Um bom acabamento faz toda a diferença no resultado final da reforma. No entanto, como há inúmeros ambientes que devem receber esse tipo de tratamento, é fácil alguns pontos passarem despercebidos, como é o caso do teto.
Pode parecer desnecessário, mas você sabia que existe um acessório específico para conferir um acabamento perfeito para o teto? Estamos falando do rodateto de poliestireno!
Também chamado de moldura de teto, trata-se de uma peça instalada entre a junção com a parede. Como o nome indica, o seu papel é bem similar ao tradicional rodapé, sendo um excelente complemento em decorações clássicas e modernas.
Quer garantir toda a elegância e vantagens dos rodatetos para a sua casa? Então, acompanhe o nosso guia completo sobre os principais tipos e dicas para instalação de forma simples e prática.
O que é um rodateto
Como destacado, o rodateto é uma peça instalada entre a parede e o teto, desempenhando um papel importante na decoração do ambiente.
Entre as dicas para selecionar o melhor rodateto para a sua decoração, destacamos a importância da matéria-prima escolhida, que deve ser resistente à umidade e de fácil manutenção.
De maneira geral, você pode escolher entre uma série de materiais, como gesso, PVC, madeira, poliestireno, EVA e muito mais.
Nos próximos tópicos, reunimos as principais características desses materiais, não deixe de conferir.
Diferenças entre sanca e rodateto
Antes de falarmos sobre os tipos de rodatetos, é importante esclarecer uma dúvida muito comum sobre as diferenças entre sanca e rodateto.
Enquanto o rodateto é uma moldura decorativa de pequena largura que percorre toda a extensão da junção parede e teto, a sanca é uma estrutura mais robusta e complexa que, na maioria das vezes, vem acompanhada de outros elementos, como uma iluminação diferenciada.
Ou seja, além de decorar, a sanca também pode ser um recurso valioso no projeto de iluminação interna.
Confira o nosso guia completo sobre sanca de gesso
Tipos de rodateto
Explicada essa diferença entre sanca e rodateto, conheça abaixo mais características dos modelos de rodateto disponíveis no mercado:
Rodateto de poliestireno
O rodateto de poliestireno é uma moldura de isopor, sendo uma das opções mais buscadas no mercado, pois é uma solução econômica, flexível e fácil de instalar por conta de sua estrutura leve.
Além disso, esse modelo apresenta boa resistência e pode ser aplicado nos mais variados tipos de ambientes, como cozinha, salas e banheiro.
Rodateto de EVA
Outro modelo de rodateto bastante utilizado são os de EVA.
Em geral, esse tipo é conhecido pelo preço acessível e praticidade na aplicação, já que é um produto autocolante e que permite a instalação por conta própria sem mão de obra especializada.
O rodateto de EVA é resistente, pois não tem chances de mofar em ambientes úmidos ou propagar algum tipo de praga; e flexível, sendo uma alternativa interessante para ambientes com curva.
Além disso, vale destacar que é possível pintá-lo com as cores que preferir, para assim, conferir um efeito ainda mais marcante na decoração.
Rodateto de gesso
O rodateto de gesso é um dos modelos mais tradicionais disponíveis no mercado, principalmente pelo fato de sua estrutura combinar bem com o forro de gesso.
Essa estrutura é resistente e pode ser instalada em ambientes secos e úmidos, como salas, quartos, lavanderias e banheiro.
A sua instalação é prática, contudo, o material pode quebrar com facilidade.
Rodateto de madeira
Sinônimo de elegância e sofisticação, o rodateto de madeira é perfeito para decorações mais clássicas ou rústicas, principalmente em forro de madeira.
Disponível em variados estilos, esse rodateto é indicado para ambientes secos, portanto, evite o seu uso em áreas molhadas, pois com o passar do tempo a madeira pode apodrecer.
Rodateto de MDF
Se você quer um rodateto com visual de madeira, mas com um preço mais acessível, o rodateto de MDF é a opção ideal!
Caso não saiba, o MDF é um material feito com fibras de madeira, resinas sintéticas e outros aditivos químicos, e traz como principais características um bom custo benefício e leveza.
Rodateto de PVC
Se a sua decoração contar com forro de PVC, aposte no rodateto de PVC para conquistar um acabamento impecável.
Esse material é leve e resistente a umidade, sendo amplamente usado em ambientes como lavabos, banheiros, lavanderias e cozinhas.
Conheça todos os modelos de rodatetos disponíveis aqui na Obramax
Como escolher o material ideal
Depois de conhecer os principais tipos de rodatetos, é normal ficar com dúvidas sobre qual modelo escolher para a sua reforma.
Além das especificidades de cada rodateto, você também deve analisar a funcionalidade e o estilo decorativo da sua casa.
Isso não é uma regra, mas de maneira geral, o rodateto deve combinar com o restante dos elementos do espaço.
Se está em dúvidas, separamos alguns tópicos que te ajudarão a definir o material ideal para o seu rodateto:
Áreas de aplicação
Como vimos anteriormente, existem materiais indicados para áreas molhadas e outros que só podem ser aplicados em ambientes secos.
Portanto, o primeiro ponto a ser analisado é o ambiente em que você instalará o rodateto e o que ele demanda.
Além disso, é preciso também ter anotado as dimensões da área onde o rodateto será instalado. Espaços pequenos, por exemplo, podem usar molduras com largura de até 15 cm.
No que diz respeito ao visual do rodateto, as molduras com desenho retos são bem versáteis, uma vez que podem ser aplicadas em quase todos os cantos do teto.
Leia também: O que é Rebaixamento de Teto e 4 materiais mais usados
Preço médio do metro de cada tipo de rodateto
Naturalmente, saber quanto custa um rodateto também é importante na hora de escolher o melhor modelo para o seu projeto.
Aqui na Obramax, na data de publicação deste artigo, temos opções de rodateto que vão de R$ 59,00 até R$ 200,00.
Rodatetos que podem ser pintados
Por fim, uma boa dica é priorizar tipos de rodapés que possam ser pintados, como é o caso do rodateto de poliestireno.
Se não quiser arriscar, aposte nas molduras brancas para o teto, já que é uma cor que harmoniza bem em qualquer ambiente.
Leia também: Guia Completo sobre Soleira: qual escolher e como instalar
Ferramentas necessárias para instalar rodateto
As ferramentas para instalação de rodateto variam de acordo com o material de fabricação das peças.
Nas próximas instruções, usamos como exemplo o rodateto de poliestireno. Para instalá-lo, você precisa dos seguintes itens:
- Serra;
- Caixa de corte;
- Trena;
- Espátula;
- Esponja;
- Cola;
- Rodateto.
Preparação do local
Antes de aplicar o rodapé, é importante realizar uma boa limpeza no espaço, removendo sujeiras, poeiras e outros resíduos que podem atrapalhar a instalação.
Passo a passo para instalar rodateto de poliestireno
- Meça o rodateto e marque o meio da peça;
- Na sequência, faça os cortes em 45 graus para as quinas do ambiente;
- Corte o rodateto ao meio com a serra. Lembre-se de deixar a peça inclinada na caixa de corte;
- Com a espátula, aplique a cola nas ranhuras do rodateto, inclusive nas quinas;
- Posicione no local desejado e pressione por cerca de 30 segundos;
- Com a espátula, retire o excesso de cola e limpe com a esponja úmida;
- Após a secagem, o rodateto está pronto para ser pintado, se desejar.
Se ficou com alguma dúvida, confira o vídeo do nosso canal Obra é Compromisso:
Confira outros produtos de drywall e steel frame
Conclusão
Ao longo deste artigo, explicamos melhor os principais tipos de rodateto, com destaque para o rodateto de poliestireno, uma das opções mais versáteis para valorizar a decoração de diversos ambientes.
Siga as nossas dicas para entender qual é o rodateto que mais combina com o seu projeto, mas lembre-se de pensar na economia e na praticidade de aplicação também!
Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!