Como umidificar o ambiente: melhores produtos e soluções

Como umidificar o ambiente

O verão costuma ser uma das estações mais aguardadas do ano, principalmente para aqueles que aproveitam as altas temperaturas para curtir viagens, passeios e outras opções de lazer populares neste período. Contudo, o calor intenso também traz uma questão que merece a sua atenção: como umidificar o ambiente para não sofrer durante o verão?

Caso não saiba, a Organização Mundial da Saúde indica que a taxa de umidade do ar ideal para a saúde é de 60%. No entanto, em regiões mais secas, como centro-oeste e nordeste, a umidade pode ser inferior a 20%. Durante o verão, com o aumento das temperaturas no Brasil, esse índice também é afetado, variando de acordo com o local do país em que você mora.

A baixa umidade traz uma série de consequências negativas, como irritação nos olhos, sangramentos nasais, ressecamento da pele e crises alérgicas, especialmente naqueles que já sofrem com asma ou bronquite.

Diante deste cenário, é essencial conhecer soluções para umidificar o ambiente e melhorar a qualidade do ar. Quando o assunto é calor, a primeira coisa que vêm em mente são equipamentos de climatização, como ar condicionado e ventiladores. Porém, eles não são os únicos itens indicados para esta época do ano.

Quer se preparar para o verão da melhor forma possível? Então, continue a leitura e acompanhe as nossas dicas sobre como umidificar o ambiente de maneira prática e eficiente!

Por que umidificar o ar do ambiente?

Como vimos acima, umidificar o ambiente é essencial para a nossa qualidade de vida.

Explicando melhor: quando a umidade está baixa, torna-se mais recorrente problemas respiratórios e a desidratação da pele. Isso porque durante as estações mais secas, as mucosas nasais tendem a compensar a baixa umidade, para assim, umidificar o ar que respiramos. Porém, se esse ar estiver muito seco, o mecanismo de compensação do nosso corpo não funciona apropriadamente.

Além disso, a baixa umidade do ar favorece a disseminação de vírus, bactérias e várias substâncias alergênicas, como ácaros, fungos e pólens. Isso ocorre juntamente com a presença de poluentes provenientes de veículos, fábricas e incêndios florestais.

Quando combinamos esses pontos, a respiração fica comprometida, resultando na formação de crostas no nariz devido ao ressecamento do muco, sangramentos e crises de sinusite.

É importante destacar que o ar seco também pode causar danos à mucosa respiratória, levando à inflamação como dor de garganta, pigarros, tosse, rinites e asmas alérgicas e não alérgicas, bronquites, e até mesmo um maior risco de desenvolver pneumonias virais ou bacterianas.

Essas complicações costumam afetar principalmente crianças e idosos, uma vez que os idosos tendem a ter menos água no corpo; enquanto as crianças possuem uma maior necessidade de água para manter o equilíbrio do organismo.

Ou seja, esses grupos da população são mais suscetíveis a problemas de pele, gripes, resfriados, sinusites e pneumonias durante períodos de baixa umidade do ar.

Leia também: Climatizador ou Ventilador? Qual é a melhor escolha para o verão?

Como umidificar o ambiente com soluções caseiras e produtos

Felizmente, é possível minimizar os impactos negativos mencionados anteriormente com uma série de alternativas, desde soluções caseiras até equipamentos específicos. Confira!

1. Umidificador de ar

A primeira dica não poderia ser outra: invista em um umidificador de ar. No mercado, você encontra uma variedade de modelos, preços e tamanhos disponíveis que podem atender desde um único ambiente ou até mesmo toda a casa.

Entre os tipos de umidificadores disponíveis, o mais comum é o de evaporação. Ele não conta com funcionalidades avançadas, mas cumpre bem o seu papel de umidificar o local e melhorar a circulação de ar, combinando assim, praticidade e um bom custo-benefício. O seu funcionamento consiste em aquecer a água para evaporá-la e liberá-la no ambiente, criando uma barreira contra muitas bactérias presentes no ar.

No entanto, é importante usá-lo com cuidado, pois o vapor não apenas aumenta a umidade, mas também a temperatura, o que pode criar um ambiente propício ao crescimento de fungos.

Uma alternativa mais moderna é o umidificador ultrassônico, modelo que usa tecnologia para quebrar as moléculas de água por meio de vibrações, liberando pequenas gotículas frias e refrescando o ambiente. Ele oferece recursos avançados, como controle da umidade relativa, economia de água e desligamento automático.

Vale ressaltar que alguns umidificadores possuem compartimentos para adição de óleos essenciais e aromas, funcionando portanto, também como um difusor de ambiente. Isso permite melhorar a qualidade do ar e perfumar os espaços, promovendo uma sensação de relaxamento, alívio do estresse e bem-estar.

Informação importante: para manter o desempenho do umidificador e a saúde dos moradores, lembre-se de fazer limpezas regulares do aparelho.

Confira os umidificadores disponíveis na Obramax

2. Baldes de água

Embora o umidificador de ar seja extremamente eficiente, nem sempre é possível investir nessa solução. Levando isso em consideração, saiba que existem diversas soluções caseiras que podem te ajudar a driblar o tempo seco.

Uma das mais conhecidas é justamente colocar um balde de água fervente no cômodo, pois ao evaporar, ela diminui o ar seco do local e melhora a respiração. Aqui, não tem mistério: encha metade de um balde com água quente e posicione perto da cabeceira da cama, próximo ao sofá, etc. Você pode também adicionar 2 gotas de óleo essencial de sua preferência.

Informação importante: não use essa medida em quartos que contém crianças e sem a supervisão dos responsáveis.

3. Toalhas molhadas

Seguindo a linha do balde, você pode usar uma ou mais toalhas molhadas e estendê-las em cadeiras no quarto ou outro espaço que desejar. Com grande poder de absorção, o tecido da toalha é capaz de concentrar um bom nível de água e favorecer o ar do ambiente ao longo da evaporação. Para aumentar o efeito, é interessante manter a porta fechada.

Informação importante: não deixe a toalha enrolada, uma vez que isso pode causar mofo e mau cheiro.

4. Climatizadores de ar

Diferentemente dos ventiladores, os climatizadores contribuem não apenas para a circulação do ar, mas também na redução da temperatura com o uso de um reservatório de água e gelo. Esse recurso também auxilia na umidificação do ambiente e melhoria no ar que respiramos.

Confira os melhores preços em climatizadores de ar

5. Plantas

Plantas para umidificar o ambiente

As plantas são uma solução prática e eficiente para quem quer melhorar a qualidade do ar e de quebra garantir uma decoração diferenciada no ambiente.

No entanto, escolher as melhores plantas para umidificar o ar é uma tarefa que precisa de atenção, isso porque é necessário avaliar quais espécies possuem esse diferencial e também a exposição solar disponível no local tendo como referência a necessidade da planta.

No que diz respeito a esse propósito, a dica é priorizar plantas com folhagens, pois elas são excelentes para filtrar o ar e também atuam como uma barreira contra o acúmulo de poeira, por exemplo::

  • Samambaia: ótima para decorar os ambientes, essa é uma das plantas que mais purifica o ar. Elas sobrevivem melhor em ambientes úmidos e com luz solar indireta;
  • Espada-de-São-Jorge: o diferencial desta planta é a sua resistência, uma vez que não precisa de muita luz ou água para crescer. Basicamente, ela purifica o ar de substâncias tóxicas, liberando oxigênio durante a noite;
  • Lírio-da-paz: considerado um purificador de ar natural pela NASA, esta planta é capaz de aumentar a umidade do ar em até 5%;
  • Hera Inglesa: mais uma planta capaz de filtrar toxinas no ar, a Hera Inglesa se multiplica facilmente e pode ser cultivada em vasos pendentes ou em suportes para muros e paredes;
  • Clorofito: com visual incrível, a planta Clorofito é fácil de cuidar e também contribui para a purificação do ar. Ela se desenvolve melhor em locais meia-sombra e suas raízes devem ser mantidas úmidas.
  • Informação importante: não se esqueça de manter a planta regada de acordo com a espécie escolhida.

6. Casa limpa e arejada

Em um primeiro momento, uma boa limpeza da casa pode não parecer relacionada com a melhora da qualidade do ar, mas saiba que isso faz toda a diferença! De maneira sucinta: não adianta seguir as outras dicas que demos se o ambiente estiver com pó acumulado e outras sujeiras, por exemplo.

Manter os ambientes bem limpos é importante em qualquer estação do ano, mas essa necessidade é ainda maior na época em que o ar está seco, afinal, como vimos, essa condição climática favorece o surgimento de alergias e problemas respiratórios.

Sendo assim, mantenha as superfícies limpas, passe aspirador nos móveis, troque as roupas de cama com frequência e mantenha as janelas abertas para promover a circulação e a renovação do ar, além claro de passar um pano no piso para uma limpeza impecável.

Ar condicionado umidifica o ambiente?

Ar condicionado umidifica o ambiente?

Antes de finalizar o nosso conteúdo, é importante comentar sobre uma dúvida muito comum: afinal, o ar condicionado umidifica o ambiente?

Não, o ar condicionado não pode ser usado para essa finalidade. Para entender isso, precisamos falar sobre como funciona esse equipamento: ao refrescar o ambiente, o aparelho suga toda a umidade do local, deixando-o mais seco com a corrente de ar que devolve.

Por isso, é muito comum o uso de ar condicionado em conjunto com umidificador, especialmente em dias quentes e de baixa umidade.

Leia também: Qual a temperatura ideal para ar condicionado?

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, explicamos melhor como umidificar o ambiente com soluções caseiras e equipamentos específicos, como os populares umidificadores de ar. Como vimos, esse cuidado é fundamental para garantir conforto e bem-estar nos dias mais quentes e secos.

É importante reforçar que manter os níveis adequados de umidade no ar não só torna o ambiente mais agradável, como também contribui para a saúde e qualidade de vida das pessoas. Ao controlar a umidade, podemos evitar problemas como a pele ressecada, irritações nos olhos, congestão nasal e outros desconfortos comuns no verão.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de equipamentos e acessórios de climatização para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.

  • João Fernandes

    Experiência em 23 anos na área de gestão comercial de diversas categorias de produtos, em empresas renomadas no mercado. Atua na Obramax como líder de produto no departamento de Climatização e Iluminação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *