12 tipos de chaves manuais mais usados e suas aplicações

Tipos de chaves

As ferramentas manuais são essenciais para inúmeras atividades do nosso cotidiano, desde reparos domésticos até serviços profissionais. No meio dessa vasta gama de equipamentos, os diferentes tipos de chaves manuais merecem um destaque especial, afinal, eles podem ser usados em inúmeras situações.

Essa versatilidade só é possível devido a variedade de chaves manuais, sendo possível encontrar modelos indicados para apertar ou soltar parafusos, trocar pneus, testar corrente elétrica e muito mais!

Tendo em vista as aplicações destacadas acima, fica claro que conhecer melhor os tipos de chaves é fundamental tanto para profissionais, quanto para pessoas que gostam de realizar pequenos serviços em casa por conta própria.

Diante da variedade de modelos, é comum surgir dúvidas sobre qual chave deve ser usada para determinada situação, por isso, montamos esse artigo para sanar todas as dúvidas.

O principal ponto é verificar a real finalidade da ferramenta, uma vez que esse dado é imprescindível para facilitar o uso e preservar a vida útil da chave. Ou seja, a primeira dica que podemos compartilhar: não use uma ferramenta para funções que ela não foi projetada.

Além disso, o material de fabricação da ferramenta também é um ponto fundamental: o cromo vanádio (CR-V), por exemplo, é um tipo especial de aço formado pela combinação de diferentes ligas e é um dos mais utilizados para o desenvolvimento de equipamentos de alta qualidade.

Quer saber mais sobre os principais tipos de chaves manuais e quando usá-las corretamente? Continue a leitura!

Para que servem os diferentes tipos de chaves manuais

As chaves manuais, assim como as ferramentas em geral, possuem uma simples e importante finalidade: auxiliar e facilitar na execução de tarefas diárias.

Dessa forma, as chaves são usadas para diminuir o emprego de força ou para aumentar a precisão durante a execução de determinada tarefa, como apertar e soltar parafusos, reparos em encanamento, etc.

Leia também: 22 Tipos de Alicate, aplicações e qual escolher

Ferramentas

12 Tipos de chaves manuais

Existem 12 principais tipos de chaves manuais que não podem faltar na sua caixa de ferramentas:

  1. Chave de fenda;
  2. Chave phillips;
  3. Chave allen;
  4. Chave torx;
  5. Chave combinada;
  6. Chave de boca ou fixa;
  7. Chave catraca;
  8. Chave canhão;
  9. Chave de roda;
  10. Chave estrela;
  11. Chave inglesa ou ajustável;
  12. Chave teste.

 

1. Chave de fenda

Chave manual de fenda

Entre os tipos de chaves mais conhecidos e presente em praticamente toda caixa de ferramentas, temos a chave de fenda.

Extremamente versátil, principalmente por conta da variação de tamanhos da cabeça e do cabo, o seu uso mais comum é para girar, afrouxar e apertar os parafusos de fenda simples. Além disso, há também outros tipos de chave de fenda, como a versão cotoco, chave de fenda isolada (indicada para trabalhos na parte elétrica), chave com pontas imantadas e a chave de fenda catraca 8 em 1.

2. Chave phillips

Chave phillips

Assim como a chave de fenda, a chave phillips é mais um equipamento essencial para qualquer caixa de ferramentas.

Ela tem uma cabeça estrelada que pode ser usada para apertar e afrouxar parafusos com fenda cruzada, comuns em aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos em geral.

3. Chave allen

Chave allen

A chave allen possui um corpo de metal no formato da letra “L” e costuma virem jogo de chaves com tamanhos distintos, sendo indicada para parafusos com encaixe sextavado e principalmente na indústria automobilística.

4. Chave torx

Chave torx

A principal característica da chave Torx é o seu formato de uma estrela de seis pontas.

Esse formato diferente torna mais eficiente o encaixe e a precisão do aperto no parafuso, diminuindo assim, as chances do parafuso se soltar.

Em geral, a chave Torx é usada em indústrias de aparelhos eletrônicos e brinquedos.

5. Chave combinada

Chave combinada

Como o nome indica, a chave combinada traz uma combinação da chave estrela com a chave de boca, portanto, em uma das extremidades está a chave de boca e na outra a estrela.

Ela é perfeita para reparos em instalações hidráulicas e automotivas.

Vale destacar que existe o modelo chave combinada simples e a chave combinada catracada (que oferece mais agilidade para quem a utiliza).

6. Chave de boca ou fixa

Chave de boca

Também chamada de chave fixa, a chave de boca serve para apertar ou soltar porcas e parafusos de perfil quadrado ou sextavado.

Geralmente, as extremidades desse tipo de chave contam com duas bocas abertas com tamanhos diferentes e “garras” no formato de um semicírculo. Outra vantagem da chave fixa é que você precisa de menos peças, uma vez que cada chave vem com tamanhos diferentes de boca.

7. Chave catraca

Chave catraca

A chave catraca permite ao usuário apertar um parafuso repetidamente sem reposicionar a ferramenta a todo momento, pois uma catraca interna mantém o soquete no lugar enquanto o braço da chave é reposicionado.

Isso proporciona uma menor fadiga dos braços e mãos de quem a utiliza e diminui o risco de escapar e causar acidentes, além de tornar o trabalho mais fácil e rápido.

Leia também: Conheça os Tipos de Martelo e aplicações

8. Chave canhão

Chave canhão

Já a chave canhão traz facilidade e comodidade na hora de realizar tarefas profissionais e domésticas. Como o nome indica, o seu formato remete a um canhão, sendo usada para apertar e soltar parafusos e porcas em locais de difícil acesso.

9. Chave de roda

Chave de roda

Diferentemente dos modelos anteriores, a chave de roda não é uma ferramenta específica para uso residencial, mas sim para o segmento automotivo. Para ilustrar, na hora de trocar pneus, ela é tão importante quanto um “macaco hidráulico”.

10. Chave estrela

Chave estrela

Similar à chave de boca, a chave estrela possui extremidades fechadas. Desta forma, o tamanho da chave precisa ser exatamente igual às medidas da peça que será parafusada ou desparafusada. O seu principal uso é para soltar porcas e parafusos sextavados sem danificá-los.

11. Chave inglesa ou ajustável

Chave inglesa

Outro modelo muito conhecido, a chave inglesa serve para aplicar torque girando parafusos e porcas sextavados ou quadrados de variados tamanhos.

Vale destacar que essa ferramenta possui um sistema de regulagem que possibilita uma abertura maior, aumentando a sua versatilidade de uso, que pode ser em reparos domésticos, em peças automotivas e também em encanamentos.

12. Chave teste

Chave teste

Um dos tipos de chaves mais úteis para eletricistas, é a chave teste, afinal, ela é utilizada para verificar se há uma corrente elétrica passando por fios e tomadas. Quando uma corrente é constatada, uma luz é acesa na chave.

Encontre todas as ferramentas para a sua casa na Obramax

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, mostramos os principais tipos de chaves manuais e como elas são importantes para inúmeras tarefas comuns em nosso dia a dia.

Embora muitos modelos sejam já conhecidos, como a chave de fenda e phillips, outros ainda podem despertar a insegurança, como as chaves de mandril, de roda e a chave Torx.

Como vimos, a dica para garantir eficiência no uso dos tipos de chaves é usá-la somente para a finalidade para a qual ela foi projetada, portanto, evite soltar um parafuso com cabeça estrelada com uma chave de fenda, por exemplo.

Ficou interessado em aprender mais? Temos várias dicas aqui no Blog da Obramax, não deixe de conferir.

Para finalizar, aproveite a nossa loja de material de construção para comprar os melhores produtos para a sua reforma!

Autores

  • Marco Lima

    Jornalista com ampla experiência em Marketing Digital com foco em conteúdo para web. Atua desde 2021 na produção de artigos para o blog da Obramax em conjunto com especialistas técnicos no segmento da Construção Civil.