20 Temas para DDS que são indispensáveis na Obra

Temas para DDS

Você já ouviu falar sobre o DDS? Trata-se de uma ação preventiva que pode ser aplicada em diferentes segmentos profissionais, visando minimizar os riscos de acidente e garantir a segurança de todas as pessoas envolvidas na cadeia produtiva.

Existem vários temas para DDS, desde assuntos mais descontraídos até tópicos técnicos, ou seja, é fundamental você entender as necessidades dos colaboradores para direcionar esse diálogo de maneira mais assertiva.

De maneira geral, o foco dessa medida é conscientizar as pessoas de uma forma simples e clara a respeito dos possíveis riscos no ambiente de trabalho, sendo uma ferramenta que possui um alto índice de resultado positivo nas empresas.

No artigo de hoje, vamos falar sobre 20 temas para DDS que são indispensáveis na sua obra. Quer garantir as melhores condições de trabalho para os seus colaboradores? Então, acompanhe as nossas dicas!

O que é DDS e qual o objetivo

Como o próprio nome indica, Diálogo Diário de Segurança, ou DDS, consiste em um diálogo curto e que pode ocorrer diariamente ou de acordo com uma periodicidade específica para a realidade da sua obra. Por via de regra, os temas para DDS são apresentados no início das atividades.

Neste diálogo, são abordadas pautas relacionadas à saúde e segurança no trabalho, visando a conscientização dos colaboradores envolvidos na construção.

Além de discorrer sobre os riscos ocupacionais que o ambiente de trabalho pode oferecer ao trabalhador, você também pode investir em diálogos sobre como evitar acidentes, recomendações de medidas preventivas e dicas sobre uso correto dos equipamentos e ferramentas usados no canteiro de obras.

Outros assuntos importantes que são comumente explorados no DDS envolvem a saúde do profissional, a organização e limpeza do ambiente de trabalho, rotinas na obra e também a preservação do meio ambiente.

Ferramentas

Tipos de DDS

Uma vez chamado de minuto da segurança, o DDS surgiu em 1990 como uma ferramenta de prevenção de acidentes.

Atualmente, você pode encontrar algumas siglas diferentes para definir essa medida, mas que no final, representam a mesma ideia, como Diálogo Diário de Higiene, Segurança e Meio Ambiente (DDHSMA)Diálogo Diário de Higiene e Segurança (DDHS)Diálogo Diário de Higiene, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade (DHSMQ), entre outros.

Qual a importância desse tipo de diálogo?

O ponto mais importante relacionado ao DDS é o fato dele tratar de temas e requisitos críticos especificados pelas Normas Regulamentadoras, em outras palavras, esse diálogo é uma prática que atende legalmente a diversos requisitos normativos.

Além disso, o DDS é um enorme passo para conquistar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, proporcionando um canal de comunicação eficiente entre líder e colaboradores, com o objetivo de esclarecer dúvidas e engajar as partes interessadas.

Como organizar um DDS na construção civil

Não é novidade para ninguém que existem inúmeros riscos presentes na construção civil, principalmente os relacionados a acidentes no ambiente de trabalho.

Portanto, é fundamental que as pessoas envolvidas na obra tenham noção de todas as técnicas, normas, regras e medidas que devem ser seguidas para garantir a segurança durante a construção.

A melhor forma de fazer isso é justamente investindo no DDS diariamente ou de acordo com a periodicidade que julgar pertinente para o canteiro.

Listamos abaixo os principais pontos de atenção sobre como organizar um DDS na construção civil.

Ministrador

O DDS pode ser ministrado pelos seguintes profissionais:

  • Técnico de segurança;
  • Profissional do SESMT ou CIPA;
  • Engenheiro de segurança.

Comunicação

Para o DDS ser um sucesso e cumprir o seu objetivo, é essencial realizar uma boa comunicação com os colaboradores do canteiro de obras, reforçando a importância desse diálogo e destacando que todos devem estar presentes.

Duração da reunião

Em geral, o DDS dura cerca de 15 minutos, sendo realizado antes do início da jornada de trabalho.

Ata

É importante também montar uma ata do DDS, anotando os seguintes pontos:

  • Tema do DDS;
  • Lista de presença;
  • Horário;
  • Instrutor responsável;
  • Data;
  • Campo para assinatura.

Promova o debate

DDS: promova debates

Essa dica é muito importante: o intuito do DDS é ser um diálogo rico entre os profissionais envolvidos, ou seja, não se trata de um monólogo realizado somente pelo instrutor.

Logo, lembre-se de estimular a participação dos colaboradores para tornar a experiência mais dinâmica e eficiente.

20 Temas para DDS indispensáveis para o segmento de construção

Como vimos no decorrer deste artigo, o DDS procura conscientizar os profissionais e prevenir acidentes de trabalho, consolidando assim, as melhores práticas para um trabalho seguro.

Por conta disso, é importante que os diálogos sejam práticos e diretos, fugindo de repetições.

Se está pensando em organizar essa importante medida no canteiro de obras, veja abaixo uma relação de temas para DDS:

APR

A análise preliminar de riscos (APR) é um estudo detalhado de todas as etapas do serviço, sendo primordial para prevenir e detectar possíveis complicações que podem se manifestar durante as atividades exercidas.

Choques elétricos

Trabalhos com eletricidade exigem um cuidado redobrado para evitar acidentes. Por isso, um bom tema para DDS é falar sobre choques elétricos e como prevenir esse tipo de situação.

Basicamente, podem ser comentadas medidas preventivas, como manter a área de trabalho limpa e seca, não trabalhar perto de eletricidade quando as ferramentas estiverem molhadas, verificar fios e extensões elétricas, etc.

Economia de água

A economia de água também é uma pauta interessante para o diálogo, uma vez que os cuidados com meio ambiente se fazem cada vez mais necessários em todos os segmentos profissionais.

Educação

Um bom ambiente de trabalho é construído com base na educação, portanto, vale a pena apresentar esse tema para mostrar aos colaboradores como é importante ter uma equipe harmoniosa.

EPC

Alguns assuntos de destacam, e um dos temas para DDS mais importantes é a conscientização sobre o uso de equipamento de proteção coletiva (EPC) é um tema essencial, pois o uso incorreto pode causar danos em mais de um colaborador.

EPI

EPI

Assim como o EPC, a conscientização em relação aos equipamentos de proteção individual são fundamentais para evitar acidentes no canteiro de obras.

A Obramax possui equipamentos de proteção individual com entrega imediata e preço de atacado.

Ergonomia

Ergonomia é a ciência que estuda as adaptações do trabalho para que os colaboradores possam desempenhar as suas funções de forma segura e eficiente, levando em consideração aspectos físicos, fisiológicos e psicossociais.

Ou seja, um ambiente de trabalho desorganizado e com variados problemas estruturais pode causar uma série de doenças ocupacionais e/ou provocar acidentes de trabalho.

Essa é uma pauta fundamental e deve estar na sua lista de temas para DDS.

Higiene pessoal

Para evitar problemas relacionados à proliferação de bactérias, exposição a poeiras e outros elementos contaminantes, é importante dialogar sobre a higiene pessoal e como ela afeta o dia a dia no canteiro de obras.

Importante reforçar que a higienização não é somente uma medida de saúde individual, mas sim do grupo inteiro.

Lesões

Outro tema bacana é sobre como prevenir lesões. Nesse caso, compartilhe exercícios, formas de alongamento e dicas para correção postural. Dessa forma, é possível evitar problemas e doenças causadas por repetição.

Limpeza e organização

Um canteiro de obras limpo e organizado proporciona um espaço de trabalho melhor e, por tabela, aumenta a qualidade do serviço.

Portanto, reserve um DDS para relembrar os bons hábitos de organização, a fim de garantir maior limpeza e segurança.

Máquinas e ferramentas

As máquinas e ferramentas usadas na construção civil demandam um uso cuidadoso para evitar acidentes.

Por isso, é legal preparar um DDS para identificar riscos nesses equipamentos, dicas para aumentar a produtividade e segurança, entre outros aspectos vinculados a esses itens.

Precisa de ferramentas elétricas? Confira nossa seção de ferramentas portáteis.

Manuseio de cargas

O manuseio de cargas também merece uma atenção redobrada, já que falhas nesse trabalho podem provocar prejuízos à saúde e à integridade física do profissional.

Então, reserve um dia para falar sobre as melhores práticas relacionadas ao manuseio de cargas entre os temas para DDS.

Movimentação de máquinas e equipamentos

Outro tema similar aos anteriores, é a movimentação de máquinas e equipamentos. Aqui, o foco é instruir os colaboradores nesse transporte visando impedir acidentes que lesem o profissional, ou comprometam a usabilidade dos equipamentos.

Primeiro Socorros (CIPA)

Técnicas de primeiros socorros são primordiais em um canteiro de obras, por isso, cursos e treinamentos da CIPA são uma boa forma de transmitir esse tipo de conhecimento técnico para a equipe.

Proteção das mãos

Em obras, as mãos são a parte do corpo que está em constante exposição, sendo fundamental investir em uma proteção, como a utilização de luvas. Aborde esse e outros cuidados em um DDS sobre proteção das mãos, explicando como evitar acidentes, como cortes ou queimaduras.

Proteção respiratória

Assim como o tópico anterior, a proteção respiratória também é uma pauta que deve ser discutida com os colaboradores, afinal, há muitas complicações causadas pela inalação de gases, vapores, poeiras, etc.

Quase acidente

Como o nome sugere, o quase acidente representa uma situação que não causou um acidente, mas poderia ter causado.

Essa situação pode se manifestar durante o manuseio de algum equipamento, execução de algum serviço e assim por diante.

Naturalmente, esse tema para DDS está ligado com outros citados aqui no artigo, como o uso de EPC e EPI.

Saúde mental

A saúde mental é um ponto essencial para a manutenção da qualidade de vida e bem estar do colaborador. Assim, o assunto deve ser um tópico frequente nas reuniões para que ele possa trabalhar de maneira saudável, evitando diversos transtornos mentais, como ansiedade, estresse e depressão.

Situações de emergência

Destacamos no artigo que o foco do DDS é a prevenção, certo? Mas também é essencial explicar aos colaboradores como agir em situações de emergências, uma vez que nesses casos a agilidade nas decisões pode salvar vidas.

Trabalho em altura

Trabalho em altura

O trabalho em altura é considerado uma atividade nociva, tendo um dos maiores índices de ocorrências graves e fatais.

Por isso, esse é um tema que não pode faltar no seu DDS, já que existem muitas Normas Regulamentadoras a respeito dos trabalhos realizados em altura e elas devem ser de conhecimento dos profissionais envolvidos nas atividades.

Temas curtos para DDS

Alguns temas mais curtos e complementares podem ser abordados no DDS, veja:

  • Atividade física;
  • Descanso;
  • Iluminação do ambiente;
  • Importância das férias;
  • Meio ambiente;
  • Natal;
  • Novembro azul;
  • Produtividade;
  • Sinalização;
  • Sono saudável.

Outros temas para DDS

Conclusão

Ao longo desse conteúdo, você descobriu uma série de temas para DDS e como esse diálogo é primordial na construção civil.

Para garantir que o canteiro de obras esteja sempre em condições ideais de trabalho e os colaboradores bem instruídos para as atividades, é fundamental investir nessa medida.

Lembre-se de contar com o suporte de um técnico especializado para ministrar o diálogo e reforce para a sua equipe a importância dessa prática.

Ficou interessado em aprender mais? Temos vários conteúdos do tipo aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir!

Autores

  • Gustavo Herdade

    https://www.linkedin.com/in/gustavo-dos-anjos-24389655/
  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.