

Como vimos ao longo do texto, a infiltração pode ser bastante perigosa para uma construção, uma vez que pode causar desde problemas na estrutura da casa até problemas de saúde nos moradores.

Entenda mais sobre os principais perigos da infiltração a seguir:

  • Formação de mofo: a formação de mofo, além de acabar com o visual de um ambiente, pode ser bastante prejudicial para a saúde das pessoas que moram no ambiente, pois o mofo nada mais é do que um tipo de fungo, e esses fungos podem ser tóxicos para humanos, causando doenças graves;
  • Fissuras e trincas: além do mofo, a infiltração pode acarretar no surgimento de fissuras e trincas na construção, o que pode comprometer a estrutura de uma construção, especialmente se for localizada nas ou perto das vigas de sustentação;
  • Corrosão das estruturas metálicas: a infiltração tem como um de seus efeitos a corrosão das estruturas metálicas da construção, o que pode causar problemas de sustentação;
  • Prejuízo a parte elétrica: por fim, a infiltração pode atingir a parte elétrica da casa, o que pode causar um grande prejuízo financeiro. Além disso, isso é um risco à integridade física das pessoas que vivem no ambiente, pelo risco de choques e curto circuitos;

Infiltração pode causar desabamento?

É complicado afirmar que a causa de um desabamento foi a infiltração, pois infiltrações normalmente acontecem em decorrência de outros problemas estruturais numa construção, que podem ser os verdadeiros causadores de um desabamento.

Entretanto, podemos afirmar que, caso uma infiltração não seja resolvida, ela pode agravar o processo de deterioração de uma estrutura, favorecendo o desabamento.

Por exemplo, quando há infiltração de água, ela pode atingir estruturas metálicas da construção, causando corrosão, o que, por sua vez, causará rachaduras que podem levar ao desabamento de uma construção.

Como evitar que a infiltração apareça?

A infiltração, como vimos, pode causar uma grande dor de cabeça e pesar no orçamento de qualquer reforma. No entanto, evitar esse problema é simples. Indica-se realizar uma boa impermeabilização das estruturas, da fundação até a laje.

Também é importante realizar manutenção predial periodicamente, investigando sempre problemas como mofo, goteiras e possíveis vazamentos. Quanto mais cedo tratar o problema, menor será o dano para a obra.

Confira: variedade em impermeabilizantes e mantas para telhado para a sua construção na Obramax!

Conclusão

A infiltração pode se tornar um problema muito sério. Como vimos, essa patologia representa muito mais do que o risco de manchas na parede, a infiltração pode causar problemas estruturais na obra.

Além disso, pode causar mofo, o que é também um fator de risco para problemas respiratórios.

Para não ameaçar a segurança e saúde das pessoas que residem na construção, garanta uma obra de qualidade com impermeabilização correta em todas as etapas.

Autores

  • Ricardo Cícero

    Com uma ampla carreira no setor de materiais de construção e varejo, se destaca como um estrategista experiente e inovador. Com mais de 20 anos de atuação, liderou diversas mudanças onde atuou. Atualmente, como Gerente de Compras e Produtos na Obramax desde abril de 2016, Ricardo tem sido peça fundamental na construção e consolidação de um novo modelo de negócios de revenda de materiais para construção.

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.