Você já parou para pensar na importância do planejamento de um banheiro adaptado para idoso ou de um banheiro adaptado para acessibilidade em sua obra?
Mesmo não sendo uma necessidade no seu presente, se você deseja ter um banheiro acessível para sua segurança e bem-estar no futuro, é fundamental incluir essas adaptações em seu projeto o quanto antes.
Além de evitar que o seu “eu do futuro” lide com uma grande reforma, você estará preparado para qualquer ocasião que precise de segurança redobrada ou para receber familiares ou pessoas próximas que precisam fazer uso de um banheiro adaptado.
Se a obra é um projeto residencial ou comercial para venda ou aluguel, esses ajustes são ainda mais necessários.
Nesse artigo, reunimos as principais dicas para construir ou reformar um banheiro adaptado para idosos ou para Pessoa com Deficiência (PcD).
Leia também: Reforma de banheiro pequeno [+ Dicas de decoração e organização]
Por que é importante fazer um banheiro adaptado para idosos?
De acordo com uma pesquisa feita pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 75% das lesões sofridas por pessoas com mais de 60 anos acontecem em casa e, grande parte, no banheiro.
Por ser um ambiente molhado, o banheiro se torna facilmente escorregadio, aumentando as chances de quedas e escorregões. No caso dos idosos, isso se torna um fator de preocupação ainda maior, por conta do risco de fraturas e complicações.
Por isso, adaptar um banheiro para idosos é tão importante, pois as mudanças no ambiente o deixam mais seguro, reduzindo o risco de acidentes para essa faixa etária.
Além disso, a adaptação do banheiro também ajuda a melhorar a qualidade de vida, especialmente em casos de pessoas que precisam de maior acessibilidade, como idosos cadeirantes, que usam algum apoio para andar etc.
No caso de pessoas que precisam de um banheiro acessível, os profissionais devem seguir, obrigatoriamente, todas as recomendações da NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), que é a norma da ABNT que regulamenta projetos de banheiro acessível.
Como fazer um banheiro adaptado para idosos?
O princípio de se ter um banheiro adaptado para idosos é promover mudanças que tornem o ambiente o mais seguro possível para essa faixa etária.
Além disso, em muitos casos é necessário também a realização de ajustes diante de necessidades especiais, como no caso de idosos cadeirantes ou que tenham alguma dificuldade de locomoção maior.
Abaixo, listamos os 8 pontos principais de atenção na hora de projetar e construir um banheiro acessível.
1. Atenção ao acesso até o banheiro
O primeiro cuidado ao construir um banheiro adaptado para idosos é com o acesso ao cômodo.
É importante observar se o caminho é livre de barreiras, como degraus ou qualquer outra elevação ou inclinação que possa provocar quedas.
Também é importante evitar o uso de tapetes, retirar calçados do caminho ou utilizar um peso que possa se soltar.
O acesso ao banheiro também precisa ter uma boa iluminação. Por isso, lembre-se da instalação de interruptores bem localizados.
2. Portas com abertura fácil
Em um banheiro ideal para idosos, as portas precisam ser simples, o que significa uma porta de fácil abertura no lado de fora e dentro e que permita a passagem com tranquilidade.
Também é recomendável o uso de maçanetas de alavancas, que não exigem o movimento de torção do punho. Alguns projetos acabam eliminando também o uso de trancas, trincos e uso de chaves, para facilitar o uso.
Se for uma adaptação de banheiro para idoso cadeirante, é necessário se atentar também às normas e dimensões recomendadas para esses casos.
O ideal é que a porta tenha, no mínimo, 80 centímetros de largura, que é a distância mínima para a passagem da cadeira.
Se for possível, tente deixar a partir de 90 centímetros, para ter uma folga maior durante a passagem.
Alguns projetos também incluem na parte inferior da porta uma chapa formica metalizada de proteção para o dia a dia, que preserva a porta contra manchas ou desgastes na pintura quando a cadeira eventualmente bate.
Essa dica é uma forma de fazer com que o material da porta dure por muito mais tempo, reduzindo custos com manutenção ou troca.
Outro detalhe importante sobre a porta, no caso do banheiro adaptado para idoso cadeirante, é que ela deve abrir para o lado de fora.
Essa adaptação é muito importante para trazer mais praticidade no dia a dia na entrada e saída do cômodo, pois facilita o uso e economiza espaço útil do banheiro.
Além da instalação das barras de apoio ao lado do vaso sanitário, também recomenda-se a instalação das barras nas portas na altura de 90 centímetros em relação ao chão.
3. Escolha do piso ideal
O piso do banheiro em contato com água, sabonete ou outros produtos de higiene pessoal se torna naturalmente mais escorregadio.
Por isso, o ideal é que no projeto seja utilizado um piso com um material ou superfície antiderrapante .
No mercado, existem diversas opções de pisos com característica antiderrapante e nos mais variados modelos e preços, como cerâmicas, porcelanato, placas cimentícias, pisos emborrachados e epóxi.
Além da escolha de um revestimento apropriado, alguns profissionais também indicam o uso de cores contrastantes entre a cor do piso, das paredes e as louças sanitárias (vaso sanitário e pia de banheiro), para evitar confusão em idosos que apresentam visão reduzida.
O uso de tapete no banheiro também exige um cuidado redobrado. Se for realmente indispensável o uso, eles devem ser emborrachados na parte que encostam no piso, para prevenir escorregões.
Caso contrário, os tapetes podem acabar dobrando, enrolando ou enroscando no pé, causando ainda mais risco de acidentes.
4. Vaso sanitário
Por conta da redução do tônus muscular em muitos idosos, um vaso sanitário mais alto acaba facilitando o uso, gerando menos esforço no momento de levantar.
Por isso, a ABNT Acessibilidade determina que, nesses casos e em banheiro para cadeirantes, o vaso sanitário tenha entre 43 e 46 centímetros, incluindo a borda da privada.
As barras de apoio ao lado do vaso sanitário também são essenciais. Além das barras na horizontal, a norma também diz que é necessário ter uma barra na vertical, formando um apoio em L, que ajuda os idosos no movimento de levantar.
E assim como é necessário o ajuste na altura do vaso sanitário, também é necessário atenção à altura da alavanca da descarga e ao suporte de papel higiênico.
5. Barras de apoio são essenciais
Um dos acessórios mais importantes quando se trata de acessibilidade são as barras de apoio.
Elas são essenciais, pois auxiliam os idosos durante o uso do banheiro em momentos que exigem maior firmeza, como para levantar após o uso do vaso sanitário e entrada e saída do box para o banho.
Aqui, é muito importante ressaltar que o uso deve ser de barras de apoio próprias para essa finalidade.
Usar acessórios como apoiadores de barra de toalha, por exemplo, podem ser ainda mais perigosos que o uso do banheiro sem barras.
Isso porque as barras de apoio são feitas para suportar uma carga de peso e são de um material muito mais resistente.
Além disso, a fixação na parede deve ser feita por um profissional, para garantir que estejam bem presas.
Você pode colocar barras de apoio em vários pontos estratégicos do banheiro, mas normalmente a instalação é feita próxima a bacia sanitária e ao chuveiro na altura de 1,10 a 1,30m em relação ao chão.
Se for um banheiro muito amplo, o ideal é instalar barras de segurança em outros pontos, como próximo a pia ou em paredes vazias que levam até o acesso do box do banheiro.
Barras de segurança se tornam ainda mais fundamentais se o idoso se locomove em cadeira de rodas.
6. Torneiras
Assim como nas trancas das portas, também é recomendado o uso de torneiras do tipo alavanca e, preferencialmente, monocomando, que são mais fáceis de abrir e fechar sem grande esforço.
7. Box do chuveiro
No banheiro adaptado para idosos, o chuveiro e o box também precisam de ajustes.
O box do banheiro deve ter dimensão mínima de 90 cm x 95 cm. Também é recomendado a instalação de um banco, dobrável ou removível, com dimensões de 45 cm x 70 cm e altura de 46 cm.
O banco para o uso no banho deve ser com cantos arredondados e em um material antiderrapante e impermeável, para evitar risco do idoso escorregar e cair.
Se for um banheiro para cadeirante, é importante lembrar do espaço necessário para que ele faça a transição da cadeira para o assento de forma segura e confortável.
Para essa transição, como dissemos acima, é necessário a instalação de barras de apoio no box.
Sobre as barras de apoio, mesmo em situações de idosos que não necessitam do uso da cadeira de rodas, é importante ter esse acessório, para reforçar a segurança.
Outro detalhe muito importante do banheiro acessível são as duchas manuais, que devem ser fixadas em uma altura de, no máximo, 1 m.
Além disso, os registros e misturadores também devem seguir essa indicação de altura.
Aproveite e confira também nosso conteúdo especial sobre tipos de box para banheiro, materiais, acessórios e revestimentos para usar na sua obra.
8. Instale um sistema para alerta
Além de todas as recomendações anteriores, outra medida extra de segurança é a instalação de um sistema de alerta, que muitos conhecem como botão ou alarme de pânico.
Mesmo com todas as precauções e medidas preventivas, acidentes podem ocorrer.
Por isso, sistemas de alertas podem ser utilizados para casos de queda ou emergência.
Existem diversos modelos e com funcionalidades diferentes. Alguns sistemas apenas emitem alarmes sonoros, mas outros mais modernos podem ser usados para entrar em contato com familiares ou para entrar em contato com empresas de cuidado à distância, para ajuda em primeiros-socorros.
Nesses casos, é importante que o sistema de alerta seja instalado em locais estratégicos, perto ao chão, por exemplo, quando a pessoa não tiver condições de se levantar.
Leia também: Tipos de ralos para banheiro: veja quais são e como instalar!
Quanto custa adaptar um banheiro para idoso?
O custo para adaptar um banheiro para idoso envolve diversos fatores, por isso, pode variar bastante.
No entanto, você deve considerar no orçamento o preço dos materiais, da mão de obra especializada para a obra e o projeto arquitetônico, que deve seguir todas as normas técnicas exigidas.
Ou seja, o valor varia de acordo com os materiais escolhidos, a complexidade do projeto e o custo cobrado por cada arquiteto ou engenheiro responsável.
O preço médio cobrado para um projeto de banheiro para idoso é de cerca de R$1.200,00, podendo variar para mais ou menos.
Se o banheiro adaptado estiver presente no projeto desde o início da obra geral, sem ser uma reforma exclusiva do cômodo, o custo estará presente no orçamento total da obra.
Caso você esteja em dúvida sobre os preços dos materiais, confira as melhores condições e preços com a Obramax !
Onde encontrar produtos para adaptação do banheiro?
Atualmente, existem diversas marcas e empresas que produzem produtos e soluções específicas para promover maior acessibilidade aos ambientes.
No caso da adaptação do banheiro para idosos, é possível encontrar diversos dos itens que listamos acima na Obramax, como pisos antiderrapantes , barras de apoio , banqueta para banho , torneiras , vasos sanitários e outros itens.
Confira outros produtos para acessibilidade na Obramax!
Dicas de adaptações em outras áreas da residência
Além das adaptações no banheiro, também existem outras mudanças que podem ser feitas nos outros cômodos da casa para deixar o ambiente mais seguro para o idoso.
No caso de um idoso cadeirante, é importante que todo o projeto seja feito a partir do que determina as normas ABNT de acessibilidade (NBR 9050), com ajustes de dimensões e altura em todos os cômodos da residência.
Mas de modo geral, existem outras mudanças que podem ser feitas que vão tornar as outras áreas seguras e confortáveis para os idosos. Listamos algumas dicas importantes:
- Instale corrimãos e barras nas demais áreas de circulação;
- Onde for possível, substitua escadas por rampas com corrimãos e piso antiderrapante;
- Em situações em que não é possível retirar escadas, procure fazer degraus com altura mais adequada e pausas de descanso;
- Valorize a iluminação dos ambientes, para evitar acidentes;
- Verifique a necessidade de troca de pisos que são escorregadios ou que estão com muito tempo de uso e peças soltas, como chão de taco;
- Retire tapetes ou outros objetos que possam causar escorregões e tropeços etc.
Conclusão
Buscamos reunir neste artigo todas as dicas essenciais sobre como fazer um banheiro adaptado para idoso.
Como vimos, as adaptações do cômodo são fundamentais para essa faixa etária, pois estatisticamente, o risco de quedas e acidentes com complicações são maiores para os idosos.
Por isso, é importante promover mudanças que tornem o uso do banheiro mais seguro e confortável, sem risco de quedas.
Além de dicas gerais, também buscamos trazer os pontos principais de adaptação de um banheiro para idoso cadeirantes, de acordo com as normas técnicas brasileiras.
Gostou desse artigo? Então não deixe de acompanhar nossos outros conteúdos com dicas para sua obra!